Siga

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SMPP comemora Dia do Índio com Seminário

Na manhã desta segunda-feira, 16, aconteceu o seminário “Tradição Indígena em Debate” em homenagem ao Dia do Índio, celebrado em 19 de abril. O evento, organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), através do Conselho Municipal dos Povos Indígenas, foi realizado no Espaço Cultural Cambuci da Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP.

Fizeram parte da mesa de abertura o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, a coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, a presidente do Conselho Municipal dos Povos Indígenas, Maria dos Santos, o coordenador técnico local da FUNAI, Marcio José Lavin do Nascimento, o Cacique da aldeia Jaraguá, José Fernandes, Antonio Carlos Arruda, da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para a População Negra, órgão ligado à Secretaria da Justiça, e o coordenador da Juventude, Devanir Cavalcante.

Mesa de abertura do Seminário "Tradição Indígena em debate"

Todos os convidados da mesa tiveram oportunidade de falar e deixar registrado seu ponto de vista quanto às questões relacionadas ao povo indígena, como o que diz respeito a demarcação de terras, educação e a necessidade de preservação dos aspectos culturais.

Durante a abertura, Edson Corrêa, chefe de gabinete da SMPP, falou sobre a importância da luta do povo indígena que tem total respaldo da Secretaria, sempre preocupada em atendê-los da melhor maneira possível. “Vamos continuar na frente dessa luta por terra, dignidade e contra a discriminação”.

O coordenador técnico local da FUNAI, Marcio José Lavin do Nascimento, fez questão de ressaltar o importante papel que o indígena tem na sociedade e de dizer que ele não deveria ser destaque somente durante a semana de celebração. Terminou sua fala registrando a seguinte mensagem: “Eu posso ser quem você é, sem deixar de ser quem eu sou, ou seja, viver na cidade grande não é abrir mão de ser indígena, sua cultura e tradição devem ser respeitadas”.

No início da cerimônia, houve uma apresentação do Coral das crianças da aldeia do Jaraguá que mostraram alguns cantos e danças tradicionais. Estavam presentes também moradores da aldeia e representantes de associações que cuidam dos interesses dos indígenas, e representantes da sociedade civil.

O objetivo do seminário foi o de expor questões relacionadas aos povos indígenas, além de promover o debate sobre os principais assuntos e problemas enfrentados por eles, para que assim, seja possível elaborar políticas públicas que visem a igualdade, combate à descriminação racial, importância dos costumes, tradição e inclusão na sociedade.


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário