Siga

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Espaço de Convivência Santa Cecília apresenta peça teatral às pessoas em situação de rua

Texto: Andressa Freire do Amaral
Marta Mendes

As Secretarias de Assistência Social e Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Atenção as Drogas (CDR) e do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Alcool (COMUDA), promoveram no último dia 6, no Espaço de Convivência Santa Cecília a apresentação da peça Ainda , em uma sessão exclusiva para os usuários do equipamento.

Dirigida pelo ator e diretor Marcos Caruso e vencedora do prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz, a peça retrata a vida e os sentimentos de um jovem usuário de drogas e a relação dele com a família e a sociedade. “Assistindo essa apresentação eu olho para trás e vejo a vida que eu tive”, desabafa André Luiz da Costa, 30 anos, frequentador do equipamento. “Drogas e alcóol estão presentes no nosso dia a dia, mas temos o poder de escolher qual caminho seguir”, conclui.

Segundo Tifani Declara, gerente do serviço, o principal objetivo desses eventos é oferecer um atendimento amplo e diferenciado aos frequentadores do espaço, já que a maioria deles tem problemas com alcool ou drogas; “Nosso intuito é renovar, mas acima de tudo apresentar novos caminhos”, esclrece.

Espaço de Convivência Santa Cecília recebe ação teatral

“É fantástico ver como as atividades culturais podem ajudar as pessoas em situação de rua ou usuárias de narcóticos a manter a concentração. Por isso é muito gratificante ver que através da arte é possível sensibilizar e conscientizar esses cidadãos”, afirma o secretário de Participação e Parceria.

Após a apresentação teatral foi realizado um bate-papo com os usuários, mediado pelos profissionais do COMUDA, abordando as dificuldades enfrentadas pelo personagem e a possibilidade de renovação. “Nós também precisamos fazer a nossa parte e querer mudar de vida”, diz Haroldo de Jesus, 23 anos, usuário do espaço.

Para a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, essas ações consolidam a relação entre os usuários e os profissionais da rede assistencial. “Além de fortalecer os vínculos com a rede assistencial da Prefeitura, as atividades culturais estimulam os moradores em situação de rua a querer um novo recomeço”, finaliza ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário