Siga

terça-feira, 31 de maio de 2011

Arte e informática se misturam na confecção de chinelos e panos decorados em oficinas nos Telecentros


Com o mouse e o teclado em mãos, uma nova idéia na cabeça e a tecnologia pronta para ser explorada. No Telecentro Sítio do Pinheirinho, os usuários têm a oportunidade de mostrar seu lado artístico e criativo através de oficinas diferenciadas.

Crianças a partir dos 10 anos de idade, adolescentes e também os mais experientes podem participar das aulas que, além do computador, utilizam tinta especial, pincel, giz de cera, miçangas, tesoura, cola, lixa, tecidos, guardanapos e botões.

Assim, é possível envolver os alunos com o computador de forma descontraída e utilizando materiais simples, decorar panos de prato e chinelos. Os trabalhos podem ser confeccionados, inclusive, para a venda e aumentar a reda da família.

Os alunos utilizam o computador para pesquisar desenhos, cores e modelos. As planilhas eletrônicas ajudam a organizar todo material disponível. Para divulgar os trabalhos confeccionados os alunos criam uma página na Internet.

“O gostoso e importante das aulas é que unimos o artesanato, com a tecnologia de hoje em dia”, diz, Rita de Cássia Raia, de 47 anos, frequentadora assídua da unidade. Durante as oficinas desenvolvidas os usuários aprendem novas técnicas que acabam se tornando também uma fonte de renda.

Telecentros oferecem opção de estágio para universitários de diversas áreas a partir do segundo semestre


A Prefeitura de São Paulo mantém um convênio com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. A Secretaria de Participação e Parceria, através do Programa Telecentros, contrata estagiários de nível superior a partir do segundo semestre, nas áreas de: ciência da computação, análise de sistemas, história, matemática, letras, pedagogia e informática. O estágio é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola.

O estágio é cumprido nos Telecentros com carga horária de 4 horas diárias, perfazendo 20 horas semanais, é remunerado através do pagamento de bolsa-auxílio com valor atual de R$ 484,21 para nível superior e conta com o benefício do Auxílio Transporte no valor atual de R$ 127,60 mensais.

Desde 2002, o foco da iniciativa são os alunos que estão cursando a partir do segundo semestre da faculdade e, após passarem por um processo seletivo, são contratados para estagiar nos cerca de 360 Telecentros, através da Coordenadoria de Inclusão Digital, da Secretaria de Participação e Parceria.

Hoje o supervisor do Telecentro Carlos Mariguela, Júlio César Barros, de 32 anos, destaca que foi estagiário durante um ano (2004), passou a orientador e, após três meses, participou de processo seletivo interno para a vaga de supervisor, onde permanece até hoje. Ele destaca que o período em que foi estagiário contribuiu muito para os degraus que conquistou profissionalmente.

O Programa é grande e existem casos diferentes e interessantes, como o de Nanci Furtado, de 26 anos, que foi estagiária durante um ano, no Telecentro Centro Cultural. Foi contratada como orientadora no Telecentro Camp-Oeste, onde permaneceu por mais de três anos e já como supervisora no Telecentro Benedito Calixto, obteve sucesso no processo seletivo interno para uma vaga na área de capacitação dos Telecentros.

Nanci destaca que: “trabalhar nos Telecentros me ajudou muito e minha dedicação diária foi determinante para o crescimento profissional”.

Avanços e desafios da mortalidade materna são debatidos em Seminário

A data 28 de Maio marca o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, por conta disso a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizou na última sexta-feira, 27, um seminário sobre a temática.

As mesas de debate ocorreram ao longo da manhã e início da tarde no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. O tema “Mortalidade Materna: drama privado, problema público” foi discutido sobre as óticas de avanços, prevenção, direitos humanos e controle social.

Secretário Uebe Rezeck na mesa de abertura do Seminário

Para o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, presente na abertura do evento, há uma grande necessidade de se avançar nessa área. Rezeck, que é médico, afirmou durante o discurso que antigamente se cometiam verdadeiras agressões aos recém nascidos e as mães por conta da utilização inadequada dos fórceps.

As causas de óbito não estão ligadas somente na hora do parto. De acordo com o presidente do Comitê de Mortalidade Materna da Cidade de São Paulo, Dr. Carlos Vegas, a maior incidência de complicações no parto está na gravidez indesejada.

Mesa debate avanços e desafios da mortalidade materna no Estado de São Paulo

Segundo dados do próprio Comitê, a cidade de São Paulo teve uma redução de 30% no período de cinco anos da Razão da Mortalidade Materna, cálculo entre os óbitos maternos com o número de nascidos vivos na proporção de cem mil.

A doutora Vilma Luz, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, reconhece os avanços na área, mas alerta para o desafio de melhorar o monitoramento dos indicadores e a investigação das de mortalidade materna. De acordo com Vilma, o Estado de São Paulo, tem uma dificuldade de agilizar o monitoramento, pois cada município adota um sistema para apurar as causas das mortes.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SMPP na Mídia: Jornal Metrô News dia 30/06/2011

Mortalidade Materna cai 30% em 5 anos na Capital

Reportagem: Marcela Fonseca

Confira a reportagem na íntegra na imagem abaixo.

Fala Jovem Internacional promove diversas atividades no CEU Aricanduva

Texto: Thaís Cordon

Na última quinta-feira, 26, aconteceu o Fala Jovem Mix Especial Internacional, no CEU Aricanduva, Zona Leste de São Paulo. O evento fez parte da programação mensal do Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA) e a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), para debater as dependências químicas.

Durante o encontro, que contou com a parceria do Consulado Geral Americano de São Paulo, aconteceram debates, apresentação teatral e musical. Além disso, o público acompanhou a palestra ministrada pelo Mr. David Kahn, promotor do Condado de Miami-Dade na Divisão de Narcóticos.

Na abertura do Fala Jovem, a Cia Garatujas apresentou a peça de teatro “Ainda”, a mostra focaliza os sentimentos de um jovem usuário de drogas que coloca em cheque as qualidades do pai, e que se vêem obrigados a repensar seus valores.

Peça de Marcos Caruso conscientiza adolescentes da Zona Leste

A peça serviu de alerta para uma necessidade de diálogo, exaltando a importância da informação e chamando a atenção das autoridades, para o comprometimento na área da prevenção.

Em seguida, David Kahn utilizou o tema “Uso Recreativos de Medicamentos” para abordar diversas questões relacionadas à dependência às drogas e potenciais tratamentos.

Durante a reunião, Kahn contou histórias de ex-dependentes químicos e abordou o assunto “Justiça Terapêutica”, programa desenvolvido nos Estados Unidos, para a recuperação de delatores que foram condenados por infrações menores e são usuários de drogas ou álcool, que consiste em um conjunto de medidas voltadas para que eles recebam tratamento de terapia e evitem a aplicação de pena privativa de liberdade.

Ao ser questionado por um jovem sobre o tratamento do governo com a cracolândia – localizada no centro da capital -, David diz: “Com esse evento observo que o COMUDA busca benefícios para os usuários e ex-usuários. Estão fazendo muitas coisas, sim”.


David Kahn no meio da platéia

Para finalizar o evento, uma aluna de 14 anos realizou uma apresentação musical, na qual os seus colegas participaram ativamente do show. “Houve uma sensibilidade do público e um reconhecimento maravilhoso dos participantes com o artista”, conta o presidente do COMUDA.

Uebe Rezeck representa Kassab no VI Prêmio África Brasil 2011

A pedido do prefeito Gilberto Kassab, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, representou o chefe do executivo paulistano no VI Prêmio África Brasil 2011. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 25, no Clube Hebraica, Zona Sul de São Paulo.

A premiação, celebra o Dia da Luta pela Independência da África e visa homenagear personalidades, empresas e governos que se destacam através de projetos que contribuem para a inclusão social dos afrodescendentes.


Rezeck ao lado de Otunba Adekunle Aderonmu, fundador da Organização Centro Cultural Africano 

O VI Prêmio África Brasil 2011 foi dividido em 16 categorias, cada vencedor recebeu o troféu Mama África. Entre os premiados destaques para o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que recebeu o prêmio na categoria Poder Público, o Instituto Fala Preta na categoria Terceiro Setor e o Prêmio Especial foi na memória de Wilson Simonal, que foi representado por Max de Castro.

O evento, contou com o apoio da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE), da Secretaria de Participação e Parceria foi uma realização do Centro Cultural Africano.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Secretário de Participação e Parceria visita Espaço de Convivência da Santa Cecília

O doutor Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria, visitou na tarde da última quarta-feira, 25, o Espaço de Convivência da Santa Cecília. O local promove diversas atividades para moradores de rua e dependentes químicos.

 A Tenda Santa Cecília é um trabalho desenvolvido pela parceria entre o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool, a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento (SMADS) e as organizações SAEC e CIEDS.

Rezeck acompanha o trabalho na Tenda Santa Cecília

Na ocasião Rezeck pode observar as oficinas realizadas na Tenda, principalmente, a de artesanato, o Cine Comuda e a Roda de Conversa. Para o secretário o espaço não é para ser visto como acolhida para os dependentes químicos e sim um importante instrumento para o tratamento desta população.

Os trabalhos desenvolvidos nos Espaços de Convivência são um momento de reflexão, no qual os participantes podem abordar questões importantes de superação, sempre apontando para a possibilidade de eventuais mudanças de vida. Além da Tenda da Santa Cecília, a cidade de São Paulo conta com outros dois espaços, um localizado no Parque Dom Pedro e o outro na Bela Vista, ambos na região central de São Paulo. 

Rezeck visita instalações da Secretaria no Bairro do Cambuci

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitou na última terça-feira, 24, as dependências da Coordenadoria do Idoso (CI) e da Incubadora de Projetos Sociais, ambas num prédio público localizado no Bairro do Cambuci, Centro de São Paulo.

Para mostrar os espaços da CI, Rezeck foi acompanhado pelo coordenador geral, Hélio de Oliveira, que além de mostrar as salas, também destacou cada trabalho realizado pela Coordenadoria. O Pólo Cultural do Idoso foi o ambiente que mais chamou a atenção do secretário. “Observamos que os idosos participam de atividades e o resultado é que essas pessoas vivam e sintam prazer em viver”, afirma Rezeck.

Rezeck verifica as dependência da Coordenadoria do Idoso

A visita na Incubadora de Projetos Sociais foi monitorada pela coordenadora, Eliana Peixe, e também o coordenador geral da Inclusão Digital, Frederico Guidoni. Uebe Rezeck pode acompanhar de perto os trabalhos realizados no local, como o do Núcleo Socioambiental, Remanufatura de Computadores, Repórter Comunidade, Telecentro e da Capacitação da Inclusão Digital.

O secretário de Participação e Parceria ficou entusiasmado com os projetos desenvolvidos na Incubadora e destacou a importância da Rota Gastronômica do Cambuci como forma de geração de renda para os produtores. “Acho maravilhoso esse movimento e temos acompanhado algumas coisas que aconteceram, até mesmo através do turismo. Isso tudo agrega valores ao fruto, principalmente chamando atenção da população para algo nutritivo e que por vezes foi desprezado, por desconhecimento”.

Secretário acompanha o trabalho de jovens na Remanufatura de Computadores

No final da visita Uebe Rezeck concedeu uma entrevista para o Jornal Cambuci & Aclimação sobre os desafios de assumir a Secretaria e a participação da pasta no bairro, e participou do encerramento do programa Saúde e Beleza Não Tem Idade, idealizado pela Coordenadoria do Idoso.

Confira as fotos da visita aqui

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Desfile encerra o Saúde e Beleza Não Tem Idade

Na última terça-feira, 24, aconteceu o encerramento do Programa Saúde e Beleza Não Tem Idade. A iniciativa feita pela Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), terminou com um desfile de moda com 16 idosos que participaram de todas as etapas do programa.

Modelos dividem a passarela

O secretário da SMPP acompanhou o desfile e elogiou a participação das modelos. “Muito me orgulha ver as senhoras desfilando, pois atividades como essa, desenvolvida pela Coordenadoria do Idoso, contribui para melhorar a qualidade de vida e a longevidade”.

Este é o desejo da participante de Terezinha dos Santos Fook, de 81 anos. “Quero ter muita saúde e viver cada vez melhor”. 

Terezinha dos Santos desfila com elegância na passarela

O Saúde e Beleza Não Tem Idade ocorreu durante todo o mês de maio com dicas de moda, maquiagem e passarela. Durante os encontros também ocorreram palestras sobre envelhecimento populacional e prevenção de quedas. A CI tem a intenção de promover a segunda edição do programa no segundo semestre de 2011.

Confira as fotos do encerramento aqui

terça-feira, 24 de maio de 2011

SMPP realiza Reunião Aberta do COMUDA

Por Thaís Cordon e Soraya Laund

Na última quinta-feira, 19, o Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA) e a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizaram a Reunião Aberta do COMUDA deste mês.

Com o objetivo de abordar questões que envolvem o uso do crack e outras drogas ilícitas, assim como a reabilitação dos dependentes químicos, o evento reuniu no auditório da SMPP, localizado no centro de São Paulo, servidores públicos e representantes de Espaços de Convivência, de AMAs, do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) e do Centro de Atenção Psicossocial.





Reunião Aberta do COMUDA debate questões sobre drogas ilícitas e a recuperação dos dependentes



O início do debate contou com a presença do secretário de Participação e Parceria, do coordenador geral da CDR e o presidente do COMUDA. Segundo o coordenador da CDR, a intenção deles não é combater as drogas, mas evitar que elas sejam usadas e, por sua vez, estimular alternativas de intervenção.

Para o secretário de participação e médico há 49 anos, as atuações do COMUDA e da CDR na sociedade são de extrema importância, justamente por conscientizarem e estabelecerem condições para livrar os usuários do mundo das drogas.

Cada um dos representantes das entidades apresentou suas ações frente aos dependentes químicos, sua forma de abordagem e de tratamento e contou também sobre o papel dos profissionais quem os acompanham e quais entidades e ONGS que ajudam na eficácia desses trabalhos.

Um dos parceiros apresentou a proposta de ampliação das “Moradias Assistidas”, uma das ferramentas do programa Centro Legal que tem por finalidade dar completo e amplo atendimento educacional, de saúde, e de reinserção social aos pacientes moradores de rua e dependentes químicos.

A região central de São Paulo, segundo dados do COMUDA, tem cerca de 14 mil moradores de rua, sendo que a estimativa de usuários de álcool e drogas é de 75%; um número preocupante. “O Conselho trabalha em prol dos dependentes há três anos. Tempo relativamente curto, no entanto já apresentamos excelentes resultados”, revela o presidente da coordenadoria.





segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ato público marca o 18 de Maio

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo marcou presença no ato público em memória ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio. O evento ocorreu no vão livre do Masp, Centro de São Paulo.

Os participantes levaram velas que foram apagadas uma a uma em um gesto para mostrar a incidência do crime no país. Há uma estimativa que a cada oito minutos uma criança é vitima de abuso sexual.

Crianças e adolescentes simbolizam violência sexual com velas

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes foi instituído no dia 18 de maio a partir de 2000 pela lei federal nº 9.970. A data também marca o dia do desaparecimento Araceli Cabrera Crespo, que foi encontrada morta após ser violentada sexualmente. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Idosas apreendem a andar na passarela e dicas antiquedas

Na tarde de ontem, 17, aconteceu a terceira etapa do Saúde e Beleza Não Tem Idade, no Pólo Cultural do Idoso.  Na fase, Cair de Maduro é só para fruta, os participantes tiveram uma palestra sobre prevenção de quedas e dicas de passarela.

Para começar a etapa e deixar os idosos mais descontraídos e relaxados, Norival de Assis Lima, que ministra aulas de ginástica terapêutica no Pólo, realizou uma sessão de alongamento com os presentes.

 Sessão de alongamento descontrai participantes do Saúde e Beleza Não Tem Idade


A fisioterapeuta Rose França, que ministrou a palestra sobre prevenção de quedas, alertou os idosos que mais da metade desse tipo de acidente acontece durante o andar. “Com o envelhecimento existe uma perda da velocidade, do equilíbrio e de movimento adaptativos, por isso a maior incidência de quedas”.

De acordo com os dados da fisioterapeuta no Brasil 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano. Para minimizar os problemas da queda e eventuais fraturas Rose destaca a importância de medidas simples durante o dia a dia, como deitar de lado e sentar antes de se levantar da cama. 


Rose França demonstra a melhor maneira de caminhar

No final da etapa, as idosas que se interessaram em participar do desfile de moda que acontece na próxima terça-feira, 24, tiveram dicas de como andar na passarela com Norival de Assis Lima. O programa Saúde e Beleza Não Tem idade é desenvolvido pela Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

Confira as fotos da etapa aqui.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Saúde e Beleza Não Tem Idade dá dicas de alimentação e maquiagem para idosos

Dando prosseguimento ao Saúde e Beleza Não Tem Idade, a Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizou na terça-feira, 10, a segunda etapa do programa. Na fase Bonita por dentro e por Fora os participantes tiveram dicas de alimentação e maquiagem.

Os palestrantes Felipe Borges e Mayra Guesso da CI iniciaram a etapa destacando as necessidades e as contribuições que uma alimentação saudável pode trazer para as pessoas na terceira idade.

As dicas de maquiagem e cabelo foram ministradas por Virgínia Gregório, do Studio W, que mostrou de maneira prática como explorar as feições do rosto. Utilizando uma integrante da palestra como modelo, Virgínia, mostrou ao público como destacar áreas da face de maneira equilibrada minimizando os danos causados pela idade.

Virgínia Gregório ensina como destacar a maquiagem para os olhos na terceira idade

Para Virgínia a grande diferença entre uma maquiagem para as pessoas na terceira idade é a parte a ser mais destacada. Quando a pessoa é jovem há uma valorização nos olhos já para as pessoas acima dos 60 o destaque se concentra nos lábios.

O Saúde e Beleza Não Tem Idade continua na próxima terça-feira, 17, no Pólo Cultural do Idoso com a etapa Cair de maduro é só para fruta, que vai ensinar técnicas para desfilar na passarela. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a auto estima da terceira idade a partir da aparência física.

Serviço:

Programa Saúde e Beleza não tem idade

Quando: dias 17 e 24
Onde: Pólo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy - Rua Teixeira Mendes, 262
Programação:
Dia: 17/05
Evento: Dicas de postura com Rose Mary e técnicas de desfile com Florinildes Santos
Dia: 24/05
Evento: Desfile das Idosas e entrega dos certificados

Confira as fotos aqui

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dois shows no Terminal Sacomã encerram agenda do Som Jovem em abril

No último dia 29, aconteceram as duas últimas apresentações da agenda de abril do projeto Som Jovem. Os shows foram no Terminal Sacomã, Zona Sul de São Paulo. Ao longo do mês os Terminais da Lapa, Jabaquara e São Mateus também tiveram apresentações musicais, ao todo foram seis shows realizados nesse mês.

O grupo ½ Termo chamou a atenção do público interpretando sucessos do samba e do pagode. Com seis anos de estrada, o grupo pode mostrar o trabalho que tem grande repercussão na Zona Norte da capital paulista.
Show de pagode anima final da tarde no Terminal Sacomã 

Para entreter ainda mais os usuários que passavam pelo Terminal Sacomã, a banda Stifler’s fechou a agenda do Som Jovem em abril. Formada em 2007 e com o objetivo de passar uma imagem positiva através da música o grupo animou os usuários com muito rock. Com influências musicais que variam de Beasty Boys à Blink 182, os Stifler’s aproveitaram a oportunidade para lançar também as músicas da banda, como a “Nunca é tarde de mais”.

Em abril Som Jovem termina com muito rock 


O Projeto Som Jovem é gerido pela Coordenadoria da Juventude, que disponibiliza espaços para talentos ainda desconhecidos na cidade de São Paulo. A iniciativa criada em 2008, além de lançar bandas novas, também tem o objetivo de entreter a população durante o retorno do trabalho ou da escola.


CONE realiza palestra sobre o Movimento Negro e o Estatuto da Igualdade Racial

Texto: Soraya Lauand

Na última quinta-feira, 28, aconteceu a palestra “Movimento Negro e o Estatuto da Igualdade Racial: desafios para a proposição de políticas públicas” organizada pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

A palestra foi ministrada por Ivair Augusto Alves dos Santos, professor doutor da Universidade de Brasília e também autor do livro O Movimento Negro e o Estado (1983-1987), de publicação da CONE. Nos anos 80, Ivair atuou como Presidente da Comunidade Negra. 

A Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, fez uma breve apresentação do palestrante Ivair, da vice presidente do Conselho Gestor, que participou também do evento e contou sobre as ações da Coordenadoria, na sua competência de formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar políticas de ação governamental junto à população negra.


Palestrante Ivair dos Santos interage com os participantes sobre a questão do racismo

O evento contou também com a participação do Professor Eduardo Ferreira de Oliveira, autor do “Hino a Negritude” e inúmeras obras literárias. Oliveira faz parte também de movimentos e entidades de preservação da cultura afro brasileira.

A palestra aconteceu de maneira bem dinâmica, com a participação entre o público e o palestrante que iniciou fazendo três perguntas: No Brasil tem racismo? Vocês conhecem algum racista? E o que vocês acham que deveria ser feito para superar o racismo? As respostas foram anotadas numa folha de papel e entregues para o professor.

O Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, foi entregue a todos os participantes. A Lei que institui o Estatuto, garante à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.