Siga

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SMPP promove workshop de capacitação dos representantes do Fórum Intersecretarial

Na manhã dessa segunda-feira, 27, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, participou da mesa de abertura do workshop de capacitação dos representantes do Fórum Intersecretarial de Desenvolvimento Econômico para os Afrodescendentes do Município de São Paulo, realizado no prédio do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (SENTRACOS).

Chefe de gabinete da SMPP fala da importância do Fórum

A cerimônia de abertura do workshop também contou com a presença da coordenadora dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia, o Presidente do SENTRACOS, Ricardo Patah e a diretora do Departamento Social e da Diversidade do Sindicato dos Comerciários, Cleonice Caetano Souza, além de representantes de instituições, ONGS e da sociedade civil.

Durante a solenidade, Edson Corrêa, ressaltou a importância de combater a discriminação e da existência de um decreto que apoia o cidadão afrodescendente.“Através do Fórum, instituído pelo decreto que o prefeito de São Paulo assinou, será possível o surgimento de propostas e soluções, além de parcerias com todos os setores da sociedade civil, a fim de incluir os afrodescendentes em melhores oportunidades de trabalho, visando igualdade e oportunidade, e o fim de qualquer tipo de descriminação.”

Maria Aparecida de Laia, em depoimento, agradeceu a presença de todos e falou sobre a necessidade de discutir propostas e encaminhamentos para a inclusão do negro em mais oportunidades de trabalho. “A partir do seminário, temos como primeiro objetivo entender e igualar todos os conceitos sobre o que é desenvolvimento econômico para afrodescendentes e definir as áreas para a atuação do Fórum visando ações concretas para a cidade de São Paulo, que é a cidade mais negra do país”.

O presidente do SENTRACOS, Ricardo Patah, acompanhado da Diretora do Departamento Social, Cleonice Caetano Souza, fizeram uma apresentação da entidade e das ações que ela desenvolve há seis anos. O dirigente ressaltou o interesse da instituição em incorporar as idéias de cidadania, ética e inovação, e através de parcerias com grandes empresas desenvolver políticas públicas que tragam melhorias de condições de trabalho, vida e de inclusão do negro.

A partir do tema “Definição das áreas de atuação do Fórum Intersecretarial de Desenvolvimento Econômico para Afrodescedentes do Município de São Paulo”, o workshop teve como objetivo definir as áreas prioritárias para a atuação do Fórum do período de 2012 a 2016, além de preparar condições para o planejamento e implementação de ações e contribuir para integração dos participantes.

As palestras foram ministradas pelo Professor Dr. Hélio Santos, do Instituto Brasileiro da Diversidade (IDB) e pelas Professoras Eliane da Conceição e Fernanda Silva, do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (FGV).


Compartilhe

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Uebe Rezeck participa do lançamento da Campanha “Enfrentamento Exploração Sexual no Carnaval 2012”

Nesta quinta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do secretário adjunto, Felipe Spir, do chefe de gabinete, Edson Corrêa, e do Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo, participou da cerimônia de lançamento da “Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval 2012”.

Secretário da SMPP faz trajeto do desfile da campanha junto ao bloco carnavalesco

Estiveram presentes também a vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social, Alda Marco Antonio, o Coordenador Geral da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Marcelo Nascimento e membros de instituições da sociedade civil de todas as regiões da Cidade.

Em depoimento, Uebe Rezeck ressaltou a importância sobre as denúncias nos casos de abusos e vulnerabilidade de menores, parabenizou a vice-prefeita, Alda Marco Antonio e o Presidente do CMDCA, João Santo, pela iniciativa do projeto e ainda agradeceu a presença do Mestre Tobias da Vai Vai. “O samba não serve apenas para entretenimento, mas também contribui para promover políticas públicas em benefício de todos os setores da sociedade”.

A cerimônia de lançamento contou com a participação da Bateria Mirim da Escola de Samba Vai-Vai acompanhada pela ala das baianas e tendo à frente o mestre Tobias, que comandou o desfile do bloco Marcha Contra a Violência Sexual pelas ruas da região central da cidade.
A concentração aconteceu na Praça do Patriarca e seguiu para a rua Direita, passando pelo Largo da Misericórdia, rua Álvares Penteado, rua da Quitanda, rua 15 de novembro, até chegar na praça Antonio Prado.

O principal objetivo da campanha foi o de sensibilizar a comunidade sobre a questão do abuso sexual, principalmente no Carnaval, que é um período festivo, em que o abuso de bebidas alcoólicas é mais frequente e as crianças ficam mais vulneráveis.

Confira as fotos

Compartilhe

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Unidos da Melhor Idade desfilam na 3ª edição do "Pholia da Luz"

No último domingo, 12, o secretário adjunto, Felipe Spir, e o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, estiveram presentes na 3ª edição do “Pholia na Luz” que teve a participação do bloco carnavalesco Unidos da Melhor Idade.

A 1ª Bateria da Terceira Idade, fundada em 2009, também animou a tarde dos foliões com o samba enredo “Essas Mulheres Guerreiras”, em homenagem à grande mulheres que dedicaram parte de suas vidas em projetos realizados em benefícios aos idosos. O trajeto aconteceu entre o Parque da Luz e a Estação da Luz, no centro de São Paulo.

Bloco Unidos da 3ª idade desfilou na Estação da Luz

A festa, organizada pela Coordenadoria do Idoso (CI) e pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, teve por objetivo promover entretenimento e diversão aos participantes, com o intuito de reviver os carnavais de rua, famosos na década de 50, sem esquecer dos confetes e serpentinas. O evento é gratuito e contou com arquibancadas para melhor acomodação do público.


Compartilhe

Uebe Rezeck é homenageado pela Banda do Fuxico

No último domingo, 12, o secretário adjunto, Felipe Spir, e o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, juntamente com o coordenador Coordenadoria de Diversidade Sexual (Cads), Franco Reinaudo, estiveram presentes na 12ª edição da “Banda do Fuxico” que aconteceu no Largo do Arouche.

Uebe Rezeck foi homenageado pela Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Banda do Fuxico que lhe entregou a chave de abertura oficial do carnaval de rua LGBT da cidade de São Paulo.

Chave oficial abre o carnaval de rua LGBT

Na ocasião, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, falou sobre a necessidade de eventos culturais que promovam a afirmação da diversidade e que proporcionem a visibilidade da comunidade LGBT. Ressaltou a importância da luta contra o preconceito e a discriminação e lembrou também da ferramenta de serviço à sociedade para o registro online de denúncia de combate a homofobia.

O evento tem como proposta, além de levar a alegria do carnaval, combater o preconceito contra a população LGBT já que a Banda do Fuxico é considerado o primeiro bloco carnavalesco do segmento em São Paulo.

O tema desta edição foi "Paz, Amor & Alegria: Diga Não à Homofobia". Neste dia, aconteceu o tradicional desfile com trio elétrico que percorreu ruas da cidade, saindo no Largo do Arouche, passando pela Avenida Dr. Vieira de Carvalho, Praça da República, Avenida São Luis, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo Paissandu, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Igreja da Consolação, Rua Rego Freitas e retornando ao Largo do Arouche. No palco principal, vários DJs se apresentaram, além de drags e do concurso de bate-cabelo.

A Banda do Fuxico é uma realização da Associação Recreativa e Cultural Bloco Carnavalesco Banda do Fuxico em parceria com a Prefeitura de São Paulo, SPturis, Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria de Diversidade Sexual (Cads) e Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.


Compartilhe

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SMPP lança livro “Drogas? Onde obter ajuda e orientação”

Na tarde desta quinta-feira, 9, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, esteve presente no lançamento da 3ª edição do livro “Drogas? Onde obter ajuda e orientação”. O evento aconteceu no teatro do Centro do Professorado Paulista, localizado no bairro da Liberdade.


Uebe Rezeck fala da importância da temática do livro

A cerimônia de lançamento contou também, com a presença do coordenador de Atenção às Drogas (CDR) e organizador do livro, José Florentino dos Santos Filho, da vice-prefeita de São Paulo, Alda Marco Antonio, do secretário adjunto, Felipe Spir, do chefe de gabinete Edson Corrêa e da Teresa Cristina Endo, representando o Secretário da Saúde, Januário Montoni.

Na ocasião, Uebe Rezeck falou da importância de um livro que aborde uma temática tão séria e que pode afetar qualquer classe social. Ressaltou também as vantagens que esta edição pode trazer para os dependentes e para a família deste indivíduo.

Durante o lançamento, foi exibida a peça teatral “Ainda”, dirigida pelo ator, diretor e produtor teatral, Marcos Caruso. O espetáculo que está em cartaz há quatro anos propõe a discussão sobre temas polêmicos e temas de importância como o comportamento, causas e conseqüências do uso de drogas.

O livro é um guia prático de informações e orientações para pessoas que precisam de ajuda com relação aos problemas com drogas, informando locais, telefones de atendimento, clínicas terapêuticas e outras informações relevantes. Ele é uma edição é de bolso, compacta para facilitar o manuseio e sua propagação no meio da sociedade.


Compartilhe

Uebe Rezeck visita instituição Recanto da Benção

Na manhã desta quinta-feira, 9, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do secretário adjunto, Felipe Spir, e do coordenador de Atenção às Drogas, José Florentino dos Santos Filho, visitou a instituição Recanto da Benção, localizada em Parelheiros, zona sul da capital.

A instituição, dirigida por José Artencio Evangelista, trabalha há 15 anos com projetos para a recuperação de dependentes químicos, que por vontade própria ou por incentivo da família buscam tratamentos para curar-se do vício e da dependência, assim como sua reinserção na sociedade, após a recuperação.

Uebe Rezeck conversa com os pacientes da instiuição

Durante a visita, os diretores da instituição, José Artencio Evangelista, José Bernardes Pereira da Silva e Joel Alves da Cruz, apresentaram os projetos e propostas promovidas pela casa.

Na ocasião, Uebe Rezeck, cumprimentou os membros e pacientes da instituição e os parabenizou pela vontade e dedicação em trabalhar pela reabilitação dos usuários de drogas “A dependência química não faz distinção de idade, gênero ou situação financeira. É uma doença que pode atingir qualquer um de nós. Gostaria de parabenizar toda a equipe do Recanto da Benção pelo excelente trabalho que vem sendo realizado para atender os pacientes que procuram atendimento. Tenho certeza que a dedicação oferecida a eles nesta fase os fortalece permitindo-lhes acreditar numa recuperação”.

O Coordenador da CDR, José Florentino dos Santos Filho, contou algumas de suas experiências com dependentes químicos, as fases de tratamento, combate e prevenção do uso de drogas. Apresentou também algumas dos projetos e ações desenvolvidos pela coordenadoria com o intuito de motivar e aconselhar aos pacientes a não desistir do tratamento. “O nosso maior propósito é de desenvolver projetos para aqueles que procuram ajuda, além de oferecer oportunidades para tratamentos e ajudá-los a se inserir novamente à sociedade”.

Nelson da Silva, ex-usuário recuperado pela entidade e hoje um dos membros que mantêm a instituição, falou sobre seu primeiro contato com as drogas, a fase de recuperação e sobre seus planejamentos de vida. Outros pacientes também deram depoimento e apresentaram um canto de louvor como forma de gratidão pela visita e apoio nessa fase.

A entidade oferece aos pacientes diversos tratamentos para recuperação da dependência, como atividades de laboterapia, práticas religiosas e tratamento médico, ao custo de um valor simbólico. Ao iniciar o tratamento, o paciente é acompanhado por instrutores que avaliam os desempenhos e monitoram os resultados para a recuperação.


Compartilhe

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Uebe Rezeck assina convênio com a Rosas de Ouro

Nesta quarta-feira, 8, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou convênio com a escola de samba sociedade Rosas de Ouro para a construção de um Telecentro no local, já que a entidade desenvolve ações com a comunidade do bairro da Freguesia do Ó.

Estavam também, o Secretário Adjunto, Felipe Spir, o Chefe de Gabinete, Edson Corrêa, o coordenador geral da Inclusão Digital (CID), João Franscisco Berci, e os coordenadores da CID, Alan Rachas Ribeiro e Elaine Cristina de Souza.

Rosas de Ouro assina convênio com a SMPP para construção de Telecentro

Na ocasião, o secretário pode acompanhar o trabalho de artistas plásticos, artesões, ferreiros e decoradores, responsáveis pela construção e preparação dos carros alegóricos e fantasias do carnaval deste ano que terá como samba enredo “O Reino dos Justus".

Os convênios garantem à entidade beneficiada, recursos para a instalação de equipamentos que possibilitem à população o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.

A Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), gestora do Programa Telecentro, garante após aprovação das documentações, a realização das obras para adequações dos espaços para que entrem em funcionamento em até 45 dias, além de verba para os gastos com água, luz, internet, telefone e seguro dos computadores, mediante prestações de contas.

O Programa Telecentros visa democratizar a inclusão da população em oportunidades de acesso à informática e internet, através de projetos para a qualificação acadêmica e profissional, promovendo a inclusão digital das parcelas mais vulneráveis da população.


Compartilhe

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Uebe Rezeck visita estande da SMPP na Campus Party

Nesta quarta-feira, 8, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, do secretário adjunto, Felipe Spir, e dos coordenadores da Inclusão Digital (CID), João Franscisco Berci, e Alan Rachas Ribeiro, visitou a Campus Party e o estande da SMPP que reproduz uma das salas de Telecentros da cidade e conta com 20 computadores disponíveis para a utilização do público.


Estande da SMPP oferece oficinas gratuitas na Campus Party 2012






Compartilhe

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Uebe Rezeck assina 32 convênios com entidades para novos Telecentros

Na manhã dessa terça-feira, 7, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou convênios com entidades e organizações sociais para a construção de 32 novos Telecentros na cidade de São Paulo. A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), situada à Rua Líbero Badaró, 119.


Entidades assinam convênio com a SMPP

Participaram da cerimônia, o coordenador geral da Inclusão Digital (CID), João Franscisco Berci, o Chefe de Gabinete, Edson Corrêa, o Secretário Adjunto, Felipe Spir e os coordenadores da CID, Alan Rachas Ribeiro e Elaine Cristina de Souza.

Durante a abertura da solenidade, Uebe Rezeck ressaltou a importância da participação das entidades em parceria com o Programa Telecentros. “Sem a participação de todos, nós não teríamos alcançado o nosso objetivo, através do Programa Telecentro. O nosso objetivo é fazer com que os Telecentros sejam locais onde todos os membros de uma família possam interagir e participar do conhecimento, não sendo apenas um local de acesso à internet e cursos, mas sim, um local onde possa existir a harmonia e aproximação dentro de uma família”, conclui o secretário.

Na ocasião, o coordenador da CID, João Francisco Berci, relembrou ações já realizadas pela coordenadoria, projetos e metas a cumprir. Agradeceu e parabenizou também as entidades beneficiadas pelo convênio que fortalece ainda mais os objetivos do Programa Telecentros.

O convênio firmado, garante às entidades recursos para a instalação de equipamentos que garantam à população o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.


A Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), gestora do Programa Telecentro, garante após aprovação das documentações, a realização das obras para adequações dos espaços para que entrem em funcionamento em até 45 dias, além de verba para os gastos com água, luz, internet, telefone e seguro dos computadores, mediante prestações de contas.

O Programa Telecentros visa democratizar a inclusão da população em oportunidades de acesso à informática e internet, através de projetos para a qualificação acadêmica e profissional, promovendo a inclusão digital das parcelas mais vulneráveis da população.

Confira a relação das Organizações Sociais conveniadas:

1. ACCGESPER - Associação Cidadania e Cultura do Grande Estado de São Paulo e Região.

2. Assistência Social Lar Ditoso

3. Associação Beneficente Comunitária em Itaquera e Adjacências

4. Associação Beneficente Raul das Tintas

5. Associação Casa do Clamor

6. Associação das Damas de Caridade de São Vicente de Paulo

7. Associação das Mulheres Unidas do Jardim São Paulo

8. Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Encosta Norte

9. Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Rio das Pedras

10. Associação e Núcleo Social de Moradores V.C.R.S.J.C e Sacomanã

11. Associação Palotina

12. Associação União de Moradores e Amigos Itaquera IV e Zona Leste

13. Associação União Social Amigos do Jardim Etelvina

14. Centro Comunitário Beneficente Conjunto Habitacional Castro Alves e Adjacentes

15. Serviço Pastoral dos Migrantes

16. Centro Social da Paróquia Santa Luzia

17. Florestal FC.

18. Ile Alaketu Ase Ibualamo (Associação de Moradores do Jd. Chácara do Sol)

19. Instituição Aquarela

20. Instituição Aquarela

21. Instituto Aquarela

22. Instituto Paulista de Educação, Moradia e Promoção Social Novos Rumos.

23. Obra Social Criança Feliz

24. Cáritas Diocesana de Campo Limpo (Paróquia São José Operário)

25. PRO REI - Associação Comunitária Projeto de Reintegração de Vidas.

26. Projeto Paz e Vida de Perus-

27. SOASE - Associação Beneficente Social e Cultural da Cidade Tiradentes.

28. Sociedade Amigos da Pedreira – Vila Portela.

29. Sociedade Amigos de Bairro Vila Leme e Jardim dos Marianos

30. Sociedade Amigos do Parque Veredas - Sampav

31. Sociedade Rosas de Ouro

32. Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante.


Confira as fotos

Compartilhe

Abertura da Campus Party 2012 reúne autoridades

Nesta segunda-feira, 6, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, e do secretário adjunto, Felipe Spir, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, esteve presente na cerimônia de abertura oficial da Campus Party Brasil que aconteceu pontualmente às 0h após uma contagem regressiva.


Uebe Rezeck participa da abertura oficial da Campus Party 2012

O diretor-geral da Campus Party Brasil, Mario Teza, abriu oficialmente o evento que já está na sua 5ª edição. Estavam presentes também diversas autoridades, como representantes do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo, do Ministério do Turismo, do Ministério das Comunicações e do Ministério da Cultura.

Na ocasião, Uebe Rezeck, saudou a organização do evento, parceiros e empresas que viabilizam a maior feira de cultura digital, e ainda ressaltou a grandiosidade da Campus Party. “Milhares de pessoas passam por aqui, trazem sua participação e criação, ao mesmo que aprendem e trocam experiências. Um evento como Campus Party acontecendo num lugar amplo e com público record só pode resultar em sucesso. Sejam bem vindos!”, disse o secretário.

Após o pronunciamento das autoridades foi exibido um vídeo institucional que mostrou os feitos nestes cinco anos de Campus Party no Brasil e em outros lugares do mundo, como México, Equador e Espanha.

Campus Party 2012

A cidade de São Paulo vai receber entre os dias 6 e 12 de fevereiro o maior evento de tecnologia e internet do mundo, a Campus Party Brasil, que já está na sua 5ª edição. Pela primeira vez, a feira será realizada no pavilhão de exposição do Anhembi Parque.
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), é parceira na realização deste grande evento e já garantiu presença nesta edição.

Durante todos os dias, os campuseiros terão acesso a um estande da SMPP que reproduzirá uma das salas de Telecentros da cidade e que contará com 20 computadores disponíveis para a utilização do público.

Serão oferecidas oficinas gratuitas baseadas em cursos promovidos pelos Telecentros como as de animação e tratamento de imagens. Um dos objetivos das oficinas é divulgar o trabalho dos telecentros e convidar as pessoas a conhecer as unidades nos bairros.


Compartilhe