Siga

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atividades promovem a prevenção de quedas

Nesta sexta-feira, 29, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou diversas atividades no Pólo Cultural do Idoso sobre prevenção de quedas. Organizado pela Coordenadoria do Idoso, da SMPP, o evento simulou cenas do dia-a-dia que podem dificultar a locomoção dos idosos.

Para trabalhar o corpo e a mente, os idosos tiveram aulas de Ioga e Tai Chi Chuan na parte externa do Pólo. As técnicas orientais foram ministradas pelas professoras Flavia Hernandes Bernini e Rosangela Vasconcellos, e ensinaram os participantes a fazer pequenos exercícios no dia que ajudam no fortalecimento muscular.

Idosos fazem aulas de Ioga e Tai Chi Chuan

O Circuito de Quedas, desenvolvido por Elizabeth Vasconcellos e Felipe Borges, especialistas em gerontologia, demonstrou atividades da rotina que podem ser traiçoeiras para as pessoas da terceira idade. Os participantes puderam esclarecer as dúvidas sobre as melhores formas de se movimentar em casa.

No Brasil, a queda na terceira idade atinge 30% das pessoas, e medidas simples do dia-a-dia podem ajudar na prevenção. Uma dica importante durante o Circuito foi evitar produtos de uso contínuo como panelas, livros e outros materiais longe do alcance das mãos, pois o uso de escadas, cadeiras podem facilitar as quedas.

Circuito de Quedas expõe dificuldades de locomoção

Para encerrar as atividades o Grupo Oficina Movimento e Dança ensinou alguns passos de ritmos musicais que ajudam a manter o corpo em movimento e auxiliam na prevenção de quedas.

Clique aqui e confira as fotos do evento

  Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário