Siga

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SMPP promove I Concurso Cambuci de Receitas

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu nos dias 2 e 3 de agosto mais uma etapa do I Concurso Cambuci de Receitas no Senac Aclimação, localizado na Zona Sul de São Paulo.

O objetivo do concurso, organizado pela Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, é incentivar o desenvolvimento de receitas a base de Cambuci, visando sua experimentação e acesso do fruto entre a população.

Cada participante teve duas horas para elaborar suas receitas e apresentá-las ao júri que pode degustar e avaliar através dos seguintes quesitos: sabor, melhor aproveitamento da fruta cambuci, textura do prato, criatividade, apresentação final, higiene, organização e pontualidade.


Um júri técnico avaliou o desempenho dos participantes


Para avaliar o desempenho dos 8 participantes, o concurso contou com a presença de um júri técnico de Chefs de São Paulo e uma equipe de profissionais do Senac.

Nesta fase da competição foi escolhida a melhor receita de doce e salgado, que tiveram como ingrediente obrigatório o Cambuci. O resultado ainda não foi divulgado. A grande final acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Espaço Gourmet do Mercado Municipal de São Paulo.

A Fruta Cambuci

Fruta nativa da Mata Atlântica, o cambuci tem sabor agridoce e é rico em vitamina C e em agentes antioxidantes. O nome vem de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com potes de cerâmica. Sua frutificação é abundante e ocorre em janeiro e fevereiro, prevalecendo até o mês de maio. Segundo pesquisadores a fruta tem o poder benéfico no retardamento do envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.

Através da sua polpa as pessoas podem fabricar vários e saborosos produtos como: doces, sucos, bolos, trufas, geléias, chá, cachaça, licor, coquetéis, empadas, tortas, sorvetes, dentre outros.

Confira as fotos do Concurso aqui

Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário