Siga

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Telecentros contribuem para o uso correto da internet

Atualmente vivemos em um mundo digital e muitos brasileiros possuem acesso a web, os acessos podem ser da própria casa, de lan house, telecentros, ou até mesmo do celular. A internet está disponível de várias formas e modelos.

Na contramão do crescimento ao acesso à internet está a segurança na rede, principalmente a de crianças e adolescentes, que não tem tanta ciência dos perigos da rede mundial de computadores. Uma prova disse é a pesquisa encomendada pela empresa de segurança McAfee, divulgada neste mês.

O levantamento mostrou que 46% dos adolescentes brasileiros entre 13 e 17 anos publicam suas localizações em perfis de redes sociais. O estudo “A vida secreta dos adolescentes: o comportamento dos jovens na web”, realizado pela empresa TNS, entrevistou 400 jovens no Brasil.

O estudo revelou ainda que 71% dos adolescentes atualizam seus “status” nas redes sociais frequentemente, sendo que 8 em cada 10 participam ativamente desses sites. Sobretudo, a pesquisa alerta que 33% dos jovens compartilham fotos pessoais na internet com pessoas desconhecidas, 22% divulgam o número do celular e 21% o nome da escola.

Curso de Introdução à Informática ensina sobre uso correto da internet

Esse é um grande motivo para os pais ou responsáveis estarem sempre presentes e informados, sobre o uso da internet pelos filhos. É de extrema importância que os jovens sejam cautelosos e não publiquem endereço, telefone, fotos e e-mails.

Com o objetivo de reduzir a exclusão digital na cidade de São Paulo e estender as vantagens da sociedade da informação a todos os cidadãos, a Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), vinculada à Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), desenvolve o Programa Telecentro, que possui a responsabilidade de promover a inclusão digital ao visar à democratização do acesso às tecnologias da informação a todas as pessoas que fazem parte da sociedade.

Sobre a questão de segurança nas unidades a coordenadora do Telecentro, da Zona Sul da capital, afirma que contrataram uma empresa para bloquear sites indevidos. Sobretudo, o acompanhamento dos monitores com os alunos é constante. “Dependendo da unidade, são cerca de três funcionários”.

Para a supervisora do Telecentro Cidade Dutra, após a instalação do programa que bloqueia o acesso a conteúdos impróprios, a sensação foi de alívio. “Há anos atrás tivemos um caso de um aluno que entrou num site indevido, conversamos com ele e aumentamos a segurança. Após isso, nunca mais”, finaliza.

O estudante e usuário de Telecentro, Flávio Luciano Santana, conta que quando entra em redes de relacionamento toma o cuidado de não vincular as informações pessoais com o conteúdo que deseja divulgar na rede.

A cidade de São Paulo conta hoje com 360 unidades inauguradas de Telecentros, e em todas elas há o curso de Introdução à Informática onde os alunos apreendem o uso correto da internet. Para saber onde encontrar a unidade de Telecentro mais próxima acesse o site ou ligue no 156 da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário