Siga

segunda-feira, 11 de junho de 2012

16ª Edição da Parada do Orgulho LGBT

Feira e Parada marcaram o calendário de ações para o público LGBT promovido pela SMPP

Neste domingo, 10, aconteceu a 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT, promovida pela Associação da Parada LGBT, com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e SPTuris, durante todo o dia, na Avenida Paulista.

Antes da abertura oficial da Parada, aconteceu a coletiva de imprensa, na qual estiveram presentes autoridades do governo e representantes dos patrocinadores do evento. Dentre as autoridades estavam o prefeito da capital, Gilberto Kassab, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, a secretária estadual de Justiça e de Defesa da Cidadania, representando o governador de São Paulo, Heloisa Arruda, o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, o presidente da Associação da Parada LGBT, Fernando Guaresma, a senadora Marta Suplicy, o deputado federal, Jean Wyllys, a deputada estadual Leci Brandão e a delegada da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), Margareth Barreto.

Vera Bussinger durante a coletiva oficial da Parada 2012

A secretaria de Participação de Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger ressaltou que o investimento da prefeitura, através da SMPP pode ser sentido em toda a extensão da Parada e nos eventos quem compõem o mês do orgulho LGBT. “Mais uma vez São Paulo demonstra sua vocação de cidade cosmopolita, que respeita a diversidade dando oportunidade a todas as pessoas que buscam uma vida melhor, independente de raça, de cor e de orientação sexual e identidade de gênero”.

A partir do tema “Homofobia tem cura: Educação e Criminalização! – Preconceito e exclusão fora de cogitação”, os participantes reivindicaram a necessidade de inserir as questões de diversidade sexual na educação como forma de combater o preconceito sofrido pelo segmento LGBT. Também falaram sobre a necessidade de aprovação do projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06 – há seis anos em tramitação no Senado – que objetiva a criminalização da homofobia, assim como já está previsto para o racismo e outros crimes de discriminação.


Avenida Paulista repleta pelo público durante a abertura do evento

“É fundamental que a educação insira as questões sobre os Direitos Humanos, principalmente sobre a diversidade sexual. Só assim teremos chances de acabar com a discriminação”, disse Franco Reinaudo, coordenador dos Assuntos da Diversidade Sexual, sobre o tema da Parada deste ano.


No espaço de convivência da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), localizado ao lado do Masp, a cultura foi à homenageada deste ano. O ambiente criado pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (CADS), da SMPP, promoveu a exposição de girafas que representavam a cultura em todas as cores, um dos símbolos do movimento LGBT.

Artistas e autoridades, inclusive o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também fizeram parte da festa, no espaço da SMPP.


  Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário