Siga

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Exposição encerra calendário da Consciência Negra em São Paulo

Texto: Giuliano Giovanetti

Ontem, 6, terminou a exposição cultural africana no hall da sede da Prefeitura Municipal de São Paulo. A mostra promovida pela Coordenadoria de Assuntos da População Negra, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), foi uma das comemorações ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. As obras e os artigos expostos desde o dia 22 de novembro são do acervo do Centro Cultural Africano.

Exposição na Prefeitura celebra Dia da Consciência

Do acervo, continham máscaras e esculturas que manifestam a arte africana que tem como elemento predominante a representação de uma mitologia dentro de um mundo simbólico. Este tipo de linguagem também se tornou um meio de comunicação e ensino a transmissão da cultura africana.

O feriado do Dia da Consciência Negra na cidade de São Paulo foi estabelecido pela Lei 13.707, em 7 de janeiro de 2004 para homenagear Zumbi, o líder do grupo Quilombo dos Palmares que morreu no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi se tornou um líder histórico por representar a luta do negro contra a escravidão durante o período Brasil Colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário