Siga

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SMPP celebrou o mês Consciência Negra

Por Amanda Ivanov 

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) em conjunto com a Assessoria de Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria Estadual de Cultura e com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou durante o mês de novembro, diversas atividades para marcar o mês instituído para homenagear a população negra.

 Estabelecido através da Lei 13.707/04, o dia 20 de novembro é nomeado como “Dia da Consciência Negra”. O feriado municipal homenageia a data em que Zumbi, vítima da escravidão, comandou a revolução do Quilombo dos Palmares, no ano de 1695, reivindicando os direitos de todas as pessoas que sofriam com a escravidão. Zumbi tornou-se o maior líder negro do Brasil, por ter perdido a vida em prol da liberdade do povo negro.

 As atividades realizadas tiveram o intuito de proporcionar para a população paulistana o conhecimento sobre a cultura negra e africana. Shows, exposições de fotos, workshop, feiras de artesanato, debates, apresentações de grupos de dança e coral, exposições sobre a cultura africana, oficinas de artesanato, entre outras oficinas foram realizadas ao decorrer do mês, em diferente locais da cidade de São Paulo.

 No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Parque da Juventude recebeu inúmeras atividades, com estandes informativos sobre os programas municipais e estaduais de combate ao racismo (SP Contra o Racismo), doenças sexualmente transmissíveis (DST Aids), assessoria jurídica por meio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e estandes informativos com os serviços oferecidos pela CONE e pela ACGE.

Show em celebração ao dia da consciência negra

 Cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local ao decorrer do dia, participando das atividades realizadas para celebrar a data. Estima-se que cerca de 1.000 pessoas receberam as camisetas da campanha “São Paulo Contra o Racismo” e foram distribuídos mais de 14 mil preservativos, com o objetivo de sensibilizar a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

 O dia foi repleto de atrações esportivas, com a participação de times de basquete de rua e futebol, com a trilha sonora de um DJ. Também fizeram parte das atividades, as apresentações de capoeira com mestre e grupos regionais, tendas e oficinas com produtos e ações que incluem os participantes dentro das atividades étnico-raciais e recitações de poesias retratistas e histórias.

 Entre as atrações musicais, destacaram-se as apresentações da cantora Nega Duda com o Samba de Roda do Recôncavo, a apresentação da Roda de Samba com Fabiana Cozza e com a velha guarda da Escola de Samba Camisa Verde Branco, as apresentações de saxofone, violino e flauta transversal, a apresentação de um DJ com duelos de Hip Hop e a apresentação do grupo Fundo de Quintal, alegrando ainda mais o dia.

 Outro destaque na programação foi a Feira Preta, realizada durante os dias 15,16 e 17 de novembro.
O evento é o maior encontro de cultura negra da América Latina. Desde 2002, o encontro reúne a cultura e o comércio de produtos étnicos em uma grande celebração.

 Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra

 Encerrando as atividades, no dia 21 de novembro, na Câmara Municipal, aconteceu a Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com a participação dos membros da CONE, autoridades e população local.


Autoridades durante a sessão solene
 A mesa foi composta pela secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, pelo vereador Floriano Pesaro, pelo coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena, Antonio Carlos Arruda, pelo assessor de Gêneros e Etnias da Secretaria de Estado da Cultura, Cássio Rodrigo, pela ex-vereadora da cidade de São José do Rio Preto, Eni Fernandes.

 Os homenageados da noite foram: o Pai Élcio de Oxalá, da Voz da Umbanda, Antonio Pereira da Silva Neto, da escola de samba Camisa Verde e Branco, o Padre José Enes de Jesus, presidente do Instituto Negro Padre Batista e Marco Antonio Pelegrinni, secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Centro Espírita do Urubatan também recebeu menção honrosa em referência aos 104 anos da Umbanda no Brasil.

 Em depoimento, Vera Bussinger destacou a importância do povo negro na construção da sociedade civil: “São pessoas trabalhadoras, pessoas que lutam diariamente buscando reivindicações, não somente em prol dos seus direitos, mas também de todos os segmentos”.

 A cerimônia teve por objetivo homenagear as personalidades ativistas na luta pela igualdade racial e que trabalham na promoção de políticas públicas direcionadas para a população negra em São Paulo.

Confira as fotos aqui 

Compartilhe 


Nenhum comentário:

Postar um comentário