Siga

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONE promove a II edição do Prêmio Luiza Mahin

A Secretaria de Participação e Parceira (SMPP), por meio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), promoveu no dia 25 de julho, a cerimônia de entrega do II Prêmio Luiza Mahin. O evento aconteceu no plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, e contou com a presença do secretário adjunto de Participação e Parceria, Antonio Fernando Gimenez, da coordenadora dos Assuntos da População Negra, Maria Aparecida Laia, entre demais autoridades e representantes da CONE, dos movimentos sociais e sociedade civil.

O prêmio, em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, foi concedido a sete mulheres negras comprometidas com a valorização da cultura negra, da inclusão social e da luta antidiscriminatória, escolhidas a partir de indicações feitas por entidades ligadas ao movimento social negro e às redes sociais negras.

Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia entregando  um dos prêmios da noite

A escolha das sete mulheres foi feita por uma comissão especial composta por representantes da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e do Conselho Gestor da CONE. As vencedoras ganharam um diploma confeccionado em impresso próprio e uma estatueta estilizada simbolizando Luiza Mahin.

Luiza Mahin 

Mulher negra, nascida do séc XIX, da tribo Mahin, trazida para Bahia como escrava. Liderou a Revolta dos Malês, uma das maiores rebeliões de escravos ocorridas em solo baiano. Caso o levante dos Malês tivesse sido vitorioso, Luísa teria sido reconhecida como Rainha da Bahia.

Ela foi surpreendida com seu grupo pela força policial, obrigados a se lançarem em combate foram derrotados. Luiza e outras lideranças conseguiram escapar da perseguição, partiu para o Rio de Janeiro, deixando seu filho, Luis Gama - com apenas cinco anos de idade -, aos cuidados do pai.

Com dez anos, a criança foi vendida ilegalmente como escrava, para quitar uma dívida de jogo, e Luiza foi descoberta, detida e, possivelmente, degredada para Angola.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário