Siga

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CCH comemora 4 anos de atendimento

O Centro de Combate a Homofobia (CCH), inaugurado em 2006 por iniciativa da Secretaria de Participação e Parceria, completou quatro anos de atendimento à população LGBT vítimas de violência e/ou discriminação no dia 28 de junho de 2010. O CCH funciona por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads) com a Comissão Municipal de Direitos Humanos.


O objetivo do Centro é dar orientação e prestar atendimento às vítimas que sofreram qualquer forma de intolerância, discriminação, exclusão e desrespeito por causa da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. As denúncias são encaminhadas, de acordo com a competência, para diversos órgãos. Para quem não tem condições de arcar com o custo de um advogado particular, o Centro possui uma parceria com a Defensoria Pública do Estado para atendimento gratuito.


Número de atendimentos de 2006 a julho de 2010


O atendimento multidisciplinar abrange as áreas jurídica, social e psicológica. Existe também a possibilidade de encaminhar as demandas via internet e telefone. Os profissionais do Centro auxiliam na mediação e resolução de conflitos em parceria com a rede de direitos humanos. No ano de 2009 foram registrados mais de 250 atendimentos.


No ano de inauguração do centro foram atendidos 48 casos, sendo que a metade foi na área jurídica. O centro procura atender as pessoas das mais diversas formas, oferecendo serviços como o de inclusão em programas sociais. As questões psicológicas e sociais envolvidas não são deixadas de lado. Em 2007 a frequência dos atendimentos cresceu significativamente, chegando a 111 casos atendidos. Até a metade desse ano foram registrados 134 casos.


A prevenção da homofobia também é foco do trabalho realizado pelo CCH. Gustavo Menezes, coordenador do CCH explica que alguns casos de discriminação acontecem por falta de conhecimento da sociedade com relação a diversidade sexual. Por isso, o Centro possui um importante trabalho de sensibilizar, principalmente os equipamentos da prefeitura, para compreender a população LGBT e suas especificidades. “A partir do momento que se entra em contato com o assunto, ele deixa de ser tabu, e as pessoas passam a lidar com ele de maneira mais natural”, afirma Menezes.


Este trabalho realizado ao longo de quatro anos produziu o conteúdo para a construção do Mapa da Homofobia, desenvolvido pelo núcleo de informação da Cads. O mapa georeferencia os atos homofóbicos na capital a partir das denúncias recebidas pelo CCH. O estudo irá pautar as ações e intervenções necessárias para a proteção da população em áreas de risco, apontadas pelo mapa, bem como monitorar a eficácia de políticas públicas para os munícipes lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais propostas pela prefeitura.


Para visualizar o Mapa da Homofobia clique aqui


Serviço:

CCH - Centro de Combate à Homofobia

Local: Pateo do Colégio, 5 - Centro - 1º andar

Tel.: (11) 3105.4521/ 3106.8780/ 3115.2616

E-mail: cch@prefeitura.sp.gov.br

Horário de atendimento: das 09h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário