Siga

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Campus Party discute a democratização de dados públicos

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

O terceiro dia de Campus Party foi recheado de muitas atrações. Na tarde desta quarta-feira, 19, os campuseiros e presentes puderam assistir o painel Hackeando Dados – Democratizando os dados públicos na área das Mídias Sociais do evento.

Para debater o assunto foram convidados Daniel Filho, Pedro Valente, Daniela Silva e Martha Gabriel. A discussão foi mediada pelo diretor de Inteligência de Mercado do Terra, Marcelo Coutinho.

Coutinho introduziu o debate com a afirmação do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, presente na Campus Party Brasil 2011. Ele afirma que a internet precisa ser defendida e protegida de todas as maneiras, principalmente do controle dos governos.

Debatedores falam sobre o conteúdo na internet

Outra importante questão levantada por Coutinho foi se é saudável que a sociedade tenha acesso a todo tipo de informação, dados e registros do setor público. Daniela Silva, diretora da Esfera, acredita que boa parte das informações que circulam na internet são restritas e cabe ao governo garantir o acesso a esses dados. Porém só essa medida não é suficiente, para ela, as relações entre cidadão e governo devem mudar, pois as pessoas precisar querer usar as informações disponíveis na rede.

Martha Gabriel, autora de livros sobre marketing digital, alerta para alguns perigos que a divulgação de dados pode trazer. Para a escritora, os ambientes digitais são muitas vezes utilizados sem conhecimento dos usuários. “Ingenuamente, as pessoas disponibilizam informações que não deveriam ser disponibilizadas”. Martha também apontou o problema da utilização de dados para usuários que não lêem Termos de Uso ao fazer cadastro em uma rede social.

“Caiu na Internet, não tem mais dono”. A afirmação é de Daniel Filho, desenvolvedor web e programador, que não vê nenhum reflexo negativo o acesso a bancos de dados pelos usuários, mas salienta a necessidade de tornar este acesso fácil ao público.


Nenhum comentário:

Postar um comentário