Siga

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bloco da Participação abre o Pholia na Luz

Foliões se divertem no Bloco da Participação

Com muita energia e descontração os funcionários, colaboradores e parceiros da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) fizeram a abertura do pré-carnaval Pholia na Luz deste ano no sábado. Os foliões dançaram ao som do samba-enredo de Ronald Elias Balveti, o Xixa, da Leandro de Itaquera e na percussão e harmonia da 1ª bateria de escola de samba de idosos do Brasil.

Durante uma hora os participantes estamparam na camiseta personalizada o lema do Bloco: “Com Energia e Descontração Contra o Preconceito e a Discriminação”. O desfile aconteceu entre o Jardim da Luz e o Parque da Luz no Centro de São Paulo. No domingo, os Unidos da Melhor Idade também participaram do Pholia e fizeram uma homenagem para a Velha Guarda Paulistana.


Unidos da Melhor Idade desfilou no domingo

O Pholia na Luz, é uma realização da Associação Viva o Centro, ABBC, Uesp, Prefeitura de São Paulo, SPTuris, Secretaria Municipal de Cultura, SMPP, CET, Polícia Militar do Estado de São Paulo, entre outras instituições parceiras. Foram dois dias de desfiles entre este sábado e domingo e o evento é considerado pré-carnaval oficial da cidade de São Paulo.

Confira as fotos do Bloco da SMPP aqui

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SMPP na Mídia: Jornal Metrô News dia 25/02/2011

Mãos à horta: ensino de sustentabilidade


Repórter: Marcela Fonseca

Confira a matéria na íntegra aqui

SMPP na Mídia: Portal Terra 19/02/2011

Estudo: centro de SP é região com mais ataques homofóbicos

O centro de São Paulo é a região da capital que mais concentra ataques homofóbicos no Estado. Isso é o que aponta um estudo feito, entre 2006 e 2009, com base em denúncias recebidas pelo Centro de Combate à Homofobia (CCH) da Coordenadoria de Diversidade Sexual (Cads), ligado à Secretaria Municipal de Participação e Parceria. Os dados de 2010 ainda não foram totalmente contabilizados e por isso não constam do levantamento. Os resultados servirão para que a prefeitura elabore políticas públicas voltadas para os homossexuais.

De acordo com o estudo, feito com base em 316 denúncias, o centro da capital, que inclui a avenida Paulista, tem alta concentração de violência homofóbica. As agressões ocorrem, em sua maioria, no entorno dos locais mais frequentados pelos homossexuais. As vítimas são geralmente homens brancos, de 25 a 39 anos. Cerca da metade dos casos tem como agressores pessoas conhecidas das vítimas.

Um dos casos que ganharam repercussão no ano passado, foi o da agressão sofrida por um jovem na avenida Paulista. Ele foi atacado por cinco pessoas, entre elas quatro menores. Câmeras instaladas próximas ao local onde o ato ocorreu mostraram que o jovem foi agredido com uma lâmpada fluorescente e vários socos e pontapés.

Das 316 denúncias recebidas pelo órgão, 50 eram relatos de violência física. Em 39 desses casos, o ato violento ocorreu em espaço público, dez no ambiente doméstico e um, no trabalho.

Nesta sábado, cerca de 500 pessoas realizaram dois eventos na avenida Paulista para reforçar a luta contra a homofobia. Eles se concentraram no vão livre do Masp para comemorar a ampliação do Disque 100, depois seguiram para a Praça do Ciclista, onde um rapaz de 23 anos foi atacado pelas costas com uma lâmpada fluorescente. O evento contou com a presença da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário e a senadora Marta Suplicy.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Site Bagarai 04/02/2011

X-9 Paulistana terá ala ‘Sou Fã de Criança’, do GRAACC, em homenagem ao direito à saúde

Voluntários, funcionários e amigos do GRAACC desfilarão no carnaval de 2011, na Escola de Samba X-9 Paulistana, na ala ‘Direito à Saúde – Sou Fã de Criança’.



Com o desfile, dia 6 de março (na madrugada de sábado para domingo), o GRAACC terá a oportunidade de divulgar sua marca ‘Sou Fã de Criança’, por meio da qual empresas e população em geral podem ajudar a instituição a combater o câncer infantil.

A fantasia da ala levará para a avenida o símbolo da nova marca ‘Sou Fã de Criança’ – a mãozinha fazendo o gesto “positivo” nas laterais do costeiro e os seus 100 participantes prometem ajudar a escola verde-vermelha-branca da parada Inglesa, zona Norte de São Paulo, a levantar o Sambódromo.

Os ensaios estão sendo realizados às sextas e aos domingos, a partir das 20h, na quadra da Escola de Samba X-9. Os ensaios técnicos acontecerão nos dias 5 e 26 de fevereiro (sábado), a partir das 21h, no Sambódromo do Anhembi.

As fantasias da ala estão à venda por R$ 350,00. Os interessados poderão entrar em contato com o Voluntariado do GRAACC pelo telefone (11) 5080-8429 – às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Outras informações sobre a escola e o desfile podem ser obtidas no site da X-9.

Sou Fã de Criança

Empresas podem aderir à iniciativa ‘Sou Fã de Criança’, obtendo da instituição o direito para o uso da nova marca em produtos, mediante o destino de parte da renda da comercialização para o GRAACC. Mais do que arrecadar recursos para o combate ao câncer infantil, a iniciativa visa conscientizar e mobilizar a sociedade, reforçando a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de sucesso do tratamento e garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. O consumidor, ao preferir produtos com a marca ‘Sou Fã de Criança’, também estará contribuindo com a causa, por meio do consumo.

Sobre o GRAACC

Uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.

O GRAACC tem um hospital próprio (fundado em 1998), o Instituto de Oncologia Pediátrica – IOP, que, em parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), se tornou um centro de referência no tratamento da doença. O hospital atende crianças e adolescentes de todo o Brasil, garantindo a todos assistência de altíssimo nível e realizando mais de quatro mil atendimentos por mês, entre consultas, tratamentos quimioterápicos, cirurgias, transplantes de medula óssea, internações e outros procedimentos. Com um orçamento de R$ 50 milhões anuais, atende, em média, 300 novos casos/ano.

O Hospital do GRAACC será expandido e uma das formas de colaborar é por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD, que permite a destinação de parte do imposto de renda de pessoas físicas (até 6% de seu imposto de renda devido) e jurídicas (até 1%).

Sobre a X-9

Tradicional escola de Samba da zona Norte de São Paulo, fundada em 1975 e campeã do carnaval em 1997 e 2000. Neste ano (2011), a escola homenageia o humorista Renato Aragão. O enredo De Eterna Criança a Embaixador da Esperança: Renato Aragão, Didi Trapalhão! foi criado pelos carnavalescos Flávio Campello e Rodrigo Cadete.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Site Itaim Paulista dia 31/01/2011

São Miguel já tem a Escola Estufa Lucy Montoro...

Repórter: Vander Ramos

Inaugurada na manhã desta segunda-feira (31/01), a Escola Estufa Lucy Montoro integra a um coletivo de seis escolas em toda cidade de São Paulo. A escola de São Miguel fica na rua Craval, 19 em cidade Nova São Miguel.

O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, criado em 2008 e gerido pela coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), visa o resgate da cidadania, inclusão nutricional de hortifrutis no cardápio das famílias em situação de insegurança alimentar e permitirá a capacitação de agentes multiplicadores, conhecedores de técnicas e conceitos de cultivo de hortaliças e várias outras plantas.

A escola terá, como primeira atividade, o curso Frutos da Terra, oferecido duas vezes por semana no período da manhã ou tarde, com duração de três meses. As inscrições já estão abetas e podem ser feitas por telefone. As aulas que começam dia 09 de fevereiro terá aulas teóricas na sede da subprefeitura de São Miguel e práticas na Unidade de Parque e Jardins, onde fica a escola estufa na rua Craval, 19.

Aproveitando o momento, o subprefeito de São Miguel, Sr. Milton Persoli, solicitou ao secretário municipal de participação e parceria, Sr. Francisco Buonafina, ajuda na requalificação da unidade de parques e jardins e encerrou o discurso batizando o local de "Unidade de Parque e Jardins Onias Ferreira Peixinho" homenageando um antigo funcionário da Prefeitura e pai do engenheiro e ex-subprefeito Napoleão Verdigueiro Peixinho.

Inscrições

As inscrições para o curso “Frutos da Terra” ainda estão abertas. Os interessados devem ter pelo menos 16 anos e residir na região de Parelheiros e Casa Verde. As inscrições serão feitas pelo telefones (11) 3113-9629 ou (11) 3113-9683. Quem preferir pode fazer a inscrição através do e-mail conpares@prefeitura.sp.gov.br e deixar nome, RG e telefone. Para mais informações, ligue para 3113-9710.

Quem foi Lucy Montoro

Lucy Pestana Silva Franco Montoro (nascida Lucy Pestana Silva) foi uma filantropa, assistente social e primeira-dama do estado de São Paulo durante o governo de André Franco Montoro em São Paulo (1983-1987). Foi formada em Filosofia e Pedagogia

Lucy Montoro foi a sexta primeira-dama do estado de São Paulo e a sexta presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Lucy era casada com o governador André Franco Montoro e teve sete filhos com o mesmo (Maria Lúcia, André Franco Montoro Filho, Eugênio Augusto, Paulo Guilherme, José Ricardo, Mônica e Fernando.)

Faleceu em 15 de fevereiro de 2002 em uma viagem de táxi pela Rodovia dos Imigrantes, quando o motorista em alta velocidade colidiu com um caminhão e tanto Lucy quanto o motorista vieram a falecer.

O atual projeto de Escolas Estufa foi inspirado em um projeto criado por ela chamado.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 25/02/2011

Bairro a Bairro

Telecentro CEU Quinta do Sol abre inscrições para cursos gratuitos

O Telecentro CEU Quinta do Sol abre inscrições na próxima segunda-feira (28), para cursos de Introdução a informática, Mercado de Trabalho, Blog e HTML. As inscrições serão feitas somente neste dia, a partir das 9h. Interessados devem levar o RG e comprovante de endereço no CEU Quinta do Sol (Rua Luiz Imparato, 564 - Vila Cisper).

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Neste sábado, Bloco da Ressaca sai às ruas

Diário de S.Paulo Online 24/02/2011

O Bloco da Ressaca vai às ruas do Cambuci pelo 28 ano neste sábado. A concentração será no Largo do Cambuci, a partir das 14 h, com a Banda Raga Mouche, de axé. O desfile de marchinhas começa às 16h30, puxado pela Banda do Agenor e seus 40 músicos. A participação é gratuita. Este ano, o bloco homenageia o jornalismo comunitário e o 30 aniversário do "Jornal do Cambuci & Aclimação".

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Projeto Quixote oferece oficinas gratuitas para jovens em SP

Portal Aprendiz 24/02/2011

O Projeto Quixote oferece oficinas gratuitas para jovens de 12 a 21 anos de dança popular, percussão, teatro avançado, teatro iniciante e dança contemporânea.

As inscrições vão até 9 de março de 2011 e devem ser realizadas pessoalmente, na sede do projeto (Rua Clóvis Bueno de Azevedo, 145, Ipiranga). É necessário apresentar cópia do RG e uma foto 3X4.

Mais informações pelo telefone (11) 2272-1921 e pelo e-mail quixote.cultura@gmail.com.

Acesse o link aqui

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 21/02/2011

Bairro a Bairro

São Mateus: Banda se apresenta no terminal

Confira a matéria na íntegra aqui

SMPP Recomenda: Coluna Mônica Bergamo

Folha de S.Paulo 23/02/2011

A colunista da Folha de São Paulo destaca o lançamento do livro do cartunista, Maurício Pestana. O evento teve o apoio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE).

Acesse a coluna aqui

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

SMPP promove Encontro Regional com Idosos na Zona Leste de São Paulo

Texto: Marta Mendes

A SMPP promoveu no último dia 17 mais um Encontro Regional com Idosos no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), localizado na Zona Leste. O evento teve como tema central a questão do envelhecimento e depressão na terceira idade.

O Encontro Regional, que é organizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), faz parte dos projetos de políticas pública, visando efetivar a ações voltadas para inclusão social das pessoas idosas.

Idosos fazem dinâmica em grupo

Debates, palestras, dinâmica de grupo marcaram o Encontro Regional que contou com a presença do coordenador da CI e da psicólogo pedagoga e gerontóloga, Maria Elizabeth.

Esse encontro foi o primeiro realizado na agenda de 2011. No ano passado a Coordenadoria do Idoso realizou cerca de 30 Encontros Regionais que contou com a presença mais de três mil idosos.

SMPP na Mídia: Portal R7 dia 22/02/2011

Bloco Unidos da Melhor Idade desfila pelas ruas do centro neste domingo

Mais de 1000 idosos são esperados para acompanhar o bloco

Repórter: Andrea Dip

No próximo domingo (27), mais de 1000 idosos vão desfilar com o bloco carnavalesco Unidos da Melhor idade pelas ruas do centro de São Paulo. O desfile é parte do Pholia da Luz, evento que abre o carnaval de rua em São Paulo.

O bloco vai passar entre a Estação da Luz e o Parque da Luz, no centro de São Paulo, e os foliões vão usar fantasias confeccionadas por eles mesmos. Isso ganha ainda mais importância porque haverá um concurso para eleger a fantasia mais bonita.

A 1ª bateria de Escola de Samba dos idosos do Brasil vai homenagear a velha guarda do samba brasileiro cantando o tema “Velha Guarda”. O evento é gratuito e conta com arquibancadas para melhor acomodação da plateia.

Unidos da Melhor Idade no Pholia da Luz
Quando: 27/02
Horário: 17h45
Onde: Estação da Luz – Praça da Luz, 1, Centro de São Paulo
Grátis

Pholia da Luz
Quando: 26 e 27/02
Programação completa no site: http://www.pholia.com.br/

Confira a matéria aqui

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Eleitas entidades para o Conselho Gestor da CONE

Texto: Soraya Lauand

Na última sexta-feira, 18, foi realizada a Plenária Eletiva para eleger seis entidades titulares e duas suplentes para a composição do Conselho de Gestão da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

Os representantes das quatorze entidades habilitadas a participar da Plenária elegeram no auditório da SMPP em primeira votação, oito entidades, que realizaram uma segunda plenária. Antes do voto cada uma delas teve três minutos para expor aos presentes a linha de atuação, seus projetos e interesses da entidade.

Nessa primeira etapa foram escolhidas oito entidades, uma em cada segmento: Juventude, Religiosidade, Gênero, Saúde, Trabalho, Combate ao Racismo, Cultura e Educação.

Na segunda etapa as oito entidades escolhidas entraram em nova votação e escolheram seis entidades titulares e duas suplentes. Após a apuração dos votos foram eleitas como titulares as seguintes entidades: União de Negros pela Igualdade; Pastoral Afro N. Sra Achiropita; Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres; Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros; Instituto do Negro Padre Batista; Associação Pró-Falcêmicos.

Como suplentes foram eleitas a Centro de Estudos e Pesquisa de Intercâmbio da Cultura Africana e a Associação Beneficente Comunitária Cultural e Esportiva Elite do Estado de São Paulo.
Na próxima sexta-feira, 25, acontece mais uma etapa, na qual os representantes do governo indicados pelas Secretarias serão escolhidos para fazer parte do Conselho Gestor.

O Conselho de Gestão constitui um canal permanente de participação da sociedade na Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE) e tem duração de dois anos. A data da posse dos representantes ainda não foi divulgada.

Entidades Titulares por segmento:


  • JUVENTUDE

União de Negros pela Igualdade – UNEGRO


  • RELIGIOSIDADE

Pastoral Afro N. Sra Achiropita


  • GÊNERO

Elas Por Elas Vozes e Ações das Mulheres


  • SAÚDE

Associação Pró-Falcêmicos (APROFE)


  • TRABALHO

CEABRA – Coletivo de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros


  • COMBATE AO RACISMO

Instituto do Negro Padre Batista



Entidades Suplentes:


  • CULTURA

Centro de Estudos e Pesquisa de Intercâmbio da Cultura Africana (Centro Cultural Africano)


  • EDUCAÇÃO

Associação Beneficente Comunitária Cultural e Esportiva Elite do Estado de São Paulo

SMPP Recomenda: Em livro, psiquiatra tira dúvidas sobre as drogas

Portal Folha 21/02/2011

O psiquiatra Ivan Mario Braun, autor de "Drogas: Perguntas e Respostas" (Summus, 2010), afirmou que, apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, a maconha é mais nociva que o tabaco.

Especialista em drogas, Braun resolveu escrever sobre o assunto com a intenção de informar o público. O livro se baseia nas principais questões feitas nos ambulatórios e consultórios.

Segundo ele, "a maconha geralmente causa mais danos físicos do que psicológicos. Por exemplo, ela é muito mais cancerígena do que o tabaco, além de poder transmitir hepatite e, segundo alguns estudos, causar diminuição da fertilidade".

O volume relata aspectos da intoxicação, da abstinência, do abuso e da dependência das substâncias com ações psicotrópicas, divididas em grupos como álcool, alucinógenos, anfetaminas e substâncias semelhantes, nicotina, cafeína, cocaína, drogas projetadas e outros, esclarecendo as dúvidas sobre cada um.

Uma publicação útil para o próprio doente, para os familiares e para profissionais que trabalham na área. Abaixo, conheça os critérios da Apa (Associação Psiquiátrica Americana) para determinar a dependência de uma substância.

Critérios da APA para dependência de uma substância:

Padrão mal-adaptativo de uso de substância, levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, manifestado por três (ou mais) dos seguintes critérios, ocorrendo a qualquer momento no mesmo período de doze meses:

TOLERÂNCIA: definida por qualquer um dos seguintes aspectos:


  • necessidade de quantidades progressivamente maiores da substância para adquirir a intoxicação ou o efeito desejado;
  • acentuada redução do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de substância.


ABSTINÊNCIA: manifestada por qualquer dos seguintes aspectos:


  • síndrome de abstinência característica para a substância;
  • a mesma substância (ou uma substância estreitamente relacionada) é consumida para aliviar ou evitar sintomas de abstinência.

A substância é frequentemente consumida em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

Há um desejo persistente ou esforços malsucedidos em reduzir ou controlar o uso da substância.

Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção da substância (consultas a múltiplos médicos, longas viagens de automóvel etc.), na utilização da substância (por exemplo, fumar em grupo) ou na recuperação de seus efeitos.

Importantes atividades sociais, ocupacionais ou recreativas são abandonadas ou reduzidas, em virtude do uso da substância.

O uso da substância continua, apesar da consciência de haver um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pela substância.

Por exemplo, o indivíduo continua usando cocaína mesmo sabendo que sua depressão é induzida por ela, ou mantém o consumo de bebidas alcoólicas, embora reconheça que uma úlcera piorou pelo consumo de álcool.

Fonte: da Livraria da Folha

Acesse o Link aqui

CONE apóia lançamento 30 Anos de Arte pela Igualdade

Na noite de ontem, 21, o publicitário Maurício Pestana fez o lançamento da coletânea de luxo “30 Anos de Arte pela Igualdade”. O evento aconteceu no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo.

O lançamento, que foi realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal, e pelo Instituto Cultural Batá Kotô - O Ibak, contou com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) através da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE).


Pestana faz o lançamento de sua coletânea em São Paulo

A coordenadora geral da CONE destacou a importância da obra. “Maurício Pestana através de suas charges e cartuns se tornou referência no país quando o assunto é: violência, a impunidade, a invisibilidade, sobre a discriminação racial. Ao longo dos seus 30 anos de trabalho, Pestana, conseguiu demonstrar na arte o encontro de gerações, cruzando sonhos, sentimentos, expectativas e inquietudes vividas pela população negra”.

Publicitário, cartunista, escritor e roteirista, Pestana já teve trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Suas obras se caracterizam por abordar o tema da luta em favor dos direitos humanos e da cidadania na sociedade brasileira. É membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e do Conselho Paulista de Leitura e presidente do Conselho Editorial da Revista Raça Brasil, publicação destinada ao público afro-brasileiro.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 20/02/2011

Bairro a Bairro

Vila Medeiros: Curso ensina a explorar os blogs

Telecentro da Vila Medeiros abriu inscrições para diversos cursos


Confira na íntegra a matéria aqui

SMPP Recomenda: ONU quer mais investimentos para a terceira idade

Site Cuidar de Idosos 18/02/2011

O Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, e o governo da Finlândia promoveram, em Nova York, um debate sobre as necessidades dos idosos. A reunião ocorreu de forma paralela ao encontro da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas, que termina nesta sexta-feira.

Especialistas em envelhecimento pediram mais empenho aos governos e a comunidade internacional em relação aos cuidados de pessoas com 60 anos ou mais. Nos anos 1980, o mundo tinha 378 milhões de pessoas nessa faixa etária. Hoje, a terceira idade representa 759 milhões. Pelas estimativas da ONU, em 2050 serão 2 bilhões.

Em entrevista à Rádio ONU, de Minas Gerais, o especialista em geriatria e gerontologia Márcio Borges, contou que o fenômeno do envelhecimento no Brasil ainda é recente, mas firme:

“O Brasil começou a envelhecer, realmente, nos últimos 30 anos. Em 1990, nós tinhamos em torno de 7 milhões de pessoas idosas no Brasil. Ano passado, nós tivemos a notícia, segundo o Ibge, de que já estamos com 21 milhões de pessoas idosas, ou seja, quase 11% da população brasileira. Um envelhecimento rápido de um país em desenvolvimento com características todas especiais em relação ao empobrecimento dessa população, em relação à falta de serviços e de uma cultura que realmente dê valorização à pessoa idosa”, disse.

Apesar da população mais velha crescer em todas as partes do mundo, é nos países em desenvolvimento que o fenômeno ocorre com mais frequência.

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Disque denúncia contra homofobia é lançado no país

Revista Arco Iris 21/02/2011

Serviço recebe denúncias 24 horas

O Disque 100 agora recebe também denúncias de casos de homofobia em todo país. O lançamento do novo serviço foi feito em São Paulo pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no sábado, 19.O atendimento acontece durante 24 horas e já é voltado, desde a criação, para o recebimento de denúncias de casos contra os direitos humanos. A criação do novo serviço foi marcada pelo lançamento do selo Brasil Território Livre da Homofobia. "Queremos alertar a sociedade brasileira sobre a violência cometida contra homossexuais em nosso país e incentivar a denúncia. Um país democrático e de direitos não pode conviver com a intolerância" ressaltou a ministra.O evento reuniu, além da ministra, a senadora Marta Suplicy e o Secretário de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo. Juntos eles colaram na calçada da avenida Paulista um dos selos da campanha.Com o novo serviço, a ministra espera que seja revelado o panorama dos casos de violência contra homossexuais no país. "Vamos ter, pela primeira vez, uma amostragem do que significa a situação da homofobia em todo o território nacional" explicou.

Acesse o Link aqui

SMPP na Mídia: Portal G1 19/02/2011

Rainha do carnaval de SP é estrela de campanha contra a homofobia

Luana Campos foi eleita ao representar agremiação gay.
Panfletos e redes sociais são armas da campanha, que começa no dia 27.

A semana que antecede o carnaval foi escolhida para o pontapé inicial da campanha “Sampa na Luta Contra a Homofobia”, que começa oficialmente no dia 27 e pretende orientar a população sobre o preconceito e a violência contra os gays. À frente da campanha estão a Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), ligada à Prefeitura de São Paulo, e a rainha do carnaval paulistano, Luana Campos, de 24 anos, que será embaixatriz da campanha.

Luana foi eleita para a corte deste ano ao representar a Escola de Samba Arco-Íris, fundada em janeiro de 2008. “Foi uma feliz coincidência. Nós queríamos lançar a campanha e temos como rainha do carnaval de São Paulo a representante de uma escola assumidamente gay”, diz Eduardo Cardoso, um dos coordenadores do projeto.

Segundo ele, há uma subnotificação dos casos de homofobia. “Isso é um fato que acontece todos os dias. Mais de 50% dos casos são de gays atacados por pessoas que eles já conhecem. Na cultura da população brasileira, não é incorreto xingar um gay. Nós queremos mobilizar a sociedade contra todo tipo de violência”, diz Cardoso.

Para isso, a campanha recorrerá a panfletos, cartazes e vídeos, que serão divulgados em redes sociais. “Nós vamos divulgar os telefones para denúncia e dar dicas de segurança para evitar ataques como os que ocorreram na Avenida Paulista”, detalha Cardoso, referindo-se ao episódio em que três rapazes foram atacados em novembro do ano passado, supostamente em um ato homofóbico.

Programação

Apesar de começar oficialmente no dia 27, Cardoso adianta que “Sampa na Luta Contra a Homofobia” ganhará as ruas um dia antes, na abertura do carnaval dos blocos de rua. A coordenação da campanha adianta que as ações se estenderão por todo o ano, indo além do carnaval e incluindo a Parada Gay, entre outros eventos de grande público.

A rainha Luana Campos, que não é homossexual, diz que está se preparando para lutar contra a homofobia durante o reinado. “Espero fazer um bom trabalho”, diz a jovem.

O desfile da Escola de Samba Arco-Íris será em um dos locais onde a campanha vai ganhar vida. Na tarde dia 27, a agremiação desfila pela região do Largo do Arouche e Praça da República, no Centro de São Paulo.

Confira as fotos e a matéria aqui

SMPP Recomenda: Ativistas tomam conta da Paulista contra homofobia

Diário de S. Paulo 20/02/2011

Movimento protestou contra violência homofóbica e pela aprovação de projeto de lei que torna crime qualquer discriminação a homossexuais


Confira a íntegra da matéria aqui

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mais uma etapa do Curso de Capacitação para estagiários da CONE

Texto: Soraya Lauand

No último dia 9 de fevereiro e ontem, 17, a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) ofereceu aos seus estagiários um curso de capacitação no auditório da pasta.

Dentro da linha de atuação da CONE que tem como competência formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar políticas de ação governamental junto à população negra, também cabe a ela capacitar seus funcionários tanto para os projetos da Coordenadoria como para o combate à discriminação racial e as ações afirmativas. Para isso oferece estudos e debates no que diz respeito à liberdade racial da população negra.


Maria Lúcia ministra curso à estagiários da CONE

O curso, ministrado pela especialista em desenvolvimento urbano sociológico da CONE Maria Lúcia da Silveira, e pela assistente social Naiza Bezerra dos Santos, tem o objetivo de discutir a diversidade nas relações interpessoais e promover políticas que assegurem aos negros condições de igualdade de direitos.

A equipe de estagiários da Cone é composta por diversas etnias e por isso a Coordenadoria procura desempenhar o papel de formação da sua equipe de trabalho. Nas próximas semanas a Coordenadoria vai convidar especialistas na área de direito para dar continuidade ao Curso de Capacitação dos estagiários.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SMPP Recomenda: Um porre na saúde

Diário de S. Paulo 17/02/2011

Repórter: Mariana Rios

Brasileiros bebem em média 18,5 litros de álcool puro por ano. Consumo é cinco vezes maior do que é defendido pela Organização Mundial de Saúde. 

Confira a íntegra da matéria aqui

SMPP Recomenda: Notificar violência doméstica e sexual em hospitais e escolas agora é obrigatório

Site Pró Menino 16/02/2011

Profissionais das áreas de Saúde e Educação estão obrigados a avisar as secretarias municipais e estaduais sobre qualquer caso de violência sexual identificado. A notificação compulsória consta da Portaria 104 do Ministério da Saúde, publicada no dia 26 de janeiro.

Com a inclusão dos casos de agressão doméstica e sexual, o texto agora é composto por uma lista de 45 itens, no qual constam doenças, agravos e eventos selecionados de acordo com critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle e compromissos internacionais com programas de erradicação, entre outros fatores.

A Lei 10.778, de 2003, no entanto, já estabelecia a obrigatoriedade de notificação de casos de violência contra mulheres atendidas em serviços de saúde públicos ou privados. O artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também prevê que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. O artigo 245 do ECA estabelece multa de até 20 salários para o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche que não comunicar à autoridade competente os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente. No caso de reincidência o valor da multa é dobrado.

“A inclusão da agressão sexual na lista de notificações obrigatórias reforça a legislação vigente e dá maior visibilidade ao problema da violência física e psicológica”, diz Itamar Gonçalves, coordenador de programas da Childhood Brasil. “A denúncia deve ser feita quando crianças e adolescentes estão em risco ou já em situação de violência sexual, com base em suspeitas ou evidências bem fundamentadas”.

As notificações podem ser realizadas por telefone ou comparecendo pessoalmente ao órgão competente – conselho tutelar, delegacia especializada, serviços de ajuda como SOS Criança ou Disque Denuncia , ou enviando por escrito uma ficha padronizada na internet. Pode também ser solicitado atendimento no hospital ou escola (caso não seja possível ir até o órgão competente para efetivar a notificação de suspeita ou ocorrência de abuso). A denúncia pode ser realizada de forma declarada ou sigilosa, quando a pessoa prefere não ter sua identidade revelada.

Fonte: Chilhood


Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: O Centro Histórico sediará Museu da Cultura Negra em Salvador

Portal da População Negra 7/02/2011

O Centro Histórico de Salvador vai sediar o primeiro Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab) do país. Não poderia ser diferente, pois Salvador é conhecida como a capital negra do Brasil.

Os dois edifícios da década 1920, que já foi sede do Tesouro e do antigo pronto-socorro municipal, está sendo restauradado para abrigar fatos históricos da cultura afro-brasileira.

O Ministério da Cultura está investindo com R$ 10 milhões para a construção da Muncab, sendo que a primeira parcela já foi liberada no valor R$ 3,8 milhões.

O futuro diretor, José Carlos Capinan, afirma que o valor não é suficiente, que é necessário o dobro para finalizar o projeto, mas que dá para retomar as obras e começar a adquirir o acervo do museu.
África pré-colonial, os fluxos migratórios, a escravidão e a abolição, os movimentos de resistência e as contribuições africanas à cultura brasileira serão os temas básicos do projeto museográfico, explica Capinan.

A partir de 2012, o museu vai sediar a Bienal da Diáspora Afro-Atlântica, abordando a cultura dos vários países que receberam influências da África.

Vamos aguardar e torcer para que o Muncab fique pronto o quanto antes.

E viva a cultura afro-brasileira!

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Após 12 anos, 29% dos usuários abandonam o crack

Portal Estadão 16/02/2011

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) acompanharam por 12 anos 107 dependentes de crack. Após esse período, 40% haviam parado de consumir a droga, 25% estavam mortos, 12% presos e 20% continuavam dependentes. Entre os que ainda faziam uso frequente, mais da metade estava empregada. Do total, 29% estavam abstinentes havia pelo menos cinco anos.

Os 107 pesquisados passaram por cerca de três semanas de internação no Hospital Geral de Taipas entre 1992 e 1994. Depois da alta, foram submetidos a três avaliações: após dois, cinco e 12 anos. Ao longo desse tempo, verificou-se uma diminuição no ritmo de mortalidade, o que, segundo a principal autora do estudo, a psicóloga Andrea Costa Dias, revela que os usuários se adaptaram ao contexto de violência do crack e desenvolveram estratégias para minimizar o risco associado ao consumo da droga. "As mortes por crack são principalmente causadas pela violência. Nossa hipótese é que os usuários foram aprendendo a lidar com a polícia, com os traficantes e desenvolveram estratégias para evitar a overdose e conseguir manter um uso controlado", afirma.

Os dados da pesquisa, continua Andrea, mostram que há diversos padrões de consumo da substância e contrariam a ideia de que o crack é uma droga avassaladora, que mata em pouco tempo e deixa pouca margem para recuperação. "Existe uma aura de terror em torno da droga que acaba estigmatizando os usuários. Isso faz, por exemplo, que os profissionais de saúde se sintam menos motivados em ajudá-los."

Segundo a autora, não foi possível identificar os fatores determinantes para a recuperação dos dependentes. Mas verificou-se que a interrupção no uso estava associada à busca por outros tratamentos após a internação no Hospital Geral de Taipas, ao aumento na empregabilidade e a atividades religiosas.

Para o cientista social Luiz Flavio Sapori, autor do livro "Crack: um desafio social", o dado mais relevante é o alto índice de mortalidade no grupo. "Mais de 30% dos usuários ou morreram assassinados ou foram presos. É um índice muito maior que o de qualquer outra droga e absolutamente preocupante", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: AE - Agência Estado

Acesse o link aqui

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

SMPP Recomenda: Exercícios na Terceira Idade

Site ABC da Saude

Expectativa de Vida x Boa Forma

Boas notícias para aqueles que já passaram dos 60 anos!

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo, e já existem provas de que o ser humano pode viver até os 120 anos de idade. Mas, sem dúvida nenhuma, o importante é que se chegue lá com boa qualidade de vida. Muito importante, também, é a forma como chegamos aos sessenta, como cuidamos do nosso corpo até então.

Exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares e por outras patologias, também. Ajudam-nos a manter a auto-estima e o bem-estar físico e mental, garantindo uma vida mais feliz e produtiva. Aumentam e mantêm a resistência e a força muscular para atividades comuns do dia-a-dia, quando o processo natural, com o passar dos anos, seria a sua diminuição ou perda.

Exercícios x Metabolismo

A partir dos 40 anos, geralmente, nosso metabolismo começa a declinar, havendo uma tendência à perda de massa óssea ( osteopenia/osteoporose ) e ao aumento de gordura corporal. Através de um programa de exercício mantemos boa porcentagem de gordura corporal, combatendo a obesidade e evitando, ou retardando, o surgimento do diabetes da maturidade ( ou tipo II ).
Exercícios adequados possibilitam a redução da perda da massa óssea e, em alguns casos, a recuperação da mesma, com menor risco de sintomas ou fraturas. Os músculos e ossos voltam a ser fortes, eliminando os riscos de quedas fáceis e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos.

Portadores de patologias as mais variadas, não só do sistema cardiovascular, beneficiam-se da prática regular de exercícios físicos, podendo haver, até, redução no uso de medicamentos.

Exemplos disso são:


  • alguns hipertensos, que diminuem, ou suspendem, o uso de algumas drogas;
  • a depressão é menos freqüente e menos intensa naqueles que praticam atividade física regular,
  • principalmente quando em grupo de pessoas com idade, ou patologias, semelhantes, onde ocorre uma intensa socialização e o surgimento de novos interesses e amizades.


Avaliação Clínica

Mas, não devemos esquecer um aspecto muito importante: avaliação médica com clínico, cardiologista ou especialista em medicina do esporte/exercício, antes de iniciar um programa de condicionamento ou reabilitação. Se necessário, exames serão solicitados e, somente então, seu médico e você decidirão sobre um programa de exercícios a ser seguido.

Algumas dicas úteis, que servem para qualquer idade:


  • escolha o seu horário, aquele em que você se sente melhor fazendo exercícios; aquele que melhor se encaixa no seu ritmo de vida, hora de acordar, dormir, comer, de tomar medicação, etc., não esquecendo de evitar as horas mais quentes do dia;
  • inicie devagar, aumentando a intensidade gradualmente; não faça muito, muito cedo, principalmente se você estava inativo ultimamente; você pode iniciar fazendo pequenos períodos de exercício 2 a 3 vezes durante o dia, até seu condicionamento melhorar e conseguir fazê-lo sem interrupção;
  • realizar exercícios aeróbicos, aqueles que podemos manter por, pelo menos, vinte minutos sem ficarmos ofegantes ou fatigados;
  • natação, hidroginástica, caminhar (ruas, praças, esteira rolante ), pedalar em locais seguros, ou bicicletas estacionárias, são bons exemplos;
  • escolha um lugar aprazível, que lhe traga o máximo possível de satisfação e segurança e o mínimo de poluição de qualquer natureza;
  • se tiver companhia, procure manter um bom astral e conversa sobre assuntos agradáveis;
  • pratique seus exercícios entre 3 e 5 vezes por semana, por, no mínimo, 20 minutos;
  • hidrate-se bem, antes, durante e depois, usando roupas e calçados apropriados para o local e horário escolhidos;
  • alongue-se, antes e depois de sua seção de exercícios; se o clima estiver frio, faça primeiro um aquecimento leve para então alongar-se, evitando, assim, lesões musculares.

Acesse o Link aqui


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SMPP Recomenda: Surdez estaria ligada à demência entre as pessoas idosas

Portal G1 15/02/2011

Pesquisa sugere que deficiência auditiva aumente o risco de Alzheimer. Cientistas americanos acompanharam pacientes por mais de dez anos.


As pessoas mais idosas com problemas de surdez podem ter uma probabilidade maior de sofrer demência e esse risco aumenta à medida que a perda auditiva se agrava, segundo uma investigação divulgada nesta terça-feira.

Cientistas da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, na cidade norte-americana de Maryland, realizaram o estudo com 639 pessoas com idades variando entre 36 e 90 anos, que não sofrem de demência.

Os participantes do estudo foram inicialmente submetidos, de 1990 a 1994, a estudos para avaliar seu funcionamento mental e suas capacidades auditivas.

Depois foi realizado um acompanhamento até o final de maio de 2008 e avaliados novamente para determinar se sofriam do Mal de Alzheimer ou de outras formas de demência.

Do total dos objetos do estudo, 125 estavam afetados com uma leve deficiência auditiva, 53 estavam moderadamente surdos e seis deles padeciam de uma importante perda auditiva.

Durante um exame realizado em um período médio de 11,9 anos, os autores do estudo, publicado na edição de fevereiro da revista médica americana "Archives of Neurology", diagnosticaram 58 casos de demência, entre os quais 37 com o Mal de Alzheimer.

Eles estabeleceram uma correlação entre o envelhecimento, a perda da audição e o aumento do risco de senilidade.

Desta forma, entre os participantes de 60 anos e mais, 36,4% do risco de demência estavam vinculados a uma perda da audição, indica a pesquisa.

Além disso, o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer aumenta 20% para cada dez decibéis de perda de capacidade auditiva.

"Inúmeros mecanismos poderão teoricamente ter um papel explicando a observação de um vínculo entre a surdez e a demência", destacou Dr. Frank Lin, principal autor destes trabalhos.

Um certo número de casos de demência poderá ser diagnosticado sem motivo entre as pessoas surdas ou indivíduos poderão ser considerados surdos sem motivo. Mas as duas patologias poderão resultar de um processo neuropatológico comum.

"No fim, a perda da audição pode estar vinculado à demência possivelmente em consequência de um esgotamento das capacidades mentais e do isolamento social ou e uma combinação de ambos", afirmaram os autores destes estudos.

Fonte: Da France Presse

Acesse o Link aqui

SMPP Recomenda: Dependência de álcool afeta quase 1/3 dos universitários

Portal Estadão 15/02/2010

Repórter: Lais Cattassini - Jornal da Tarde

SÃO PAULO - Entrar na faculdade é apenas um dos motivos comemorados à base de álcool pelos universitários. Ao longo dos cursos, a proximidade com a bebida aumenta ainda mais. Na capital, os traços de dependência relacionada à bebida já aparecem em quase um terço dos universitários avaliados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

O levantamento, feito com 536 alunos de uma faculdade particular da cidade, foi obtido com exclusividade pelo JT. Ali, 27% dos estudantes relatam sentir necessidade ou urgência em beber semanalmente e outros 4% manifestam essa sensação diariamente. Para os especialistas, os números indicam uma relação de dependência.

A pesquisa também indica que dois a cada três estudantes universitários consomem álcool ao menos uma vez por semana. “A dependência causa prejuízos na vida dos jovens. Por exemplo: 3% dos alunos que entrevistamos vivenciam problemas por causa da bebida semanalmente. Perdem aulas, compromissos ou se envolvem em acidentes”, explica a diretora da ação comunitária do Cratod, Selma Setani.

Relacionar o álcool a comemorações e à diversão é uma associação aprendida em casa, segundo os alunos. O estudante de direito Eduardo Gomes, de 21 anos, conta que experimentou bebida alcoólica pela primeira vez aos 7 anos, sob a supervisão dos pais. O primeiro ‘porre’ também foi com os familiares. “Acho que foi bom para conhecer e não fazer fora de casa”, afirma.

“As pessoas crescem com a ideia de que essa substância faz parte do lazer na vida adulta”, diz a coordenadora do ambulatório de adolescentes e professora de medicina e sociologia do abuso de drogas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Denise de Micheli. Para ela, a frequência com a qual o jovem consome álcool é um fator importante do alcoolismo.

A disponibilidade do álcool e a oferta frequente aos jovens é o que preocupa. “O álcool está muito disponível e tem esse caráter benigno. É uma substância que está sempre presente em casa e os pais não respeitam a lei. Não respeitam que menores de 18 anos não devem beber nunca”, alerta o psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), Carlos Salgado.

A participação das universidades, bem como da família, é fundamental para inibir a ingestão de bebidas alcoólicas precocemente e prevenir o alcoolismo. É na recepção dos calouros que a ingestão de álcool é mais preocupante. “Nesse momento, os alunos passam por uma transição. Deixam o ambiente escolar, em que eram vigiados, para uma maior liberdade. Muitas vezes, a única coisa que separa esses dois momentos da vida são as férias”, analisa Roseli Caldas, psicóloga e coordenadora do programa MackVida, desenvolvido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O programa MackVida é uma das ações de prevenção da universidade. Também a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desenvolve programas de prevenção e faz o encaminhamento de alunos que bebem com muita frequência. “Observamos a quantidade de bares ao redor da universidade e a prática de festas do tipo open bar e tentamos conscientizar esse aluno”, diz o pró-reitor de cultura e relações comunitárias da PUC, Hélio Deliberador.

Fonte: Jornal da Tarde

Acesse o link aqui

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SMPP na Mídia: Diário de São Paulo dia 13/02/2011

Matéria: "Frutos da Terra" abre novas inscrições

A Secretaria de Participação e Parceria abre novas turmas para o curso "Frutos da Terra: por uma cidade sustentável". As atividades serão ministradas nas unidades Casa Verde Vila Prudente, São Miguel, Mooca, Sé, Parelheiros e Capela do Socorro da Escola Estufa Lucy Montoro. O projeto visa resgatar a cidadania por meio do trabalho em hortas e consequentemente uma geração de renda, além da inclusão nutricional de hortifrútis no cardápio das famílias em situação de insegurança alimentar. As inscrições podem ser feitas no telefone (11) 3113-9629.

Confira a matéria neste link

SMPP na Mídia: TV Câmara dia 11/02/2011

Matéria: Som Jovem Leva Música Para As Estações Do Metrô

Repórter: Sandra Ventura

O projeto Som Jovem que foi criado pela Secretaria de Participação e Parceria, leva entretenimento nos horários de pico nas estações do Metrô. O projeto tem parceria com a EMTU, com a SPTrans e com o Metrô. As apresentações acontecem em vários terminais e São Paulo. Os usuários relatam que gostam das apresentações. A representante do projeto, Lúcia Miranda, diz que há várias bandas de diversos estilos musicais. As bandas que desejarem participar do projeto devem se cadatrar na Coordenadoria da Juventude por telefone e agendar uma visita.


Confira a matéria abaixo.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

S-N4 abre agenda do Som Jovem de fevereiro

O Terminal de Ônibus do Jabaquara recebeu no final da tarde de ontem, 10, a primeira apresentação do projeto Som Jovem deste mês de fevereiro. A banda pop S-N4 fez uma hora de show e contagiou os usuários do transporte público com músicas próprias e também sucessos nacionais e internacionais.

O grupo formado desde 2008 tem influências nas músicas dos grupos Sampa Crew, Boys II Man e do cantor Alexandre Pires. De modo irreverente, o quarteto interage com o público com brincadeiras e danças. No repertório a banda S-N4 apresentou músicas que retratavam o amor, sonhos e esperança.


Banda S-N4 contagia usuários do Terminal Jabaquara

Hoje, 11, as bandas Ritz e a Antigos Astronautas dão prosseguimento na agenda deste mês e fazem suas apresentações no Terminal Sacomã, Zona Sul da cidade. Os shows começam a partir das 17 horas.

O Projeto Som Jovem é gerido pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e tem como objetivo promover novas bandas e cantores da cidade de São Paulo. Sempre no final da tarde acontecem shows em terminais de ônibus e estações de trem e metrô para distrair a população que utiliza o transporte público.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SMPP promove curso de formação no combate ao racismo

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu ontem, 9, um curso de formação destinado aos estagiários que trabalham com políticas de ações no combate a discriminação racial. O evento aconteceu no auditório da Secretaria no período da tarde.


Estagiários da CONE fazem curso de capacitação

O curso gerido pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) tem como objetivo discutir a diversidade nas relações interpessoais e promover políticas que assegurem aos negros condições de igualdade de direitos. A complementação do curso ocorre no próximo dia 17 no auditório da SMPP.

A Cone concentra uma equipe de estagiários de diversas etnias, para tanto, desempenha o papel de formação da sua equipe de trabalho desenvolvendo ações através de estudos e debates no que diz respeito à liberdade racial da população negra.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SMPP realiza relançamento do Livro: O Movimento Negro e o Estado

Texto: Thaís Cordon

Nesta quarta-feira, 2, a Secretaria de Participação e Parceria participou do relançamento do Livro: O Movimento Negro e o Estado. O evento organizado pelo Sindicato dos Comerciários contou com a parceria da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) e abordou temas como a inclusão social dos negros.

A cerimônia contou com a presença do presidente do sindicato, Ricardo Patah, Ivair Augusto Alves dos Santos, autor do livro, e a coordenadora geral da CONE. O evento reuniu cerca de 70 pessoas, entre eles os participantes do Movimento Negro. A coordenadora da CONE, destacou a importância do evento que vai possibilitar novas parcerias com o Sindicato como a realização de oficinas tendo como base este livro.

Ivair Augusto autografa livros no relançamento

Ivair enfatizou a importância de ler o texto e compreender o início do movimento negro em São Paulo, os partidos políticos junto à questão negra, a criação e a história do Conselho da Comunidade Negra.

Para Ricardo Patah é necessário ter ousadia e acreditar no avanço da questão racial. “As desigualdades sociais, culturais e econômicas, não devem impedir o acesso dos negros que estão à procura de emprego”.

SMPP inaugura três Escolas Estufas em São Paulo

Texto: Thaís Cordon

Nesta quarta-feira, 2, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou a sétima Escola Estufa Lucy Montoro, na Subprefeitura da Capela do Socorro, Zona Sul de São Paulo. Com essa nova unidade, a SMPP completou as três inaugurações programadas para este início de ano, estão previstas até final de 2011 mais dez escolas.

As outras duas inaugurações aconteceram nos dias 28 e 31de janeiro na região das subprefeituras da Mooca e São Miguel, respectivamente. Gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo (Conpares), o Programa Escola Estufa Lucy Montoro é um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas e silvicultura.

Cidade conta com sete Escolas Estufas Lucy Montoro

As Escolas oferecem gratuitamente o curso Frutos da Terra: por uma cidade sustentável. O objetivo é capacitar agentes multiplicadores durante três meses. As aulas possibilitam o aumento de renda e a reeducação alimentar. Até hoje já foram capacitados mais de 500 agentes multiplicadores, com as sete unidades a intenção da Conpares é chegar em cerca de três mil agentes formados até julho deste ano.

Os interessados em participar do curso, também podem procurar todas as unidades: Casa Verde, Parelheiros, Vila Prudente, Sé, Mooca e São Miguel e se inscreverem por telefone, nos números 3113-9629 ou 9683.


Telecentro Futurong é inaugurado no Grajaú

Texto: Marta Mendes

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou nesta quarta-feira, 2, mais uma unidade Telecentro na região Sul de São Paulo. O Telecentro Futurong está localizado no Grajaú, Zona Sul da cidade. Com este novo espaço a região da Subprefeitura da Capela do Socorro contabiliza vinte unidades inauguradas.

O telecentro é um espaço público e disponibiliza 20 computadores contectados a internet e com software livre que permite navegar na Rede Mundial de Computadores, fazer pesquisas, jogos online, porém o foco principal são cursos de informática, oficinas na área de tecnologia da informação.

Telecentro Futurong é inaugurado no Grajaú

Gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital, o Programa Telecentro é um projeto de inclusão Digital que beneficia a população na formação no conhecimento tecnológico, constitui-se em uma séria de atividades de qualificação totalmente voltados à população de São Paulo.

Além disso, o Telecentro também disponibiliza uma equipe de profissionais qualificados para a formação de pessoas que desejam adquirir conhecimento tecnológico e habilitação para exercer sua profissão.

O papel do Telecentro não só de lançar mão da tecnologia para incluir, alfabetizar, formar, capacitar pessoas, mas também de melhorar os quadros sociais e projetar milhares de pessoas para uma ascensão financeira e firmação no mercado de trabalho.


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Organização Social recebe dois equipamentos da SMPP

Na manhã desta quarta-feira, 2, a Secretaria de Participação e Parceria inaugurou um Telecentro e uma Escola Estufa Lucy Montoro na sede da Organização Futurong. Os novos equipamentos promovem a inclusão social e difusão da horticultura, respectivamente.

Com este telecentro a região da Subprefeitura de Capela do Socorro contabiliza vinte unidades inauguradas. O Telecentro é o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade. O programa gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital contabiliza na cidade de São Paulo 361 unidades inauguradas.

Telecentro Futurong é a 20ª unidade na Subprefeitura da Capela do Socorro


A Escola Estufa Lucy Montoro da Capela do Socorro é a sétima unidade da capital. O programa gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo (Conpares) tem a intenção de expandir para todas as subprefeituras de São Paulo. As Escolas são um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas e silvicultura.

Sétima Escola Estufa Lucy Montoro é inaugurada

A nova Escola está com turmas abertas para o curso Frutos da Terra: Por uma cidade Sustentável. As atividades fornecidas tornam os alunos aptos a desenvolver uma horta caseira ou comunitária. As inscrições são feitas por telefone nos números 3113-9629 / 9683.

O secretário da SMPP destacou a importância dos dois projetos na cidade. “Tanto o Telecentro quanto a Escola Estufa Lucy Montoro são programas que lidam com a capacitação dos paulistanos, possibilitando a geração de emprego e renda aos participantes”.

Serviço:

Telecentro Futurong
Rua Rio São Nicolau, 599 – Grajaú
Horários: 8h às 17h:10 (seg. a sexta) e aos (sábados) das 9h às 16h.
Fone: 5526-9551

Escola Estufa Capela do Socorro
Rua Rio São Nicolau, 599 – Grajaú
Inscrições: 3113-9629 / 9683