Siga

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uebe Rezeck visita Telecentro no Itaim Paulista

Nesta quinta-feira, 27, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitou o Telecentro Sampav, localizado na Subprefeitura do Itaim Paulista, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital (CID) e pelo chefe de gabinete, Edson Correa.

O secretário da SMPP e toda sua equipe foram recepcionados pelo Presidente da Associação Sociedade Amigos do Parque Veredas, Antonio Carlos Cazuza e pelo Supervisor técnico da região, Eloisio Dantas Junior.

Secretário da SMPP e equipe visitam Telecentro Sampav

A unidade foi inaugurada em novembro de 2009 após um convênio assinado entre a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e a Sociedade Amigos do Parque Veredas.

O Telecentro Sampav que possui atualmente 1775 usuários cadastrados disponibiliza cursos técnicos e oficinas gratuitas e profissionalizantes que visam à inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores.

Durante a visita, Uebe Rezeck visitou as instalações da unidade, pode ver o trabalho realizado pela associação que busca sempre trazer melhorias para comunidade e ainda conversou com funcionários e usuários do Sampav.


Compartilhe

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados para a turma do curso Frutos da Terra

Na manhã desta quarta-feira, 26, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o Workshop Bem Viver Alimentação Saudável. O evento, realizado no auditório da pasta, discutiu a adoção da alimentação saudável para a prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida.

Alunos do Frutos da Terra assistem palestra sobre alimentação saudável

O evento reuniu também os alunos das regiões de Parelheiros, Mooca, Sé, Vila Prudente, Capela do Socorro, São Miguel e Taipas, que participaram do curso Frutos da Terra : Por uma sociedade sustentável, do Projeto Escola Estufa Lucy Montoro, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), da SMPP.

A nutricionista, Rosana Magalhães Gaeta, ministrou a palestra e mostrou como manter uma vida saudável através de uma boa alimentação rica em frutas, legumes, verduras e líquidos. Falou também sobre a necessidade da busca constante pelo equilíbrio alimentar. “A alimentação é a base para a manutenção da saúde e do bem estar”.

Rosana Gaeta explicou que muitas doenças são causadas devido a uma má alimentação e que, portanto, é preciso estar atento aos tipos de alimentos ingeridos e ressaltou a importância do sono para a colaboração do funcionamento do corpo e do organismo. Os participantes puderam tirar dúvidas, esclarecer mitos sobre alimentos e ainda compartilhar experiências e idéias.

Ao final da palestra, o Coordenador do Conpares, Fábio Souto e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fizeram a entrega dos certificados aos alunos do curso. O chefe de gabinete, Edson Correa e o Secretário Adjunto, Felipe Spir também participaram do evento.


Compartilhe

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados para a última turma do Curso de Qualificação e Formação

Nesta terça-feira, 25, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados para os alunos da última turma do Curso de Qualificação e Formação de Entidades do Terceiro Setor. O evento aconteceu no auditório da SMPP, no centro de São Paulo.

Alunos da última turma do "Ong passo a passo" recebem certificado

Durante a entrega dos certificados o secretário parabenizou os participantes. “A parceria é algo fundamental para a SMPP, quando trabalhamos em parceria, estamos somando e a soma faz de todos nós ganhadores”.

O curso foi dividido em três módulos e ministrados pelo coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), Fábio Souto, e pelo oficineiro Flávio Melo Monteiro, que abordou estratégias e orientações organizacionais para o bom desempenho de entidades do Terceiro Setor.

O superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, participou no último dia de aula abordando questões referentes às ações do instituto e à proteção do consumidor em sua relação de consumo.

O projeto é administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES) e tem como objetivo promover uma melhor articulação entre a Prefeitura e o Terceiro Setor, promovendo a capacitação dos participantes para um maior aproveitamento de suas atividades sociais.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SMPP assinou 29 convênios para a abertura de novos Telecentros

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, assinou na manhã desta sexta-feira, 21, convênios com entidades e organizações sociais para a construção de 29 novos Telecentros na cidade de São Paulo. A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), na Rua Líbero Badaró, 119.

Uebe Rezeck firmou convênio com 29 entidades

Para compor a mesa da cerimônia, estavam presentes o coordenador geral da Inclusão Digital (CID), João Franscisco Berci, o Chefe de Gabinete, Edson Correa, os coordenadores da CID, Alan Rachas Ribeiro e Elaine Cristina de Souza, e o representante da parceira IDORT, empresa responsável pelos telecentros, Wagner Fernandes.

Uebe Rezeck, enalteceu a oportunidade que o Programa Telecentro oferece a população da cidade de São Paulo, não só de inclusão digital mas de interação de toda a sociedade. “A parceria firmada hoje transforma o perfil da cidade, integrando a comunidade e preparando o ser humano para dias melhores”.

O coordenador da CID, João Berci, pontuou alguns projetos, ações, metas a cumprir e novos serviços da Coordenadoria que se mostra preocupada em avançar os limites da inclusão digital, como por exemplo com o projeto “Papo Comuda” que visa debater o assunto drogas através de um bate papo on line com especialistas. Berci aproveitou para agradecer a dedicação do secretário da SMPP e parabenizou também toda sua equipe de trabalho.

Os convênios firmados, garantem às entidades recursos para a instalação de equipamentos que possibilitem à população o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.

As organizações sociais devem disponibilizar uma área correspondente a 60 m2, capaz de abrigar 20 computadores, sanitários e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.

A Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), gestora do Programa Telecentro, garante após aprovação das documentações, a realização das obras para adequações dos espaços para que entrem em funcionamento em até 45 dias, além de verba para os gastos com água, luz, internet, telefone e seguro dos computadores, mediante prestações de contas.

O Programa Telecentros visa democratizar a inclusão da população em oportunidades de acesso à informática e internet, através de projetos para a qualificação acadêmica e profissional, promovendo a inclusão digital das parcelas mais vulneráveis da população.

Confira a relação das Organizações Sociais conveniadas :

1. Associação Popular de Saúde- APS-
2. Associação Alexandre Ossani do Jardim Iporanga.
3. Associação de Amigos Voluntários do Projeto Pinderê (AAVPP).
4. Casa de Cultura e Educação São Luiz –CCESL-
5. Associação Beneficente Projeto Povo da Periferia.
6. Associação Pro Melhoramentos de Vila Prel.
7. Instituto Cio da Terra.
8. Via Cultural – Instituto de Pesquisa e Ação pela Cultura.
9. Centro de Integração Social Macedônia.
10. Associação Beneficente e Comunitária das Crianças e Adolescentes
da Zona Sul- ABECCA-
11. Associação Beneficente e Comunitária das Crianças e Adolescentes
da Zona Sul –ABECCA-
12. Associação Comunitária dos Moradores da Cidade Kemel.
13. Associação Anjos da Paz de Vila Santista.
14. Associação Beneficente AMAR – ABA.
15. Associação Cultural e Recreativa Criança Feliz.
16. Associação de Jovens do Jardim Castro Alves.
17. ABRACCI – Ação Brasileira de Assistência e Conscientização da Cidadania.
18. Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branca.
19. Associação Acezos.
20. Associação Benção de Paz.
21. Associação Genésio e Carminha.
22. Associação Pro Moradia Parque Fernanda.
23. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Vila Progresso)
24. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Jardim Castelo)
25. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Vila Mara)
26. Instituto Ouvir Meyer Nigri
27. Organização Social Santa Terezinha (Substituição Telecentro Santa Terezinha)
28. MOCA - Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente
29. Associação Beneficente Comunitária Cultural Esportiva Elite do Estado de São Paulo (Substituição Telecentro Gráficos)


Compartilhe

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

É inaugurado o “Espaço Cultural Cambuci”

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez na manhã desta quinta-feira, 20, o descerramento da placa que inaugurou o “Espaço Cultural Cambuci” nas dependências da Incubadora de Projetos Sociais.

