Siga

sexta-feira, 30 de julho de 2010

SMPP promove Encontro Regional de Idosos no Jardim Lídia

Nesta quarta feira, dia 28 de julho, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou o encontro regional de idosos, no Grupo Vida Ativa. O evento, que foi promovido pela Coordenadoria do Idoso (CI), aconteceu no bairro Jardim Lídia, Zona Sul de São Paulo.


Participantes fazem massagem


Durante o encontro os presentes acompanharam uma palestra do coordenador do Idoso, Aécio Yamada, que mostrou as áreas de atuação da SMPP e também dos serviços prestados pela CI. Em seguida a psicóloga e gerontóloga, Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos, explanou sobre o envelhecimento, mostrando a realidade desta fase da vida e também as oportunidades que ela proporciona.


Além das palestras, os participantes do evento tiveram dinâmicas em grupo e música, também foram sorteados brindes pela coordenadoria.


Confira as fotos do Encontro Regional de Idosos aqui


quinta-feira, 29 de julho de 2010

SMPP na Mídia: TV Globo 27/07/2010

Subprefeitura da Vila Prudente abre inscrições para cursos gratuitos

Matéria: Filippo Mancuso

A Subprefeitura da Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de espanhol, violão, ioga, dança de salão e origami. São 400 vagas. Para participar é necessário ter mais de 12 anos. Os cursos oferecidos são de uma parceria entre a Subprefeitura e a CONPARES (Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social) através do programa Ofício Social.



Seminário discute o papel da mulher negra na América

Entre os dias 23 e 24 deste mês, o Auditório Franco Montoro na Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo foi o palco do Seminário Mulheres Negras Latino Americana e Caribenhas. A história das mulheres africanas na América, os movimentos de resistência, os desafios e conquistas na luta pelos Direitos Humanos, a participação política, o impacto da violência e a cultura nos meios de Comunicação foram alguns dos temas abordados durante as seis mesas de discussões.


O debate é um modo das mulheres negras, indígenas e caribenhas demonstrarem sua luta por um lugar de prestígio na sociedade. “O Estado tem seu papel nesta luta, afinal é o indutor das políticas públicas. Todavia, nós somos os fomentadores que encontramos no espaço público um lugar para brigar” afirma a coordenadora pedagógica Marilândia Frazão.



Mesa de abertura do Seminário



Para professora doutora da Universidade de Guarulhos, Soraia Nasser, o seminário representa os três fatores essenciais para a legitimidade, “informação, conhecimento e participação são fundamentais para o avanço e a superação”.


Através de discussões de idéias é possível atravessar a rua da famosa frase do professor Henrique Cunha, citada em uma das mesas: “A África fica do outro lado da rua, só nos falta coragem de atravessá-la”.


O seminário foi uma realização da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR, da Coordenação de Políticas para a População Negra Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania / SP. A Coordenadoria de Assuntos da população Negra (CONE), responsável pelo evento, também contou com a parceria das organizações não governamentais Elas por Elas: Vozes e Ações das Mulheres e Fala Preta: Organização de Mulheres Negras.


Para ver as fotos do Seminário clique aqui


terça-feira, 27 de julho de 2010

SMPP celebra o dia da avó

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na última sexta-feira uma homenagem para as avós.. O evento, que aconteceu na sede da Coordenadoria do Idoso, foi uma forma de lembrar a data do Dia da Avó, que foi comemorado ontem (26/07).


Durante a festa o secretário da SMPP entregou homenagens para duas vovós ilustres. A primeira recebeu o certificado da vovó com mais anos de vida, Joana Pereira de Souza, foi condecorada pelos seus 106 anos. E Therezinha de Oliveira de 81 anos, que foi considerada a vovó do ano.



Vovós dançam ao som do cantor Orlando


Para entreter os 400 idosos presentes no evento houve apresentações de dança do grupo Afro Mix e show do cantor Orlando. Além de música, aconteceu a distribuição de brindes e livros e a realização de um café da tarde.


A iniciativa da Coordenadoria do Idoso serve para fortalecer a 3ª idade, garantindo à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde no cumprimento do Estatuto do Idoso.


Confira as fotos do evento aqui


segunda-feira, 26 de julho de 2010

SMPP na Mídia: Agora São Paulo dia 19/07/2010

Prefeitura faz parceria com faculdade


Texto: Bernardo Moura


A Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo fechou um acordo com a faculdade Zumbi dos Palmares para oferecer bolsas de estudo de até 20% para servidores afrodescendentes que querem fazer um curso universitário. Dependentes também podem disputar uma vaga.


Confira na íntegra a matéria aqui


Começa o Curso de Qualificação para as entidades cadastradas no FUMCAD

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) iniciou o Curso de Qualificação para as entidades cadastradas no FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) na terça-feira, dia 20 de julho, com o primeiro painel do programa: Terceiro Setor, a Nova Lei de Filantropia e aspectos legais do FUMCAD.


O Curso de Qualificação acontece no auditório da SMPP, que fica no centro de São Paulo. Cada painel é correspondente a um dia de aula, ou seja, as entidades terão quatro aulas no total do curso com exceção da turma de sábado, já que serão ministrados dois painéis.



Entidades aprendem sobre a Nova Lei de Filantropia


Os palestrantes da primeira aula foram Flávio Melo Monteiro, advogado formado em Direito pela Universidade Mackenzie, atuante na área de terceiro setor e
Paulo Henrique Rodrigues Pereira, advogado formado em Direito pela Universidade de São Paulo - Largo São Francisco, também atuante na área de terceiro setor.


Além do dia 20, o conteúdo da primeira etapa do Curso de Qualificação foi apresentado para as turmas de quarta, quinta-feira e sábado (21, 22 e 24/07). Neste sábado também teve início o segundo painel do curso sobre o Edital do FUMCAD e os Aspectos Legais das Titulações.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Gincanas premiam usuários das Zonas Leste, Norte e Sul da cidade


A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) através do Programa Telecentros da Coordenadoria de Inclusão Digital, em parceria com o Canal Kids, entregou prêmios para mais quatro usuários que participaram das gincanas culturais: TeleClube Ensina São Paulo II e TeleClube Ensina África.

A iniciativa, além de oferecer gratuitamente, informação e cultura, premiou os participantes que obtiveram o maior número de respostas corretas em menor tempo. Veja quem foram os vencedores:

TELECLUBE ENSINA SÃO PAULO II
1º - Juliana Evangelista Ribeiro de Oliveira (um computador)
2º - Alex Silva Oliveira (uma bicicleta)
TELECLUBE ENSINA ÁFRICA
1º - Rogger Lenadro de Jesus Santos (um Ipod Nano)
2º - Cecilia Dantas de Carvalho Batista (Ipod Shuffle)


















Cecilia Dantas de Carvalho Batista (esq.)


Alex Silva Oliveira (dir.)


Projeto Som Jovem abre espaço para novos talentos da música

Nos dias 22, 23, 29 e 30 do mês de julho a Secretaria de Participação e Parceria junto com EMTU e com a SPTrans dão a oportunidade para bandas ainda desconhecidas se apresentarem nos terminais de ônibus e nas estações de metrô da cidade de São Paulo.


Saiba mais aqui


quinta-feira, 22 de julho de 2010

E-mail está perto dos 40 anos

Apesar de parecer mais jovem, o e-mail já está perto dos 40 anos. Mais precisamente, completou 38 anos em outubro passado. O e-mail nasceu em outubro de 1971, na cidade americana de Cambridge (no estado de Massachusetts), em um laboratório da BBN. Essa empresa era uma das envolvidas no projeto da Arpanet, uma rede precursora da internet desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O pai da criança foi o engenheiro Ray Tomlinson. Ele enviou uma mensagem de um computador para outro, e escolheu o símbolo @ para separar o nome do usuário do computador provedor. Em inglês, o nosso "arroba" é lido como "at", que significa "em". O primeiro endereço de e-mail criado foi o tomlinson@bbn-tenexa.

Antes de chegar ao e-mail, Tomlinson somou as funcionalidades dos aplicativos SNDMSG (uma contração da expressão em inglês "send message", ou seja, "enviar mensagem") e o Readmail, para leitura de correio. Mas esse sistema permitia apenas o compartilhamento de textos.

O engenheiro também trabalhava em um protocolo chamado CPYNET, para transferência de arquivos entre computadores conectados em rede. Ao juntar os dois programas, ele conseguiu enviar uma mensagem para seus colaboradores, anunciando sua criação.

Durante boa parte de sua história, o e-mail era usado majoritariamente por militares e pesquisadores da área de computação. Só com o desenvolvimento da Internet, o uso do correio eletrônico se popularizou entre usuários domésticos e empresas.

Fórum de Idosos do Projeto Vida diverte público em Itaquera

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o Fórum de Idosos do Projeto Vida em Itaquera, no dia 20 de julho, na Universidade UniCastelo, localizada na Rua Carolina Fonseca, 584 –Itaquera na Zona Leste de São Paulo.

A Coordenadoria do Idoso organizou as palestras que contaram com a presença do coordenador do Idoso, Aécio Yamada, e a psicóloga e gerontóloga, Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos.


Participantes realizam dinâmica de grupo

Os temas das palestras foram as influências do bem-estar na terceira idade, abordando as ações desenvolvidas pela própria coordenadoria do idoso e englobando o envelhecimento com oportunidades.


Além de informar os participantes, o fórum também proporcionou dinâmicas em grupo, dança ao som do tecladista Orlando e distribuição de brindes , livros e o estatuto do idoso.


Confira as fotos do Fórum de Idosos aqui


quarta-feira, 21 de julho de 2010

SMPP na Mídia: Valor Econômico dia 16/07/2010

Telecentros são estratégicos para educação digital


As enormes distâncias entre a população de baixa renda e o universo da internet banda larga têm sido reduzidas com a expansão dos telecentros, programa públicos de inclusão digital que oferecem acesso gratuito à rede e treinamento para os usuários. Os programas são voltados principalmente aos moradores dos 68% dos domicílios brasileiros que não têm computador e dos 76% sem qualquer tipo de conexão com a internet. Mas o caminho da inserção é longo: apenas 4% dos internautas brasileiros usam a rede por meio de centros públicos, conforme, dados do Núcleo de Informação e Coordenação BR (Nic.br).


Acompanhe na íntegra a matéria aqui

SMPP forma mais duas turmas do curso Frutos da Terra

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), formou mais duas turmas da oficina social “Frutos da Terra, por uma cidade sustentável”. O programa desenvolvido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares) é realizado bimestralmente, na Escola Estufa Lucy Montoro da Casa Verde e Parelheiros.


Alunos da oficina preparando o jardim


Durante o evento foram certificados 60 alunos que adquiriram técnicas de manejo e cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e nativas. A Escola Estufa forma em média 80 alunos por período.


O programa possibilita aos participantes o aumento da renda familiar e a melhora da própria alimentação. A Estufa Escola Lucy Montoro ainda promove a integração social, cultural e educacional.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Formandos expõem projetos desenvolvidos no Repórter Comunidade

No último sábado, 17, aconteceu a formatura da primeira turma do projeto Repórter Comunidade na Incubadora de Projetos Sociais, no bairro do Cambuci. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Participação e Parceria junto com a Empresa NET, através do NET Comunidade, do Instituto Asas e da ONG Cidade Escola Aprendiz.


Os alunos fizeram durante cinco meses oficinas de vídeo, mídias digitais, fotografia, redação e edição de textos, atividades estas que o projeto NET Comunidade oferece. Todo o aprendizado rendeu um jornal impresso, chamado O Repórter Cambuci e também um blog com vídeos, fotos e reportagens sobre o bairro. Durante o evento, os oito homenageados puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos nas oficinas.


Alunos e professores do Repórter Comunidade

Apesar der ser uma turma reduzida era um grupo muito heterogêneo que contribuiu para o sucesso do projeto.“Temos aqui a visão do urbanista, preocupado em como a ocupação se dá nesse canto tão antigo e cheio de histórias da cidade; do artista, que vê nas manifestações de arte de rua seu espelho; e do lirismo daquele que usa o recurso das cores e dos grafismos para fazer poesia a um espaço que muitas vezes fica à mercê do lixo e trata com violência seus moradores. Uns primam pelo detalhe, outros buscam nos grandes planos o palco para suas imagens”, descreve Walter Craveiro, fotógrafo e educador do Instituto Asas.


O Repórter Comunidade tem como proposta formar uma agência de notícias em prol do Cambuci, destacando os problemas e sugerindo soluções para as necessidades do bairro. O projeto pode ser visto como um sistema de incentivo a responsabilidade social, educacional e cultural.


Confira as fotos da Formatura do Repórter Comunidade aqui

Primeiro Fórum de Comunicação Comunitária do Cambuci discute questões importantes do bairro

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) apoiou neste sábado, 17, o 1º Fórum de Comunicação Comunitária do Bairro Cambuci realizado pelo projeto NET Comunidade. O encontro aconteceu das 13 às 17 horas na Incubadora de Projetos Sociais localizada na Rua Otto de Alencar, 270.

Os representantes da comunidade foram convidados para discutir os principais pontos de desenvolvimento do bairro, e como esse desenvolvimento pode ser aprimorado a partir da formação de uma Agência Comunitária de Notícias. Entre os convidados, estava o diretor do Jornal Cambuci & Aclimação, Roberto Casseb.

Convidados debatem questões de comunicação comunitária

A abertura do evento contou com exposição de projetos de organizações que também atuam com comunicação comunitária, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências.

Participaram também do encontro a Agência Comunitária de Pinheiros que apresentou o projeto Repórter Aprendiz e representantes da EMEF General Euclydes de Oliveira Figueiredo, que distribuiriam a publicação experimental Iniminável.Zine.

Confira as fotos do 1º Fórum aqui


segunda-feira, 19 de julho de 2010

SMPP na Mídia: TV Câmara dia 13/07/2010

Telecentros promovem a inclusão digital em São Paulo

Reportagem: Carol Câmara


Os Telecentros são espaços voltados para a oferta de cursos, treinamentos, serviços e oportunidades de negócios. Um instrumento de fácil acesso e serve para diminuir distâncias e promover a inclusão digital independente da classe social.

Confira a reportagem no vídeo abaixo.













SMPP na Mídia: Jornal da Tarde dia 03/07/2010

Prefeitura procura árvores de cambuci

texto: Marici Capitelli

Projeto da incubadora quer incentivar geração de renda com o fruto, que tem vários usos

Procuram-se árvores de cambuci na cidade. O movimento para o resgate dessa árvore frutífera - em perigo de extinção - acontece em dois bairros. Os moradores do Cambuci, região central, estão replantando a árvore que deu nome ao local e participando da 2ª Rota Gastronômica do Cambuci, que envolve outros seis municípios. Já em Parelheiros, zona sul, quem tem a planta em casa é cadastrado pela subprefeitura. Tudo isso porque o fruto pode ser usado como geração de renda tanto na culinária como na fabricação de artesanatos e até produtos de beleza.

Acompanhe a íntegra da matéria aqui


sexta-feira, 16 de julho de 2010

SMPP promoveu o Fórum de Idosos do Projeto Vida de Campo Limpo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o Fórum de Idosos do Projeto Vida de Campo Limpo, no dia 13 de julho, no Centro de Convivência Intergeracional Nathalia Pedroso Rosemberg, localizado na Rua Aroldo de Azevedo, Jardim Bom Refúgio, Zona Sul de São Paulo.


Palestra no Fórum de Idosos do Projeto Vida de Campo Limpo


A Coordenadoria do Idoso, por meio da Idort, uma empresa de consultoria de treinamento, organizou as palestras que contaram com a presença do coordenador do Idoso, Aécio Yamada, e a psicóloga e gerontóloga, Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos.

Os temas das palestras foram as influências do bem-estar na terceira idade, abordando as ações desenvolvidas pela própria coordenadoria do idoso e englobando o envelhecimento com oportunidades.

Bandas de rock agitam a estação do Brás da CPTM

Entre os dias 13 e 15 deste mês ocorreu a sexta edição do Rock nos Trilhos, o evento capitaneado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) contou com o apoio da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP). As bandas que agitaram o público durante esses dias foram selecionadas do projeto Som Jovem da Coordenadoria da Juventude e também de talentos que trabalham na CPTM.

O Rock nos Trilhos 2010 aconteceu no Centro Cultural CPTM, localizado na estação Brás, das 18 às 20 horas. Os passageiros dos trens que passavam pelo mezanino da estação optaram em acompanhar as músicas das bandas de rock do que enfrentar o horário de pico das linhas Turquesa, Coral e Safira.

6ª edição do Rock nos Trilhos


Os grupos Império Social, Sexto Grau, Idol Stardard, Cassino Rock e Emplasto fazem parte do projeto Som Jovem. O programa foi criado em 2008 e dá oportunidade para talentos ainda desconhecidos na cidade de São Paulo para divulgar seus trabalhos. Já as bandas Antioxidante, The Doorments e Manga são formadas por ferroviários que trabalham na CPTM.


O projeto Rock nos Trilhos começou em 2004 durante a comemoração dos 50 anos do Rock. Com a edição deste ano, cerca de 90 bandas do cenário alternativo passaram pelos "palcos ferroviários" do Espaço Cultural CPTM.


Confira as fotos do Rock nos Trilhos 2010 aqui



quinta-feira, 15 de julho de 2010

SMPP lança livro sobre os APNs

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) fizeram o lançamento do livro, Caminho dos agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para além da história. O evento ocorreu no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo no dia 13 de julho às 19h30.


Livro: Caminho dos agentes de Pastoral Negros do Brasil: Para além da história


Esta edição do jornalista e servidor público da Prefeitura de São Paulo Nuno Coelho de Alcântara juntamente com João Pio de Souza, coordenador de formação dos APNs foi promovida pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE).


O exemplar deve ser interpretado como a defesa da democratização do país, na denúncia do racismo e da discriminação racial, na busca por relações raciais mais equilibradas e o resgate dos valores culturais e religiosos da população negra.


Os APNs são uma organização social do movimento negro que tem como objetivo resgatar a negritude das comunidades eclesiais de base e a tomada de consciência dos pobres, assim como fazer a sociedade perceber que os negros também têm direitos.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SMPP promove curso de capacitação de conselheiros da CONE

A Secretaria de Participação e Parceria – SMPP – promoveu um curso de capacitação de conselheiros do Conselho de gestão da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra – CONE.

O curso dividiu-se em três oficinas durante três quartas –feiras, nos respectivos dias 23 e 30 de junho e 7 de julho, das 14 às 18h no Auditório da SMPP, localizado na Rua Líbero Badaró, 119 – Centro.


Palestra de Márcia Vitoriano no auditório da SMPP



Foram oferecidas 15 vagas dentre elas, 10 vagas para o Conselho da CONE e 4 vagas divididas entre o Conselho da Diversidade Sexual e o Conselho da Juventude.

A conclusão do curso aconteceu com a realização de 12 horas presenciais e 8 horas extras que contaram com leitura e resumo da cartilha sobre Desafios da Representação.

Atividades Ministradas:

23 de junho
Participação Cidadã e Controle Social – Márcia Victoriano, socióloga, especialista em Desenvolvimento Urbano, da Coordenadoria da Mulher/SMPP e doutora em sociologia pela PUC-SP.

30 de junho
A função do Estado na reversão das desigualdades. A rerlação Estado-sociedade civil; as políticas públicas e a transversalidade nas políticas públicas das questões etnorraciais, de gênero e diversidade. Exemplo concreto: O plano Municipal de promoção da Igualdade Racial – Maria Aparecida Laia, coordenadora da CONE e Maria Lucia da Silveira, socióloga, especialista em desenvolvimento Urbano da CONE.

07 de julho
Desafios da representação nos Conselhos de Gestão e mecanismos de prestação de contas à sociedade civil. Monitoramento das políticas municipais referentes às políticas públicas municipais referentes às políticas etnorraciais e da diversidade – Anair Novaes, CONE e Deise Benedito, conselho de gestão da CONE.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

SMPP inaugura mais três Telecentros na Zona Sul

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou ontem, 1º de julho, mais três Telecentros na Zona Sul da cidade de São Paulo: Telecentro Clube Escola Lourenço Cabreira, Telecentro Jardim dos Eucaliptos e Telecentro Ylê do Hozoouane. As novas unidades estão distribuídas nas subprefeituras de Capela do Socorro e Parelheiros.


O Programa Telecentro é gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital – CID e faz parte de uma política de inclusão digital promovido pela Prefeitura, sendo o Telecentro o maior projeto de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade.




As novas unidades de inclusão digital recebem em média 190 pessoas por dias e dispõem 19 terminais para uso da população, uma impressora e um terminal para uso administrativo.


As inaugurações fazem parte do Programa de Expansão de Telecentros, com estes novos equipamentos de inclusão digital a cidade chega ao número de 357 unidades inauguradas. A intenção da SMPP é ampliar a rede em 33% e chegar ao número de 400 unidades inauguradas até o final deste ano.


Confira as fotos das inaugurações aqui


Encontro discute problemas e soluções sobre o preconceito racial

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu nesta quarta-feira, 30, no auditório do Conselho Regional de Medina do Estado de São Paulo (CREMESP) o Encontro sobre Discriminação e Psiquiatria. O evento promovido pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) em parceria com o CREMESP reuniu profissionais da área da saúde que abordaram o tema como se fosse uma doença presente na sociedade.


Na abertura do encontro a coordenadora da CONE, Maria Aparecida Laia, presidiu uma mesa de discussões com o psiquiatra Mauro Aranha, conselheiro do CREMESP, e a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Andréia Porto. O Doutor Mauro Aranha afirmou que o reconhecimento é respeitar o outro, aquele que não parece consigo mesmo. “A pessoa discriminada não é reconhecida na sociedade”, afirmou o psiquiatra.


Mesa da Discriminação e Psiquiatria


O evento seguiu com duas mesas de discussões, a primeira sobre Discriminação e Psiquiatria e contou com as presenças dos doutores, Telmo Kiguel, coordenador do Projeto Discriminação da Associação Brasileira de Psiquiatria e Artemio Longhi do Instituto Internacional de Orientação Pessoal e Profissional. O Doutor Kiguel informou que o foco dos seus trabalhos está no discriminador, diferente dos principais projetos desenvolvidos sobre a temática que aborda essencialmente o discriminado.


A segunda mesa teve como debatedores a Doutora Marisa Correia da Silva, do Instituto AMMA Psique e Negritude, a psicóloga Maria José de Assis Souza do Instituto do Negro Padre Batista e Alberto Antonio Comuana, assistente social do Hospital Psiquiátrico João XXII. Os convidados trataram do tema Transtornos e preservação da saúde mental das vítimas de preconceito.


Sobre a temática Maria José destacou os principais transtornos identificados nos pacientes atendidos no Instituto do Negro Padre Batista como crise de choro, fobia frente ao agressor, depressão, pensamentos suicidas entre outros.


No final do encontro, a CONE fez o lançamento do livro Construindo a Igualdade Racial: 1º. Prêmio para Artigos de Graduação e Pós - Graduação sobre a Questão Racial, que reúne uma coletânea de artigos sobre o assunto.


Veja as fotos do encontro aqui