Siga

terça-feira, 26 de junho de 2012

Lançamento do livro “Direitos Humanos e as Práticas do Racismo”

Na noite desta segunda-feira, 25, o secretário adjunto Antonio Fernando Gimenez, representando a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou da cerimônia de lançamento do livro “Direitos Humanos e as Práticas do Racismo”, do autor Ivair Augusto Alves dos Santos, realizada no auditório Franco Montoro, localizado na Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, no Centro da Capital.

Durante o evento estiveram presentes a coordenadora da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia, o autor do livro Ivair Augusto Alves dos Santos, o secretário especial dos Direitos Humanos, José Gregório, o coordenador estadual de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena, Antônio Carlos Arruda, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloy Ferreira de Araújo, o chefe de representação da Fundação Palmares, Nuno Coelho e membro do Conselho Nacional da Igualdade Racial, Edson França.

O evento, organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), da SMPP, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania e Fundação Cultural Palmares teve como objetivo expor as temáticas que envolvem os Direitos Humanos perante a população negra, além de apresentar a obra do autor que é sociólogo e especialista em igualdade racial e Direitos humanos.

Secretário Adjunto e a Coordenadora da Cone durante o evento

A cerimônia também marcou a inauguração da primeira unidade da Fundação Cultural Palmares em São Paulo, que a partir do decreto instituído pelo Diário Oficial da União, em 1º de junho de 2012, nomeia Nuno Coelho como chefe de representação regional da fundação, para desenvolver projetos e ser um mecanismo de preservação da cultura afro-brasileira na cidade.

Antonio Fernando Gimenez em depoimento, parabenizou a iniciativa das instituições que promoveram o evento, e ressaltou a importância do lançamento do livro: “O livro nada mais é do que um marco na história das lutas que envolvem a população negra a favor dos Direitos Humanos. Agradeço a oportunidade de fazer parte deste dia tão importante e desejo muito sucesso a todos que fizeram parte das pesquisas e estudos que compões essa obra”.

O livro Direitos Humanos e as Práticas do Racismo é considerado uma referência para estudiosos, pesquisadores e organizações ligadas ao movimento negro, por transmitir manifestações históricas relacionadas a fatos atuais, criando condições para a propagação de debates e condições para a superação das adversidades enfrentadas pela população negra.

Confira as fotos aqui

  Compartilhe

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Secretária de Participação e Parceria participa da exposição Homofobia Fora de Moda

Na noite desta sexta-feira, 23, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, representando o prefeito de São Paulo, participou da exposição “Homofobia Fora de Moda”, que aconteceu na 31ª edição da Casa de Criadores, no auditório Simon Bolívar, localizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A segunda edição da exposição que aconteceu durante os dias 22 e 23 de junho, foi promovida através de uma parceria realizada entre a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), em conjunto com a Assessoria para Cultura de Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria de Estado e da Cultura de São Paulo e com a Casa de Criadores de São Paulo, e teve como objetivo promover através das reivindicações contra a discriminação e preconceito, novos talentos para o mundo da moda, design e artes plásticas, com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do combate a homofobia.

Exposição Homofobia Fora de Moda

Durante a exposição, os jurados participantes puderam avaliar as camisetas que mais representavam o tema “Laços Afetivos”. Entre os jurados, estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o Esquadrão das Drags e o estilista Alexandre Herchcovitch.


Franco Reinaudo, da CADS e Cássio Rodrigo da ACGE, responsáveis pelo projeto, ressaltaram a importância da realização do evento, como forma de incluir a moda e o design para ser uma das ferramentas contra a homofobia.

“A campanha tem o intuito de agregar a moda, fazendo com que os participantes criem propostas que dizem respeito aos fatores mais relevantes que levam a existir o preconceito perante a diversidade sexual”, disse Cássio Rodrigo sobre o concurso.

Franco Reinaudo completou dizendo como o concurso pode descobrir novos profissionais da área: “A campanha usa a moda como aliada no combate a homofobia, que além de dar visibilidade a discriminação, também divulga novos talentos”.

Os criadores das estampas mais votadas receberão prêmios em dinheiro, além da oportunidade de figurar entre os jovens talentos do mundo da moda. Os vencedores serão anunciados no site da Casa de Criadores na semana seguinte ao evento.

As quarenta camisetas selecionadas irão compor uma nova versão da exposição “Homofobia Fora de Moda”, que irá circular por diversas cidades do Estado de São Paulo durante atividades voltadas para a diversidade sexual, em parceria com prefeituras e organizações não-governamentais.

Acesse o site e confira os ganhadores:



  Compartilhe 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Secretária de Participação e Parceria participa do Arraiá dos Idosos

Na tarde desta sexta-feira, 22, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, acompanhada pelo secretário adjunto, Antonio Fernando Gimenez e pelo coordenador da Coordenadoria do Idoso (CI), Hélio Oliveira, participaram do Arraiá do Pólo, realizado no Pólo Cultural do Idoso, no Centro da Capital.

Durante o evento, as autoridades participaram de uma típica festa junina, com comidas, bebidas, quadrilha, sorteio de brindes e atividades voltadas para os idosos.

Participantes do Arraiá do Pólo

Em depoimento, a secretária ressaltou a importância de se promover atividades culturais que incluam a participação dos idosos: “Este evento tem um significado muito grande para cada participante, eles se sentem valorizados e especiais por terem a oportunidade de comemorar essa época tão agradável que são os festejos juninos. É esse o trabalho da SMPP, promover atividades que visam o cuidado e inclusão das parcelas mais vulneráveis da população”.


O evento fez parte da série de atividades promovidas no mês de junho pela Coordenadoria do Idoso, que desenvolve projetos voltados para a inclusão e valorização da autoestima da pessoa idosa, além de implementar políticas públicas relacionadas à participação dos idosos na sociedade.


  Compartilhe 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Secretária de Participação e Parceria participa da reunião sobre pós-tratamento da dependência química e Moradias Assistidas

Na manhã desta terça-feira, 19, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou da reunião “Pós Tratamento de Dependência Química e Oportunidades de Reinserção Social Por Meio de Moradias Assistidas e Residências Terapêuticas” promovida pelo Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA), no auditório da SMPP, localizado no Centro da Capital.

Fizeram parte da reunião o chefe de gabinete, Marcos Chiovetti, o coordenador de Atenção às Drogas (CDR) e presidente do COMUDA, José Florentino dos Santos Filho, o gerente operacional do projeto Moradias Assistidas, Dr. Edemur Ercílio Luchiari, os tutores de caso do projeto, e representantes de instituições do segmento de reinserção social e a membros sociedade civil.

Vera Bussinger - secretária de Participação e Parceria

Durante o evento, a secretária de Participação e Parceria, compartilhou experiências vivenciadas na realização de trabalhos realizados para a inserção de ex-dependentes químicos e também falou sobre a importância do projeto: “A luta ao combate às drogas não é apenas a prevenção, e sim, apoiar e cuidar das pessoas que têm vontade de se curar e se libertar do vício, para que voltem para a sociedade seguras, construindo um novo caminho”.

A reunião teve por objetivo destacar a importância de ser realizado projetos que tratam e incluam os ex-dependentes químicos de volta a sociedade, e colocar em prática os temas e experiências dos profissionais que fazem parte do projeto Moradias Assistidas.


  Compartilhe 

SMPP promove “Dia de Atividades para as Mulheres”

Na manhã do dia 18, segunda-feira, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria da Mulher, do Centro de Cidadania da Mulher (CCM) e da Casa Eliane de Grammont, realizou o “Dia de Atividades Voltadas para as Mulheres”, no CCM, localizado no Centro da Capital.

Durante o evento, foram realizadas atividades voltadas para a beleza e estética das participantes, que puderam usufruir de cuidados para o cabelo, design de sobrancelha e manicure.

Também foram realizadas oficinas de customização de roupas, em parceria com a Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), que também faz parte da SMPP.

Participante sendo atendida pela equipe de cabeleireiros
Ao decorrer das atividades, as participantes puderem assistir um trecho da peça Ofélia de Hamlet, inspirada na obra de Shakespeare, interpretada pelas atrizes Verônica Mello e Keyla Taschini do projeto Quem é a Mulher de Verdade. O objetivo da apresentação foi o de sensibilizar as mulheres sobre assuntos que visam a garantia de cuidados e autofirmação, como forma de ressaltar a importância e o valor feminino.

O principal intuito da realização do evento foi o de proporcionar para as mulheres que fazem parte da rede de atendimentos das instituições que promoveram o evento, um dia de entretenimento e cuidados com a aparência, ressaltando a importância da valorização pessoal, como forma de aumentar a auto-estima das participantes.


  Compartilhe 

Secretária de Participação e Parceria participa do I Ciclo de Seminários Juventude na Câmara

Na noite desta segunda-feira, 19, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou do I Ciclo de Seminários da Juventude, realizado no auditório Prestes Maia, na Câmara de São Paulo, localizado no Centro da Capital.

Durante a solenidade, estiveram presentes o coordenador da Coordenadoria da Juventude, Devanir Cavalcanti, os presidentes do Conselho Municipal da Juventude, Osvaldo Lemos e Flávio Munhoz, os vereadores Cláudio Fonseca e Senival Moura, e representantes da secretária de Cultura e Esporte, Lazer e Recreação.

Vera Bussinger durante o seminário

A secretária de Participação e Parceria em depoimento ressaltou a importância de haver a interlocução entre a juventude paulistana e os órgãos do governo: “Parabenizo a iniciativa dos membros da Coordenadoria e do Conselho Municipal da Juventude, pela iniciativa de promover este seminário. É importante que seja colocada em prática as questões que incluem a implementação de atividades relacionadas à cultura e esporte, principalmente para os jovens, que serão os nossos representantes no futuro”.

Destacou ainda a secretária, a participação da SMPP nos assuntos que dizem respeito à juventude: “Que este seminário seja a porta principal para que as políticas públicas discutidas aqui possam se consolidar e que a juventude possa contar mais uma vez com o apoio da SMPP”.

O evento cujo tema principal era sobre a valorização para iniciativas culturais e esportivas teve como finalidade incluir os jovens dentro de debates que visam melhorias e implementações de novos projetos e leis para cultura e esporte, fazendo com que as propostas feitas no seminário fossem encaminhadas para tramitar nas comissões da Câmara, e para que posteriormente sejam aprovadas em plenário.


  Compartilhe

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Vera Bussinger participa da cerimônia de entrega das obras de revitalização da biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Na manhã desta sexta-feira, 15, o prefeito Gilberto Kassab, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger e o secretário de Cultura Carlos Augusto Machado Calil, participaram da cerimônia de entrega das obras de revitalização da biblioteca Vicente Paulo Guimarães, localizada no bairro de Vila Curuçá, Zona Leste de São Paulo.

Durante o evento, estiveram presentes o secretário de Infraestrutura Urbanas e Obras em exercício, Luiz Ricardo Santoro, o subprefeito do Itaim Paulista, Francisco Tenório de Albulquerque, o coordenador de Inclusão Digital, Francisco Berci, a coordenadora da biblioteca Vicente Paulo Guimarães, Flavia Maria Mattoso da Costa, o vereador Ricardo Teixeira, entre outras autoridades.

A biblioteca passou por obras de manutenção, na qual a direção da unidade apontou as necessidades para reforma. As adequações na infraestrutura também incluíram melhorias no Telecentro instalado no local.
A unidade do Telecentro, que já funcionava antes das adequações, continua operando com 17 computadores disponíveis com acesso gratuito à Internet e impressora. O serviço conta com 2.972 usuários já cadastrados.


O prefeito e a secretária de Participação e Parceria durante a solenidade

A secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger em depoimento, ressaltou a importância da integração entre o acervo bibliográfico e on-line e também falou sobre a influência que os acervos têm para que os usuários sigam no caminho do conhecimento: “Como Carlos Drumond de Andrade disse, aprender novas palavras é a maneira de torná-las mais bonitas. A biblioteca influência no interesse do saber, e em conjunto com a Inclusão Digital, podemos proporcionar para os frequentadores, mais oportunidades de aprendizado e cultura”.

A Biblioteca Vicente Paulo Guimarães fica na Rua Jaguar, nº 225 e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 16h. Levando documento com foto e comprovante de residência, o usuário será registrado no Sistema Municipal de Bibliotecas, que permite a consulta on-line e o empréstimo de livros de qualquer biblioteca da rede ou em um dos pontos de leitura espalhados pela cidade. Para ter acesso aos computadores do Telecentro, é necessário apresentar documento de identidade.

Confira as fotos aqui 


  Compartilhe

segunda-feira, 11 de junho de 2012

16ª Edição da Parada do Orgulho LGBT

Feira e Parada marcaram o calendário de ações para o público LGBT promovido pela SMPP

Neste domingo, 10, aconteceu a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT, promovida pela Associação da Parada LGBT, com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e SPTuris, durante todo o dia, na Avenida Paulista.

Antes da abertura oficial da Parada, aconteceu a coletiva de imprensa, na qual estiveram presentes autoridades do governo e representantes dos patrocinadores do evento. Dentre as autoridades estavam o prefeito da capital, Gilberto Kassab, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, a secretária estadual de Justiça e de Defesa da Cidadania, representando o governador de São Paulo, Heloisa Arruda, o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, o presidente da Associação da Parada LGBT, Fernando Guaresma, a senadora Marta Suplicy, o deputado federal, Jean Wyllys, a deputada estadual Leci Brandão e a delegada da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), Margareth Barreto.

Vera Bussinger durante a coletiva oficial da Parada 2012

A secretaria de Participação de Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger ressaltou que o investimento da prefeitura, através da SMPP pode ser sentido em toda a extensão da Parada e nos eventos quem compõem o mês do orgulho LGBT. “Mais uma vez São Paulo demonstra sua vocação de cidade cosmopolita, que respeita a diversidade dando oportunidade a todas as pessoas que buscam uma vida melhor, independente de raça, de cor e de orientação sexual e identidade de gênero”.

A partir do tema “Homofobia tem cura: Educação e Criminalização! – Preconceito e exclusão fora de cogitação”, os participantes reivindicaram a necessidade de inserir as questões de diversidade sexual na educação como forma de combater o preconceito sofrido pelo segmento LGBT. Também falaram sobre a necessidade de aprovação do projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06 – há seis anos em tramitação no Senado – que objetiva a criminalização da homofobia, assim como já está previsto para o racismo e outros crimes de discriminação.


Avenida Paulista repleta pelo público durante a abertura do evento

“É fundamental que a educação insira as questões sobre os Direitos Humanos, principalmente sobre a diversidade sexual. Só assim teremos chances de acabar com a discriminação”, disse Franco Reinaudo, coordenador dos Assuntos da Diversidade Sexual, sobre o tema da Parada deste ano.


No espaço de convivência da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), localizado ao lado do Masp, a cultura foi à homenageada deste ano. O ambiente criado pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS), da SMPP, promoveu a exposição de girafas que representavam a cultura em todas as cores, um dos símbolos do movimento LGBT.

Artistas e autoridades, inclusive o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também fizeram parte da festa, no espaço da SMPP.


  Compartilhe

12ª Edição da Feira LGBT

Na última quinta-feira, 07, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, participou da 12ª edição da Feira LGBT, no Vale do Anhangabaú, centro da Capital.

O evento promovido pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo fez parte do calendário de ações promovidas pelo movimento LGBT. A feira foi composta por 80 tendas, que serviram para expor artigos de moda, decoração, literatura e acessórios que fazem parte da cultura LGBT.



Autoridades durante a feira
 Além das tendas, a feira proporcionou aos participantes uma praça de alimentação, uma área específica para a divulgação de trabalhos sociais e um palco com atrações musicais, performances, djs, peças teatrais e shows de artistas da cena GLS, durante o dia todo.

A Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), que faz parte da SMPP, fez parte do evento através de um estande montado para divulgar os projetos realizados pela coordenadoria, distribuindo materiais educativos que informam sobre a rede de proteção deste segmento, preservativos e materiais que visam a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Confira as fotos aqui

  Compatilhe

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Recicle seus Conceitos é o tema da Campanha Parada Limpa 2012

Na manhã desta quarta-feira, 06, aconteceu a coletiva de imprensa sobre as ações integradas das Secretarias Municipais, Subprefeituras e SPTuris para a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT. O evento, que aconteceu da sede da prefeitura, também promoveu a campanha Parada Limpa, que vai fiscalizar o comércio ilegal e garantir a limpeza de todo o perímetro em que será realizada a Parada.

Participaram da coletiva, o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, a secretária municipal de Participação e Parceria, Vera Bussinger, o secretário de coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, o secretário municipal de Serviços, Draúsio Barreto, secretário municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, o subprefeito da Sé, Nevoral Alves Bucheroni, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder e o presidente da Associação da Parada LGBT, Fernando Guaresma.

Com o tema “Recicle seus conceitos, jogue seu lixo na lixeira”, a campanha para que o ambiente e o patrimônio durante o percurso da Parada seja conservado, tem por objetivo conscientizar o público para a questão da limpeza, além de chamar a atenção para a descriminação sofrida pela população LGBT.

Gilberto Kassab aproveitou para andar em uma das varredeiras mecânicas 

“Essa será a 8ª Parada LGBT realizada por essa gestão. A cada ano temos a missão de aperfeiçoar o evento, garantindo a segurança dos participantes, sem esquecer de cuidar do patrimônio e da fiscalização dos locais”, disse Gilberto Kassab durante a apresentação das ações geridas em parceria entre as secretarias.

Vera Bussinger em depoimento ressaltou a importância do trabalho em conjunto e falou sobre o valor do evento para o público LGBT: “Sem a parceria entre as secretarias não existiria esse evento. E esse evento não é apenas uma festa e sim, parte de uma grande luta na qual o movimento LGBT promove há anos para conquistar seus direitos de igualdade e inclusão, para que a nossa sociedade seja livre de preconceitos”.


Vera Bussinger durante seu depoimento na coletiva
Além da toda a estrutura utilizada durante o evento, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) disponibilizará 160 leitos, distribuídos em quatro hospitais de campanha, ao longo do percurso da Parada LGBT, localizados na Consolação com a Paulista; no recuo do Cemitério da Consolação e na Rua Maria Antônia; além de 25 ambulâncias de remoção e outras 15 com equipamentos de UTI.


A novidade da campanha “Parada Limpa” neste ano fica por conta da utilização de sete varredeiras mecânicas, que agilizam os trabalhos, além de um caminhão sugador para a limpeza imediata de bocas de lobo, se houver necessidade, em função das chuvas. Ao todo serão 140 veículos, entre caminhões coletores, pipas para a lavagem, e outros para a fiscalização e apreensão de mercadorias ilegais. Também ficarão à disposição 22 PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária) e 5 conteineres para o recebimento de recicláveis e outros resíduos. A coleta Seletiva estará presente através de 100 cooperados de três cooperativas diferentes.

O evento se encerra oficialmente às 19h, contudo, os trabalhos de limpeza deverão se estender até o início da segunda-feira (11/06), especialmente na região do Largo do Arouche, onde há a maior concentração de pessoas ao final.


Confira as fotos aqui

  Compartilhe