Siga

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SMPP apóia a 13º do Bazar Bem Possível

Por Amanda Ivanov 

Na manhã desta sexta-feira, 30, aconteceu a cerimônia de abertura da 13º edição do Bazar do Bem Possível, realizado pelo Esporte Clube Pinheiros, com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares) e da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. O bazar será realizado sexta, sábado e domingo, no salão de festas do Clube Pinheiros, localizado zona oeste de São Paulo. 

 O evento faz parte do calendário anual das ações do clube e durante os três dias de realização 113 organizações não governamentais terão a oportunidade de expor e comercializar os seus produtos para o público. Artesanatos, roupas, objetos para decoração e artigos em geral são comercializados nas tendas das Ong’s, com o objetivo de arrecadar fundos para as ações beneficentes. Uma praça de alimentação também estará à disposição do público durante o evento. 

 A novidade deste ano é a tenda da Ong Aliança Internacional do Animal (AILA), responsável pelo resgate de animais abandonados. Durante o bazar, cerca de 10 cãezinhos sem raça definida, ficarão a espera de um novo lar, através do projeto de adoção animal promovido pela organização. 

Cãozinho para adoção no estande da Ong AILA


 Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes inúmeras autoridades, entre elas, a madrinha desta edição do evento, a apresentadora Adriane Galisteu, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário de esportes, Antonio Moreno Neto, o coordenador da Conpares, Carlos Bório, o presidente do Esporte Clube Pinheiros, Luís Eduardo Dutra Rodrigues, o vereador eleito, Ricardo Nunes, a futura secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, entre outras autoridades. 

Os atletas do clube e membros das organizações participantes também estiveram presentes na cerimônia, que após a abertura oficial, apresentaram diversas atrações musicais para o público.

 Em depoimento, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, ressaltou o trabalho das Ong’s para o desenvolvimento social da cidade de São Paulo. “Sem vocês, a cidade de São Paulo seria sem o espírito de solidariedade. E nós como cidadãos, agradecemos todo esse carinho e cuidado através de cada projeto elaborado no exercício de cidadania”. 


Adriane Galisteu, Luís Rodrigues, Vera Bussinger e Carlos Bório durante o evento


 A madrinha do evento, Adriane Galisteu destacou o orgulho que sente em apoiar os trabalhos realizados pelas organizações. “Fazer o bem é muito mais do que apoiar e sim participar, por isso, estarei aqui amanhã para conhecer um pouco do belíssimo trabalho realizado pelas 113 Ong’s participantes”.

 A Conpares participa dos três dias de evento, promovendo oficinas e workshops para o público e colaboradores de cada Ong’s, além de proporcionar a oportunidade das Ong’s participantes do programa Ofício Social arrecadarem fundos para suas ações.

 A Coordenadoria do Idoso também participa do bazar, sensibilizando os participantes através da distribuição de materiais informativos e do Estatuto do Idoso, sobre políticas públicas direcionadas para a pessoa idosa da cidade de São Paulo.


  Compartilhe 

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SMPP promove o encerramento do projeto Primavera em Sampa

Na tarde desta quarta-feira, 28, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o encerramento do projeto Primavera em Sampa, no Vale do Anhangabaú, localizado no centro da capital. 

O projeto teve início no dia 03 de outubro e promoveu, às quartas-feiras, lazer e entretenimento aos paulistanos que convivem e transitam pelo centro da cidade, por meio de apresentações artísticas e culturais, visando estimular a população a se apropriar do espaço público e incentivando a revitalização da região central. 

Prestigiaram o encerramento do projeto, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lucia de Lucena Bussinger, o chefe de gabinete, Marcos Antonio Chiovetti, Coordenadores, funcionários e colaboradores da SMPP. 

Vera Bussinger, em depoimento, declarou que a recepção do projeto foi muito positiva. “A receptividade do público foi muito boa, inclusive pela surpresa que o projeto causa, as pessoas vem aqui para o centro, estão caminhando no intervalo do almoço e se deparam com oficinas de percurssão, de maculelê, de karatê, entre outras”. 

Show da banda Walkin Lions

Durante o encerramento, se apresentaram o grupo de dança de rua Família FK e o DJ Lenny, que trouxeram a cultura hip hop para a apresentação, e a banda Walkin Lions, que contagiou a platéia com a música reggae, atrações que fazem parte do projeto Som Jovem da Coordenadoria da Juventude e que fecharam o evento. 

Todas as atrações do projeto, foram apresentadas por oficineiros que fazem parte do Programa Oficio Social da SMPP, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismos Social (Conpares). A programação do Primavera em Sampa incluiu apresentações musicais, oficinas de percurssão e violão, oficina de dj, apresentações de dança do ventre, dança contemporânea, ballet clássico, dança afro, oficinas de judô e capoeira, oficinas de yoga e tai chi chuan, entre outras atividades. 


Compartilhe

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Reunião para proposta de articulação de voluntários para a Copa 2014

Por Amanda Ivanov 

Na manhã do dia 26 de novembro, segunda-feira, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, acompanhada pelo chefe de gabinete, Marcos Antonio Chiovetti, promoveu em seu gabinete a reunião para proposta de articulação de voluntários para a Copa 2014.

Coordenadores e representantes dos conselhos durante a reunião

 Durante o encontro estiveram presentes os coordenadores e os representantes dos conselhos da SMPP, que discutiram sobre possíveis propostas de articulações para incluir voluntários dos segmentos da sociedade em que a SMPP atende, através dos conselhos municipais que fazem parte da Secretaria, em projetos de capacitação profissional dentro deste evento que é considerado um dos maiores do mundo, que acontecerá em 2014.

 Copa do Mundo 2014

 A Copa do Mundo Fifa 2014 será realizada no Brasil durante o período de 12 de junho a 13 de julho de 2014. Essa será a 20ª edição do evento e a segunda edição realizada no Brasil, sendo a primeira realizada no ano de 1950.

 O evento esportivo é considerado um dos maiores do mundo e será um dos responsáveis pelo crescimento econômico e cultural do país.

 São Paulo foi nomeada a cidade responsável pela abertura oficial da Copa, que acontecerá no estádio Itaquerão, no dia 12 de junho de 2014. As cidades de Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Cuiabá e Natal também foram escolhidas para ser sedes dos jogos.

 Também faz parte deste grande evento futebolístico, a Copa das Confederações, que antecede a Copa do Mundo. Este evento acontecerá em 2013, no período de 15 a 30 de junho e São Paulo também será sede durante os jogos.

  Compartilhe 

SMPP realiza seminário sobre Gestão, Competências e Resultados

Por Amanda Ivanov 

No dia 23 de novembro, a Secretária de Participação e Parceria, promoveu o seminário “SMPP: Gestão, Competências e Resultados”, direcionado para os colaboradores da SMPP, realizado no auditório da secretaria, situado no centro de São Paulo.

 O encontro teve por objetivo apresentar e ressaltar a importância do trabalho realizado pela SMPP por meio das 8 coordenadorias, dos 6 conselhos municipais, do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e da Incubadora de Projetos Sociais.

Coordenadores e colaboradores durante o seminário

 Durante o evento, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário adjunto, Antonio Gimenez, o chefe de gabinete, Marcos Antonio Chiovetti, entre os demais coordenadores e representantes dos setores da SMPP, puderam expor suas experiências e esclarecer as dúvidas dos colaboradores quanto aos projetos e programas realizados pela secretaria.

 Em depoimento, a secretária Vera Bussinger destacou a importância do encontro: “A função do seminário é mostrar para todos o que cada coordenadoria e setor realiza, reconhecendo o trabalho de todos e para que os colaboradores também trabalhem em conjunto”.

Compartilhe 

Celebração de 9 anos da Casa Brasilândia marca o início da campanha “16 Dias de Ativismo”

Por Amanda Ivanov 

No dia 23 de novembro, sexta-feira, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou da cerimônia de celebração aos 9 anos de fundação do Centro de Atendimento à Mulher, Casa Brasilândia, que aconteceu na zona norte da Capital.

 A cerimônia realizada para comemorar os 9 anos de realizações de projetos direcionados para as mulheres paulistanas, marcou o início da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, com o objetivo de combater e sensibilizar a população sobre qualquer tipo de agressão, violência e desigualdade de gênero perante as mulheres.

Yara Tenório da Motta, Rosana Ap. Thomaz da Silva e Vera Bussinger durante a comemoração

 Também estiveram presentes durante o encontro a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Yara Tenório da Motta e a responsável pela Casa Brasilândia, Rosana Aparecida Thomaz da Silva.

 Em depoimento, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, destacou a importância da data e das funções realizadas pela Coordenadoria da Mulher: “É fundamental a implementação de políticas públicas para as mulheres no município de São Paulo a fim de denunciar qualquer forma de violência e discriminação das mesmas”.

 Além do encontro entre as autoridades, durante a cerimônia, as participantes puderam prestigiar as apresentações de danças com mulheres da terceira idade, acompanhadas por um coquetel.

 Centro de Atendimento Casa Brasilândia 

 O Centro, que funciona desde novembro de 2003, fica na rua Silvio Bueno Peruche, 538, Parque Tietê.
A Casa é um dos oito Centros de Referência e Atendimento à Mulher da cidade de São Paulo e atende a população local de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 19h.

Confira as fotos aqui 

Compartilhe 

Cerimônia de posse dos conselheiros municipais de atenção à diversidade acontece na Câmara Municipal

Por Amanda Ivanov 

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), promoveu no dia 22 de novembro, quinta feira, a cerimônia de posse dos conselheiros municipais de atenção à diversidade sexual de São Paulo, que foi realizada no auditório Prestes Maia, localizado na Câmara Municipal, no centro da cidade. 

 Os conselheiros foram eleitos através da votação realizada em 22 de setembro de 2012, a partir do edital publicado no Diário Oficial neste ano, para fazerem parte do conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, instituído pelo Decreto n° 46.037, de 04 de julho de 2005. O conselho é um órgão consultivo e vinculado à Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS). 

 Durante o evento, estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o coordenador da CADS, Franco Reinaudo, o presidente do Conselho da CADS, Dário Ferreira, a coordenadora Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, Heloisa Gama Alves, o assessor da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, Cássio Rodrigo, o vereador Floriano Pesaro e a ex-vereadora, Soninha Francine. 

Franco Reinaudo, Vera Bussinger e Cássio Rodrigo durante a cerimônia

 Foram eleitos representantes dos segmentos de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros, com destacada atuação no movimento social e militância em favor dos direitos da população LGBT. 

 Os novos conselheiros terão por missão acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse da população LGBT pela Prefeitura de São Paulo, através da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual, fomentando laços de cooperação entre a coordenadoria e a sociedade civil, instituições acadêmicas, organizações profissionais, empresarias e culturais.

 Outra função do Conselho é colaborar na defesa dos direitos dos munícipes LGBT que sofrem descriminação por sua orientação sexual e identidade de gênero, e também contribuir para a efetiva integração cultural, econômica, social e política do segmento. 

 Confira a lista com os nomes dos novos conselheiros da CADS: 

 Lésbicas: 
 Michelle Alves de Jesus 
Stephanie Nacardi da Silva 
Rute Alonso da Silva 

 Gays:
 Erik Henrique Nunes da Silva
 Nilton Cruz Paiva 
Felipe de Paula Oliva 

 Bissexuais: 
 André Pomba 
Beto Bartho 
Marcello Nicolussi 

 Travestis:
 Adriana da Silva Janaina Lima 
Mirian Queiroz 

 Transsexuais : 
 Gil Santos 

 Transgêneros:
 Drindy Buck 
 Nina Ca$h


Cerimônia de celebração ao dia dos conselheiros tutelares é realiza na Câmara Municipal

Por Amanda Ivanov

No dia 22 de novembro, quinta-feira, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu a cerimônia de comemoração ao Dia dos Conselheiros Tutelares, realizada na Câmara Municipal de São Paulo.

 O evento teve por objetivo celebrar a data, incentivando a participação de todos os colaboradores que fazem parte da rede de atendimento e proteção dos assuntos relacionados às crianças e adolescentes de São Paulo.

Secretária de Participação e Parceria durante a solenidade

 Durante as atividades, estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, representando o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de São Paulo, Solanje Agda da Cruz de Paula Pinto, o representante da Secretaria dos Direitos Humanos de Brasília, Marcelo Nascimento, o representante da Comissão de Crianças e Adolescentes da Câmara de São Paulo, Valdir Gugiel, o representante do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciano Araújo, entre outras autoridades.


 Quem são os conselheiros tutelares?

 Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei nº 8.096, de 13 de julho de 1990. Esta lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este órgão municipal tem a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

 O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

 A escolha de cada conselheiro acontece de 2 em 2 anos por meio de eleições diretas, nas quais os membros da sociedade civil, maiores de 16 anos que possuem título de eleitor são responsáveis pela escolha de cada candidato.

 Para saber mais, acesse a página do CMDCA no site da Secretaria de Participação e Parceria:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/conselhos/cmdca/

  Compartilhe

SMPP celebrou o mês Consciência Negra

Por Amanda Ivanov 

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) em conjunto com a Assessoria de Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria Estadual de Cultura e com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou durante o mês de novembro, diversas atividades para marcar o mês instituído para homenagear a população negra.

 Estabelecido através da Lei 13.707/04, o dia 20 de novembro é nomeado como “Dia da Consciência Negra”. O feriado municipal homenageia a data em que Zumbi, vítima da escravidão, comandou a revolução do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695, reivindicando os direitos de todas as pessoas que sofriam com a escravidão. Zumbi tornou-se o maior líder negro do Brasil, por ter perdido a vida em prol da liberdade do povo negro.

 As atividades realizadas tiveram o intuito de proporcionar para a população paulistana o conhecimento sobre a cultura negra e africana. Shows, exposições de fotos, workshop, feiras de artesanato, debates, apresentações de grupos de dança e coral, exposições sobre a cultura africana, oficinas de artesanato, entre outras oficinas foram realizadas ao decorrer do mês, em diferente locais da cidade de São Paulo.

 No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Parque da Juventude recebeu inúmeras atividades, com estandes informativos sobre os programas municipais e estaduais de combate ao racismo (SP Contra o Racismo), doenças sexualmente transmissíveis (DST Aids), assessoria jurídica por meio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e estandes informativos com os serviços oferecidos pela CONE e pela ACGE.

Show em celebração ao dia da consciência negra

 Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local ao decorrer do dia, participando das atividades realizadas para celebrar a data. Estima-se que cerca de 1.000 pessoas receberam as camisetas da campanha “São Paulo Contra o Racismo” e foram distribuídos mais de 14 mil preservativos, com o objetivo de sensibilizar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

 O dia foi repleto de atrações esportivas, com a participação de times de basquete de rua e futebol, com a trilha sonora de um DJ. Também fizeram parte das atividades, as apresentações de capoeira com mestre e grupos regionais, tendas e oficinas com produtos e ações que incluem os participantes dentro das atividades étnico-raciais e recitações de poesias retratistas e histórias.

 Entre as atrações musicais, destacaram-se as apresentações da cantora Nega Duda com o Samba de Roda do Recôncavo, a apresentação da Roda de Samba com Fabiana Cozza e com a velha guarda da Escola de Samba Camisa Verde Branco, as apresentações de saxofone, violino e flauta transversal, a apresentação de um DJ com duelos de Hip Hop e a apresentação do grupo Fundo de Quintal, alegrando ainda mais o dia.

 Outro destaque na programação foi a Feira Preta, realizada durante os dias 15,16 e 17 de novembro.
O evento é o maior encontro de cultura negra da América Latina. Desde 2002, o encontro reúne a cultura e o comércio de produtos étnicos em uma grande celebração.

 Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

 Encerrando as atividades, no dia 21 de novembro, na Câmara Municipal, aconteceu a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com a participação dos membros da CONE, autoridades e população local.


Autoridades durante a sessão solene
 A mesa foi composta pela secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, pelo vereador Floriano Pesaro, pelo coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena, Antonio Carlos Arruda, pelo assessor de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, Cássio Rodrigo, pela ex-vereadora da cidade de São José do Rio Preto, Eni Fernandes.

 Os homenageados da noite foram: o Pai Élcio de Oxalá, da Voz da Umbanda, Antonio Pereira da Silva Neto, da escola de samba Camisa Verde e Branco, o Padre José Enes de Jesus, presidente do Instituto Negro Padre Batista e Marco Antonio Pelegrinni, secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Centro Espírita do Urubatan também recebeu menção honrosa em referência aos 104 anos da Umbanda no Brasil.

 Em depoimento, Vera Bussinger destacou a importância do povo negro na construção da sociedade civil: “São pessoas trabalhadoras, pessoas que lutam diariamente buscando reivindicações, não somente em prol dos seus direitos, mas também de todos os segmentos”.

 A cerimônia teve por objetivo homenagear as personalidades ativistas na luta pela igualdade racial e que trabalham na promoção de políticas públicas direcionadas para a população negra em São Paulo.

Confira as fotos aqui 

Compartilhe 


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escola Estufa de Perus recebe visita de Alice Waters

No dia 08 de novembro, a Escola Estufa do bairro de Perus recebeu a visita da chef de cozinha norte-americana Alice Waters, a unidade fica localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Oliveira, Zona Norte da Capital. 

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), já entregou ao todo 32 unidades do programa Escola Estufa Lucy Montoro, espalhadas por todas as regiões da cidade de São Paulo. O programa tem como objetivo disseminar os conceitos da horticultura para estimular a implantação de hortas escolares e comunitárias autônomas. 

Alice Waters é vice-presidente mundial do movimento Slow Food, que promove e incentiva a alimentação saudável e sustentável, e a ação desenvolvida através da implementação das Escolas Estufas despertou o interesse da americana. 

Durante a visita, estiveram presentes o coordenador da Conpares, Carlos Bório e seu assessor, Cassiano Toledo, a diretora da escola municipal, Maria Aparecida Ferreira Barbosa, a chefe da seção cultural do Consulado Americano, Danna Van Drandt e o diretor comercial da revista Prazeres da Mesa, Georges Schneider, entre outras autoridades. 

Carlos Bório, Alice Waters e Georges Schneider


A chef de cozinha destacou a beleza de ver um projeto como esse sendo realizado pelo governo e a importância de levar a educação sustentável para as crianças. “Alimento deve ser sinônimo de sensibilidade e de sustentabilidade, é preciso amar a natureza para entender isso e são as escolas que dão suporte para a educação. É muito importante ter um programa nacional que ensine e ofereça comida saudável”, declarou Alice. 

Os alunos da EMEF Julio de Oliveira visitam semanalmente a Escola Estufa e participam do curso Horta Escola, que ensina as técnicas da agricultura orgânica e ecológica, oferecendo formação educacional, ambiental e sustentável. 

A diretora da escola, Maria Aparecida, relatou para Alice, e os demais visitantes, quais foram as melhorias que a Escola Estufa trouxe para o ensino das crianças: “É impressionante o cuidado, o carinho, que eles desenvolveram a partir do cultivo. As crianças agora têm a preocupação do cuidar, como viram cada planta crescer eles não desperdiçam nada, querem experimentar os alimentos. A principal mudança foi na hora da alimentação. As hortas mudam a rotina dos alunos e isso muda também a rotina das famílias.” 

Ao final do encontro, Alice Waters ofertou uma ajuda de custo para aumentar o plantio na Escola Estufa de Perus e parabenizou o coordenador, Carlos Bório e a diretora, Maria Aparecida, pelo trabalho desenvolvido. 

Confira as fotos aqui


Compartilhe

Encerramento da IV Rota do Cambuci acontece no Mercadão

Por Amanda Ivanov

Durante o final de semana dos dias 10 e 11 de novembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Incubadora de Projetos Sociais, promoveu o encerramento da IV Rota Gastronômica do Cambuci, realizada no Mercado Municipal de São Paulo. 

A Rota Gastronômica é um projeto que reúne diversos produtos elaborados com base no fruto cambuci. O projeto teve início no mês de março, no bairro do Cambuci e percorreu o bairro de Parelheiros e as cidades de Santo André, Vila de Paranapiacaba, Salesópolis, Rio Grande da Serra, Paraibuna e Mogi das Cruzes, promovendo a divulgação deste fruto, rico em vitaminas, geralmente encontrado em cidades próximas a Serra do Mar, considerado como símbolo de São Paulo. 

 Doces, salgados, bebidas, sorvetes, geléias, polpas, entre outros produtos foram comercializados durante os dois dias de evento. As cachaças, as mudas da planta e os cosméticos a base de cambuci foram o destaque desta edição. 

Além da Rota, durante os dois dias de evento, aconteceu o workshop “Cambuci Gourmet, um fruto revistado”, que promoveu aos participantes a oportunidade de aprender receitas elaboradas por renomados chef’s de cozinha, incluindo o fruto cambuci como ingrediente principal. 

Chef de cozinha durante o workshop
 
A Secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, prestigiou o evento no domingo. Em depoimento, Vera Bussinger falou sobre o trabalho desenvolvido pela Incubadora de Projetos Sociais, para promover a divulgação do fruto paulista. 

“A estrela desse evento hoje é o cambuci, mas o agradecimento sobre esse projeto cultural fica para a coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, a ‘promoter do cambuci’, responsável por desempenhar as divulgações desse fruto com sucesso, para os moradores de São Paulo”. 

Os participantes também puderam participar da cerimônia de entrega do prêmio para os chefs que participaram do Concurso Cambuci de receitas. Os vencedores desta edição foram as chef’s Maria Cristina Juliani Boldo e Tania Sayuri Kato na categoria doce, a chef Olinta Maria Bom Angelo Esposito na categoria salgado e o chef Thor Von Gehardth Geckler na categoria bebida. 

Compartilhe

Encontro integracional de baterias

Na manhã do dia 29 de novembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria da Juventude e da Coordenadoria do Idoso, promoveu o Encontro Intergeracional de Baterias, realizado em frente ao Theatro Municipal, no centro.

O encontro idealizado para comemorar o mês dos idosos teve por objetivo ser um espaço em que os mais velhos puderam trocar suas experiências com os mais novos, estimulando o respeito e interatividade entre os integrantes.

A Primeira Bateria da Terceira Idade e o grupo Cultura no Autódromo foram os responsáveis pelo entretenimento e diversão do público que transitava pelo local.

Primeira Bateria da Terceira Idade em frente ao Theatro Municipal

Durante o evento, estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário adjunto de Participação e Parceria, Antonio Fernando Gimenez, o coordenador da Coordenadoria do Idoso, Hélio de Oliveira, a coordenadora da Juventude, Keli dos Santos, entre outros coordenadores e colaboradores da SMPP.

Em depoimento, Vera Bussinger agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância de se promover eventos direcionados para os idosos e para a juventude paulistana.

A Coordenadoria do Idoso e a Coordenadoria da Juventude que compõe a SMPP, são as responsáveis por fazer a interlocução entre o governo e sociedade civil para promover políticas públicas em benefício à terceira idade e juventude paulistana.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Telecentro é reinaugurado na Biblioteca Pedro Nava

 Por Amanda Ivanov

No dia 26 de outubro, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou da cerimônia de entrega das obras de revitalização da biblioteca Pedro Nava, localizada no bairro de Mandaqui, zona norte de São Paulo. 

Também fizeram parte da cerimônia o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, o secretário de Cultura, Carlos Augusto Machado Calil, o secretário de coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, o secretário adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras, Luiz Ricardo Santoro, o secretário adjunto de Relações Internacionais, Guilherme Mattar, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, o subprefeito de Santana/ Tucuruvi, José Franscisco Giannoni, a supervisora da coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, Deise Maria Tebaldi Pedro, a diretora da biblioteca Pedro Navas, Maria Elizabeth Pedrono, entre outras autoridades. 

Prefeito durante a visita de inaugaração

  As obras realizadas na biblioteca Pedro Navas desde março deste ano fazem parte do projeto da Secretaria de Cultura para melhorias nas instalações e acervo das bibliotecas públicas municipais. Após passar por reforma para revitalização, adaptação e obras de paisagismo, a biblioteca conta com um acervo com mais de 25 mil exemplares de livros que podem ser consultados por catálogo eletrônico.

O Telecentro que faz parte das instalações da biblioteca também passou por reforma. Foram instalados 20 novos computadores e uma impressora, que possibilitam aos usuários fazer consultas e pesquisas on-line através do acesso da Rede Mundial de Computadores (Internet), proporcionando interação entre o acervo bibliográfico e digital. 

 Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e subprefeituras para as obras de revitalização da biblioteca. A secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, em depoimento, ressaltou a união entre o acervo bibliográfico e acervo digital proporcionado pela biblioteca: "Os dois acervos possibilitam o acesso entre os livros locais e a pesquisa digital, promovendo mais cultura e ocasionando a inclusão digital dos frequentadores da biblioteca. O trabalho em conjunto entre as secretárias também promove melhorias na qualidade da educação da população de São Paulo e isso é muito gratificante." 

A biblioteca Pedro Nava está localizada na Avenida Engenheiro Caetano Álvares nº 5903, no Mandaqui, funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 16h. 

Compartilhe

SMPP inaugura Telecentro no Jardim Lourdes

No dia 26 de outubro, sexta-feira, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou mais uma unidade do programa Telecentro, localizada no bairro do Jardim Lourdes, Zona Sul da Capital. 

O programa Telecentro é gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID) e tem como objetivo oferecer aos moradores da cidade de São Paulo o acesso à informática, proporcionando cursos de qualificação acadêmica e profissional, oficinas e o livre acesso à Internet. 

Durante a inauguração no Jardim Lourdes, estiveram presentes o chefe de gabinete da SMPP, Marcos Antonio Chiovetti, o coordenador geral de Inclusão Digital, Sérgio Katz, os membros da equipe da Coordenadoria de Inclusão Digital, representantes da instituição e membros da sociedade civil. 

Moradores da região realizando o primeiro acesso

A nova unidade possui 20 terminais de acesso, e proporcionará para a comunidade local a oportunidade de participar dos projetos de inclusão digital, através do livre acesso aos computadores, cursos e oficinas. Além disso, os usuários podem realizar pesquisas escolares, enviar currículos, formular documentos, acessar e-mails e navegar nas redes sociais. 

Para utilizar os serviços do programa de inclusão digital basta se cadastrar em qualquer unidade do Telecentro, para realizar a inscrição é preciso ter mais de sete anos, apresentar o documento de identidade e um comprovante de residência. O horário de atendimento do Telecentro Jardim Lourdes é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 19h. 


Compartilhe

19ª edição do concurso Miss e Mister Terceira Idade acontece em São Paulo

No dia 23 de outubro, terça-feira, a secretária de participação e Parceria, Vera Lucia de Lucena Bussinger, participou da 19ª edição do concurso Miss e Mister Estadual da Terceira Idade, realizada no auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

Durante o evento, estiveram presentes o coordenador da Coordenadoria do Idoso, Hélio de Oliveira, a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lú Alckmin, a coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Magali Silva, a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Odete Morales, o vereador Paulo Frange, entre outras autoridades.

O concurso realizado pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), reuniu 30 candidatas a miss e 28 candidatos a mister para representar as cidades que compõem o São Paulo.

Candidatas que participaram da 19ª edição do concurso

A secretária de Participação e Parceria durante a sua participação na solenidade saudou a presença de todos os participantes e da platéia de maneira divertida “Senhoras e senhores, ou melhor, meninos e meninas, é com muita honra que participo desse evento tão especial”.

Em depoimento, a secretária ressaltou a importância de promover eventos que incentivam a valorização da pessoa idosa “São Paulo está cada vez mais adaptada para dar a atenção merecida às pessoas da terceira idade, por isso a Secretaria de Participação e Parceria tem orgulho de participar desse evento, através da Coordenadoria do Idoso”.

Antes do início do desfile, a presidente do Fundo Social, Lú Alckmin e a coordenadora Magali Silva do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo foram homenageadas por Odete Morales, presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, pelas ações afirmativas promovidas aos idosos por todo estado de São Paulo.

Os participantes foram avaliados por sete jurados através dos quesitos de elegância, postura, beleza de rosto e desenvoltura na passarela.

O casal escolhido em primeiro lugar para representar o estado de São Paulo na edição nacional que será realizada em 2013 foram Maria Lucy Santanna Saadi Sampaio e José Henrique M. Vanderley. Em segundo lugar foram escolhidos Maria Aparecida dos Reis e Luciano Rimbano e para ocupar o terceiro lugar ficaram o casal Nair de Oliveira Conteira Mossilin e Mario Zeriotti.

No final do evento os candidatos e a platéia participaram do show do cantor Orlando e seus teclados, que animou ainda mais a tarde do desfile.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

SMPP promove o projeto Primavera em Sampa

No dia 03 de outubro, a Secretaria de Participação e Parceria deu início ao projeto Primavera em Sampa, que promove atrações culturais às quartas-feiras, até o dia 28 de novembro, no Vale do Anhangabaú. 

O primeiro dia contou com a presença da secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, que ressaltou a importância do evento. “A secretaria durante todo o ano realiza em diversos pontos de São Paulo estes projetos voltados para a população. Essa oportunidade de trazer isso para o centro, é para mostrar o que é feito durante todo o ano em milhares de oficinas.” 

O projeto visa promover lazer e entretenimento aos paulistanos que convivem e transitam pelo centro da cidade, por meio de apresentações artísticas e oficinas. A programação inclui música, danças, artes marciais e meditação, entre outras atividades. 

Apresentação musical e oficina de violão, no primeiro dia do evento

 Vera Bussinger declarou ainda, que esta iniciativa também tem o objetivo de incentivar a população a frequentar mais o centro da cidade, revitalizando a região. “Ao trazer essas oficinas para o público aberto, a ideia é que as pessoas ocupem cada vez mais o centro da cidade. A ideia da gente se apropriar do espaço público como um espaço de convivência, onde as pessoas podem de fato se encontrar.” 

Durante o período de realização, o público poderá conferir e participar de pelo menos duas atividades diferentes, que acontecem às quartas-feiras sempre no horário das 12h00 às 13h30. 

Todas as atrações são apresentadas por oficineiros que fazem parte do Programa Oficio Social da Secretaria de Participação e Parceria, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismos Social (Conpares). 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

SMPP entrega Escolas Estufas Lucy Montoro

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenaria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), entregou 32 unidades do programa Escola Estufa Lucy Montoro, que foram implementadas em todos os distritos das subprefeituras de São Paulo. 

O programa formulado com o objetivo de disseminar o cuidado com o meio ambiente e o espírito comunitário, através de cursos com aulas teóricas e práticas sobre a horticultura, incentiva também a implantação de hortas escolares e comunitárias, por meio da formação de agentes multiplicadores. 

Durante as inaugurações das novas unidades, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lucia de Lucena Bussinger, ressaltou a importância de promover iniciativas direcionadas para a formação educacional e sustentável dos moradores da capital. 

Em depoimento, o coordenador da Conpares, Carlos Bório, declarou que as escolas são equipamentos que possibilitam integrar as comunidades locais com o meio ambiente e proporcionando um espaço de vivência e educação para a população. 

Escola Estufa da Subprefeitura da Penha

 Ricardo Alves, coordenador pedagógico do programa Escola Estufa Lucy Montoro, responsável pelas atividades desenvolvidas no programa relata que a metodologia do curso foi construída com a preocupação de transmitir aos alunos o conceito de agricultura orgânica e ecológica. 

Sobre as atividades promovidas dentro das Escolas Estufas, o aluno Vicente Altino, que participou do curso “Horta Escola: Por uma cidade sustentável”, no bairro da Mooca, falou sobre os benefícios que teve após ter começado o curso: “Com o conteúdo, consegui descobrir novos hábitos de alimentação e técnicas diferentes para lidar com a terra. Inclusive, agora vejo mais oportunidades de renda. Isso foi um ganho na minha vida”. 

O curso “Horta Escola: Por uma cidade sustentável”, disponível para a população local das 32 Escolas Estufas, são ministrados por professores especializados, com a proposta de possibilitar aos participantes um aumento de renda e a reeducação alimentar, através do ensino das técnicas de cultivo de hortaliças, vegetais, flores, espécies para paisagismo e outras plantas. 


Compartilhe

SMPP comemorou o mês do Idoso

Para marcar o mês de outubro, intitulado como mês internacional dos idosos, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria do Idoso, promoveu inúmeras atividades direcionadas às pessoas da terceira idade, com o objetivo de conscientizar a população e os órgãos públicos sobre a necessidade de integrar os idosos em todas as atividades realizadas no dia-a-dia, além de fortalecer a formulação de políticas públicas direcionadas para a efetivação de um envelhecimento ativo e saudável.

Iniciando as atividades, no dia 1 de outubro, aconteceu o “Dia Internacional do Idoso”, realizado no Parque do Piqueri, no bairro do Tatuapé. O evento teve como intuito comemorar a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

O evento proporcionou um dia de atividades direcionadas para os idosos, com apresentações da Banda do Exército, da Primeira Bateria da Terceira Idade e de grupos de dança com integrantes da melhor idade. Os idosos também puderam participar de oficinas culturais de artesanato, de oficinas informativas sobre cuidados com a saúde, entre outras atividades que proporcionaram a todos um dia cultural com lazer e diversão.

No mesmo dia, aconteceu o “Programa Circuito Maior Idade”, na Vila Mariana e no dia 03, a “Jornada Gerontóloga”, ambos direcionados para alertar os idosos sobre as precauções com a saúde, informando sobre os principais cuidados que as pessoas dessa faixa etária devem ter para uma vida saudável.

Autoridades no Parque Piqueri, celebrando o Dia Internacional dos Idosos

A palestra “Educação e Sensibilização ao Envelhecimento”, realizada no dia 19 de outubro no Pólo Cultural do Idoso, proporcionou aos participantes, a maioria profissionais da área da saúde, parentes e cuidadores de idosos, uma tarde com informações sobre o envelhecimento e os principais cuidados que se deve ter com as pessoas idosas, esclarecendo as mudanças de comportamento, físicas e psicológicas, alertando sobre os cuidados que se deve ter para tratar os idosos nessa fase de envelhecimento, promovendo qualidade de vida e esclarecimentos para as pessoas próximas.

Outra atividade promovida que incentivou para as pessoas idosas o aumento da autoestima, entretenimento e diversão foi a 19ª edição do concurso “Miss e Mister Estadual Terceira Idade”. O concurso realizado pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), em parceria com a CI, reuniu 30 candidatas à miss e 28 candidatos a mister para representar as cidades que compõem o estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados por sete jurados através dos quesitos de elegância, postura, beleza de rosto e desenvoltura na passarela. Os vencedores dessa edição foram Maria Lucy Santanna Saadi Sampaio e José Henrique M. Vanderley. Durante o encerramento das atividades, os participantes e a platéia puderam prestigiar a apresentação musical do cantor Orlando e Seus Teclados, animando a todos que estavam presentes durante essa edição do concurso.

O “Show da Longevidade”, também para marcar o mês dos idosos, aconteceu no dia 26 de outubro, no Pólo Cultural. Durante o evento, os participantes puderam prestigiar apresentações de danças, ginásticas, músicas e dança do ventre. A banda católica Arte de Viver e um baile e um DJ foram os responsáveis por animar a festa durante as atividades finais. O intuito da realização do show foi o de garantir a autonomia e a participação do idoso na sociedade, com o objetivo de promover integração, entretenimento e lazer para os participantes.

O “Encontro Intergeracional de Baterias”, realizado no dia 29 de outubro, em frente ao Theatro Municipal, no centro, também fez parte das atrações musicais realizadas durante o mês de outubro. A Primeira Bateria da Terceira Idade e os jovens do grupo Cultura no Autódromo foram os responsáveis por garantir a animação do evento. O encontro teve por objetivo ser um espaço em que os mais velhos puderam trocar suas experiências com os mais novos, estimulando o respeito e interatividade entre os integrantes.

E para encerrar as atividades, no dia 30 de outubro, aconteceu o “Workshop da 3ª Idade”, realizado no Clube Escola Mane Garrincha, no bairro do Ibirapuera. O principal intuito do evento foi o de apresentar aos idosos que frequentam o clube, as atividades e políticas públicas realizadas pelas SMPP através da Coordenadoria do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso. Os participantes puderam expor suas ideias e necessidades com relação ao envelhecimento em São Paulo e também puderam conhecer mais sobre o espaço direcionado a eles, o Pólo Cultural do Idoso.

As atividades e ações do mês do idoso servem também, para que a consciência e a responsabilidade social seja seguida, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil. No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, garantindo que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagens de ônibus coletivo; desconto em atividades de cultura; esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os idosos se encontram.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

SMPP realiza encontro para discutir plano de Inclusão Digital

No dia 04 de outubro, quinta-feira, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, participou do encontro com as organizações sociais para a discussão do plano de trabalho da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), realizado no espaço da Incubadora de Projetos Sociais, localizado no bairro do Cambuci.

A mesa de trabalhos, presidida pela secretária, foi composta pelo secretário adjunto, Antonio Fernando Gimenez, pelo chefe de gabinete, Marcos Antonio Chiovetti, pelo coordenador geral de Inclusão Digital, Sérgio Katz e pelas coordenadoras, Cristina de Souza e Beatriz de Almeida Barros, também da CID.

Durante o encontro, estiveram presentes a coordenadora da Incubadora de projetos sociais, Eliana Peixe, e os represetantes do IDORT, da Zênega e da PRODAM, organizações parceiras da Coordenadoria de Inclusão Digital no gerenciamento das unidades dos Telecentros.


Secretária da SMPP presidindo o encontro ao lado dos demais componentes da mesa

Na abertura do evento, a secretária de Participação e Parceria ressaltou a oportunidade que o plano de Inclusão Digital, por meio do programa de Telecentros, oferece à população da cidade para o desenvolvimento de habilidades e inserção no mercado de trabalho.

A secretária destacou ainda a importância do convênio com as Organizações Sociais administradoras dos Telecentros, que são as responsáveis por viabilizar a integração com as comunidades e a capacitação dos jovens.

No encerramento, foi dada a palavra para os representantes das organizações sociais, que tiraram dúvidas e deram suas sugestões aos membros da mesa.

O encontro teve como objetivo avaliar, revisar e discutir o plano de execução do programa de Inclusão Digital, propondo alterações para que se alcance maior eficácia, como a reformulação dos cursos oferecidos nos Telecentros e a readequação das infraestruturas.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

11ª Edição do Prêmio Jovem Brasileiro

No dia 01 de outubro, segunda-feira, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lucia de Lucena Bussinger, partipou da cerimônia do Prêmio Jovem Brasileiro, realizado no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, Zona Oeste da capital. 

A décima primeira edição do evento foi comandada pelo apresentador Marcos Mion e pela atriz Maria Paula, promovida com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria da Juventude. 

Na abertura da premiação a secretária destacou o compromisso da administração municipal em fazer de São Paulo uma cidade mais inclusiva e amistosa com os jovens. 

“O futuro não é amanhã, são vocês hoje, são vocês no presente, com lazer, com esporte, com cultura, com educação, com trabalho, com respeito e com dignidade. O jovem brasileiro diz sim a uma sociedade mais humana, mais justa, mais fraterna, uma sociedade inclusiva, uma sociedade que não briga, uma sociedade que constrói. Esse é o espírito do jovem brasileiro, é o espiríto também deste prêmio”, declarou.

Vera Lucia durante a abertura da premiação

O prêmio surgiu em 2002 com o intuito de reconhecer os jovens talentos brasileiros que se destacam nas diversas áreas da sociedade, divididos em vinte e uma categorias. Esta edição contou com a presença de diversos famosos e apresentações musicais das bandas Cine e College 11. 

Os indicados foram escolhidos através de uma votação pela internet, que registrou cerca de 2,8 milhões de votos este ano. Os vencedores foram definidos por um júri composto por jornalistas, críticos e colunistas. Dentre os premiados, destacam-se a apresentadora Mari Moon, a humorista Tatá Werneck, a banda Nx Zero, a cantora Manu Gavassi e a dupla sertaneja Thaeme e Thiago. 

A Coordenadoria da Juventude é responsável por promover ações que colaborem no desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens, tornando-se a interlocutora entre a juventude e o poder público.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Dia Do Vizinho é celebrado no bairro do Cambuci

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Incubadora de Projetos Sociais, promoveu no dia 17 de agosto, sexta-feira, o “Dia do Vizinho”, realizado dentro do espaço da Incubadora de Projetos Sociais, no Cambuci.

 Idealizado pela poetiza Cora Coralina, o Dia do Vizinho pretende resgatar o sentido de vizinhança, que antigamente era comum entre as pessoas que residiam próximas umas as outras, mas que hoje por mudanças na rotina das pessoas, não tem mais significado.

 “Vizinho é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida da gente”, escreveu a poetiza no ano de 1970, quando instituiu o dia.

Alunos do C.I.E.J.A do Cambuci 


 Pretendendo resgatar o sentido de vizinhança, o dia de ações direcionadas para a população local, teve como objetivo realizar uma série de atrações lúdicas, musicais e culturais, promovendo para a população local o estimulo de amizade e companheirismos para as pessoas que fazem parte de uma mesma comunidade.

 Apresentações de dança, música, canto-coral, teatro infantil, gincanas e exposições fotográficas, entreteram e divertiram o público presente. Alunos da E.M.E.I Alberto de Oliveira, do C.I.E.J.A do Cambuci , do Coral do Pólo do Idosos, dos grupos de dança, participantes das ações desenvolvidas pela Incubadora de Projetos Sociais e do Pólo Cultural do Idoso, entre representantes da comunidade local, fizeram parte das atividades desenvolvidas durante o dia.

 Também estiveram presentes durante a cerimônia de abertura do evento, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário adjunto, Antonio Gimenez, a coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, o coordenador da Coordenadoria do Idoso, Hélio de Oliveira, entre outras autoridades locais e coordenadores da SMPP.

 Em depoimento, Vera Bussinger ressaltou a importância de estimular o sentido de amizade e vizinhança entre os moradores do bairro, e falou também sobre os projetos idealizados pela SMPP, por meio das coordenadorias responsáveis por fazer a interlocução entre o governo e a sociedade civil.

Confira as fotos aqui


Compartilhe

SMPP celebra 55 convênios assinados com entidades do FUMCAD

No dia 13 de agosto, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) oficializou as assinaturas de 55 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 44 entidades civis e não governamentais, realizados nos meses de maio, junho e julho de 2012. No total foram repassados mais de 15 milhões e 800 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes da cidade.

Com os projetos beneficiados pelos convênios com o FUMCAD, que faz parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a SMPP chega ao número de 921 convênios assinados desde 2006. As assinaturas beneficiam mais de 1 milhão de crianças da cidade de São Paulo em diversos eixos como: proteção especial, abrigo, educação, cultura, esporte e lazer, ou uma doação não direcionada, neste caso o CMDCA fará a escolha do projeto para qual o recurso será encaminhado.

Autoridades durante a cerimônia de celebração dos convênios

Todos os projetos beneficiados pelo convênio com o FUMCAD são fiscalizados por uma equipe técnica da SMPP, responsável por conveniar os projetos aprovados pelo CMDCA, pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e pela própria sociedade civil.

É direito de todo cidadão destinar parte do seu imposto de renda para investir em projetos que assegurem a proteção integral da população infanto–juvenil. O valor doado, que seria direcionado à Receita Federal, é compensado via isenção fiscal do Imposto de Renda.

As instituições beneficiadas com as assinaturas de maio, junho e julho foram: ACAAV - Associação Casa De Apoio Amigos Da Vida, Ação Comunitária do Brasil - São Paulo, ACTC, ADERE Associação para o Desenvolvimento Educação e Recuperação do Excepcional, AHPAS - Associação Helena Piccardi de Andrade Silva, ALFASOL - Associação Alfabetização Solidária, APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ARCO – Associação Beneficente, Arrastão Movimento de Promoção Humana, Associação Arte Despertar, Associação Beneficente Comunitária Aurora, Associação Beneficente Vivenda da Criança, Associação Cidade Escola Aprendiz, Associação Criança Brasil, Associação Cultural e Desportiva Bandeirantes, Associação De Cultura, Educação e Assistência Social Sta Marcelina, Associação de Luta e Promoção Social Jardim Robru e Adjacências, Associação Educacional e Assistêncial Casa do Zezinho, Associação Fazendo História, Associação Pró Hope, Associação Programa Educar, Associação Solidariedade em Marcha, Centro Comunitário e Creche Sinhazinha Meirelles, Centro de Apoio Comunitário de Perus, Centro de Estudos da Sexualidade Humana do Instituto Kaplan, COLMÉIA – Instituição a Serviço da Juventude, Fazendo Historia, Fundação Gol de Letra, Fundação Julita, Fundação São Paulo, FUNDESP - Fundação Esperança, IBEPEC-Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa Comunitárias, Instituto de Reciclagem do Adolescente – RECICLAR, Instituto Dom Bosco, Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social, Instituto Leo Madeiras, LARAMARA Associação Brasileira de Assistencia ao Deficiente Visual, Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, Moradia Associação Civil, Nova União da Arte - Projeto NUA, Núcleo Coração Materno, ONGF-Organização não Governamental Futurong Ação Socio Cultural, Projeto Casulo, UNIBES – União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social.

Como doar 

O FUMCAD foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Pessoas físicas e jurídicas podem doar por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do FUMCAD (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.

Compartilhe