Siga

quinta-feira, 31 de março de 2011

SMPP assina convênios com entidades para repasse de verba do Fumcad

Na manhã desta quinta-feira, 31, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) assinou convênios com mais 10 entidades para repasse de verbas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). O evento, que ocorreu no auditório da SMPP, repassou R$ 1.379.972,49 para 11 projetos das organizações sociais.

Durante a assinatura dos convênios houve a apresentação do coral das crianças de 3ª e 4ª série da União Brasileira Israelita do Bem Estar Social (Unibes), que cantou músicas populares. A Unibes foi contemplada hoje com dois projetos intitulados: Saúde, Sexualidade e Qualidade de Vida; Crescer em Harmonia.


Coral da Unibes  anima assinatura de convênios

O secretário de Participação e Parceria afirmou que apenas no ano passado o Fumcad arrecadou mais de 53 milhões de reais, porém alertou que a cidade pode muito mais. “São Paulo tem um potencial de arrecadação para o Fundo de 700 milhões de reais, e desse montante 60% seriam de pessoas físicas”.

Com essas assinaturas o Fumcad contabiliza hoje 681 convênios firmados com as entidades previamente aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Entidades e Projetos

Lar Escola São Francisco - Tratamento Odontológico
Fundação Tenis - Tenis e Cidadania
Associação Israelita de Beneficencia Beit Chabad do Brasil -Gente ajudando gente
Instituto Criança Cidadã - Arte da leitura e da pesquisa
Unibes - União Brasileira Israelita do Bem Estar Social - Saúde, Sexualidade e Qualidade de Vida; Crescer em Harmonia
Fundação Francisca Franco - Resgate da Convivência Familiar e Comunitária
Ação Comunitária Paroquial do Jardim Colonial - Família Ativa
Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - Contação de Histórias
Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural - Karate Do-Arte em Movimento, Ferramenta para Inclusão
Centro Comunitário Jardim Autódromo - Cultura e Lazer no Silveira

quarta-feira, 30 de março de 2011

SMPP na Mídia: Blog Yokodisse 30/03/2011

Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo

Reportagem: Roberta de Donno


Hoje e amanhã acontece o seminário "Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo", em virtude do Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é da Secretaria de Participação e Parceria.

Serão palestras, apresentações culturais e artísticas e tem como principal objetivo discutir as questões problemáticas que as mulheres enfrentam. "As discussões e debates servem para sensibilizar as mulheres sobre os problemas enfrentados por elas, na busca pela igualdade de oportunidades e direitos", afirma Francisco Buonafina, secretário de Participação e Parceria, que fará a abertura do evento ao lado da Coordenadora Geral da Mulher, Fátima Marques.

A professora-doutora em Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Flávia Piovesan, e a Sandra Unbehaum, mestre em sociologia da USP, ministram o primeiro dia de debate que irá abordar os direitos e a luta pela igualdade de gênero.

No dia 31, a ginecologista Ana Lucia Cavalcanti fala sobre a saúde das mulheres. Em seguida, a coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, Amelinha Telles, conversa com os participantes sobre a violência contra a mulher, e por fim, a psicóloga Rachel Moreno aborda a imagem da mulher na mídia.

Dando sequência às mesas de debates, a socióloga Márcia Halben utiliza a "Inserção das Mulheres com Escolaridade Superior no Mercado de Trabalho da RMSP (Região Metropolitana de São Paulo)" - pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), para conversar com os participantes.

Após o bate-papo com Márcia, é a vez da jornalista e escritora, Vera Golik, que fala sobre a participação da Mulher na Iniciativa Privada. A economia solidária é o último tema abordado por Rosa Ramos, diretora do Comitê de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Durante os intervalos e términos das palestras, acontecem apresentações culturais e artísticas de dança circular, realizada pelas Mulheres da Casa Brasilândia, do grupo Sarau Femina Arte, a dança do ventre, com as mulheres do Centro de Cidadania da Capela do Socorro e o grupo musical Terno de Damas, que finaliza o evento.

Você pode se inscrever através do e-mail: coordenadoriadamulher@prefeitura.sp.gov.br ou pelos telefones: (11) 3113-9767 ou 3113-9766


Serviço

Seminário "Os Direitos da Mulher na Cidade de São Paulo"
Dias 30 e 31 de março
Das 14 às 18 horas
Local: Auditório do Hotel Dan Inn Planalto
Avenida Cásper Líbero, 115 Centro São Paulo

Acesse o Link aqui

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bandas agitam Terminal Pirituba no final da tarde

O Terminal de Ônibus de Pirituba recebeu na última sexta-feira, 25, dois shows do Projeto Som Jovem. As apresentações, que começaram a partir das 17 horas, contagiaram os usuários com muito rock e pop rock.

A primeira banda a subir no palco foi a Swap e depois foi a vez da Asfixia Social, cada apresentação foi de uma hora. O projeto Som Jovem é gerido pela Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e tem como objetivo, divulgar novos talentos da música paulistana além de levar entretenimento nos horários de pico das estações de ônibus e de metrô da cidade.

Swap contagia usuários do transporte público

O projeto acontece desde 2008 e apenas no ano passado foram realizadas mais de cem apresentações em toda a cidade. “Hoje nós temos mais 350 bandas cadastradas dos mais diversos gêneros musicais, e de acordo com o público de cada local fazemos shows de MPB, rock, pop, hip hop entre outros”, afirma Francisco Buonafina, secretário de Participação e Parceria.

A agenda deste mês de março ainda prevê mais um show no dia 31. O grupo A Banca se apresenta a partir das 18 horas, no Terminal de São Mateus da EMTU, Zona Leste de São Paulo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

SMPP na Mídia: Portal Terra 13/03/2011

Escolas-estufa ensinam sobre alimentação e meio ambiente

Reportagem: CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO

Na década de 1980, Lucy Montoro, primeira-dama do então governador de São Paulo, Franco Montoro, implantou no Palácio dos Bandeirantes uma horta com o objetivo de provar a eficácia das hortas comunitárias. Funcionou, pois depois disso a grande São Paulo chegou a ter cerca de 300 plantações deste tipo. A partir desta lembrança, em 2008, o engenheiro agrônomo Silvio Maginelli propôs outro projeto, desta vez à prefeitura paulistana, que pretende ensinar noções de meio ambiente ao mesmo tempo em que propõe uma alimentação saudável.

A auxiliar administrativa Elizete Maria Meira, 42 anos, que tinha as manhãs vagas, decidiu que era hora de voltar aos estudos, mas ao invés de ocupar suas mãos com caneta e papel apostou em plantar e cultivar o solo. "Fiquei curiosa e com vontade de aprender mais sobre o meio ambiente, sobre cultivo e sobre plantação. Fiquei sabendo sobre o curso por uma amiga e juntas começamos a frequentar as aulas", fala. O projeto, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), permite a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, e tem o objetivo de possibilitar aos participantes o aumento de renda e a melhora da alimentação, promovendo ainda uma reeducação alimentar.

"É um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, que é a produção de mudas de árvores nativas", explica Fabio Souto, coordenador da Conpares.
Com a meta de implantar uma escola-estufa em cada uma das 31 subprefeituras de São Paulo, o programa já conseguiu inaugurar sete sedes: Parelheiros, Casa Verde, Vila Prudente, Sé, Mooca, São Miguel e Capela do Socorro. Para este ano, a Conpares tem uma expectativa de mais dez inaugurações. Mesmo ainda longe de alcançar a meta, o projeto já atingiu 510 pessoas somente no ano passado.

"A maioria dos frequentadores do curso são pessoas procurando melhora na qualidade de vida e geração de renda. Tanto jovens quanto idosos participam", diz Souto, salientando que as aulas são gratuitas e que todo material teórico é doado para os estudantes.

Durante três meses, duas vezes por semana Elizete teve aula na sede Vila Prudente. Lá, aprendeu conteúdos como horta, solo, agricultura, introdução à jardinagem, fruticultura, plantas medicinais e aromáticas, minhocário, flores comestíveis e introdução ao empreendedorismo. Segundo ela, o curso melhorou muito sua alimentação, pois ainda aprendeu o valor nutritivo de cada alimento.

Além disso, as aulas despertaram nela a paixão pelo meio ambiente, tanto que decidiu encarar mais três meses das mesmas disciplinas e até pensa em montar um negócio voltado para jardinagem. "Ainda não sei exatamente que tipo de negócio queiro abrir, mas estou avaliando", comenta.

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Centro do Idoso recebe orquestra na 6ª

Diário de S.Paulo Online 22/03/2011

O Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci) recebe na próxima sexta-feira, a partir das 12h30, uma apresentação gratuita da Orquestra Antunes Câmara. Sob a regência de Ênio Antunes, os jovens instrumentistas vão interpretar composições de Vivaldi, Ernst Widmer e do pianista mineiro Edmundo Villani Côrtes. Ligado à Secretaria Municipal da Assistência Social, o Creci fica na Rua Formosa, 215, no Centro, e atende cerca de oito mil idosos por mês.

Acesse o Link aqui

terça-feira, 22 de março de 2011

III Rota Gastronômica do Cambuci agita final de semana em São Paulo

Neste final de semana, 19 e 20, aconteceu a abertura da III Rota Gastronômica do Cambuci na Praça Hélio Ansaldo no bairro que leva o nome do fruto. O evento foi realizado pela Incubadora de Projetos Sociais, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). Neste ano a Rota vai percorrer outras cinco cidades do estado de São Paulo até voltar para a capital, onde acontece o encerramento em outubro no Mercado Municipal.

O distrito de Paranapiacaba e as cidades de Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna e Mogi das Cruzes aproveitaram os dois dias de evento para expor e comercializar os produtos feitos à base de Cambuci. Um das novidades da feira foi à bebida conhecida como ICE, mas também não faltou a tradicional cachaça de Cambuci e o nhoque com o molho feito a partir da polpa do fruto.


Praça no Cambuci recebe III Rota Gastronômica

O secretário de Participação e Parceria, Francisco Buonafina, conta que em 2008, no início da instalação da Incubadora, não havia árvores de Cambuci no próprio bairro. “Começamos de maneira tímida, plantando algumas árvores no bairro e descobrimos o potencial que a ação poderia ter, extrapolando as fronteiras do bairro e gerando negócios entre as cidades produtoras do fruto”, afirma Buonafina.

Depois do projeto, restaurantes incluíram em seus cardápios, pratos à base do Cambuci. No bairro também é possível encontrar sorvete, geléias, cachaças artesanais e diversos outros produtos com o fruto. Há 3 anos, nada disso existia.

A III Rota do Cambuci tem a próxima etapa marcada para Santo André entre os dias 16 e 24 de abril no 8º Festival de Paranapiacaba. Depois segue para Rio Grande da Serra e Salesópolis no mês de maio, Paraibuna em junho, Mogi das Cruzes em agosto e termina em outubro novamente em São Paulo.

Confira as fotos da abertura aqui

segunda-feira, 21 de março de 2011

SMPP na Mídia: Jornal da Tarde Online 19/03/2011

Cambuci é tema de festa gastronômica

Reportagem: Cristiane Bomfim

O cambuci, frutinha quase desaparecida na capital, é tema de festa hoje, 19, e amanhã, 20, no bairro de mesmo nome, na região central. A terceira edição da Rota Gastronômica do Cambuci começa em São Paulo, passa por cinco cidades – entre elas, a Vila de Paranapiacaba, em Santo André – e termina em outubro, em um encontro marcado no Mercado Municipal de São Paulo.

“A ideia é apresentar a fruta típica da Mata Atlântica paulista à população e mostrar a possibilidade de uso do cambuci para geração de renda”, afirma Amely Fauser, coordenadora do projeto cambuci, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria.

Na festa, que ocorre nos dois dias entre as 10h e as 18h, o visitante poderá experimentar o nhoque com molho de cambuci. A receita foi desenvolvida por um dos três sócios do restaurante Javali, que fica no bairro homônimo. A receita do molho leva além da fruta, creme de leite, salsinha, cebola, catupiri, parmesão e provolone. Tudo gratinado.

“Criei o molho em 2009 e levou meses para acharmos o ponto. E é muito bom”, explica Francisco Garcia, sócio do empreendimento. Para a festa, ele promete levar 100 quilos de massa. O preço do prato para duas pessoas é R$ 30.

Haverá ainda outras opções como sorvetes, licor, cachaça, bolos e trufas. Os produtos serão comercializados por representantes dos municípios participantes da rota.

Hoje, às 10h, haverá ainda uma palestra sobre a reutilização de embalagens. E no domingo, uma oficina de confecção de mandalas. No ano passado, o evento reuniu cerca de 2.000 pessoas. “Não é um grande evento, mas as pessoas que visitam a rota estão interessadas no assunto e na fruta”, explica Amely.

Acesse o link da matéria aqui

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 19/03/2011

Bairro a Bairro

Sé: Cartilha sobre racismo é relançada

Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra





SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 18/03/2011

Bairro a Bairro

Cambuci: Fruto vira tema de rota gastronômica



Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra



SMPP na Mídia: Revista Comuni Q 03/2011

Violência Doméstica contra a mulher

Reportagem: Patricia Lavezzo

A violência doméstica contra a mulher é toda e qualquer ação que lhe cause sofrimento psicológico, físico ou sexual, lesão dano moral ou matrimonial e morte. A Lei Maria da Penha coibi e previne este tipo de violência, promovendo a justiça social. As mulheres podem e devem buscar ajuda para romper com uma relação violenta.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 16/03/2011

Bairro a Bairro

Vila Prudente: Curso ensina o trabalho em hortas

Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra



sexta-feira, 18 de março de 2011

Termina a semana de homenagem às mulheres

Texto: Soraya Lauand

Entre os dias 15 e 18 de março, as coordenadorias da Mulher e da Juventude, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), organizou uma programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 desse mês.

O encerramento da programação aconteceu nesta sexta feira, 18, também no auditório e recebeu o Coral feminino da SMPP que animou funcionários e servidores com música popular brasileira e de cantiga.



Coral das Mulheres da SMPP anima encerramento da semana

Durante a mensagem de encerramento das atividades o secretário de Participação e Parceira citou a música do grupo inglês Beatles, She's a Woman, que faz duras críticas sobre a posição da mulher na sociedade. Para o secretário há uma necessidade da igualdade de gênero. “A harmonia na nossa sociedade só é possível com um ótimo relacionamento entre as mulheres e os homens”.

O evento que foi dedicado às mulheres da Secretaria contou ao longo da semana com a participação da Dra. Ana Lúcia Cavalcanti, do Dr. Daniel Ferreira e da fisioterapeuta Natalia Prado que ministraram palestras com temas de interesse a ELAS. Entre os temas abordados por eles estavam sexualidade, saúde e bem estar.

Confira as fotos do encerramento aqui

Seminário expõe os casos de sucesso do Cambuci

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou o seminário “Rota Gastrônomica do Cambuci – Casos de Sucesso”. O evento aconteceu na sede da Incubadora de Projetos Sociais e reuniu as cidades participantes da III Rota Gastronômica do Cambuci, que começa neste final de semana em São Paulo.

A capital paulista deu a sua contribuição para o seminário expondo dois casos que são naturais do bairro do Cambuci. O primeiro foi o Restaurante Javali, bastante conhecido na região por comercializar produtos à base do fruto, entre eles o nhoque com o molho de Cambuci, grande vitrine do estabelecimento. Em seguida a Cartoon Formaturas, mostrou como exibe os produtos de Cambuci em festas e eventos promovidos pela empresa.



Casos de Sucesso do Cambuci são atração na Incubadora de Projetos Sociais

Outros temas abordados durante o seminário foram: Cambuci: o fruto que dá frutos, Cambuci na Vila de Paranapiacaba, Projeto Cambuci e Frutas Nativas: gerando renda, envolvendo as associações de bairro, Extração de semente e plantio: a multiplicação da espécie nativa e Artesanato de Paraibuna na Rota do Cambuci.

O secretário da SMPP parabenizou as propostas de cada um dos expositores e ressaltou a importância do resgate do Cambuci. “Iniciamos um trabalho no final de 2008 com a intenção de fazer o resgate do fruto e hoje, aqui, percebo o grande potencial que Cambuci pode trazer tanto para o bairro quanto para as cidades envolvidas”.

Confira as fotos do Seminário aqui

quinta-feira, 17 de março de 2011

Palestra busca a felicidade da mulher no século XXI

Texto: Thaís Cordon

Na manhã desta quinta-feira, 27, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) deu prosseguimento à homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No terceiro dia de evento, o médico comunitário, Daniel Ferreira ministrou a palestra sobre “Saúde, bem- estar e felicidade da mulher no século XXI: Desafios e possibilidades”. A homenagem, organizada pela Coordenadoria da Mulher, aconteceu no auditório da SMPP.

No começo da palestra o médico fez uma dinâmica em grupo, formando um círculo com as mulheres, que se apresentaram e em seguida responderam a pergunta: “Qual o seu maior sonho e medo?”. A emoção tomou conta do auditório e as participantes aproveitaram o momento para desabafar sobre os problemas pessoais.


Daniel Ferreira faz dinâmica com participantes da palestra

Dentro do tema bem estar, Ferreira explicou que é extremamente necessário que as mulheres evitem o estresse, desgosto e saibam aproveitar a vida de maneira saudável. Além disso, ressaltou para sofrimento por compulsão a comida, compras, cigarro, entre outros, somente para suprir algum vazio. “A causa de todo sofrimento é o apego”, completa o médico.

A palestra também ensinou como fazer um pão integral, adequado para o controle da obesidade, pressão alta, entre outras doenças e técnicas da dança oriental butô, que busca uma sintonia entre as pessoas através da expressão, arte e comunicação. “Fazer o próprio pão também é uma estratégia de vida, pois aprendemos a comandar as situações e os nossos direitos”, finaliza Ferreira.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Palestra “Sexualidade” com a Dra. Ana Lúcia Cavalcanti

Texto: Soraya Lauand


Dando sequência à programação do “Dia Internacional das Mulheres”, a Dra. Ana Lúcia Cavalcanti ministrou a palestra “Sexualidade – O prazer das mulheres: segredo do clitóris” na tarde desta quarta feira, 16, no Auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

Dedicada a ELAS, a palestra contou com a presença de cerca de 30 funcionárias da SMPP que puderam trocar experiências e conhecer um pouco mais sobre o mundo feminino.

 Palestra aborta a questão da sexualidade feminina

Dentro do tema Sexualidade, a Dra. Ana Lúcia expandiu o debate abordando temas como Relação Social de Gênero, Direitos, Sexo, Diversidade e Abuso Sexual. Ela explica que a sexualidade é muito mais complexa do que se imagina, envolve processos cognitivos, neurofisiológicos, bioquímicos e anatômicos, atua como atração nas práticas não só sexuais, mas também moral.

Salientou a importância do dia 8 de março, não só como representativo do Dia Internacional das Mulheres, mas como uma data política e de luta. “Não é um dia para serem presenteadas, mas para que saibam que elas podem pensar por si próprias e caminhar com as próprias pernas”, afirma Ana Lúcia.

SMPP comemora o Dia internacional da Mulher

Texto: Thaís Cordon

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, organizou uma série de palestras e eventos de valoração da mulher. O evento divido em quatro dias acontece no auditório da SMPP e é organizado pela Coordenadoria da Mulher.


Fisioterapeuta ensina como cuidar melhor da coluna

O psicólogo Ricardo Estevam realizou a abertura da programação com a palestra que abordou a questão: “Simplesmente Mulher?”. A intenção do doutor é salientar que o sexo feminino perceba o seu verdadeiro papel na sociedade. Em seguida, a fisioterapeuta Natalina Prado debateu o tema “Viva bem com a coluna que você tem”.

Natalina deu dicas de como aprender a não abusar da coluna, prestar atenção em sua postura, saber sentar e comentou os problemas mais comum que atingem as mulheres.

Bazar arrecada diversos livros


Já na manhã de quarta-feira, a SMPP realizou o bazar de doação de livros, com diversos autores e gêneros, como: Friedrich Nietzche, Gregory Maguire, entre outros.

terça-feira, 15 de março de 2011

SMPP realiza cerimônia da posse do novo Conselho de Gestão da CONE

Na noite de ontem, 14, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou a cerimônia de posse do novo Conselho de Gestão da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE). O evento aconteceu na Câmara Municipal e empossou os novos conselheiros, que foram eleitos no final de fevereiro. A nova gestão do Conselho vai até o 2012.

No último dia 11, a equipe eleita se reuniu no auditório da SMPP para definir os cargos executivos desta gestão. Na ocasião, a representante da ONG Elas por Elas Vozes das Mulheres, Cláudia Patrícia de Luna, foi escolhida como presidente. Seguida da vice, Simone Silva do Nascimento da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO). Os cargos de secretário e vice-secretário foram para Luiz Carlos Bósio, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e Déborah Cristina de Paula do Instituto do Negro Padre Batista respectivamente.



Conselheiros tomam posse na Câmara Municipal

O Conselho de Gestão da CONE é composto por dez conselheiros titulares e cinco suplentes. Desse total, oito conselheiros são representantes da sociedade civil e sete do Poder Público. A Coordenadoria de Assuntos da População Negra mantém dois representantes no Conselho, sendo um titular e outro suplente.

Para eleger os representantes do Poder Público, a Comissão levou em consideração as propostas de trabalho com recorte racial, em curso ou em vias de serem efetivadas, de cada secretaria.

Confira a lista dos novos conselheiros, que tomaram posse ontem:

APROFE - Associação Pró-Falcêmicos
Gilka Eva Rodrigues dos Santos

Associação Beneficente Comunitária Cultural e Esportiva Elite do Estado de São Paulo
Carlos Augusto dos Santos

CEABRA – Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros
Edison Benedito Luiz

Centro de Estudo e Pesquisa de Intercâmbio da Cultura Africana – Centro Cultural Africano
Rosangela Ludovico de Souza

Elas Por Elas Vozes e Ações das Mulheres
Cláudia Patrícia de Luna

Instituto do Negro Padre Batista
Deborah Cristina de Paula

Pastoral Afro Nossa Senhora Achiropita
Cleide Aparecida Vitorino

União de Negros pela Igualdade – UNEGRO
Simone Silva do Nascimento


Secretaria Municipal de Saúde
Valdete Ferreira dos Santos

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
João Flavio Faria da Cunha

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Luiz Carlos Bosio

Secretaria Municipal de Participação e Parceria
Maria Aparecida de Laia

Secretaria Municipal de Participação e Parceria
Benedita Aparecida Pinto

Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos
Simone de Fátima Constantino Gonçalves

Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras
Laurinda Cândido Araújo

Confira as fotos da posse dos conselheiros aqui

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 13/03/2011

Bairro a Bairro


Bela Vista: Câmara abriga Semana de Hip Hop

Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra.



SMPP na Mídia: Jornal Agora 13/03/2011

Veja como escolher o tipo de declaração

O caderno especial da edição do último domingo do jornal Agora deu destaque para a declaração do Imposto de Renda de 2011. Neste ano só serão aceitas declarações eletrônicas, por isso os Telecentros da cidade de São Paulo estão preparados para atender os contribuintes que precisarem do equipamento para enviar ou elaborar a declaração.

Clique na imagem abaixo e confira a matéria na íntegra.

sexta-feira, 11 de março de 2011

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 11/03/2011

Bairro a Bairro


Sé: Show de rock grátis no Terminal Mercado

Confira a matéria na íntegra na imagem abaixo.




SMPP na Mídia: TV Câmara dia 04/03/2011

Coordenadoria do Idoso organiza baile de carnaval no Cambuci


Repórter: Cuca Martins

Ao som de marchinhas e ritmos de carnaval, a Coordenadoria do Idoso promoveu um baile para pessoas acima de 60 anos no bairro do Cambuci. A iniciativa da Secretaria de Participação e Parceria reuniu 150 pessoas da 3ª idade.

Confira a matéria na íntegra no vídeo abaixo.

sexta-feira, 4 de março de 2011

SMPP Recomenda: Rede social para surfistas gays quer acabar com o preconceito

Site Cena G 01/03/2011

O surfista Thomas C. passou a adolescência tentando esconder a homossexualidade. Ele tinha medo de perder os amigos da praia e de ser vítima de violência se alguém descobrisse a verdade sobre a sua sexualidade.

Após 15 anos viajando o mundo, o francês criou a primeira rede social exclusiva para surfistas gays. Desde fevereiro de 2010, quando foi fundado, até hoje, o “Gay Surfers” já reúne mais de três mil usuários, de 80 países. No Brasil são 290 usuários por enquanto.

Segundo o fundador, não se trata de um site de paqueras ou pornografia.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Portal O Noticiado 02/03/2011

Secretarias realizam Semana da Cultura Hip-Hop 2011

As secretarias de Participação e Parceria, Cultura e Educação realizam de de 13 a 19 de março a Semana da Cultura Hip-Hop. A programação do evento conta com oficinas, debates, atividades culturais e muita música com apresentações de DJs e MCs.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) junto com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Fórum de Hip-Hop Municipal, realizam a Semana da Cultura Hip-Hop de 13 a 19 de março.

O evento acontece em toda a cidade de São Paulo com destaques para as atrações na Câmara Municipal, Galeria Olido e no Boulevard São João. Os CEUs Inácio Monteiro, Casablanca, Perus e Jaçanã também receberão apresentações.

A Semana do Hip Hop gerenciada pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (Cone) e pela Coordenadoria da Juventude, também conta com os oficineiros cedidos pela da Coordenadoria de Convivencia, Participação e Empreendedorismo Social (Conáres).

Durante a semana irão acontecer debates, oficinas e apresentações artísticas. No primeiro dia do evento, 13, das 12h às 18h, os temas abordados são: Hip-Hop em São Paulo; História viva do Hip-Hop em São Paulo; Hip-Hop em ação e Produção de Hip-Hop.

Os participantes podem acompanhar outras mesas de debates no decorrer da programação semanal, que são relacionadas ao Hip-Hop combatendo a violência da juventude negra. Além de abordar as questões sobre a mulher, saúde, educação, drogas, geração de renda, segurança pública, racismo, exclusão, descaso urbano, políticas púbicas, qualificação, implementação e acesso.

HIP-HOP


A cultura homenageada no evento, Hip-Hop, iniciou durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura Hip-Hop: o rap, o Dj, a dança breakdance e a escrita do grafite. Além de outros elementos, que incluem a moda e as gírias Hip-Hop.

As apresentações de MCs , DJs, danças, sessões de cinema, oficinas de DJ, produções musicais, literatura, grafite são destinadas ao público em geral.

terça-feira, 1 de março de 2011

Campanha “Sampa na luta contra a homofobia” faz sucesso no Bloco Banda do Fuxico

Texto: Thaís Cordon

Neste domingo, 27, aconteceu a primeira divulgação da Campanha “Sampa na luta contra a homofobia”, no Bloco Banda do Fuxico, que lotou o Largo do Arouche com a estimativa de cinco mil pessoas.

A campanha realizada pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), foi criada em prol das vítimas de homofobia e na luta contra estes atos.


Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes no Bloco Banda do Fuxico 


A CADS promoveu o símbolo da campanha: um laço nas cores do arco íris -um dos símbolos que representam a comunidade LGBT - que foi inspirado no laço que lembra a luta contra a Aids.

A campanha teve como embaixatriz a rainha do carnaval 2011 de São Paulo, Luana Campos, representante da primeira escola reconhecidamente e assumidamente gay da cidade, a Escola de Samba Arco Íris.

Luana falou com toda a população sobre a luta contra a homofobia e a importância que a campanha tem para a sociedade, com o intuito de diminuir as vítimas de preconceito.



Luana Campos exaltou a importância da Campanha


Além da distribuição de material informativo, adesivos e pin’s, a atriz e cantora Adriana Lessa, rainha da Banda do Fuxico e o apresentador e jornalista Leão Lobo, padrinho da banda também participaram da divulgação da campanha.




Depois das 18h o trio elétrico saiu pelas ruas do Centro de São Paulo

A campanha também aconteceu durante o desfile do bloco da Participação no último sábado, 26, no Pholia da Luz e ontem no Baile da Diversidade do Clube Piratinga.

SMPP Recomenda: Nenê participa de campanha contra o racismo e homofobia pelo PSG

Site Globo Esporte 28/02/2011

Um dos ídolos do atual elenco do Paris Saint-Germain, o meia-atacante Nenê foi um dos jogadores escolhidos a participar de uma boa ação. O clube organizou uma campanha contra o racismo e a homofobia intitulada “No Parque dos Príncipes, a vitória mais bonita é o respeito”.

O brasileiro se juntou a outros nomes do esporte e da arte francesa e posou para fotos, além de estar em um filme que prega a tolerância entre as pessoas de raças e diferentes opções sexuais.

– Aqui na França, como em outros países da Europa, com frequência existem episódios de violência motivados pelo preconceito. Estou muito feliz por participar dessa campanha do PSG e espero que ela contribua para que esse problema seja eliminado – disse.

Em campo, Nenê luta contra a eliminação do PSG, que recebe o Le Mans, na quarta-feira, em confronto único pelas quartas de final da Copa da França.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 01/03/2011

Casa Verde: Oficina ensina a criar horta em casa

Bairro a Bairro

Confira a matéria na imagem abaixo.