Siga

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SMPP comemorou o mês do Idoso

Para marcar o mês de outubro, intitulado como mês internacional dos idosos, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria do Idoso, promoveu inúmeras atividades direcionadas às pessoas da terceira idade, com o objetivo de conscientizar a população e os órgãos públicos sobre a necessidade de integrar os idosos em todas as atividades realizadas no dia-a-dia, além de fortalecer a formulação de políticas públicas direcionadas para a efetivação de um envelhecimento ativo e saudável.

Iniciando as atividades, no dia 1 de outubro, aconteceu o “Dia Internacional do Idoso”, realizado no Parque do Piqueri, no bairro do Tatuapé. O evento teve como intuito comemorar a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1982, a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

O evento proporcionou um dia de atividades direcionadas para os idosos, com apresentações da Banda do Exército, da Primeira Bateria da Terceira Idade e de grupos de dança com integrantes da melhor idade. Os idosos também puderam participar de oficinas culturais de artesanato, de oficinas informativas sobre cuidados com a saúde, entre outras atividades que proporcionaram a todos um dia cultural com lazer e diversão.

No mesmo dia, aconteceu o “Programa Circuito Maior Idade”, na Vila Mariana e no dia 03, a “Jornada Gerontóloga”, ambos direcionados para alertar os idosos sobre as precauções com a saúde, informando sobre os principais cuidados que as pessoas dessa faixa etária devem ter para uma vida saudável.

Autoridades no Parque Piqueri, celebrando o Dia Internacional dos Idosos

A palestra “Educação e Sensibilização ao Envelhecimento”, realizada no dia 19 de outubro no Pólo Cultural do Idoso, proporcionou aos participantes, a maioria profissionais da área da saúde, parentes e cuidadores de idosos, uma tarde com informações sobre o envelhecimento e os principais cuidados que se deve ter com as pessoas idosas, esclarecendo as mudanças de comportamento, físicas e psicológicas, alertando sobre os cuidados que se deve ter para tratar os idosos nessa fase de envelhecimento, promovendo qualidade de vida e esclarecimentos para as pessoas próximas.

Outra atividade promovida que incentivou para as pessoas idosas o aumento da autoestima, entretenimento e diversão foi a 19ª edição do concurso “Miss e Mister Estadual Terceira Idade”. O concurso realizado pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), em parceria com a CI, reuniu 30 candidatas à miss e 28 candidatos a mister para representar as cidades que compõem o estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados por sete jurados através dos quesitos de elegância, postura, beleza de rosto e desenvoltura na passarela. Os vencedores dessa edição foram Maria Lucy Santanna Saadi Sampaio e José Henrique M. Vanderley. Durante o encerramento das atividades, os participantes e a platéia puderam prestigiar a apresentação musical do cantor Orlando e Seus Teclados, animando a todos que estavam presentes durante essa edição do concurso.

O “Show da Longevidade”, também para marcar o mês dos idosos, aconteceu no dia 26 de outubro, no Pólo Cultural. Durante o evento, os participantes puderam prestigiar apresentações de danças, ginásticas, músicas e dança do ventre. A banda católica Arte de Viver e um baile e um DJ foram os responsáveis por animar a festa durante as atividades finais. O intuito da realização do show foi o de garantir a autonomia e a participação do idoso na sociedade, com o objetivo de promover integração, entretenimento e lazer para os participantes.

O “Encontro Intergeracional de Baterias”, realizado no dia 29 de outubro, em frente ao Theatro Municipal, no centro, também fez parte das atrações musicais realizadas durante o mês de outubro. A Primeira Bateria da Terceira Idade e os jovens do grupo Cultura no Autódromo foram os responsáveis por garantir a animação do evento. O encontro teve por objetivo ser um espaço em que os mais velhos puderam trocar suas experiências com os mais novos, estimulando o respeito e interatividade entre os integrantes.

E para encerrar as atividades, no dia 30 de outubro, aconteceu o “Workshop da 3ª Idade”, realizado no Clube Escola Mane Garrincha, no bairro do Ibirapuera. O principal intuito do evento foi o de apresentar aos idosos que frequentam o clube, as atividades e políticas públicas realizadas pelas SMPP através da Coordenadoria do Idoso e do Grande Conselho Municipal do Idoso. Os participantes puderam expor suas ideias e necessidades com relação ao envelhecimento em São Paulo e também puderam conhecer mais sobre o espaço direcionado a eles, o Pólo Cultural do Idoso.

As atividades e ações do mês do idoso servem também, para que a consciência e a responsabilidade social seja seguida, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil. No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, garantindo que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagens de ônibus coletivo; desconto em atividades de cultura; esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os idosos se encontram.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário