Siga

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fala Jovem Internacional promove diversas atividades no CEU Aricanduva

Texto: Thaís Cordon

Na última quinta-feira, 26, aconteceu o Fala Jovem Mix Especial Internacional, no CEU Aricanduva, Zona Leste de São Paulo. O evento fez parte da programação mensal do Conselho Municipal de Drogas e Álcool de São Paulo (COMUDA) e a Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), para debater as dependências químicas.

Durante o encontro, que contou com a parceria do Consulado Geral Americano de São Paulo, aconteceram debates, apresentação teatral e musical. Além disso, o público acompanhou a palestra ministrada pelo Mr. David Kahn, promotor do Condado de Miami-Dade na Divisão de Narcóticos.

Na abertura do Fala Jovem, a Cia Garatujas apresentou a peça de teatro “Ainda”, a mostra focaliza os sentimentos de um jovem usuário de drogas que coloca em cheque as qualidades do pai, e que se vêem obrigados a repensar seus valores.

Peça de Marcos Caruso conscientiza adolescentes da Zona Leste

A peça serviu de alerta para uma necessidade de diálogo, exaltando a importância da informação e chamando a atenção das autoridades, para o comprometimento na área da prevenção.

Em seguida, David Kahn utilizou o tema “Uso Recreativos de Medicamentos” para abordar diversas questões relacionadas à dependência às drogas e potenciais tratamentos.

Durante a reunião, Kahn contou histórias de ex-dependentes químicos e abordou o assunto “Justiça Terapêutica”, programa desenvolvido nos Estados Unidos, para a recuperação de delatores que foram condenados por infrações menores e são usuários de drogas ou álcool, que consiste em um conjunto de medidas voltadas para que eles recebam tratamento de terapia e evitem a aplicação de pena privativa de liberdade.

Ao ser questionado por um jovem sobre o tratamento do governo com a cracolândia – localizada no centro da capital -, David diz: “Com esse evento observo que o COMUDA busca benefícios para os usuários e ex-usuários. Estão fazendo muitas coisas, sim”.


David Kahn no meio da platéia

Para finalizar o evento, uma aluna de 14 anos realizou uma apresentação musical, na qual os seus colegas participaram ativamente do show. “Houve uma sensibilidade do público e um reconhecimento maravilhoso dos participantes com o artista”, conta o presidente do COMUDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário