Siga

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SMPP promove lançamento do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos

Na manhã desta quarta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado pelo chefe de gabinete, Edson Corrêa e do Secretário Adjunto, Felipe Spir, participou da cerimônia de lançamento do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos, no auditório da SMPP, no centro da Capital.


Durante a cerimônia, estiveram presentes, o coordenador municipal de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino, a vice-prefeita e secretária de assistência social, Alda Marco Antonio, o coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira e o responsável pela Pró Saúde, Carlos José Massarente.

O Encontro teve por objetivo ser uma apresentação do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos, elaborado há três anos, a partir das atuações promovidas pela Ação Integrada Centro Legal. A primeira unidade, destinada a mulheres, que será inaugurada no dia 17, quinta-feira, no bairro de Capela do Socorro, Zona Sul de São Paulo.

Autoridades e profissionais que fazem parte do projeto

As autoridades ressaltaram as trajetórias e obstáculos que enfrentaram para que o projeto fosse concluído, demonstrando orgulho e gratidão a todos os que fizeram parte das equipes, durante os anos de trabalho.

Em depoimento, José Florentino, coordenador da CDR, agradeceu a todos os colaboradores e com emoção, citou que a realização do projeto é o sonho para qualquer gestor que promove políticas públicas em combate e prevenção ao uso de álcool e substâncias químicas.

Em seguida, o coordenador de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira e a vice-prefeita, Alda Marco Antonio, também relataram a trajetória dos órgãos do governo na luta ao combate e acolhimento dos dependentes químicos em situação de rua, durante esses anos de trabalhos e agradeceram a todas as autoridades presentes pelos projetos realizados em parceria.

Uebe Rezeck, falou sobre a importância da inauguração das Moradias Assistidas, que serão unidades de tratamento e acolhimento, aos dependentes químicos que querem ser inseridos novamente na sociedade: “Este é o meu último dia de trabalho aqui na SMPP e tenho a honra de estar entregando um projeto de grande importância como esse. Ver esse projeto florescendo é uma alegria enorme. Fazer as pessoas acreditarem que podem voltar a ter uma vida digna, buscar um futuro melhor, é um sonho coletivo realizado. Agradeço a todos pela colaboração e pelo trabalho, sozinho eu não teria conseguido. Muito obrigado”.

Uebe Rezeck durante seu depoimento

O projeto Casa de Moradias Assistidas e Tutores de Casos é realizado em parceria com a Pró Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) e tem por objetivo o resgate da dignidade, autonomia e reconstrução de laços para 12 moradoras em um período de até 6 meses. O projeto possibilita atividades educacionais, culturais, sociais, de lazer, capacitação profissional, empreendedorismo, tendo acompanhamento constante das atividades, desde a chegada do paciente, até a reinserção na sociedade.


Dentro de cada Moradia Assistida trabalham 20 Tutores de Casos, que atuam nas Comunidades Terapêuticas conveniadas pela Prefeitura de São Paulo. Esses profissionais são psicólogos  especializados em dependência química e especificamente treinados para atuarem no projeto, acompanhando o tratamento, providenciando estreitamento de laços com familiares e andamentos em documentos necessários a presença cidadã do individuo na sociedade, além de identificar o perfil mais preparado para a vivência nas Moradias Assistidas.


  Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário