Siga

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escola Estufa de Perus recebe visita de Alice Waters

No dia 08 de novembro, a Escola Estufa do bairro de Perus recebeu a visita da chef de cozinha norte-americana Alice Waters, a unidade fica localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio de Oliveira, Zona Norte da Capital. 

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), já entregou ao todo 32 unidades do programa Escola Estufa Lucy Montoro, espalhadas por todas as regiões da cidade de São Paulo. O programa tem como objetivo disseminar os conceitos da horticultura para estimular a implantação de hortas escolares e comunitárias autônomas. 

Alice Waters é vice-presidente mundial do movimento Slow Food, que promove e incentiva a alimentação saudável e sustentável, e a ação desenvolvida através da implementação das Escolas Estufas despertou o interesse da americana. 

Durante a visita, estiveram presentes o coordenador da Conpares, Carlos Bório e seu assessor, Cassiano Toledo, a diretora da escola municipal, Maria Aparecida Ferreira Barbosa, a chefe da seção cultural do Consulado Americano, Danna Van Drandt e o diretor comercial da revista Prazeres da Mesa, Georges Schneider, entre outras autoridades. 

Carlos Bório, Alice Waters e Georges Schneider


A chef de cozinha destacou a beleza de ver um projeto como esse sendo realizado pelo governo e a importância de levar a educação sustentável para as crianças. “Alimento deve ser sinônimo de sensibilidade e de sustentabilidade, é preciso amar a natureza para entender isso e são as escolas que dão suporte para a educação. É muito importante ter um programa nacional que ensine e ofereça comida saudável”, declarou Alice. 

Os alunos da EMEF Julio de Oliveira visitam semanalmente a Escola Estufa e participam do curso Horta Escola, que ensina as técnicas da agricultura orgânica e ecológica, oferecendo formação educacional, ambiental e sustentável. 

A diretora da escola, Maria Aparecida, relatou para Alice, e os demais visitantes, quais foram as melhorias que a Escola Estufa trouxe para o ensino das crianças: “É impressionante o cuidado, o carinho, que eles desenvolveram a partir do cultivo. As crianças agora têm a preocupação do cuidar, como viram cada planta crescer eles não desperdiçam nada, querem experimentar os alimentos. A principal mudança foi na hora da alimentação. As hortas mudam a rotina dos alunos e isso muda também a rotina das famílias.” 

Ao final do encontro, Alice Waters ofertou uma ajuda de custo para aumentar o plantio na Escola Estufa de Perus e parabenizou o coordenador, Carlos Bório e a diretora, Maria Aparecida, pelo trabalho desenvolvido. 

Confira as fotos aqui


Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário