Siga

sexta-feira, 29 de julho de 2011

População da Penha e do Campo Limpo recebem Pré-Conferência no Combate às Drogas

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu duas Pré-Conferências de Participação de Atenção às Drogas. A primeira no dia 27, no auditório da Subprefeitura da Penha e a segunda no dia 28, no auditório da Subprefeitura do Campo Limpo.

Pré-Conferência no Campo Limpo

A Pré-conferência de Participação e Atenção às Drogas do Conselho Municipal de Política Pública de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA) e da coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), é um encontro entre a população civil, profissionais e entidades do bairro, para discutir propostas e elaborar novos planos de política pública social, bem como eleger novos delegados representantes para a IV COMPAD - Conferência Municipal que acontecerá em setembro 2011.

Após as apresentações foram eleitos os delegados que irão representar a Subprefeitura da Penha e do Campo Limpo na IV COMPAD - Conferência Municipal que acontecerá em setembro 2011.

Pré-Conferência na Penha

A Pré-Conferência Regional acontece todos os anos e visa envolver a população, profissionais e organizações na busca de soluções, definições e diretrizes de implementação de políticas públicas no combate às drogas na Cidade de São Paulo.

Atividades promovem a prevenção de quedas

Nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou diversas atividades no Pólo Cultural do Idoso sobre prevenção de quedas. Organizado pela Coordenadoria do Idoso, da SMPP, o evento simulou cenas do dia-a-dia que podem dificultar a locomoção dos idosos.

Para trabalhar o corpo e a mente, os idosos tiveram aulas de Ioga e Tai Chi Chuan na parte externa do Pólo. As técnicas orientais foram ministradas pelas professoras Flavia Hernandes Bernini e Rosangela Vasconcellos, e ensinaram os participantes a fazer pequenos exercícios no dia que ajudam no fortalecimento muscular.

Idosos fazem aulas de Ioga e Tai Chi Chuan

O Circuito de Quedas, desenvolvido por Elizabeth Vasconcellos e Felipe Borges, especialistas em gerontologia, demonstrou atividades da rotina que podem ser traiçoeiras para as pessoas da terceira idade. Os participantes puderam esclarecer as dúvidas sobre as melhores formas de se movimentar em casa.

No Brasil, a queda na terceira idade atinge 30% das pessoas, e medidas simples do dia-a-dia podem ajudar na prevenção. Uma dica importante durante o Circuito foi evitar produtos de uso contínuo como panelas, livros e outros materiais longe do alcance das mãos, pois o uso de escadas, cadeiras podem facilitar as quedas.

Circuito de Quedas expõe dificuldades de locomoção

Para encerrar as atividades o Grupo Oficina Movimento e Dança ensinou alguns passos de ritmos musicais que ajudam a manter o corpo em movimento e auxiliam na prevenção de quedas.

Clique aqui e confira as fotos do evento

  Compartilhe

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SMPP beneficia 19 entidades e repassa mais de 4,8 milhões do Fumcad

O prefeito, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck assinaram nesta terça-feira, 26, 20 convênios do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 19 entidades civis e não governamentais. No total foram repassados mais de 4 milhões e 800 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes na Cidade de São Paulo. Ao firmar os novos convênios a SMPP contabiliza 736 entidades participantes no projeto, sendo assim, mais de 600 mil crianças e adolescentes são beneficiadas com esse acordo.

A assinatura do convênio aconteceu na sede da Associação Pró-Hope, localizado na Zona Sul de São Paulo. A Pró-Hope também foi uma das beneficiadas com dois projetos, o Transportando Esperança e Educação e Construção para Vida.

Uebe Rezeck destaca o crescimento do Fundo

O aumento significativo também na arrecadação do Fumcad é resultado de ações de sensibilização junto a empresários e pessoas físicas para que eles direcionem parte do Imposto de Renda para o financiamento de projetos sociais. Só em 2011, outros 48 convênios foram celebrados. “Hoje estamos assinando pela segunda vez, em dois meses, novos convênios. Tudo isso é uma demonstração que estamos procurando agilizar porque as pessoas que precisam ganham com isso”, afirmou Uebe Rezeck, secretário municipal de Participação e Parceria.

O Fumcad foi criado pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

“A Prefeitura procura dar todo apoio às entidades e mostrar nosso reconhecimento também às empresas que são parceiras nesse projeto ao direcionarem recursos não para o Imposto de Renda, mas como doação para esta finalidade. Isto é muito importante para qualquer cidade, em especial para a cidade de São Paulo, que tem milhares de crianças que precisam do trabalho destas instituições”, explicou Kassab.

Kassab assina convênio com as entidades

As instituições beneficiadas com as assinaturas são: Centro de Orientação e Educação a Juventude; Associação Casa de Apoio Amigos da Vida; Colméia - Instituição a Serviço da Juventude; Instituto Crescer para a Cidadania; Ação Comunitária do Brasil; CIAM - Centro Israelita de Apoio Multidiciplinar; Arrastão Movimento de Promoções Humanas; Instituto Dom Bosco; Associação Comunitária Despertar; Fundação Orsa; Associação Novo Olhar; AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva; Associação Fazendo História; Associação Pró-Hope Apoio a Criança com Câncer; Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes; Associação Maria Flos Carmeli; Núcleo Espiral Pesquisa Assistência e Prevenção da Violência Contra Crianças e Adolescentes; MDLD - Amigos Unidos Venceremos; Instituto Beneficente Israelita Ten Yad

Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.

Clique aqui e confira as fotos da assinatura de convênios

  Compartilhe

Cerimônia do I prêmio Luiza Mahin

Na noite desta segunda-feira, 25, a Secretaria de Participação e Parceira (SMPP) promoveu a entrega do I Prêmio Luiza Mahin. A cerimônia aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Centro da cidade.

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, presente no evento, ressaltou a importância do prêmio como forma de enaltecer o trabalho realizado por essas mulheres negras na luta contra o preconceito racial e na luta pelos seus direitos na sociedade. “Cabe ressaltar ainda, a experiência de mulheres negras na luta pela superação do preconceito e discriminação racial no ingresso no mercado de trabalho. Algumas mulheres atribuem a “façanha” da conquista do emprego do sucesso profissional a um espírito de luta e coragem, fruto de muito esforço pessoal, e outras ainda, ao apoio de entidades do movimento negro, como é o caso da CONE, que através da coordenadora Maria Aparecida de Laia.

Uebe Rezeck parabeniza as premiadas

A escolha das sete mulheres foi feita por uma comissão especial composta por representantes da CONE e do Conselho Gestor da CONE. As vencedoras ganharam um diploma confeccionado em impresso próprio e uma estatueta estilizada simbolizando Luiza Mahin.

O prêmio, em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi concedido a sete mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra, a inclusão social e a luta antidiscriminatória, escolhidas a partir de indicações feitas por entidades ligadas ao movimento social negro e às redes sociais negras.

Premiadas expõe a estatueta e certificado

Além do secretário da SMPP, Uebe Rezeck e da coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, participaram do evento Vicenta Camusso, representante das Red de Mujeres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da Diásporas, Senador Eduardo Suplicy e a coordenadora da Mulher, Yolanda Sperli.

Premiadas:

Ana Maria Araújo Santos, mais conhecida como Mãe Ana de Ogun, filha-de-santo de Mãe Simplícia de Ogun da Casa de Oxumare, Iyálorixá do Candomblé Ilê Axé Oju Onirê localizado no Parque Jacarandá – Taboão da Serra, São Paulo. Iniciada para o culto aos Orixás (Candomblé) em 24 de maio de 1960, aos 16 anos de idade. Aprofundando-se e mantendo viva a tradição do candomblé, iniciou e ainda inicia inúmeras pessoas, ostenta em sua trajetória de vida vários prêmios e louvores religiosos, sociais, e preza pela harmonia e boa conduta na religião que se tornou parte integral de sua vida. No ano de 2010, completou 50 anos de iniciação (Odum Adotá), juntamente com suas irmãs de barco: Elza de Oxóssi, Walquíria de Oxum e Beth de Oxalá. Motivo de muita festa e celebração no Axé Oxumaré.

Fanta Konate é da etnia MALINKÊ, uma das principais do tronco linguístico mandinga, que muito tem haver com Luíza Mahin - MALÊ (Mandinga).
O trabalho de Fanta Konatê também elucida aspectos relação à Diáspora e às nossas origens Mandingas, presentes inicialmente na Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas e posteriormente difusa em todo o país. Fanta Konatê é bailarina, coreógrafa e cantora em três balés de Conakry, e na convivência diária com seu pai Famoudou Konatê e seus irmãos, todos artistas internacionais.
Fundadora da ONG África Viva, que viabiliza condições para o desenvolvimento humano pesquisando e promovendo culturas tradicionais do Oeste da África, principalmente da Guiné e Senegal.
Fundadora, coordenadora e professora de dança do Instituto Famoudou Konatê, com sede em São Paulo.

Luislinda Dias de Valois Santos é a primeira mulher negra a entrar para a magistratura no Brasil, em 1984. Primeira profissional da área a proferir uma sentença contra o racismo no Brasil, em 1993. Antes de cursar Direito, estudou teatro e filosofia. Ao longo de sua carreira, reativou dezenas de Juizados Especiais em municípios da Bahia, criando, entre outros, o Juizado Itinerante Terrestre, dentro de um ônibus, e o Juizado Itinerante Marítimo, dentro de um barco. Criou, em 2003, o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, que resolve conflitos de populações de bairros pobres de Salvador, áreas de remanescentes dos quilombos e comunidades indígenas. Luislinda dá palestras em escolas públicas para que os jovens conheçam seus direitos e deveres. O Programa Justiça, Escola e Cidadania, idealizado por ela, atingiu milhares de estudantes. Sua trajetória e seus projetos/programas renderam-lhe prêmios e reconhecimento mundial. Seus principais desafios são combater o racismo dentro e fora da magistratura e tornar a Justiça acessível a todos. É Juíza desde 1984, atuando na Bahia, realizou diversos projetos em defesa de seu povo oprimido e discriminado, conquistando respeito e credibilidade, além de vários prêmios. Entre suas realizações estão a criação e instalação de vários juizados (inclusive itinerantes) em várias cidades da Bahia, além de participação no lançamento do Relatório Nacional Brasileiro em cumprimento à Convenção para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher CEDAW – realizado no Palácio Planalto em Brasília.

Mafoane Odara Poli Santos “De nome e história fortes, Mafoane Odara, além de fazer jus ao significado do próprio nome – Mafoane, palavra de origem Kimbundu (Angola) que significa jóia rara; e Odara, de origem Yorubá (Nigéria), que significa bonita – ela é, para todos que a conhecem, um exemplo de persistência, trabalho e energia. Além de cursar mestrado em Psicologia Social pela USP e de militar nas áreas de juventude, saúde, gênero e raça, Mafoane Odara coordena atualmente o Geração Muda Mundo, programa de juventude da Ashoka Empreendedores Sociais, que incentiva e apoia jovens a criar e a gerenciar projetos sociais. Mafoane Odara acredita que a chave para o desenvolvimento é investir na educação empreendedora e nas iniciativas juvenis: os jovens devem ser desafiados."

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é professora titular de Ensino-aprendizagem e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros/UFSCar e Coordenadora do Grupo Gestor do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar. Possui graduação em Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Ciências Humanas -Educação pela mesma universidade (1987). Cursou especialização em Planejamento e Administração da Educação no Instituto Internacional de Planejamento da UNESCO, em Paris (1977). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Teoria da Educação, na University of South Africa, em Pretoria, África do Sul (1996). Por indicação do Movimento Negro foi conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, mandato 2002-2006. Nesta condição foi relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e participou da relatoria do Parecer CNE/CP 3/2005 relativo às diretrizes curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia. Foi professora visitante na University of South Africa (1996), na Universidad Autonoma del Estado de Morelo, in Cuernavaca, México(2003). Participa ativamente do International Research Group on Epystemology of African Roots and Education, coordenado pela Profª DrªJoyce Elaine King da Georgia State University/USA.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e relações étnico-raciais, negro e educação, direitos humanos, práticas sociais e processos educativos, políticas curriculares. Conselheira do World Education Research Association (WERA) representando a Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Em junho 2010 foi indicada como Somghoy Wanadu-Wayoo, ou seja, conselheira, integrante do conselho do Amiru Shonghoy Hassimi O. Maiga, chefe do povo Songhoy, no Mali.


Sônia Maria Pereira Nascimento é advogada, fundadora, do Geledés- Instituto da Mulher Negra sendo sua presidenta, por duas gestões, no período de 30 de abril de 1994 a 30 de abril de 2000. Coordenou os Projetos: SOS - Racismo de Assessoria Jurídica às Vítimas de Discriminação Racial de 1994 a 1998 e o projeto Atendimento Psicossocial às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual. É a atual vice-presidenta de Geledés e coordena também o projeto PLP - Promotoras Legais Populares.
Foi integrante da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios – CONAD da OAB/SP.
Coordenou a Subcomissão Contra a Discriminação nas Relações de Consumo, onde o realizou o Projeto "OAB vai para a periferia" em 1997/98 e coordenou o "Curso de Capacitação em Direitos Humanos, Cidadania e Discriminação nas Relações de Consumo" para oficiais, sargentos, cabos e soldados da Policia Militar do Estado de São Paulo, numa parceria OAB/SP e o Comando da Policia Militar de São Paulo, de agosto a novembro de 1999 e Curso sobre o mesmo tema em 2001 e 2002 para soldados e cabos.

Theodosina Rosário Ribeiro é reconhecida com destaque na política paulista. Formou-se filósofa, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de Mogi das Cruzes, e advogada, pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Na vida pública, teve quatro candidaturas vitoriosas - uma como vereadora e três como deputada estadual. Primeira vereadora negra da Câmara Municipal de São Paulo, eleita em 1968. Em 1974, a primeira deputada negra da Assembléia Legislativa do Estado, onde ocupou também o cargo de vice-presidente. A professora Theodosina Ribeiro prestou um grande serviço à Nação. Ela se tornou uma referência e estímulo para as mulheres negras. Depois dela, outras mulheres negras se engajaram na vida pública.

HOMENAGEM ESPECIAL
Vicenta Camusso é Representante da Red de Mujeres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da Diáspora. Especialista em Desenvolvimento Local e Gênero. Formação em Desenvolvimento Gerencial e Marketing. Desenvolvimento Local com Perspectiva de Gênero e até o momento tem participado de programas e projetos como facilitadora de processos psicossociais na área de desenvolvimento humano, desenvolvimento local e gênero, geração de emprego, criação de micro empresas.
Delegada da Coletiva de Mulheres e Saúde, de 1998 a 2001 no Comitê Nacional Evolução Cairo + 5 República Dominicana; no Comitê Nacional Evolução Beijin + 5 República Dominicana;Comissão Nacional pela incorporação de Gênero nas Políticas Públicas; Plano Nacional Estratégico SIDA República Dominicana.

Clique aqui e confira as fotos da cerimônia

  Compartilhe

segunda-feira, 25 de julho de 2011

SMPP na mídia: Curso ensina a planejar um hortifruti em casa

Rádio CBN

23/07/2011

Entrevista com Uebe Rezeck, secretário municipal de Participação e Parceria, sobre o curso ensina a planejar um hortifruti em casa.

Confira a entrevista:



  Compartilhe

Seminário reforça valorização da mulher negra da América

Entre os dias 22 e 23 de julho, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o II Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. Os debates aconteceram no auditório da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Durante os dois dias de Seminário as discussões foram em torno das prioridades das mulheres negras da América. Entre as diversas mesas do evento, destaque para a uruguaia Vicenta Camusso Pinto, representante da Rede de Mujeres Afro-latinoamericanas, caribenhas e da
Diáspora, que falou sobre o novo significado da identidade da mulher afro-latino-americana e caribenha neste século XXI.

Secretário da SMPP faz abertura do Seminário

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, presente na abertura do II Seminário, ressaltou que no Brasil a intolerância racial deve ser repugnada sobre o preceito da miscigenação. “O país se constituiu pela vinda de diferentes povos e etnias, por isso o brasileiro não deve aceitar o preconceito racial porque sua concepção advém da miscigenação de todas as raças”.

O II Seminário Internacional faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, guardado em 25 de julho. Para continuar as homenagens, a Secretaria de Participação e Parceria vai promover neste dia 25 a cerimônia do I Prêmio Luiza Mahin, que será entregue a sete mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra, a inclusão social e a luta antidiscriminatória.

Clique aqui e confira as fotos do Seminário

  Compartilhe

Uebe Rezeck participa da 7ª Bio Brazil Fair 2011

Texto: Marta Mendes

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, participou da cerimônia de abertura da Bio Brazil Fair 2011 – 7ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, no dia 21, na Bienal do Parque do Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.

Na ocasião o secretario, discursou sobre a importância dos produtos orgânicos na saúde da população e destacou o trabalho desenvolvido pela SMPP com o projeto estufa Lucy Montoro, que é um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da hortacultura, produção de mudas de árvores nativas, espécie de paisagismo e atividades agrícolas e de silvicultura, gerenciado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social – Conpares.

Uebe Rezeck fala sobre os projetos sustentáveis da Secretaria

Uebe Rezeck, também lembrou de outros projetos que lidam com a questão da sustentabilidade, como o curso de Remanufatura de Computadores, com o objetivo de capacitar profissionalmente os jovens, e tem o foco na retirada do lixo eletrônico do meio ambiente e transformar em ferramenta de inclusão digital, realizado pela Incubadora de Projetos Sociais e o projeto de resgate do Cambuci/ Rota Gastronômica do Cambuci.


Na oportunidade, o secretario, também visitou o estande da SMPP que expõe vegetais e hortaliças produzidos no Curso Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável, realizado pela Conpares. Durante o curso as pessoas aprendem técnicas de cultivo de hortaliças, compostagens, receitas úteis, reeducação alimentar, plantação de hortas, bem como formação de multiplicadores do sistema de hortas comunitárias.

Secretário visita estande da SMPP

A Bio Brazil Fair 2011, promovida pela Francal Feiras e Brazil Bio, aconteceu entre os dias 21 a 24 de julho de 2011, no Pavilhão principal da Bienal e é voltada para a realização de negócios da cadeia de produtos orgânicos, sendo aberta gratuitamente para toda a população.

  Compartilhe

Entidade que ganhou Telecentro tem atividades voltadas para crianças

Texto: Marta Mendes

Nesta quarta-feira, 20, o secretário adjunto de Participação e Parceria, Felipe Spir, visitou a organização Criança Feliz, localizada no Jardim São Francisco, Zona Sul de São Paulo, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital.

A entidade Crianças Feliz é voltada para a inclusão social e digital de crianças entre 4 a 10 anos. Além de oferecer cursos na área de informática, o espaço também oferece oficinas de cabeleireiro, corte e costura, padaria artesanal, curso de montagem e configuração, idioma, edição de textos, canto, futebol e outros.

Visita ao Telecentro Crianças Feliz 

Uma das atividades que tem ganhado destaque é o Padeiro Mirim. O Projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro Jardim São Francisco e adjacências.

Durante a visita, foram realizadas apresentações musicais e os representantes da SMPP tiveram a oportunidade de apreciar a produção dos pães feitos pelos alunos mirins e analisar melhorias para um melhor desempenho do trabalho local juntamente a comunidade presente.

Serviço:

Telecentro Primeiras Teclas Criança Feliz

Endereço: Rua Professor Rubens Oscar Guelli, 30 Jardim São Luís
Fone: (11) 5894-5250

  Compartilhe

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Telecentro na Zona Sul tem cerimônia de descerramento de placa

Texto: Marta Mendes

Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou a cerimônia de descerramento da placa do Telecentro “São Joaquim”, no M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. A unidade, que tinha sido inaugurada no dia 22 de junho, é uma parceria entre SMPP e a Associação Cultural Criança Feliz.

O evento contou com a presença secretario adjunto da SMPP, Felipe Spir , João Francisco Berci, coordenador da Inclusão Digital, representantes da educação e da sociedade civil.

Representantes da SMPP e da entidade fazem descerramento de placa

O Telecentro São Joaquim conta com 20 computadores disponíveis para a população oferecendo cursos e acesso livre a internet banda larga e tem como objetivo promover a inclusão digital e a capacitação profissional de forma gratuita a todos os interessados.

O Programa Telecentro, administrado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da SMPP, oferece cursos presenciais de nível básico de introdução à informática com duração de 20 horas, a criação de sites e oficinas com temas diversificados.

Secretário adjunto acompanha trabalho das crianças no Telecentro

Para fazer inscrições dos cursos ou saber mais informações, os interessados devem procurar a unidade por telefone ou pessoalmente, e escolher o melhor horário e dia para participar das atividades.


Serviço:

Telecentro São Joaquim

Endereço: Rua Bacabinha, 280 - CEP: 04917-030 - Jardim São Joaquim
Telefone: (11) 5893-2869

  Compartilhe

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Uebe Rezeck faz reunião com o presidente da CMDH

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 19, com o presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH), José Gregori. Acompanhado pelos coordenadores de Assuntos da População Negra e Assuntos da Diversidade Sexual, Maria Aparecida de Laia e Franco Reinaudo, respectivamente, o encontro serviu para traçar novas diretrizes e ações para os Centros de Referência em Direitos Humanos na Prevenção de Combate ao Racismo e o de Combate à Homofobia. 

Reunião entre Rezeck e Gregori discute ações para os Centros de Referência

Durante a reunião, que aconteceu na sede da CMDH, José Gregori apresentou para Uebe Rezeck o Sistema Intraurbano de Monitoramento dos Direitos Humanos (SIM-DH), uma ferramenta da Prefeitura para indicar a situação dos Direitos Humanos em São Paulo. A intenção da Comissão é agregar as dimensões do sistema com as Coordenadorias da SMPP, como a da População Negra e da Diversidade Sexual.

Sobre os Centros de Referência, a proposta é ampliar a praça de atendimento localizada na região central da cidade, para cobrir a demanda dos casos de discriminação. Os dois Centros são uma parceria entre a Secretaria de Participação e Parceria e a Comissão Municipal de Direitos Humanos.

Secretário da SMPP visita Telecentro Pateo do Colégio

A SMPP e a CMDH mantém outra parceria para a manutenção do Telecentro Pateo do Colégio. O equipamento de inclusão digital, que foi inaugurado em 2007, tem mais de 2.300 usuários cadastrados.  O diferencial desta unidade é que o cada início de curso, representantes da Comissão ensinam aos alunos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Depois do encontro com José Gregori, o secretário Uebe Rezeck aproveitou para conhecer as instalações dos Centros de Referência e também do Telecentro Pateo do Colégio. 

  Compartilhe

terça-feira, 19 de julho de 2011

SMPP e IPEM-SP firmam parceria

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), junto com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), estão implantando cursos de formação e serviços para a população paulistana. A parceria foi firmada nesta segunda-feira, 18, após uma reunião com superintendente do IPEM, Dr. Fabiano Marques de Paula.

A intenção da SMPP não é só elaborar cursos de formação, mas também, estabelecer uma linha de contato com o órgão à proteção do consumidor. O objetivo da parceria é criar e fortalecer laços, visando facilitar o acesso às informações referente aos direitos do consumidor e dos munícipes.

Reunião entre SMPP e IPEM-SP define parceria

A Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP será responsável pelos cursos gratuitos. A primeira turma está prevista para agosto, tendo como publico alvo servidores da rede municipal.

Conheça um pouco mais do IPEM:


O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo - Ipem-SP foi criado em 24 de abril de 1967, por meio do Decreto Estadual 47.927. Em 1995, por meio da Lei 9.286 de 22/12/95, foi transformado em Autarquia Estadual vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. Mediante convênio com o Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, o Ipem-sp executa serviços essenciais na proteção ao cidadão em suas relações de consumo exercendo, no âmbito do Estado, a verificação e a fiscalização de: (www.ipem.sp.gov.br)

  • Instrumentos de medição (e medidas materializadas);
  • produtos pré-medidos;
  • produtos têxteis;
  • produtos com certificação compulsória;
  • veículos transportadores de glp fracionado

  Compartilhe

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oitenta e sete jovens se formam no curso de Remanufatura de Computadores

Na última sexta-feira, 15, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou a formatura de 87 alunos do curso de Remanufatura de Computadores. A entrega dos certificados aconteceu na sede da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação), que ministra o curso em parceria com a SMPP, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e o apoio da empresa Microsoft.

Durante a formatura a coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, Eliana Peixe, parabenizou os alunos pela conclusão do curso. “Gostaria de saudar todos os formandos que durante os últimos seis meses estiveram no Cambuci realizando este curso, e aproveito para deixar as portas abertas da Incubadora para todos vocês, que desejam realizar novas oficinas”.

Eliana Peixe faz a entrega de certificados para os alunos

A Remanufatura de Computadores tem duração de um semestre e é realizada na sede Incubadora de Projetos Sociais, no bairro do Cambuci. O objetivo do curso é capacitar profissionalmente os jovens, e tem o foco na retirada do lixo eletrônico do meio ambiente e transformar em ferramenta de inclusão digital.

Com a formatura desses jovens a parceria contabiliza mais de 520 formandos desde o início do curso de Remanufatura de Computadores. Nesse mês de julho, iniciou-se a sexta turma com mais de 100 alunos inscritos.

Clique aqui e confira as fotos da Formatura da 5ª Turma

  Compartilhe

Pré-conferência de Atenção às Drogas discute propostas e elege delegados

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), promoveu no último dia 13, na Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, a Pré-conferência de Participação e Atenção às Drogas do Conselho Municipal de Política Pública de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA). O encontro contou a participação de 100 pessoas da comunidade que tiveram a oportunidade de discutir as propostas e eleger novos delegados representantes para a IV COMPAD - Conferência Municipal que acontecerá em setembro 2011.

Após a explanação das propostas fundamentais definidas na última conferência, foram eleitos quatro delegados que irão representar a Suprefeitura na Conferência Municipal. Os delegados eleitos vão desempenhar a função não só de representantes, mas de defensor das propostas elaboradas e discutidas durante o evento.

Presidente do COMUDA com atores da peça Ainda

Antes do encerramento, os participantes assistiram uma apresentação teatral da Companhia de teatro Garatujas que apresentou a peça “AINDA”, dirigida pelo ator Marcos Caruso, que trata sobre comportamento, causas e consequências do uso de substâncias químicas.

O evento também contou com a presença de munícipes, servidores, profissionais da saúde e entidades como: Conseg, Associação Alcance Integral, Associação Beneficência Amar entre outras que atuam na região, que tiveram a oportunidade discutir sobre as questões de legalização de drogas ou descriminalização, saúde, prevenção nas escolas e empresas, tratamento, redução de danos, propaganda e mídia, recuperação e reinserção social.

A Pré-Conferência Regional acontece todos os anos e visa envolver a população, profissionais e organizações na busca de soluções, definições e diretrizes de implementação de políticas públicas no combate às drogas na Cidade de São Paulo.

  Compartilhe

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Workshop atrai novas entidades para o JORI 2011

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou nesta quinta-feira, 14, o Workshop da Futuridade. O evento, que aconteceu no Pólo Cultural do Idoso, foi destinado aos atletas que vão participar dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).

Organizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), da SMPP, o Workshop sanou as dúvidas das entidades sobre as regras da edição deste ano do JORI. Com a iniciativa, mais organizações garantiram participação nos jogos. As competições da etapa de São Paulo serão realizadas entre os dias 25 e 28 de agosto no Ginásio do Ibirapuera. São esperados mais de 1.600 atletas, com idade mínima de 60 anos, para competir nas 13 modalidades esportivas.

Palestra quebra paradigmas sobre a terceira idade


Para encerrar as atividades do evento, a CI convidou o representante do Plano Estadual para a Pessoa Idosa, chamado de Futuridade, para ministrar a palestra Atividade Física no envelhecimento quebrando paradigmas. A intenção era mostrar aos participantes que terceira idade não é sinônimo de doença e sim de saúde.

O Futuridade da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo tem o objetivo de criar instrumentos que possibilitem e incentivem a promoção de ações voltadas à pessoa idosa e a sensibilização em relação ao processo de envelhecimento no Estado, de forma a cumprir o Estatuto do Idoso.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Organização da Zona Leste é conveniada ao programa Ofício Social

Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria, assinou nesta quarta-feira, 13, mais um convênio do Programa Ofício Social com uma entidade do terceiro setor. A organização contemplada foi a Centro de Repouso São José – Pedro Soares de Andrade.

Uebe Rezeck com as representantes do Centro de Repouso São José 

Localizada na região de São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, a entidade desenvolve atividades de fisioterapia. Os trabalhos do Centro de Repouso São José são destinados principalmente para os idosos da comunidade.

Gerenciado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, o Programa Ofício Social oferece diversos cursos de capacitação nas áreas de Geração de Renda, Artes Cênicas, Dança, Música, Artes Visuais, Artes plásticas, Cidadania, Atividade Física, Comunicação, Gestão de cultura e Ciclos de Oficina.

  Compartilhe

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Secretário da SMPP faz visita à sede da Camisa Verde e Branca

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitou nesta quarta-feira, 13, a quadra da Escola de Samba Camisa Verde e Branca. Acompanhado pelo coordenador geral de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social, Fabio Souto, o encontro serviu para discutir projetos e parcerias entre a SMPP e a agremiação.

Uebe Rezeck na sede social da Camisa Verde

Durante o encontro o presidente da escola, Ribamar de Barros, mostrou os diversos projetos realizados no espaço. Entre as principais ações está o atendimento da população no entorno da quadra, localizada na região da Barra Funda.

A intenção da SMPP é firmar parcerias para a utilização da sede social a fim de promover cursos e programas da pasta que atendam a comunidade que frequenta a escola. Fundada em 1953, a Camisa Verde e Branco voltou a elite do samba paulistano em 2011 com o enredo "Paulista viva, veste a Camisa. A mais paulista das avenidas".

  Compartilhe

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uebe Rezeck faz descerramento da placa do Telecentro 95º DP “Aurina Maria Da Silva”

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez hoje, 12, o descerramento da placa do Telecentro 95º DP “Aurina Maria Da Silva”, localizado em Heliópolis, Zona Sul de São Paulo. O equipamento de inclusão digital foi recentemente inaugurado no dia 22 de junho.

Secretário acompanha as crianças no Telecentro

Durante o evento, Uebe Rezeck pode acompanhar as principais ações desenvolvidas pela Associação Comunitária São João Clímaco, parceira do equipamento. “Muito me satisfaz ver todo o trabalho desenvolvido pela comunidade junto com as polícias Civil e Militar. E o Telecentro veio somar todas essas ações, capacitando a população e preparando para o mercado de trabalho”, afirmou Rezeck.

Em menos de um mês da inauguração oficial, o Telecentro já tem cadastrados mais de 450 usuários. Cerca de 40%, desse total, são crianças e adolescentes entre 11 e 16 anos.

Uebe Rezeck faz o descerramento da placa

O Telecentro é considerado o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade. Administrado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da SMPP, o equipamento oferece cursos gratuitos que vão desde iniciação à informática até em níveis avançados.


Clique aqui e confira as fotos

  Compartilhe

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Prefeito visita Telecentro José Mauro de Vasconcelos

No dia 8 de junho, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, fez uma visita ao Telecentro José Mauro de Vasconcelos. Acompanhado pelo chefe de gabinete da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), Edson Corrêa, Kassab foi ao local durante a reabertura da Biblioteca localizada no Parque Edu Chaves, Zona Norte de São Paulo.

                                                                           Foto: Fernando Pereira
Kassab visita Telecentro durante requalificação de Biblioteca


A Biblioteca José Mauro de Vasconcelos foi remodelada arquitetonicamente, para se integrar melhor ao paisagismo da Praça Comandante Eduardo Oliveira, onde está localizada. Foram instalados novo piso e novo mobiliário, além de efetuada a substituição de toda a rede elétrica e hidráulica.

O Telecentro, que fica dentro da biblioteca, também recebeu melhorias. O equipamento de informática foi renovado, com 20 computadores novos. De acordo com a Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da SMPP, o equipamento tem mais de 3 mil e 500 usuários cadastrados, sendo que 30% desse total são compostos por crianças e adolescentes.


Telecentro recebe 20 novos computadores 

A requalificação do espaço faz parte do programa de ampliação e reforma dos equipamentos da rede municipal. Segundo a Secretaria de Cultura, já foram investidos R$ 14,5 milhões na requalificação de 36 das 54 bibliotecas de bairro, em todas as regiões da cidade.

Clique aqui e confira as fotos

  Compartilhe

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SMPP assina mais convênios do Ofício Social

Na tarde de ontem, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a assinatura de convênios com entidades do Programa Ofício Social. O ato foi um complemento do último dia 8 de junho quando foram cadastradas 167 organizações sociais e 571 oficineiros do programa.

Com estas assinaturas a Secretaria contabiliza 220 entidades habilitadas a contratar oficineiros do Ofício Social. A intenção da SMPP é ultrapassar o número de mil oficinas em 2011. Desde o início em 2006, o programa já atendeu 133.136 paulistanos, num total de 2.703 oficinas realizadas.

Uebe Rezeck assina convênio com entidades

Gerenciado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, o Programa Ofício Social oferece diversos cursos de capacitação nas áreas de Geração de Renda, Artes Cênicas, Dança, Música, Artes Visuais, Artes plásticas, Cidadania, Atividade Física, Comunicação, Gestão de cultura e Ciclos de Oficina.

Clique aqui e confira as fotos


  Compartilhe

Uebe Rezeck visita Organização Futurong

O secretário de Participação e Parceria visitou na tarde desta quarta-feira, 6, a Organização Futurong. Localizada na Zona Sul de São Paulo, a entidade, que conta com dois equipamentos da SMPP, recepcionou o secretário com uma apresentação musical feita pelos alunos da ONG.

Uebe Rezeck também pode ver de perto as plantações feitas pelos alunos da Escola Estufa da Capela do Socorro, matriculados no curso Frutos da Terra. Já no Telecentro Futurong, Rezeck, acompanhou uma das aulas destinada para as crianças da comunidade.

Secretário da SMPP acompanha atividades do curso Frutos da Terra

Na oportunidade, o secretario ressaltou a importância de colaborar com um futuro melhor e proporcionar qualidade de vida à população. “Muito me satisfaz conhecer um projeto dessa grandeza, com tantas possibilidades para todas as idades e públicos”, concluiu Uebe.

A Escola Estufa da Capela do Socorro integra uma rede de sete unidades na Cidade, todas gerenciadas pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP. O projeto serve de espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas e silvicultura. Cada escola oferece o curso Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável, que visa transformar os alunos em agentes multiplicadores desenvolver uma horta caseira ou comunitária.

Uebe Rezeck observa alunos durante curso no Telecentro

O Telecentro Futurong é uma das 353 unidades em funcionamento em São Paulo. O Telecentro é o maior programa de inclusão digital, promovido pela Prefeitura, em uma mesma localidade no mundo. Administrada pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da SMPP, o Programa tem cerca de dois milhões de munícipes cadastrados.


  Compartilhe

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Workshop discute saúde da mulher e prevenção de doenças

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria promoveu no último dia, 6, o Workshop “Semeando Cuidados e Colhendo Saúde” destinado à saúde da mulher, o evento aconteceu na Cáritas Diocesana, Zona Sul de São Paulo.

A iniciativa partiu da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), coordenadoria que administra os projetos da SMPP e teve como objetivo tratar as questões sobre comportamentos de saúde e prevenção de doenças e contou com o apoio da Cáritas Diocesana de Santo Amaro.

Fisioterapeuta dá dicas de saúde física para mulheres

O Workshop contou com a presença do Dr. Uebe Rezeck, médico ginecologista e secretário da SMPP e da fisioterapeuta Letícia Guerrera Araneo. Os palestrantes abordaram temas sobre qualidade de vida, alimentação saudável, prática regular de exercícios, fator emocional e psicológico, estresse, tratamento da TPM, hábitos de higiene na mulher, diagnósticos precoce e diretrizes de prevenção de doenças.

O secretário abordou também sobre o câncer de mama e ensinou as participantes como fazer, de forma correta, o auto-exame das mamas. Lembrando que no Brasil, esta doença é a que mais causa mortes entre as mulheres.

Uebe Rezeck tira dúvidas sobre o auto-exame nas mamas 

“A manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados e atitudes preventivas para que a mulher consiga viver a vida com longevitude, porém cada pessoa tem uma história de vida e uma bagagem hereditária que deve ser respeitada. Os cuidados simples e diário podem transformar a vida de cada mulher e a prevenção primária é a maior e melhor arma contra doenças específicas, tendo como objetivo promover a saúde da mulher”, concluiu Uebe Rezeck.

O Workshop contou com a presença de cerca de 100 pessoas que participaram de uma dinâmica de grupo durante o evento e no encerramento foi aberta a oportunidade para perguntas e esclarecimento sobre os temas discutidos.

Confira as fotos do encontro aqui

  Compartilhe

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Arraial junino no Pólo Cultural do Idoso

Nesta quinta-feira, 30, o Pólo Cultural do Idoso se transformou num verdadeiro arraial com danças e comidas típicas de festa junina. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria do Idoso (CI).

Quadrilha anima Pólo Cultural do Idoso

O Arraial da CI reuniu centenas de idosos que desfilaram muita alegria e harmonia durante a quadrilha. A disputa só foi acirrada na escolha da noiva, foram três pretendentes em busca de um noivo.
Damas e cavalheiros se cumprimentam

A ação da Coordenadoria do Idoso foi uma complementação das oficinas dança e música que ocorrem no Pólo Cultural do Idoso. Durante semanas a turma de dança vinha ensaiando os passos da quadrilha para a apresentação deste espetáculo, que foi abrilhantado pelas músicas típicas interpretadas pela banda da oficina de música.

Músicas juninas também agitam o Arraial da CI

  Compartlhe

Pré-conferência de Participação e Atenção às Drogas elege delegados e apresenta propostas para IV Conferência Municipal

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu no último dia 29, a Pré-Conferência sobre álcool e drogas do Conselho Municipal de Política Pública de Drogas e Álcool de São Paulo (Comuda) e da Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), setor que administra os projetos.

O encontro aconteceu na Subprefeitura do Ipiranga e contou com a presença de representantes da sociedade civil, de profissionais da área da saúde, educadores, professores e formadores de opinião. O objetivo era debater temas relacionados à temática, como a prevenção de drogas nas escolas e empresas, tratamento, redução de danos, propaganda e mídia, recuperação e reinserção social.

Coordenador do CDR apresenta diretrizes na Pré-Conferência

A Pré-Conferência é realizada também para escolher os delegados representantes do Conselho e promover uma ampla discussão com a comunidade e profissionais, para elaborar novas formas de planejamento, organização e definição de diretrizes das Políticas Públicas, buscando a valorização e participação da sociedade civil. Para tanto, são apresentados os eixos temáticos fundamentais definidos nas conferências anteriores que resultaram em propostas. Depois de discutidas, essas propostas serão encaminhadas à IV COMPAD - Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas que acontecerá em setembro de 2011.

Durante o encontro foram eleitos 18 integrantes, em regime de votação, que irão representar a subprefeitura do Ipiranga na Conferência Municipal. Os delegados eleitos vão desempenhar a função não só de representantes, mas de defensor das propostas elaboradas e discutidas durante o evento.

A Pré-Conferência Regional acontece todos os anos e visa envolver a população, profissionais e organizações na busca de soluções, definições e diretrizes de implementação de políticas públicas no combate às drogas na Cidade de São Paulo.

  Compartilhe

Implementação do Estatuto da Igualdade Racial é discutida em São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou nos dias 27 e 29 o Workshop de implementação do Estatuto da Igualdade Racial nas Políticas Públicas e suas implicações no Planejamento Municipal. O evento, que aconteceu no auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, foi organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), e o Conselho Gestor da CONE ambos pertencentes a SMPP.

Debates sobre a Implementação do Estatuto da Igualdade Racial 

Durante os dois dias de debates as questões da implementação do estatuto foram discutidas sobre a ótica do financiamento e monitoramento de políticas públicas, e o mercado de trabalho para a população negra. Para o professor doutor da Universidade de Brasília, Ivair Augusto Alves dos Santos, o Estatuto da Igualdade Racial foi uma grande conquista para o movimento negro no país.

Ivair Augusto ressaltou ainda a importância de a população negra exigir o cumprimento do estatuto, instituído pela Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. “As entidades e órgãos ligados ao movimento negro devem fazer valer as proposições deste estatuto, principalmente o artigo 56, que contempla o financiamento das iniciativas de promoção da igualdade racial”.

Houve a distribuição do Estatuto da Igualdade Racial durante o Workshop

O coordenador do Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (CEABRA), Edison Luiz, destacou que a fase de comemorar a instituição do estatuto já passou e que o momento agora é das entidades cobrarem dos governos políticas públicas para por em prática todas as proposições do estatuto.


Confira as fotos do Workshop aqui

  Compartilhe