Siga

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ação “Gente que se importa” da Secretaria de Participação e Parceria

Na manhã desta quarta-feira, 04, aconteceu no gabinete da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), a Ação “Gente que se Importa”, nessa primeira edição o jovem Alex Gomes de Carvalho foi homenageado por ter resgatado a garota Brenda Gabriela da Silva, de 04 anos. A menina havia sido sequestrada há aproximadamente 15 dias durante um Culto em uma Igreja Evangélica, localizada no bairro do Cambuci.

A Ação “Gente que se Importa”, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria, homenageia pessoas e assuntos que se destacam na sociedade e que mantêm interface com as políticas públicas praticadas pela Secretaria e pelas Coordenadorias que fazem parte de sua estrutura. Dentre elas destacamos as ações de proteção, cuidado e inclusão social voltadas para crianças e adolescestes, população negra, idosos, diversidade sexual, direitos da mulher, juventude, atenção a drogas e álcool, empreendedorismo social e inclusão digital.

Medalha da ação "Gente que se Importa"

Alex Gomes de Carvalho, de 17 anos, vem de uma família humilde, trabalha como estoquista em uma bomboniere. É órfão e analfabeto. Conhece a garota Brenda por ser vizinho da família, no bairro da Mooca.

Após descobrir que a garota tinha sido sequestrada, Alex sentiu-se comovido com o caso, e chegou a pedir em suas orações quando esteve em viagem a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo, para que o caso fosse solucionado.

Em uma tarde rotineira dentro de seu trabalho, no bairro do Cambuci, Alex avistou uma garota parecida com Brenda e ao se aproximar, reconheceu que aquela era sua vizinha.

“Eu cheguei perto e vi que a menina era muito parecida. Perguntei para o homem que estava com ela e ele me disse que ela era sua filha. Eu desconfiei e perguntei para menina se ela se chamava Brenda, e com a cabeça ela fez o sinal que sim”, disse Alex sobre como reconheceu a garota.

Contou, ainda, qual foi sua atitude ao perceber que era sua vizinha quem estava com o sequestrador: “Ao perceber que era Brenda, eu não pensei duas vezes e a puxei para vir comigo, ao mesmo tempo, pensei em como ir atrás do sequestrador, mas ele foi rápido e saiu correndo. Eu pensei em ficar com a menina”.

Por sua prontidão na atitude e coragem na ação, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, acompanhada por todos os representantes das Coordenadorias que compõem a SMPP, promoveram a cerimônia de entrega da medalha “Gente que se Importa” ao garoto que mudou o destino de Brenda e sua família.

Alex , os integrantes e a secretária da SMPP durante a cerimônia

“A SMPP foi formulada para oferecer projetos que aproximam e cuidam das pessoas, pensando no seu bem estar. E foi isso o que aconteceu, você pensou na família e na garota e talvez se não tivesse tido esse gesto, essa atitude de tentar solucionar o problema, o destino de Brenda poderia ser radicalmente diferente, longe dos seus, morando na rua”, disse a secretária durante a cerimônia.

A Secretaria de Participação e Parceria e as Coordenadorias têm como um de seus objetivos, a promoção e a construção de uma sociedade mais justa, apresentando propostas que assegurem a igualdade de condições, a solidariedade social, a justiça social e o respeito às diversidades.

Confira as fotos aqui 

  Compartilhe