Siga

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Uebe Rezeck visita Telecentros na Zona Leste de São Paulo

Nesta terça-feira, 30, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitou duas unidades de telecentros, localizados em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital.

Secretário visita Telecentros gerenciados pela Obra Social Dom Bosco

O secretário da SMPP e toda sua equipe foram recepcionados pelo Padre Rosalvino Morán Vinãyo, presidente da Obra Social Dom Bosco, pela Coordenadora do programa Telecentros (IDORT/SP), Patrícia Montezani, por técnicos e funcionários da entidade Dom Bosco.

Durante a visita, Uebe Rezeck pode verificar e apreciar a excelência do trabalho da Obra Social à frente das unidades de telecentros disponibilizadas pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). Aproveitou também, para parabenizar o trabalho da entidade que por meio de atividades sócioeducativas procura resgatar a vida da comunidade e contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, além do exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade.

Os telecentros Dom Bosco, Dom Bosco II, e Acessa Dom Bosco, são gerenciados pela Obra Social Dom Bosco, fundada em 1981. Atualmente, conta com mais de 25.000 usuários cadastrados. O projeto garante acesso à internet, cursos e oficinas gratuitas e, acima de tudo, facilita a inclusão dos usuários ao mercado de trabalho, bem como a inclusão digital e social da comunidade.

Clique aqui e confira as fotos

Compartilhe

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CONE faz reunião com secretária adjunta norte-americana

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na tarde de ontem, 29, um encontro com a Secretária de Educação Adjunta para Direitos Civis dos EUA, Russlynn H. Ali, no gabinete do Edifício Matarazzo, sede da prefeitura da cidade de São Paulo. A reunião, organizada pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), teve como objetivo discutir e propor soluções para a questão ética e racial na educação, mercado de trabalho e comunicação.

Russlyn Ali apresentou seus projetos e interagiu com os participantes

Entre os presentes, estavam a coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, a assessora da Secretária Étnico Racial da Cidade de São Paulo, Elisabete Fernandes, o diretor da Revista Raça, Maurício Pestana, o professor da Universidade Federal de Brasília, Ivair Augusto, entre outros representantes de Ong’s ligadas ao movimento negro, do Conselho da CONE e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro.


Na ocasião a coordenadora da CONE entregou à secretária americana um Plano de Ação Conjunto entre Brasil e Estados Unidos que propõe um acordo entre o Departamento de Educação americano e a Coordenadoria para a eliminação da discriminação étnico-racial.

Russlyn Ali apresentou seus projetos feitos para a população negra americana e interagiu com os participantes, respondendo a perguntas feitas por eles. O encontro possibilitou discutir sobre os atuais problemas com relação à discriminação e desigualdade na educação e mercado de trabalho, além de trocar experiências com ações já realizadas pelos dois países e criar possíveis parcerias para a inclusão do negro em todos os setores da sociedade.

Compartilhe

SMPP promove encontro de Combate ao Fumo

Para marcar o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, comemorado na última segunda-feira, 29, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu um encontro na Praça do Patriarca que reuniu profissionais da saúde à população da cidade de São Paulo.

Tendas foram distribuídas pelo local para atender o público, distribuir material informativo, realizar testes de glicemia, pressão arterial e o exame monoxímetro que analisa o estado dos pulmões dos tabagistas, já que o câncer nos pulmões é uma das principais doenças que ocasionam mortes entre os fumantes.

Esteve presente no evento o presidente do Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA) e coordenador de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino dos Santos Filho, que em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e o Instituto Paulista de Enfermagem, são responsáveis pela realização do evento.

Profissionais da saúde realizam exame com o monoxímetro

O encontro teve como objetivo reforçar as ações nacionais e municipais contra o tabagismo e conscientizar a população sobre os danos ocasionados à saúde pelo uso do tabaco. Segundo o Ministério da Saúde calcula-se que 200 mil brasileiros morrem anualmente devido às doenças crônicas causadas pelo fumo.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Termina a 15º edição do JORI 2011

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou entre os dias 25 e 28 de agosto a 15º edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI) da cidade de São Paulo. Essa etapa reuniu 54 delegações representantes de bairros da capital, totalizando 1261 atletas da melhor idade.

Secretário da SMPP parabeniza a organização e o entusiasmo dos atletas

Dentre as autoridades presentes na solenidade de abertura que aconteceu na última quinta-feira, 25, no Ginásio do Ibirapuera, estava o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, que parabenizou a organização do evento pelo empenho em desenvolver ações como esta que valoriza o idoso e elogiou o entusiasmo dos atletas ressaltando que o exercício físico é benéfico e pode contribui para a saúde mental. “Quero cumprimentá-los e dizer feliz participação do JORI 2011”, finaliza o secretário.

Durante a abertura, as delegações participantes desfilaram, foi acesa a Pira Olímpica, os atletas fizeram o juramento e foi dado início às competições de coreografias. As demais disputas de atletismo, bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez, continuaram durante todo o final de semana. O encerramento aconteceu no domingo, 28.

O JORI 2011 foi organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em conjunto com a Coordenadoria do Idoso (CI), da SMPP, e marcou a 8º Fase Capital das competições. O primeiro colocado, de cada uma das modalidades participará dos Jogos Regionais do Idoso (JEI) que acontece no mês de Novembro na cidade de São José dos Campos.

Confira mais fotos aqui

Compartilhe

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados aos alunos do Curso de Qualificação e Formação

No último dia 25, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados aos alunos do Curso de Qualificação e Formação. O evento aconteceu no auditório da SMPP.

Durante a entrega, o secretário parabenizou os participantes pelo empenho no desenvolver das aulas e ressaltou a importância de encontros como este. “A Secretaria de Participação e Parceria visa atender aos seres humanos e busca capacitar as entidades. Prepará-las faz com que o trabalho possa ser expandido, levando benefícios em conjunto para toda a população”.

Alunos do curso de qualificação e formação recebem diploma de conclusão

O curso foi dividido em dois módulos e ministrado pelos oficineiros Flávio Melo Monteiro e Paulo Henrique Pereira. Cerca de 70 gestores de entidades do terceiro setor foram capacitados para ter um maior aproveitamento de suas atividades sociais.

Os alunos presentes na entrega dos certificados puderam retirar algumas dúvidas com o advogado Paulo Henrique Pereira, que ministrou o módulo II do curso sobre Aspectos Gerais do Terceiro Setor e do FUMCAD.

A intenção da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, idealizadora do curso, é a de promover uma melhor articulação entre a Prefeitura e o terceiro setor.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SMPP realiza Pré-Conferência de Participação e Atenção às Drogas na Subprefeitura de Cidade Ademar

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na última terça-feira,23, a Pré-Conferência de Atenção às Drogas na subprefeitura de Cidade Ademar, zona Sul de São Paulo.

O evento contou com a presença do coordenador da Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino dos Santos Filho e do subprefeito da Cidade Ademar, Tenente Coronel Carlos Roberto Albertim, além de munícipes, servidores, entidades, o Conselho Tutelar, entre outras instituições que atuam na região.

Pré-Conferência discute a importância do combate às drogas

As autoridades presentes se pronunciaram a cerca da importância do combate às drogas para a região e apresentaram os eixos fundamentais que norteiam as atividades do Conselho Municipal de Atenção as Drogas (COMUDA) como a sensibilização sobre Drogas licitas e ilícitas e informações sobre os resultados de conferências anteriores.

Durante a Pré-Conferência foram eleitos e aclamados 9 delegados que irão representar a Subprefeitura de Cidade Ademar na IV Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas que acontece em setembro, entre os dias 21 e 23 deste ano.

O Projeto tem como objetivo estreitar os laços entre setor público e sociedade civil, bem como sensibilizar os participantes sobre a discussão de políticas públicas de drogas e álcool no combate às drogas.

Compartilhe

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SMPP realiza encontro sobre medicina alternativa

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou nos dias 08, 12,15 e 19 de agosto o evento "A cura através da natureza" que levou ao Pólo Cultural do Idoso especialistas da medicina alternativa para dar aulas sobre a temática e desenvolver atividades práticas, como a aplicação de acupuntura.

No primeiro dia, o farmacêutico e especialista em Fitoterapia, Adauto Luiz, falou sobre técnicas medicinais que utiliza plantas em preparações farmacêuticas, sendo capaz de aliviar ou curar enfermidades.

Especialista em Fitoterapia fala sobre o uso de plantas em preparações farmacêuticas

A acupunturista e cromoterapeuta, Sandra da Cunha, trouxe para o segundo dia de evento a técnica da medicina tradicional chinesa que consiste na aplicação de agulhas em diversos pontos do corpo. Os participantes puderam ver na prática como esse tratamento é realizado.

Especialistas na área da Auricoloterapia com sementes abordaram no terceiro dia esse método terapêutico derivado da acupuntura que utiliza sementes nas orelhas.

Para encerrar os encontros, a professora Célia Cruz e o terapeuta e diretor do Instituto Avalon, Serg Rios, ministraram na última sexta-feira, 19, a palestra sobre Florais de Bach, uma terapia floral destinada ao tratamento de doenças emocionais como estresse, depressão, pânico, desespero, ansiedades e preocupações.

As atividades, tanto teóricas como expositivas e de interação dos participantes, foram realizadas pela Coordenadoria do Idoso (CI), junto com o Instituto de Terapias Naturais (AVALON), da Escola de Terapias Orientais de São Paulo (ETOSP) e da Cooperativa dos Especialistas em Terapias Orientais (TEOR).

Confira as fotos do evento aqui

Compartilhe

Augusta Onze encerra a agenda do Som Jovem em agosto

Para encerrar a agenda de shows do Projeto Som Jovem deste mês de agosto, o Terminal de Ônibus Sacomã recebeu na última sexta-feira, 19, a banda Augusta Onze do Projeto Som Jovem.

Augusta Onze agita o Terminal Sacomã

A mistura do som das guitarras do rock ‘n’ roll com letras em português animou o fim da tarde dos usuários do transporte público da Zona Sul de São Paulo. A banda Augusta Onze surgiu no final de 2007 com o objetivo de levar música de qualidade com muito rock e energia.


O Projeto Som Jovem, gerido pela Coordenadoria da Juventude, é fruto da parceria entre a SMPP e a São Paulo Transporte (SPTrans), que disponibiliza espaços para talentos ainda desconhecidos na cidade de São Paulo. A iniciativa criada em 2008, além de lançar bandas novas, também tem o objetivo de entreter a população durante o retorno do trabalho ou da escola.

Confira mais fotos do show aqui

Compartilhe

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Telecentro Ilê Alaketú Asé Ibualamo recebeu representantes da SMPP

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), através do Coordenador Geral da Coordenadoria da Inclusão Digital, (CID) João Francisco Berci, juntamente com sua equipe de trabalho visitou no dia 09/08 o Telecentro Ilê Alaketú Asé Ibualamo, localizado na Chácara Conrado, zona sul de São Paulo.

Inaugurado em 2008, o telecentro Ilê Alaketú Asé Ibualamo que conta com 986 usuários cadastrados e 20 computadores com conexão à internet, tendo capacidade para atender 200 alunos diariamente, está em plena atividade desenvolvendo várias atividades para a comunidade local. O espaço oferece cursos de introdução à informação, editor de textos – Writer, introdução à arte digital, digitação, HTML, pesquisa na rede, entre outros, gratuitamente para toda a população da zona sul de São Paulo.

A entidade funciona como uma verdadeira Associação de Moradores do bairro oferecendo uma Biblioteca Comunitária, Projeto Xirê de prevenção contra a AIDS em parceria com a DST/AIDS. Sala de atendimento do programa Ação Família com a SMADS e em desenvolvimento de obras, espaço para futura Oficina Profissionalizante de Costura que deverá ser uma continuidade da parceira com a Secretaria de Participação e Parceria.

Durante a visita os representantes da SMPP foram recepcionados pelo presidente da entidade, José Carlos de Ibualamo e sua equipe. Na ocasião o coordenador da CID apreciou o espaço e analisou melhorias para futuras instalações de oficinas visando um melhor desempenho do trabalho local junto à comunidade.

Compartilhe

Representantes da SMPP visitam Telecentro Canário Esporte Clube

A Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), através do Coordenador Geral da Coordenadoria da Inclusão Digital, (CID) João Francisco Berci, juntamente com sua equipe visitou no dia 17/08, o Telecentro Canário Esporte Clube, localizado na zona Leste de São Paulo.

Inaugurado em 2008, o Telecentro Canário Esporte Clube, conta com 1.436 usuários cadastrados e 20 computadores com conexão à internet, tendo capacidade para atender 200 alunos diariamente, está em plena atividade desenvolvendo várias atividades para a comunidade local. O espaço oferece cursos de introdução à informação, editor de textos – Writer, introdução à arte digital, digitação, HTML, pesquisa na rede, entre outros, gratuitamente para toda a população da zona Leste III, Cidade Tiradentes, São Paulo.

A entidade gerenciadora, Canário Esporte Clube funciona desde 10/04/1986, presidida por Cláudio Roberto Gondim de Souza, prestando relevantes serviços sociais à comunidade como o sócio esportivo e o de inclusão digital através do Telecentro.

Durante a visita os representantes da SMPP foram recepcionados pela tesoureira, Ana Lucia de Lima e sua equipe e puderam apreciar o espaço, a excelente gestão da entidade e a competência da equipe de trabalho técnico disponibilizada pela parceira da SMPP, o Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT).

Na ocasião, a equipe da SMPP/ CID visitou pela indicação e presença da Ana Lucia de Lima a Associação Lar Ditoso, presidida por. Rodrigo Arnaldo Sales, em José Bonifácio, Guaianases, entidade interessada e possuidora de espaço compatível para futura instalação de Telecentro.

Compartilhe

SMPP comemora o Dia do Vizinho


Na manhã desta sexta-feira, 19, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu uma homenagem ao Dia do Vizinho, celebrado no dia 20 de agosto. O encontro aconteceu no espaço da Incubadora de Projetos Sociais localizado no bairro do Cambuci, Zona Sul de São Paulo.

Para iniciar a comemoração, o coral da SMPP, Novo Canto, formado por servidores públicos, animou os participantes na abertura do evento com canções da música popular brasileira.

Coral da SMPP se apresenta na comemoração do Dia do Vizinho

Em seguida, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de participação e parceria, Uebe Rezeck, parabenizou a iniciativa da Incubadora de Projetos Sociais e frisou a fala da poetisa Cora Coralina, idealizadora do Dia do Vizinho, que dizia que o vizinho é mais parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente. “Que essa comemoração sirva de reflexão para todos os dias do ano, não só no Dia do Vizinho”, declarou Edson.


Na sequência, a Coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, falou de sua satisfação em realizar eventos como este e da importância de se ter uma proximidade com os vizinhos. “É preciso tecer essa rede social com amor, solidariedade e generosidade”.

A Incubadora de Projetos Sociais preparou além da apresentação do coral outras atrações que homenagearam o Dia do Vizinho e que reforçam o sentimento de vizinhança de modo a impulsionar e fortalecer a memória afetiva do Cambuci, como oficinas de arte, apresentação de dança do Grupo do Pólo Cultural do Idoso, exibição do documentário “Eu Sou o Cambuci”, de João Carlos Otta, exposição de fotos do Jornal do Cambuci e Aclimação, e da Fundação de Energia e Saneamento.

Confira as fotos aqui


Compartilhe

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pré-Conferência de Atenção às Drogas mobiliza população do Jabaquara e Itaim Paulista em São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na última quarta-feira, 17, as Pré-Conferências de Atenção às Drogas. Uma delas aconteceu no auditório da Subprefeitura do Jabaquara e a outra na Subprefeitura do Itaim Paulista.


O evento contou com a presença do coordenador da Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino dos Santos Filho, do subprefeito do Jabaquara, coronel Roberto Costa, do subprefeito do Itaim Paulista, coronel João dos Santos de Souza, profissionais da saúde, educadores e da comunidade local.


Ao final de cada um dos encontros, dezesseis participantes foram eleitos como delegados para representar a região da Subprefeitura do Jabaquara e outros dezesseis para a Subprefeitura do Itaim Paulista Conferência Municipal.

As Pré-Conferências, organizadas pelo Conselho Municipal de Política Pública de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA), a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), serviram para elaborar novos planos de política pública social e discutir os eixos fundamentais que norteiam as atividades do COMUDA.

Compartilhe

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Avanços e desafios da Política Nacional do Idoso são debatidos na 3ª Conferência

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na manhã de hoje, 17 de agosto, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da cidade de São Paulo no auditório da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD).


Uebe Rezeck compõem a mesa de abertura da 3ª Conferência Municipal do Idoso

Organizada pela Coordenadoria do Idoso (CI), da SMPP, a Conferência contou com a presença de representantes de entidades, prefeituras, conselhos e coordenadorias preocupadas com a questão do envelhecimento.

Compuseram a mesa de abertura, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o coordenador geral da Coordenadoria do Idoso, Luiz Hélio de Oliveira, a vice-prefeita da cidade de São Paulo, Alda Marco Antônio, o Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso, Marcel Tomé, o Vereador Gilberto Natalini e o Vereador Cláudio Prado.

O secretário da SMPP cumprimentou e parabenizou as autoridades e presentes pela iniciativa do encontro. Ressaltou a importância de momentos como este que permitem debater sobre temas relevantes à população idosa. “Hoje é um momento de congraçamento e também para discutir ideias e propostas. Que possamos sair daqui com políticas públicas efetivas”, declara Uebe Rezeck.



Secretário da SMPP saudou as autoridades e presentes

Na sequência, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência e a divisão das salas temáticas dos IV eixos determinados pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI).

Neste terceiro ano de Conferência, os diferentes temas abordados nas mesas de debate falam sobre a questão do compromisso de envelhecer com justiça, saúde, assistência social, cultura, esporte, entre outros direitos que ofereçam à pessoa idosa uma vida digna.

Ao retornar das salas temáticas, os grupos apresentaram as propostas para aprovação em plenário e participam da eleição e proclamação dos delegados eleitos para a Conferência Regional.

Confira as fotos da Conferência aqui


Compartilhe

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SMPP realiza a II Conferência Municipal LGBT de São Paulo

A Secretaria Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (Cads) realizou nos dias 12, 13 e 14 de agosto a II Conferência Municipal LGBT de São Paulo.


Uebe Rezeck abre a II Conferência Municipal LGBT

Durante a abertura oficial do evento o secretário de participação e parceria, Uebe Rezeck, saudou os participantes e manifestou seu apoio e respeito à população LGBT na luta contra todo tipo de discriminação. Na sequência os participantes assistiram ao show do cantor, ator e compositor, Eduardo Dussek, ícone da década de 80.


No dia 13 de agosto, os participantes da II Conferência discutiram e sugeriram propostas nos eixo de saúde, educação, segurança, cultura, desenvolvimento econômico e trabalho, habitação e assistência social, direitos humanos e justiça e turismo, esporte e lazer.


As propostas vindas desses Grupos de Trabalho foram votadas e aprovadas em plenária final no dia 14 de agosto e auxiliará na construção do Plano Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e no Combate a Homofobia e estabelecerá as diretrizes e metas para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva sem qualquer tipo de discriminação ou preconceitos.


A Conferência é um espaço de discussões entre a sociedade civil e o poder público municipal e que objetiva formular e fomentar as políticas públicas para a população LGBT paulistana e a construção do Plano Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e o Combate a Homofobia.


Outro importante papel é o de avaliar o progresso do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e do Plano Estadual, bem como na sugestão e propostas para as etapas das conferências estadual e nacional.



Compartilhe

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SMPP comemora o Dia dos Pais

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu hoje, 12, a palestra “O que se pretende com a celebração deste dia” em homenagem ao Dia Dos Pais. O evento, idealizado pelo departamento de Gestão de Pessoas (SUGESP), aconteceu no auditório da SMPP.

Secretário da SMPP participa da comemoração do Dia dos Pais

Uebe Rezeck participou da abertura do evento, destacando a importância da data não somente para os pais, mas também para toda família. “A figura do pai é um exemplo a ser seguido pelos filhos, o que torna necessário exercer a paternidade de forma responsável através de um planejamento familiar”, declara o secretário.

Concluiu ainda, que muitos problemas sociais relacionados à violência, gravidez na adolescência, brigas na família, estão atrelados à desestruturação familiar, já que os filhos buscam nos pais um exemplo a ser seguido.

Na sequência, o especialista em Desenvolvimento Gerencial da Autarquia Hospitalar Municipal, Anivaldo Solano Santos, deu início ao debate sobre “Pai Contemporâneo”, no qual tratou a necessidade que os pais têm de adaptar-se às mudanças ocorridas na sociedade atual e na expectativa que os filhos depositam neles.

Na seqüência, foi realizado a dinâmica “Bingo das Características”, para que os participantes entendessem a importância da comunicação para conhecer o próximo. Em relação aos filhos é a mesma coisa, não é possível conhecê-los sem que exista diálogo.

Compartilhe

SMPP na mídia: Blog Netinho de Paula

Secretaria de Participação e Parceria abre edital para implantação e manutenção dos Telecentros

Está aberto, até dia 20 de agosto, o edital de chamamento da Secretaria de Participação e Parceria, através da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), para o credenciamento e seleção de entidades sem fins lucrativos visando a implantação e manutenção de Centros de Democratização do Acesso à Rede Mundial de Computadores - Telecentros Comunitários.

Para o vereador Netinho de Paula, que vem promovendo em seu mandato o fortalecimento de entidades que atuam em nossa cidade, é muito importante que este processo de seleção seja divulgado amplamente, para que mais atores sociais possam integrar o processo. "Os Telecentros cumprem um papel fundamental na inclusão social dos nossos jovens na periferia, possibilitando o acesso à informação e a participação mais ativa em nossa sociedade."

Para mais informações sobre como se inscrever, acesse http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/telecentros/noticias/index.php?p=31038

Confirma a matéria aqui

Compartilhe

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Uebe Rezeck participa do Curso de Qualificação e Formação do IPEM na SMPP

Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria, esteve presente na manhã desta quarta-feira, 10, no curso de qualificação e formação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) que aconteceu no auditório da SMPP.

O curso foi ministrado pelo Superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, que apresentou aos participantes a atuação do Instituto e sua relação com o Código de Defesa do Consumidor.

Secretário fala da importância da parceria entre a SMPP e o Ipem

O evento, administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), teve como público alvo servidores da rede municipal. Todos receberam ao final do encontro um certificado de participação.

A parceria firmada entre a SMPP e o Ipem, em julho deste ano, tem a intenção de criar e fortalecer laços, visando facilitar o acesso às informações referente aos direitos do consumidor e dos munícipes.

Compartilhe

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SMPP realiza Pré-Conferência de Participação e Atenção às Drogas

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou no último dia 2 a Pré-Conferência de Participação e Atenção às Drogas na Casa de Cultura da Brasilândia. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Política Pública de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA), a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), contou ainda com a ajuda da Subprefeitura da Freguesia Brasilândia.

O encontro contou com a participação de moradores do bairro, profissionais, líderes comunitários e representantes do poder público que discutiram sobre o tema “Drogas”, especialmente no que diz respeito às drogas ilícitas.


Pré-Conferência discute temas da atualidade e elege delegados

A Pré-Conferência possibilitou debates sobre temas importantes da atualidade como: tratamento, prevenção nas escolas e empresas, legalização de drogas ou descriminalização, redução de danos, propaganda e mídia, políticas públicas de droga e álcool, recuperação e inserção social.

Ao final do evento dezoito participantes foram eleitos como delegados para representar a região da Subprefeitura da Fregueia/Brasilândia na IV Conferência Municipal, que vai reunir todas as regiões da cidade, no segundo semestre deste ano.

Compartilhe

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Uebe Rezeck entrega certificado aos alunos do "Frutos da Terra"

Na manhã desta sexta-feira, 5, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados aos alunos da turma de julho do Curso Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável, do Projeto Escola Estufa Lucy Montoro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo. Ainda na manhã de hoje, foi dado início à nova turma de agosto.

O curso, administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, permite que os alunos se tornem aptos para desenvolverem hortaliças em suas próprias casas, comunidades, escolas e lugares favoráveis para o plantio direto, que é um sistema diferenciado de manejo do solo que visa diminuir o impacto e danos futuros.



Secretário entrega certificados aos alunos da turma de julho


Com aulas práticas e teóricas ministradas por profissionais capacitados, o projeto também ensina técnicas de cultivo de hortaliças e plantas, compostagens, receitas úteis, reeducação alimentar e comercialização dos produtos visando a formação de agentes multiplicadores.

O Projeto Escola Estufa Lucy Montoro, criado em 2008, tem como objetivo formar multiplicadores do sistema para manejar hortas comunitárias, estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas e espécie para paisagismo. Este tipo de ação tem como benefício a diminuição dos custos de produção, do impacto ambiental e enriquecimento do solo.

A Escola Estufa Lucy Montoro conta com outras seis unidades localizadas no distrito das subprefeituras da Mooca, Sé, Capela do Socorro, Vila Prudente, São Miguel, Parelheiros. A SMPP tem previsão para ampliar o projeto para as 31 subprefeituras até 2012. O curso Frutos da Terra tem duração de um mês e meio e é aberto gratuitamente para toda a comunidade.

Confira as fotos aqui

  Compartilhe

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SMPP promove I Concurso Cambuci de Receitas

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu nos dias 2 e 3 de agosto mais uma etapa do I Concurso Cambuci de Receitas no Senac Aclimação, localizado na Zona Sul de São Paulo.

O objetivo do concurso, organizado pela Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, é incentivar o desenvolvimento de receitas a base de Cambuci, visando sua experimentação e acesso do fruto entre a população.

Cada participante teve duas horas para elaborar suas receitas e apresentá-las ao júri que pode degustar e avaliar através dos seguintes quesitos: sabor, melhor aproveitamento da fruta cambuci, textura do prato, criatividade, apresentação final, higiene, organização e pontualidade.


Um júri técnico avaliou o desempenho dos participantes


Para avaliar o desempenho dos 8 participantes, o concurso contou com a presença de um júri técnico de Chefs de São Paulo e uma equipe de profissionais do Senac.

Nesta fase da competição foi escolhida a melhor receita de doce e salgado, que tiveram como ingrediente obrigatório o Cambuci. O resultado ainda não foi divulgado. A grande final acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Espaço Gourmet do Mercado Municipal de São Paulo.

A Fruta Cambuci

Fruta nativa da Mata Atlântica, o cambuci tem sabor agridoce e é rico em vitamina C e em agentes antioxidantes. O nome vem de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com potes de cerâmica. Sua frutificação é abundante e ocorre em janeiro e fevereiro, prevalecendo até o mês de maio. Segundo pesquisadores a fruta tem o poder benéfico no retardamento do envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.

Através da sua polpa as pessoas podem fabricar vários e saborosos produtos como: doces, sucos, bolos, trufas, geléias, chá, cachaça, licor, coquetéis, empadas, tortas, sorvetes, dentre outros.

Confira as fotos do Concurso aqui

Compartilhe