Siga

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Encontro discute problemas e soluções sobre o preconceito racial

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu nesta quarta-feira, 30, no auditório do Conselho Regional de Medina do Estado de São Paulo (CREMESP) o Encontro sobre Discriminação e Psiquiatria. O evento promovido pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) em parceria com o CREMESP reuniu profissionais da área da saúde que abordaram o tema como se fosse uma doença presente na sociedade.


Na abertura do encontro a coordenadora da CONE, Maria Aparecida Laia, presidiu uma mesa de discussões com o psiquiatra Mauro Aranha, conselheiro do CREMESP, e a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Andréia Porto. O Doutor Mauro Aranha afirmou que o reconhecimento é respeitar o outro, aquele que não parece consigo mesmo. “A pessoa discriminada não é reconhecida na sociedade”, afirmou o psiquiatra.


Mesa da Discriminação e Psiquiatria


O evento seguiu com duas mesas de discussões, a primeira sobre Discriminação e Psiquiatria e contou com as presenças dos doutores, Telmo Kiguel, coordenador do Projeto Discriminação da Associação Brasileira de Psiquiatria e Artemio Longhi do Instituto Internacional de Orientação Pessoal e Profissional. O Doutor Kiguel informou que o foco dos seus trabalhos está no discriminador, diferente dos principais projetos desenvolvidos sobre a temática que aborda essencialmente o discriminado.


A segunda mesa teve como debatedores a Doutora Marisa Correia da Silva, do Instituto AMMA Psique e Negritude, a psicóloga Maria José de Assis Souza do Instituto do Negro Padre Batista e Alberto Antonio Comuana, assistente social do Hospital Psiquiátrico João XXII. Os convidados trataram do tema Transtornos e preservação da saúde mental das vítimas de preconceito.


Sobre a temática Maria José destacou os principais transtornos identificados nos pacientes atendidos no Instituto do Negro Padre Batista como crise de choro, fobia frente ao agressor, depressão, pensamentos suicidas entre outros.


No final do encontro, a CONE fez o lançamento do livro Construindo a Igualdade Racial: 1º. Prêmio para Artigos de Graduação e Pós - Graduação sobre a Questão Racial, que reúne uma coletânea de artigos sobre o assunto.


Veja as fotos do encontro aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário