Siga

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

7º ano de Consciência Negra celebra Zumbi dos Palmares

A SMPP promoveu uma missa no dia, 11, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Santa Ifigênia, em São Paulo, para celebrar o 7º ano de comemorações da Consciência Negra.

A celebração da missa contou com a presença de várias autoridades espirituais e lideranças da que lutam contra o preconceito racial e todo tipo de resistência contra a cultura afro-brasileira.

Em todo o Brasil está previsto para acontecer uma séria de atividades em comemoração ao Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A intenção é de mobilizar a sociedade para fincar a bandeira da luta contra o preconceito racial na nação. Preconceito esse que ainda continua em todas as classes sociais, ninguém se engane.

Missa Afro abre as festividades do Dia da Consciência

O Dia da Consciência Negra foi a data estabelecida pelo projeto Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003 para homenagear Zumbi, o líder do grupo Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

Zumbi se tornou um líder histórico por representar a luta do negro contra a escravidão durante o período Brasil Colonial. Sua morte se deu em meio ao combate pelo seu povo. O período colonial no Brasil tinha uma das suas características o trabalho escravo. Mesmo sendo o índio um elemento importante para a formação da colônia, ele acaba cedendo seu lugar para o negro que se tornando o principal alvo, tendo sua mão-de-obra como a principal base para o desenvolvimento colonial no Brasil.

Quilombo dos Palmares, surgido em 1630 em Alagoas, identificado como um grupo de negros de uma aldeia. Era um povo que representava uma resistência ao sistema da escravatura, lutando de todas as formas pela libertação dos escravos e preservação da cultura africana no Brasil.

Confira as fotos da Missa Afro aqui

Um comentário:

  1. Agradeço a voces por ter enviado o convite da missa, fui e fiquei encantada com a beleza que vi, a comunidade Afro esta de parabéns. Que Deus nos abençõe. abraços

    Marly Mafalda de Oliveira

    ResponderExcluir