Uebe Rezeck participa da inauguração do Espaço Cultural Cambuci

A cerimônia de inauguração contou com a presença da coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, do chefe de gabinete, Edson Correa, do vereador Dalton Silvano, servidores públicos, residentes da região, entre outros convidados.

Durante a solenidade, a coordenadora da Incubadora, Eliana Peixe, falou emocionada da importância deste novo espaço para os munícipes e ainda agradeceu todos os envolvidos em mais essa conquista. Agradeceu também o apoio do secretário, Uebe Rezeck, e da própria SMPP que sempre contribui para as realizações da Incubadora.

Na ocasião, Uebe Rezeck, mostrou-se orgulhoso em poder entregar para a população um espaço de convivência e de aprendizado. Parabenizou, também em nome do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o esforço da Incubadora que sempre procura atender todas as solicitações da população. “Está entregue a vocês este espaço, que não é da Secretaria, nem da Incubadora e sim da comunidade”, finaliza o secretário.

Participou também, desta manhã de festa e comemoração, o coral do Pólo Cultural do Idoso, cantando um repertório de música popular brasileira. O Camerata Futurong, um grupo de música instrumental e erudita formado por jovens e adolescente em situação de risco social, também se apresentou.

A nova instalação será um espaço multiuso, constituído de auditório e área gourmet (equipada com cozinha industrial), que será usada para eventos, seminários, cursos e também para a capacitação gastronômica.

Com essa inauguração a Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, visa atender com mais qualidade e conforto toda a população que participa dos eventos realizados pela coordenadoria.


Compartilhe

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novos Conselheiros Tutelares foram eleitos em São Paulo

No último domingo, 16, foi realizada a eleição do Conselho Tutelar para a gestão 2011/2014 que elegeu os 44 novos conselheiros tutelares da capital paulista. Mil e nove candidatos concorreram às 220 vagas existentes ao cargo de conselheiro (cinco por Conselho de cada região). No total, 138 mil eleitores participaram da eleição.

Uebe Rezeck acompanha Kassab na eleição do CMDCA

A votação ocorreu em urnas eletrônicas para garantir transparência ao processo, facilitando uma participação maior da comunidade e haverá colégios eleitorais em todos os bairros concentrando as seções adjacentes.

A posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 18 de novembro no Salão nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a partir das 19h. Após o dia da posse, os novos conselheiros deverão participar de uma série de cursos de formação afim de melhor prepará-los para o cargo a ser desempenhado.

A eleição foi dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), que instituiu uma comissão eleitoral, para este fim, composta por 6 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 02 (dois) suplentes do referido Conselho e 02 (dois) representantes da sociedade civil.

Puderam votar todas as pessoas maiores de 16 anos que possuírem título de eleitor. Os eleitores podiam votar uma única vez e em apenas um candidato para o Conselho Tutelar de uma das 44 regiões de acordo com a listagem dos locais de votação e seções.

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei nº 8.096, de 13 de julho de 1990. Esta lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este órgão municipal tem a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhado do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, participou da votação neste domingo na Biblioteca Álvaro Guerra, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.

Veja a apuração dos votos

Serviço:

Posse dos candidatos

Quando: 18 de novembro
Local: Faculdade de Direito – Largo São Franscisco, 95
Horário: 19h às 21h


Compartilhe

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Telecentro no Cambuci tem cerimônia de descerramento de placa

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez na manhã desta quinta-feira, 06, o descerramento da placa do Telecentro Clube Escola Cambuci – Rubens Pecce Lordello, localizado no bairro do Cambuci.

Secretário da SMPP faz descerramento de placa de novo Telecentro

A inauguração da unidade de inclusão digital é uma parceria entre a Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação Clube Escola Cambuci Rubens Pecce Lordello, que cedeu o espaço.

Uebe Rezeck, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital, e o vereador Dalton Silvano, visitou as instalações do telecentro e pode acompanhar de perto o trabalho realizado pela equipe da inclusão digital.

Durante a cerimônia, o secretário se mostrou honrado em poder prestigiar mais uma inauguração. Ressaltou a grandeza que é o Programa Telecentro para o processo de inclusão digital da população e o desenvolvimento da sociedade de um modo geral. “Muito me satisfaz ver todo o trabalho desenvolvido para comunidade junto com Poder Executivo, o Legislativo e duas secretarias”.

Os usuários terão acesso à 20 terminais e uma impressora

Rezeck destacou também, a contribuição dos Telecentros na vida da comunidade. “Com os Telecentros é possível capacitar a população profissionalmente e prepará-los para o mercado de trabalho”.

O programa Telecentro, gerido pela CID, disponibiliza espaços públicos para a utilização de computadores e acesso à internet e tem como objetivo reduzir a exclusão digital. Os usuários terão acesso à 20 terminais e uma impressora. Este novo equipamento tem capacidade para atender mais de 6 mil usuários por mês e 209 usuários por dia.

É oferecido aos usuários cursos e oficinas que variam de acordo com a demanda local. Os mais procurados são: Introdução à Informática; Digitação; Editor de Planilha; Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web; Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; BLOG – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.


Compartilhe

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SMPP promoveu lançamento de Livro

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), realizou ontem, 04 de outubro, o lançamento do livro “A Universidade e a Formação para o Ensino da História e Cultura Africana e Indígena”, no auditório da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp).

A cerimônia de lançamento contou com a presença da Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, que fez uma breve apresentação dos resultados do II Fórum de Ensino Superior, realizado em 2010, assim como as ações da coordenadoria e sobre a intenção do lançamento do livro.

Livro reúne discussões do II Fórum de Ensino Superior

Participaram também o Prof. Dr. Antonio Jonas Dias Filho, da UniSantana, da Profª Dra Marina Gusmão de Mendonça,da UNESP, da Profª Ms Adriane Costa da Silva, especialista nas questões indígenas, que estiveram no II Fórum discutindo e propondo ações para a implementação do ensino da cultura Africana e Indígena nas instituições de ensino.

A Profª Dra Vera Cristina de Souza, da Faculdade Zumbi dos Palmares e UNISA, o Prof Dr Luiz Antonio Dias, também da UNISA, a Profª Reimy Solange Chagas, da UNIESP e PUC-SP e Antonio Carlos Arruda, da Coordenadoria de Políticas para a população negra e indígena, da Secretaria de Justiça, que tiveram textos publicados nesta edição, também marcaram presença neste dia. Cada um dos docentes apresentou o conteúdo trabalhado ao longo dos textos.

O evento ainda reuniu alunos, escritores e interessados em literatura e questões relacionadas à cultura afrodescendente. A intenção do lançamento foi a de ressaltar a importância de se conhecer a história e cultura da população negra e indígena, assim como incentivar as universidades a implementar a temática dentro da sala de aula e fortalecer o mercado da literatura negra.

Compartilhe

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dois shows no Terminal Mercado encerram a agenda do Som Jovem em setembro

Na última sexta-feira, 30, o Terminal Mercado recebeu a banda K2 e a cantora Simone Pelissari que agitaram o final da tarde dos usuários do transporte público no centro da cidade de São Paulo, encerrando a programação do mês de setembro do Projeto Som Jovem.

Show de rock da Banda K2 agita o Terminal Mercado

Ao longo do mês, os Terminais da Lapa e Jabaquara também tiveram apresentações musicais, com a banda Gooks e cantor de Reggae Music e MPB, Enah-Há que propõe iniciativas sustentáveis através de suas músicas.

Enah-Há traz ao Terminal Lapa o ritmo do Reggae Music e MPB

Os shows do Projeto Som Jovem são gerenciados pela Coordenadoria da Juventude, da SMPP, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da São Paulo Transporte (SPTRANS) que sedem os espaços para as apresentações.

Compartilhe

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

III Rota Gastronômica do Cambuci termina em clima de comemoração

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou neste final de semana, 01 e 02, o encerramento da III Rota Gastronômica do Cambuci. Depois de percorrer cidades próximas da Serra do Mar, como Santo André/Vila de Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna e Mogi das Cruzes, a Rota voltou à capital em clima de comemoração. O local escolhido para o evento foi o Espaço Gourmet do Mercado Municipal.

Produtos feitos com cambuci são expostos no mezanino do Mercadão

Cachaça, doces, sorvete, bolos e outras iguarias feitas a base com cambuci foram expostas no mezanino do Mercadão pelas cidades participantes do evento. Houve também degustação e comercialização de produtos à base de Cambuci.

No domingo a tarde aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade e o de Melhor Receita da Rota, entre doces, salgados e bebidas que foi eleita por um júri técnico composto por Chefs de cozinha, confeiteiro, bartender e convidados especializados.

A festa de encerramento contou com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, que prestigiaram o desempenho dos participantes e de suas receitas com o uso do cambuci.

A III Rota Gastronômica do Cambuci tem o intuito de resgatar e incentivar o consumo do cambuci, promovendo o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico sustentável, além de apresentar a diversidade da gastronomia de cada região e proporcionar a interação de munícipes e turistas de toda a cidade de São Paulo.

A terceira edição da Rota Gastronômica do Cambuci, capitaneada pela Incubadora de Projetos Sociais, contou com o apoio do Governo do Estado, Instituto Florestal e a Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE).

Confira as fotos aqui

Compartilhe

SMPP beneficia 27 entidades e repassa mais de 5,3 milhões do Fumcad

Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinaram 29 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 27 entidades. No total foram repassados mais de 5 milhões e 300 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes da cidade.

Gilberto Kassab assina convênios com entidades

A celebração dos convênios aconteceu na Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, local em que o Instituto Verdescola, uma das organizações beneficiadas, realiza ações de educação ambiental.

Para o prefeito, os convênios celebram o apoio da Prefeitura e das entidades sociais com a população. Na ocasião, agradeceu o trabalho das entidades e envolvidos no projeto. “É uma satisfação em poder prestigiar estas novas assinaturas. Que possamos contribuir com o trabalho de vocês e ampliar cada vez a parceria”.

Uebe Rezeck, ressaltou o quanto o trabalho da Prefeitura em conjunto com a sociedades organizada é importante para dar a São Paulo a oportunidade de uma demonstração de respeito pelas nossas crianças. “Já retiramos das ruas 105 mil crianças e jovens que foram atendidos pelos projetos assinados, nossa intenção é sensibilizar ainda mais os empresário para que possamos continuar esse grande trabalho”.


Uebe Rezeck fala da importância do Projeto

No mês de setembro foram repassados R$ 7.538.719,44 para 31 projetos das organizações sociais. Com estas novas assinaturas, a SMPP chega ao número de 787 convênios assinados desde 2006.

As instituições que foram beneficiadas com as assinaturas de hoje são: SALUS – Associação p/ a Saúde Núcleo Salus Paulista, Associação Programa Educa, Fundação Julita, Projeto Vida Nova São Paulo, Instituto Barrichello Kanaa, Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho, Instituto Patricia Medrado, Fundação Fé e Alegria do Brasil - São Paulo, Moradia Associação Civil, Associação Alfabetização Solidária – ALFASOL, Obra Social Dom Bosco, Instituto Verdescola, Instituto de Ação Social Presidente Juscelino, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Centro de Assistencia Social Nossa Senhora da Piedade, Associação Cedro do Libano de Proteção a Infância, Fundação São Paulo, Instituto Movere de Ações Comunitárias, Camp Pinheiros - Centro de Aprendizagem e Monitoramento, Associação Arte Despertar, Imagemagica, Associação de Amigos Excepcionais do Brooklin, Lar Mãe do Divino Amor, Congregação de Santa Cruz, Associação Cultural e Recreativa Esportiva Bloco do Beco, Fundação Orsa, Associação Meninos do Morumbi.

Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.
Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe