Siga

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Abertura do II Fórum de Ensino Superior sobre História, Cultura Africana e Indígena


A SMPP, em conjunto com o Núcleo Étnico–Cultural da Secretaria Municipal de Educação, promove o II Fórum de Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena no auditório da Universidade Mackenzie entre os dias 21, 22 e 23 de outubro.

O objetivo é discutir a aplicação das Leis 10.639 e 11.645, que caracterizam como obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. O fórum visa trabalhar a questão do enfrentamento em relação às dificuldades dos educadores quanto à formação para o ensino de História Africana e Afro-brasileira e Indígena.

Um dos pontos mais relevantes do fórum é incentivar as universidades que formam novos educadores apontando para a necessidade de consolidar as iniciativas para estruturar conteúdos, metodologias e disseminação sobre o tema que trata a questão racial, africana e indígena.

O fórum visa também debater o processo de formação inicial de educadores em diversos cursos superiores como os de pedagogia, história, letras, geografia, educação artística, comunicação dentre outros, visando o aperfeiçoamento não só do saber, mas das práticas deste conhecimento pelos educadores, efetivando, assim, o cumprimento dos objetivos das Leis 10.639/03, de autoria da então deputada Esther Grossi, que foi publicada em 9 de Janeiro de 2003, também considerada como um dos meios de validação de conquista no combate ao preconceito racial.

A Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação do ensino fundamental e Médio é uma das várias conquistas da luta do movimento antirracismo, pela forma violenta com que os negros foram tratados não só no passado, mas também no tempo presente.

Indicadores da desigualdade apontam que a vivência cotidiana do racismo no Brasil reproduzida no sistema educacional, prejudica o desempenho e desenvolvimento da população negra no ambiente escolar, isso se reflete nos índices de analfabetismo, reprovação escolar e evasão de alunos. No Brasil temos entre os analfabetos, pessoas acima de 15 anos, 7,1% de brancos e 16% de negros (pretos e pardos), de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais de 2004 do IBGE.

A abertura do II Fórum de Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena contou com a presença do secretário da SMPP, Francisco Buonafina; Alexandre Alves Schineider - Secretário Municipal de Educação; Gustavo Húngaro - Secretário Adjunto da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; Ministro Eloi Ferreira de Araújo - Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Roseli de Oliveira - Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena; Maria Aparecida de Laia - Coordenadora da CONE/SMPP; Prof. Lindberg Clemente de Morais – Escola Superior de Teologia - Universidade Mackenzie, Conselho Estadual dos povos Indígenas, educadores de ensino superior, pedagogos, alunos e representantes da sociedade civil.

Confira as fotos de Abertura do II Fórum aqui


Serviço:
II Fórum do Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena
Local Rua Piauí, 130 – Consolação – Auditório da Escola Americana da Universidade Presbiteriana Mackenzie, prédio 29
Quando: 21, 22 e 23 de outubro

Nenhum comentário:

Postar um comentário