Siga

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

SMPP promove reuniões para divulgar projeto “Cambuci: Bairro Amigo do Idoso”

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou duas reuniões na semana passada sobre o projeto Bairro Amigo do Idoso. A primeira aconteceu na quarta-feira,17, com a participação da Polícia Militar, Exército, Rotary Clube, Massonaria e Associação Comercial e na sexta-feira, 19, para os moradores do bairro. O evento foi promovido pela Coordenadoria do Idoso (CI), no Pólo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy, localizado no bairro Cambuci.

Durante a palestra o coordenador destacou que a proporção de idosos está crescendo rapidamente e em 2025 vai ter mais idosos do que jovens. A população de cerca de 600 milhões de 60 anos ou mais que temos hoje, vai dobrar, chegando a 1,2 bilhões. “O bairro Cambuci nos dá a impressão que estamos no interior. Um dos motivos que nos motivou a criar esse programa”, conta.

Tatiane Andrade expõe o projeto para população


A CI vai lançar o programa Cambuci: Bairro Amigo do Idoso, baseado no projeto Cidade Amiga do Idoso, que foi lançado pela OMS no XVIII Congresso da Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (IAGG) no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2005.

Com uma verba inicial dada pelo governo do Canadá e Help The Aged, Reino Unido, a OMS e seus parceiros, em 33 cidades de 22 países, pediram a cerca de 1.500 idosos que apontassem os aspectos positivos e os obstáculos que eles encontram na cidade em que vivem, em relação a oito quesitos: prédios e espaços abertos, transporte, moradia, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário e serviços de saúde.

Uma das palestrantes da CI, Mayra Guesso, comenta que através de pesquisas o Brasil sairá do 16º país com maior números de idosos, para o 6º lugar. E, daqui uns anos será nomeado como “mundo grisalho” - onde haverá um aumento de qualidade de vida, sobretudo vai diminuir o número de mortes da terceira idade.

“Isso é a prova que precisamos de políticas públicas e projetos sociais, que tragam qualidade de vida. Não estamos tratando somente da velhice atual, e sim do futuro”, completa a palestrante.

Mayra afirma que o Cambuci é um dos bairros mais antigos e com a maior quantidade de idosos, com cerca de 32.000 pessoas. Além de ter uma qualidade de vida relativamente boa e o índice de vulnerabilidade é baixo, temos probabilidade de envelhecer mais.

Em seguida, a gerontóloga Tatiane Andrade distribui o estatuto do idoso aos participantes e mostrou imagens, que mostram as dificuldades da população da terceira idade, por exemplo as calçadas que não são adequadas aos idosos. Também comentou a questão de pessoas que não são da terceira idade, colocarem o automóvel na vaga de estacionamento especial.

“Com este projeto os nossos filhos e netos também terão a oportunidade de envelhecerem bem. A nossa realidade vai mudar, aliás, já está mudando”, finaliza a gerontóloga.

Após a apresentação, os idosos preencheram um questionário para a CI se basear onde melhorar o bairro , para debaterem os assuntos na próxima reunião, a ser realizada no dia 10 de dezembro.

Confira as fotos da reunião aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário