Siga

terça-feira, 8 de maio de 2012

SMPP participa da 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

O secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa, esteve presente nesta terça-feira, 8, na 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo que aconteceu no auditório Simón Bolívar, situado no Memorial da América Latina.

O evento, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), teve por objetivo elaborar um amplo debate junto à iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, instituições de ensino, associações e sociedade civil organizada sobre experiências e a prática da sustentabilidade.

Prefeito Gilberto Kassab e  autoridades que fizeram parte da cerimônia de abertura

O prefeito, Gilberto Kassab fez parte da mesa de abertura da conferência, junto com toda a sua equipe de secretários municipais e subprefeitos. Estiveram presentes também, o vereador autor da resolução de implementação da conferência, Gilberto Natalini, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, o coordenador da OAB, Carlos Maluf Sanseverino, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Vieira Muniz, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação para a sustentabilidade entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Câmara Municipal de São Paulo e OAB. O termo consiste em ser um acordo para contribuição à reeducação ambiental, visando a implementação de políticas públicas para a mudança de hábitos da população.

Autoridades entregam o prêmio a José Gondemberg


No evento, também foi entregue a José Gondemberg, o primeiro Prêmio de Responsabilidade Social, por seus projetos e trabalhos realizados em benefício a um meio ambiente sustentável.

O principal objetivo da edição da 11ª conferência foi o de discutir propostas em conjunto com a sociedade civil, para antecipar os debates do Rio+20, evento mundial organizado pelas Nações Unidas que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro.

Estande da SMPP

Ao lado de fora do Memorial da América Latina, instituições não governamentais mostraram os projetos realizados em colaboração ao meio ambiente durante o evento.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) esteve presente, por meio de um estande da Coordenadoria do Idoso (CI), onde foram expostos alguns projetos elaborados em benefício a sustentabilidade e saúde dos idosos.

O coordenador responsável por esta coordenadoria, Hélio de Oliveira, falou sobre como os idosos podem contribuir em preservar o meio ambiente e cuidar da própria saúde ao mesmo tempo: “Alguns objetos utilizados no dia a dia podem servir como terapia ocupacional para os idosos. A utilização de jornais, revistas, tampinhas de alumínio e garrafas pet, podem ser aproveitadas para confeccionar artesanatos e até utensílios domésticos. Desta maneira, os idosos contribuem com a reciclagens e ao mesmo exercitam a mente”.

Edson Corrêa junto com o coordenador Hélio de Oliveira no estande da SMPP


Hélio de Oliveira também falou sobre a participação da coordenadoria no evento: “Aqui no nosso estande, estamos divulgando como o cultivo e como a reciclagem pode contribuir para a saúde dos mais velhos e no progresso da sustentabilidade. Essas hortas fazem parte do nosso projeto, que é o de cultivar  flores e hortaliças. As hortas feitas em cima da telha, são práticas para as pessoas que não tem espaço para plantar. Já as suspensas podem ser utilizadas por quem mora em apartamento. O cultivo de plantas, flores e hortaliças também ajuda na preservação do meio ambiente, além de ser um hábito que pode ser passado de geração em geração”.


A Coordenadoria do Idoso é uma das abas da SMPP, que tem por missão incluir e desenvolver projetos para as pessoas de mais idade, garantindo autonomia, participação e integração perante toda a sociedade.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário