Siga

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Palestra discuti problemas durante o envelhecimento

Texto: Thaís Cordon

Na quarta-feira passada, 20, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu a palestra “Dificuldades que as pessoas adquirem durante o processo de envelhecimento”. O evento aconteceu no Pólo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, localizado no bairro Cambuci.

Durante a palestra, a professora de dança especializada, Ana Maria Canhisares, mostrou de maneira prática como os idosos podem driblar os efeitos do envelhecimento e ter uma melhor qualidade de vida.


Participantes fazem dinâmica com esponja


Ana Maria aproveitou a palestra para realizar diversas atividades físicas com os participantes. Todas as dinâmicas estavam associadas à música, cada uma com um ritmo diferente. A atividade que mais chamou a atenção dos idosos foi a desenvolvida com uma bucha feita de espuma, que proporcionou um momento de descontração e demonstrou a possibilidade de trabalhar com o corpo e a mente.

O evento fez parte do Ciclo de palestras, organizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), que integra o projeto Idoso Cuidando de Idoso. O visa efetivar ações voltadas para inclusão social das pessoas idosas.

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 25/04/2011

Bairro a Bairro


Consolação: Autorizada a Parada Gay na Paulista


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Curso no Telecentro garante reinserção no mercado de trabalho

Texto: Thaís Cordon

“Nosso trabalho não visa à assistência imediata, como doação de alimentos e vestuários, e sim a implementação de cursos para promover o ensino da sociedade”. Foi desta maneira que a representante da Associação Cáritas Diocesana de Santo Amaro, Maria Ivone Ferreira Patrocínio, classificou a inauguração do Telecentro ocorrida na manhã desta quinta-feira, 14, na Vila Santa Catarina, da Subprefeitura do Jabaquara.

O Telecentro Cáritas Santo Amaro é uma parceria entre Associação, que trabalha em prol da comunidade da Paróquia São João da Boa Vista, e a Secretaria de Participação e Parceria. A unidade, que estava em pré-operação há dois meses, já colheu os primeiros frutos.

Elvira Gregória Torres da Silva, 44, estava desempregada há um ano e agora tem um emprego garantido graças ao curso de informática. Elvira chegou a trabalhar como copeira de um hospital por quatro anos e sempre quis crescer profissionalmente, mas esbarrava na carência dos conhecimentos em informática. “Combinei com a minha ex-chefe que assim que eu terminasse o curso, voltava ao trabalho, mas desta vez como recepcionista do hospital”.

Elvira durante a aula do curso de informática

A usuária do Telecentro afirmou que o espaço é ideal para retirar as pessoas de casa e expandir os conhecimentos. “Quando soube da possibilidade de melhorar a minha qualificação profissional, realizei a inscrição e encontrei uma luz para o meu presente e futuro”.

Durante a cerimônia de descerramento da placa inaugural o Padre Maurício Cruz afirmou que o novo equipamento se estende para todas as pessoas do bairro não só as freqüentadoras da Paróquia. “O Telecentro é um pólo de educação que serve para toda redondeza, dignificando e alegrando a todos nós”.

O secretário de Participação e Parceria destacou a relevância do programa na cidade. “O Telecentro é o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade, mas o foco está na capacitação dos os usuários através dos cursos e oficinas, promovendo uma inclusão social”.

A nova unidade está com inscrições abertas para os cursos de Digitação e Introdução à Informática - GNU Linux. Com o Telecentro Cáritas Santo Amaro a Subprefeitura Jabaquara têm seis unidades inauguradas: Telecentro CEU Caminho do Mar - Profª Dulce Salles Cunha Braga, Telecentro Clube Escola Vila Guarani, Telecentro Jardim Lourdes, Telecentro Americanópolis, Telecentro Clube Escola Vila Santa Catarina – Abecal e Telecentro Cáritas Santo Amaro. Está prevista para os próximos meses a inauguração de mais uma unidade: o Telecentro Conquistando um Espaço, que já está em pré-operação.

Alunos apreendem a utilizar o computador

Para participar, basta ir ao Telecentro e se inscrever em um dos cursos. Os interessados em das outras unidades, devem se informar através do telefone 156 ou pelo site www.telecentros.sp.gov.br.

Gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), o programa Telecentro proporciona domínio da informática e o acesso à internet. Além de ajudar os jovens a ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Todo mês são oferecidas mais de 20 mil novas vagas em cursos e oficinas. São aulas que versam desde o básico, como digitação de texto e edição de planilhas e imagens, até oficinas preparatórias para telemarketing e introdução às artes gráficas.

Estima-se que cerca de 50% dos frequentadores usam computadores para fazer pesquisas e trabalhos escolares, além de informações sobre faculdades, cursos a distância, Enem e também na busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Nos Telecentros, é possível ainda enviar currículos às empresas, navegar na internet, utilizar redes sociais e, agora, fazer a declaração de Imposto de Renda. Atualmente, são 362 unidades, com 1,8 milhão de pessoas cadastradas no programa.

Confira as fotos da inauguração aqui

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Adaptação de ambientes traz qualidade de vida para idosos

A Secretaria de Participação e Parceria realizou na última terça-feira, 12, a palestra “Adaptação de ambientes para as pessoas idosas”. O evento ocorreu no Pólo Cultural do Idoso, no bairro do Cambuci. A arquiteta e gerontóloga, Adriana de Almeida Prado, ministrou a palestra que foi organizada pela Coordenadoria do Idoso (CI).

Em um primeiro momento Adriana fez perguntas aos participantes sobre as dificuldades enfrentadas para se locomover na cidade de São Paulo. Diante das respostas a gerontóloga formou grupos para debater os problemas nas calçadas, travessias e no transporte público. Depois da atividade Adriana deu início a palestra, mostrando de maneira didática, como adaptar diversos ambientes presentes no cotidiano da população da terceira idade.

Arquiteta faz dinâmica entre os participantes da palestra

Para a arquiteta a adaptação traz uma harmonia entre a cidade e os idosos, porque as pessoas com dificuldades de locomoção vão se sentir mais seguras para sair de casa. Adriana Prado ressalta ainda que uma cidade adaptada para atender as necessidades dos idosos contribui para a manutenção da qualidade de vida.

A palestra faz parte de um ciclo de debates que integram o programa Idoso Cuidando de Idoso, desenvolvido pela CI. O próximo debate acontece na próxima terça-feira, 19, com o tema “Os dez passos para o comércio ser Amigo do Idoso”.

“Drogas: História de Superação”

Texto: Thaís Cordon

Largar o vício não é nada fácil, é uma luta diária: “Sobrevivi mais um dia sem drogas. É dessa maneira que funciona a vida de um ex-usuário”, foi assim que Dennis Watlington, escritor americano premiado com o Emmy Award, iniciou o Seminário Internacional “Drogas – História de Superação”, realizado na manhã da última segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de São Paulo.

Durante a palestra o escritor deixou claro que para ter a superação diante do vício é necessário ter uma parceria entre aqueles que legislam e os que querem se recuperar. “Conseguimos vencer contra as drogas somente com uma boa equipe trabalhando e amando uns aos outros”.

Escritor americano fala como é a luta diária contra as drogas

Watlington contou do drama vivido desde os 12 anos quando começou a usar heroína e depois crack. O autor chegou a ser preso por 450 crimes e hospitalizado durante três meses, quando contraiu hepatite, e diante dessa situação decidiu largar o vício.

Durante o debate, quatro ex-usuários de drogas da cidade de São Paulo e que tiveram passagens pelo Centro de Referência Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) relataram como enfrentaram a questão do vício. Devair, ex-alcóolatra, refletiu: “O homem não morre quando deixa de existir e sim quando deixa de sonhar. Eu acreditei e por isso alcancei meus objetivos”.

Por ser um trabalho árduo e complexo, Watlington deixou claro que não existe solução mágica, e sim a necessidade de lutar em conjunto para o usuário não ter recaída. “Precisamos ter uma mão firme e não apoiar o comportamento do drogado, e sim ajudá-lo quando chegar ao fundo do poço e reconhecer que realmente está pronto pra largar o vício”.

Foi exatamente nessa situação que Faiçal procurou ajuda no CRATOD. O depoente contou que antes de procurar o Centro, demorou muito tempo para encontrar o que realmente precisava: a força de vontade. “Somente quando a encontrei, tive a iniciativa de reunir o meu desejo de vencer com a ajuda dele.”

O coordenador de Atenção às Drogas (CDR) afirma que existem 500 pessoas em tratamento em centros de recolhimento e a tendência é aumentar o atendimento, em prol dos viciados.
O seminário foi realizado pelo COMUDA (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool), CDR, vinculados a Secretaria de Participação e Parceria, Consulado Americano e Gabinete do Vereador Gilberto Natalini. Também contou com o apoio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), Coordenadoria da Juventude e Consultoria, Assessoria Educacional – SP (CONED), CRATOD e Resgate Especializado (READ).

Confira as fotos do Seminário aqui

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SMPP na Mídia: Bom Dia São Paulo - dia 13/04/2011

É possível utilizar os Telecentros para fazer o Imposto de Renda 2011

O jornal Bom Dia São Paulo, desta quarta-feira, 14/4, destaca o serviço disponibilizado nos Telecentros, para os contribuintes que precisam fazer a declaração do imposto de renda.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 11/04/2011

Bairro a Bairro

Cambuci: Palestra discute adaptação de ambientes

Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra


                                                    

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Show de hip hop encerra agenda do Som Jovem em março

Na quinta-feira, 31, aconteceu a última apresentação da agenda do Projeto Som Jovem deste mês de março. O grupo A Banca fez o show no Terminal São Mateus, na Zona Leste de São Paulo e agitou os usuários da EMTU com muito hip hop. No mês de março, aconteceram seis apresentações nos terminais Mercado, Pirituba, São Matheus e Jabaquara.

Rap toma conta do Terminal São Mateus

O Projeto Som Jovem é gerido pela Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). Em abril, os shows começam a partir do dia 14, desde o início do ano foram cerca de 20 apresentações na cidade de São Paulo.

A Banca fecha apresentações do Som Jovem em março