Siga

terça-feira, 20 de março de 2012

Uebe Rezeck visita o SAID

Nesta segunda-feira, 19, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitaram o Serviço de Atenção Integral ao Dependente (SAID), localizado na Avenida Almirante Delamare, 3.033, em Heliópolis, zona sul da capital.

O SAID, inaugurado em fevereiro de 2010, é uma clínica pública e gratuita para o tratamento intensivo de dependentes químicos que atende adolescentes e adultos de ambos os sexos. O projeto, administrado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com o Hospital Samaritano, já realizou 626 atendimentos até o fim de fevereiro.


Uebe Rezeck em visita ao SAID em Heliópolis

Os pacientes são atendidos por uma equipe multifuncional, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, além de professores de educação física e de alfabetização.

O objetivo desse tipo de atendimento é desenvolver não apenas um programa voltado à dependência química, mas também para a recuperação física e educacional, a reinserção social e apoio psicossocial.

As famílias dos dependentes em tratamento recebem todo o suporte durante a internação de seus familiares, com participação em grupo e atendimentos à família. Se necessário, os responsáveis são encaminhados para atendimento psicológico na rede de saúde da Prefeitura de São Paulo.

Sobre o SAID

O SAID possui 7 mil m² de área, na quale estão distribuídos 80 leitos: 14 na ala adulto feminino, 26 na adulto masculino, 20 na adolescente masculino e 20 na adolescente feminina. Além disso, o local conta com consultórios para atendimento odontológico, quadras poliesportivas, oficinas terapêuticas e salas de aula e de atividades individuais e em grupo.

O serviço atua, prioritariamente, recebendo os pacientes que são encaminhados pela Ação Integrada Centro Legal. O tempo de permanência na unidade varia de um a três meses. Após o período de internação, os pacientes são encaminhados para acompanhamento em órgãos de saúde da Prefeitura.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário