Siga

terça-feira, 30 de março de 2010

Coordenadoria do Idoso muda de Sede

A Coordenadoria do Idoso passa a atender em outro local a partir do dia 1º de abril. O novo endereço é Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci. A Coordenadoria também pode ser contactada pelos telefones 3207-9713, 3207-9708, 3207-9687 e 3207-9684. O local também abriga o Pólo Cultural do Idoso e fica ao lado da Incubadora de Projetos Sociais Autofinanciados.

Mais informações podem ser obtidas no site da SMPP: www.prefeitura.sp.gov.br/participacao

sexta-feira, 26 de março de 2010

Cone lança Cartilha contra Racismo


A Secretaria de Participação e Parceria promoveu o lançamento da Cartilha “Como reconhecer e como lidar com o racismo em suas diversas formas” no dia 19 de março de 2010, às 14 horas, no auditório do Edifício São Joaquim.

O evento, que comemorou o primeiro aniversário do Centro de Combate ao Racismo, na capital, foi organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE e contou com palestra do promotor Christiano Jorge dos Santos, vencedor do prêmio “Luta pela igualdade racial” promovido pela OAB/Comissão do Negro e Assuntos Anti-discriminatórios no ano de 2008.


A cartilha foi idealizada por funcionários do Centro de Referência que perceberam a falta de informação do público diante de questões referentes ao racismo. O material tem o intuito de esclarecer à sociedade as diversas formas de racismo e a maneira correta de agir nestes casos.


Para o secretário de Participação e Parceria, o lançamento da cartilha e a palestra são partes de um projeto maior que busca promover maior tolerância e eliminar o preconceito. “Não podemos cruzar o braço diante disso. O poder público pode e deve agir neste sentido”, afirma o secretário.


A Coordenadora Geral da Cone mostrou-se satisfeita com o lançamento da cartilha. “Muitas entidades representativas compareceram ao evento. Além do mais, a palestra foi bastante elucidativa”.


A Cartilha

De maneira didática e de fácil leitura, a cartilha contém informações sobre as formas existentes de racismo, como perceber a discriminação e como agir nesses casos. A ideia da cartilha, que tem 19 páginas, é fruto de trabalho no Centro, tendo sido proposta pelos funcionários que perceberam que falta às pessoas informações sobre seus próprios direitos.


Para adquirir um exemplar da cartilha, basta comparecer a um dos endereços abaixo ou, se em grande quantidade, enviar um e-mail. Há também a possibilidade de fazer o download da cartilha, o link está logo abaixo.

• Coordenadoria dos Assuntos da População Negra - CONE:
Rua Libero Badaró, 119 – 6º andar
Telefone: 3113-9745
E-mail: cone@prefeitura.sp.gov.br

• Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate ao Racismo:
Pateo do Colégio, 05 – 2º andar
Telefone: 3397-1446
E-mail: combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br

• Faça o download da Cartilha:

Aqui!


Mulher: suas dores e seus amores

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher, promove no dia 23 de março, às 10 horas, a palestra “Mulher: suas dores e seus amores” com o doutor Malcolm Montgomery. O evento, parte das comemorações ao mês da mulher, será no auditório Rui Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Imagem do post

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Mulher, promove no dia 23 de março, às 10 horas, a palestra “Mulher: suas dores e seus amores” com o doutor Malcolm Montgomery. O evento, parte das comemorações ao mês da mulher, será no auditório Rui Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada na Rua Itambé, 135, Higienópolis.

As mulheres sofreram, ao longo do processo histórico, diversas mudanças em suas rotinas e, em decorrência, tiveram que se adaptar às novas realidades. A Coordenadoria da Mulher visando a defesa e o engrandecimento daquelas responsáveis por conceber a vida, trabalha tanto para defender as mulheres como para informá-las.

A palestra traz como foco a complexidade do universo feminino e vai abordar todas as fases da vida, desde a infância, passando pela maturidade até chegar à idade avançada. A discussão é envolvida por diversão e entretenimento através de músicas tocadas ao violão e as informações passadas com maestria em forma de um papo descontraído com o palestrante.

Malcolm Montgomery, um estudioso das peculiaridades femininas, é médico, ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí. Fez residência médica na Maternidade de São Paulo e conseguiu o título de especialista pela FEBRASGO. Também é formado em Medicina Psicossomática no Instituto de Psicossomática de São Paulo pela Associação Brasileira de Psicossomática. Como escritor, produziu o livro "Mulher", o qual foi utilizado pela Rede Globo para elaborar o seriado com o nome original do livro.

A entrada para o evento é gratuita e livre para todas as idades.


Serviço:
Palestra “Mulher: suas dores e seus amores” com o doutor Malcolm Montgomery.
Quando: 23 de março às 10 horas.
Onde: Auditório Rui Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada na Rua Itambé, 135, Higienópolis

Show celebra “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”

O Centro de Referência de Combate ao Racismo faz um ano no dia 21 de março. Nesta data comemora-se também o “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. Para celebrar estes dois acontecimentos, a Secretaria Municipal de Partocipação e Parceria, através da CONE - Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, realiza o evento “Pela paz, São Paulo é show”.


Vários artistas nacionais, com destaque para Ed Motta, Sandra de Sá, Vanessa Jackson e Banda Black Rio, se revezarão no palco armado na praça da Sé. O evento, que será no dia 21 de março a partir das 15 horas, é também em solidariedade às vítimas das catástrofes no Haiti e das enchentes em São Paulo.


A entrada para os shows, uma parceria da SMPP e da ABBM – Associação Brasileira de Black Music, é gratuita e livre para todas as idades. Serão arrecadados alimentos não perecíveis (exceto sal e açúcar), roupas, medicamentos e kits de primeiros socorros para a Cruz Vermelha e doações em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti.

Ainda em comemoração ao aniversário do Centro de Referência, a Cone lança uma cartilha, “Como reconhecer e como lidar com o racismo em suas diversas formas”, e promove uma palestra sobre os entraves jurídicos que permeiam a denúncia de racismo ou injúria racial, que será ministrada pelos advogados Hédio Silva Jr. e Christiano Jorge Santos, no dia 19 a partir das 14 horas no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (mais informações no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/cone/noticias/?p=16370).

O “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”

Em 1960, a África do Sul vigorava o Apartheid, onde a população branca detinha o poder e determinava que os negros vivessem em separado. Estes não podiam fazer qualquer tipo de negócio ou pratica profissional nas áreas designadas aos brancos. Essa prática era formalizada através de lei oficial do país. Os negros eram excluídos do direito de voto, portanto ficavam fora do Governo.

A maioria dos bairros negros não tinha saneamento básico, eletricidade e recursos necessários para a sobrevivência. Foi então que surgiu a mobilização de mais de 70% dessa população contra o regime de segregação racial. Na cidade de Shaperille, policiais sul - africanos entraram em confronto com a população manifestante, o que resultou em um massacre. Foram 69 negros mortos e amis de uma centena de feridos.

Mas a luta contra as regras do governo não tinha acabado. As represálias contra a população e os Congressos Anti-Apartheid, liderados por figuras importantes na história mundial como Nelson Mandela, se tornava cada vez mais violenta. Todos os países que tinham ligação com a ONU - Organizações das Nações Unidas foram orientados a não contribuir com a África do Sul, por conta do regime de político.

Em 1966 a ONU estabeleceu que o dia 21 de março fosse o “Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”, por ser a mesma data do massacre. Desde então esta data é celebrada no mundo todo como um símbolo de luta contra este tipo de violência.

O que é discriminação racial?

Discriminação racial é todo e qualquer tipo de exclusão, distinção, restrição ou preferência baseada na cor, raça, ascendência e origem, também qualquer fato que tenha a finalidade de impedir o direito à liberdade de conhecimento dos direitos humanos como acesso à educação, cultura, lazer, e todos os outros.

No Brasil, onde negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um fator divisor e em evidência. Existe também a chamada “Democracia Racial”, o qual afirma a existência de relações amistosas entre os diferentes grupos étnicos e raciais na Sociedade Brasileira.

Serviço:
“Pela Paz, São Paulo é show”
Quando: 21 de março, a partir das 15 horas
Onde: Praça da Sé

Programação Completa:

14:30 - DJ VILA
15:00 - ABERTURA – APRESENTADOR SEBASTIAN
15:10 - STREET DANCE
15:30 - TRILHA SONORA DO GUETO
16:10 - BANDA BLACK RIO
16:50 - VANESSA JACKSON
17:30 - THAIDE
18:30 - SANDRA DE SÁ
19:10 - ED MOTTA
19:40 - TODOS OS ARTISTAS JUNTOS
19:50 - ENCERRAMENTO

Remanufatura de Computadores

Jovens se formam em curso de Remanufatura de Computadores

Técnicos de Montagem de Micros. Essa é a profissão de mais uma turma - a terceira - que se forma no Curso de Remanufatura de Computadores, oferecido em parceira entre a Secretaria de Participação e Parceria, Secretaria do Trabalho e Fundetec. As aulas acontecem na Incubadora de Projetos Sociais Auto-financiados, onde o projeto está incubado. A formatura será no dia 25 de março, às 16 horas, na sede da Fundetec, na Alameda Nothmann, 598, Campos Elíseos.

São mais 88 alunos formados entre 16 e 20 anos que, além de ganhar uma profissão, recebem uma bolsa de R$ 240,64, ao mês, para frequentar o curso. No momento da inscrição os alunos têm que estar desempregados e sem seguro-desemprego, ter renda familiar inferior a meio salário mínimo por pessoa e residir na capital.

O curso, que teve início em setembro, tem duração de 400 horas, em média seis meses, e é subdividido em duas fases. A primeira com aulas de português, matemática e inclusão digital, para nivelar o conhecimento dos alunos. Já a segunda conta com aulas práticas na linha de produção e montagem. As aulas são diárias e em dois períodos, manhã e tarde. Além do conteúdo base do curso, a novidade são os voluntários, que trazem aos alunos orientação profissional, sexual e trabalho de prevenção ao uso de bebidas e drogas.

Para o Coordenador Técnico do Projeto, Artur Roberto S. Júnior, o gatificante é ver o crescimento dos jovens. "Aqui não damos o peixe, mas ensinamos a pescá-lo. Provemos um curso diferenciado, visando a melhoria sócio-econômica dos alunos. Para nós, não há satisfação maior do que ver nossos 'meninos e meninas' crescerem e caminhar com suas próprias pernas. O desenvolvimento de cada um é algo impressionante dentro desses 6 meses de convívio”.

O resultado já pode ser percebido: diversos alunos conseguiram vagas no
mercado de trabalho, outros se tornaram pequenos empreendedores,
realizando trabalhos por conta própria, muitas vezes dentro de sua
comunidade. Há ainda alunos que querem dar continuidade aos ensinos, motivados a ingressar em uma universidade.

O secretário de Participação e Parceria lembra que o projeto foi pensado, também, para ser uma solução de descarte dos micros velhos.
“Além da formação de jovens, o projeto ainda ajuda a solucionar outro problema: o lixo eletrônico”, afirma o secretário.


Toneladas de computadores são jogados fora todos os anos. Isso acarreta problemas ambientais, como a contaminação dos solos, rios e lençois freáticos, visto a grande concentração de metais pesados, como cádmio, chumbo e mercúrio. Cerca de 94% dos materiais usados nas máquinas são recuperáveis.

Até o momento, mais de 600 computadores foram remanufaturados. A expectativa é que mais 200 a 300 computadores sejam reaproveitados até o fim do ano. Uma parte desses computadores é doada a instituições públicas. O próximo passo é vender alguns desses computadores. A Fundetec busca formas de conseguir disponibilizar algumas máquinas para professores da rede pública, os próprios alunos do curso de remanufatura e pessoas carentes. O valor de mercado para cada micro recondicionado seria entre R$ 150,00 a R$ 200,00, dependendo da configuração. Um novo, com a mesma configuração, custa em torno de R$ 1.300,00. As vendas devem acontecer no final do ano.

Uma nova turma será formada a partir de maio.

Serviço:
Formatura da Terceira Turma de Remanufatura de Computadores
Onde: Sede da Fundetec, na Alameda Nothmann, 598, Campos Elíseos.
Quando: 25 de março, às 16 horas

Cone e Senac oferecem bolsas de estudo para Afro-descendentes

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria – SMPP, através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – Cone, informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Bolsa Senac/Cone. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de abril para cursos técnicos em todas as áreas.

O programa é uma iniciativa da Secretaria, que resultou no Acordo de Cooperação Educacional com o Senac, para a concessão de descontos à população negra do município de São Paulo, em 2007. As bolsas variam de 40% a 80% e a cada ano são beneficiados em média 60 jovens.

A seleção dos candidatos é realizada através de preenchimento de formulários, entrevistas sócio-econômicas, seguidas de apresentação de documentos que comprovem a origem afro-descendente. O candidato deve enviar um e-mail com nome completo e telefone para o endereço eletrônico cone.senac2010@gmail.com e ligar solicitando a confirmação nos telefones 3113-9745 ou 3113-9772.

O Secretário de Participação e Parceria que assinou o convênio com o Senac, lembra que já foram oferecidas 180 bolsas até agora.

“São jovens que estão aptos a entrar no mercado de trabalho pela porta da frente: com um diploma na mão”, afirma o Secretário.

Segundo a Coordenadora da Cone essa parceria com o Senac é importante para mudança de vida do jovem negro: “A maioria dos jovens que fazem curso no Senac consegue ingressar no mercado de trabalho após a conclusão das aulas. Para nós vem sendo gratificante, pois também é uma forma de fazermos ações afirmativas, oferecendo oportunidades para jovens que não têm condições de pagar um curso integral”, diz a Coordenadora.

Quem pode se candidatar?

Pode se candidatar quem se declara afro-descendente, sendo que o Senac vai comprovar pela foto do candidato. Além disso, tem de comprovar renda pessoal e familiar que dividida pelo numero de pessoas da casa chegue até um salário mínimo, residir no município de São Paulo e se dispor a participar de eventos voltados à população negra.

O candidato deve apresentar na entrevista, cópia dos seguintes documentos:
- Título de Eleitor;
- RG E CPF;
- Certidão de Casamento e Nascimento de filhos, quando for o caso;
- Documento Militar (Reservista), obrigatório para pessoas do sexo masculino maiores de 18 anos;
- 2 (duas) fotos tamanho 3X4;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda pessoal e familiar;

Cartaz da Campanha

Cartaz da Campanha


Serviço:
Abertas as inscrições para a Bolsa Senac/Cone
Quando: Até o dia 5 de abril.
Como: Pelo e-mail cone.senac2010@gmail.com e pelos telefones 3113-9745 ou 3113-9772