Siga

terça-feira, 22 de março de 2011

III Rota Gastronômica do Cambuci agita final de semana em São Paulo

Neste final de semana, 19 e 20, aconteceu a abertura da III Rota Gastronômica do Cambuci na Praça Hélio Ansaldo no bairro que leva o nome do fruto. O evento foi realizado pela Incubadora de Projetos Sociais, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). Neste ano a Rota vai percorrer outras cinco cidades do estado de São Paulo até voltar para a capital, onde acontece o encerramento em outubro no Mercado Municipal.

O distrito de Paranapiacaba e as cidades de Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna e Mogi das Cruzes aproveitaram os dois dias de evento para expor e comercializar os produtos feitos à base de Cambuci. Um das novidades da feira foi à bebida conhecida como ICE, mas também não faltou a tradicional cachaça de Cambuci e o nhoque com o molho feito a partir da polpa do fruto.


Praça no Cambuci recebe III Rota Gastronômica

O secretário de Participação e Parceria, Francisco Buonafina, conta que em 2008, no início da instalação da Incubadora, não havia árvores de Cambuci no próprio bairro. “Começamos de maneira tímida, plantando algumas árvores no bairro e descobrimos o potencial que a ação poderia ter, extrapolando as fronteiras do bairro e gerando negócios entre as cidades produtoras do fruto”, afirma Buonafina.

Depois do projeto, restaurantes incluíram em seus cardápios, pratos à base do Cambuci. No bairro também é possível encontrar sorvete, geléias, cachaças artesanais e diversos outros produtos com o fruto. Há 3 anos, nada disso existia.

A III Rota do Cambuci tem a próxima etapa marcada para Santo André entre os dias 16 e 24 de abril no 8º Festival de Paranapiacaba. Depois segue para Rio Grande da Serra e Salesópolis no mês de maio, Paraibuna em junho, Mogi das Cruzes em agosto e termina em outubro novamente em São Paulo.

Confira as fotos da abertura aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário