A Secretaria Municipal de Participação e Parceria por intermédio da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS) apoiou a realização da XIV Parada do Orgulho LGBT, oferecendo toda a infra-estrutura necessária.
XIV Parada do Orgulho LGBT
Foram disponibilizados a instalação de 900 banheiros, de quatro postos médicos que fizeram ao término do evento 320 atendimentos e a segurança foi feita por 1.400 homens das polícias Civil e Militar, mais 700 guardas civis metropolitanos, cerca de 40% mais que em anos anteriores .
O evento ocorreu no domingo do dia 6 de junho na Avenida Paulista e teve como tema “Vote Contra a Homofobia: Defenda a Cidadania!”. Uma luta antiga da comunidade LGBT, que deu origem a Parada, e pretende assegurar os direitos da classe e garantir em lei que o ataque e discriminação mediante a orientação sexual seja enquadrado em crime específico como o racismo e a lei Maria da Penha.
Cerca de 3,5 milhões de pessoas viram o centro financeiro de São Paulo ser tomado pelas cores do arco-íris, símbolo máximo do público LGBT.
O evento começou em frente ao Masp e foi rumo à Praça Roosevelt, passando pela Rua da Consolação. Mais de 20 trios elétricos desfilaram durante as seis horas de festa, a Prefeitura de São Paulo e a CADS participaram do evento com dois trios.
O secretário municipal de Participação e Parceria, Francisco Buonafina, presente na Parada do Orgulho LGBT disse que a visibilidade é importante na luta pela garantia de direitos fundamentais, mas não pode ser um fim em si mesmo. Ele lembrou que em São Paulo a Prefeitura vem reconhecendo, sistematicamente, os direitos da população GLS .
“A Parada é realizada há quinze anos, mas somente nos últimos três é que existe na estrutura da Prefeitura um Conselho da Diversidade , dois Centos de Referência, sendo um deles de combate à Homofobia e somente desde 2005 é que a cidade que abriga a maior manifestação do gênero no mundo, conta com uma Coordenadoria voltada especificamente para o setor. Esta é uma maneira de universalizar direitos”, disse o Secretário.
A Parada foi chamada de Natal da população LGBT pelo coordenador-geral da CADS. “Um momento de visibilidade, de festa e também para discutir questões vigentes”, afirmou Franco Reinaudo.
A Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade foi criada em 2005, pelo então prefeito José Serra. De lá para cá, vem funcionando como parte da Secretaria de Participação e Parceria que também abriga outras coordenadorias que atendem a outros segmentos vulneráveis da população, dentre eles os negros, jovens, idosos e mulheres.
Para ver as fotos do evento clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário