Siga

terça-feira, 31 de agosto de 2010

SMPP lança o livro: A Universidade e a formação para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) fez o lançamento do livro “A Universidade e a formação para o Ensino de História e Cultura Africana e Indígena” na última sexta-feira, 27. O projeto realizado pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) aconteceu no Centro Universitário Maria Antônia da USP.

O livro trata dos seguintes temas: Desigualdades raciais na educação; Ações Afirmativas e a Lei 10.639; Igualdade e diferença nas políticas educacionais; Nova abordagem da questão indígena e Anais do I Fórum.

Esses assuntos foram debatidos nas palestras e oficinas do I Fórum do Ensino Superior, realizado em outubro do ano passado. A Coordenadoria discutiu com as Universidades uma forma de aperfeiçoar o conhecimento e as práticas de docentes para o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Indígena para o nível fundamental e médio.

Representantes de Universidades fazem dedicatórias aos presentes

O papel da Coordenadoria é de estimular e sugerir propostas de políticas públicas e trabalhar com todos os parceiros. “Nós não estamos trabalhando somente com universidades, com a rede municipal também”, afirma a coordenadora da CONE.

O resultado do I fórum está na publicação, além do lançamento do livro, o intuito foi convidar as universidades para realizar o II Fórum previsto para os dias 21, 22 e 23 de outubro deste ano.
Para a professora Ubimara Ding o fórum possibilita que os professores façam uma revisão dos conteúdos, conceitos e preconceitos. Para que também se apropriem e possam dialogar com os alunos, com uma visão mais ampla.

O livro é um estímulo para uma participação maior dos educadores das universidades de São Paulo. “A educação existe, mas há falhas, as pessoas têm que ter responsabilidade onde estão”, declara Alex Moreira, aluno de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Confira as fotos do lançamento aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário