Siga

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seminário “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Políticas Públicas” marca os 16 Dias de Ativismo em São Paulo

Por Amanda Ivanov


Na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria da Mulher, promoveu o seminário “Enfrentamento Contra a Mulher: Políticas Públicas”, que foi realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, situado no centro da cidade.

O seminário idealizado para instituir ações afirmativas direcionadas para o público feminino, marcou o período da campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, com o objetivo de promover a reflexão sobre a construção sociocultural das desigualdades de violência e de gênero, contribuindo para o fortalecimento dos serviços da rede de atenção ao desenvolvimento de ações preventivas e assistências das mulheres em situação de violência.

O evento reuniu especialistas e ativistas que abordaram os principais casos de violência de gênero, psicológico e sexual cometidos contra as mulheres, sensibilizando os participantes sobre como agir diante desses casos. Os tópicos sobre a Lei Maria da Penha, formulada em benefício à proteção das mulheres, também foram expostos durante as atividades.


 A Secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, a coordenadora da Mulher, Yara Tenório da Motta, a chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), Rose Mary dos Santos Gottardo e o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, fizeram parte da mesa de abertura do seminário.

 Em depoimento, a secretária Vera Bussinger relatou a importância do ativismo das mulheres, na luta pela igualdade de gênero.

“As representantes deste movimento são mulheres que defendem seus trabalhos e suas ideias. Sabemos o quanto falta para ser feito em benefício das mulheres de São Paulo, mas parabenizo todos os aqui presentes na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

A coordenadora Yara Tenório da Motta durante a mesa de abertura, falou um pouco sobre a situação de violência atual sofrida pelas  mulheres e ressaltou o objetivo dos serviços desenvolvidos para as pessoas do gênero feminino, através da Coordenadoria da Mulher.

“A SMPP desenvolve um trabalho junto à Coordenadoria da Mulher, para as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, através dos serviços, das casas de proteção e dos centros de cidadania, com o intuito de combater a violência que ainda existe entre nós, sensibilizando a sociedade sobre a desigualdade de gênero”.

Após a mesa de abertura, a Dra. Ana Lúcia Cavalcanti, as psicólogas Nalu Faria e Ana Maria Fonseca Zampieri, a socióloga e coordenadora do CEDIP, da SMPP, Roseli de Oliveira e a coordenadora da Juventude, Kelli Aleksandra Fernandes dos Santos, fizeram parte da primeira mesa do seminário, apresentando para o público os temas sobre violência de gênero, relações de gênero na construção da violência, violência contra mulheres negras, violência doméstica e sexual contra jovens e abuso sexual feminino.

Durante a cerimônia, a secretária Vera Bussinger, a coordenadora Yara Tenório da Motta, a chefe de gabinete da SEMPLA, Rose Mary dos Santos Gottardo, entre outras autoridades, receberam uma placa de homenagem pelo trabalho realizado em benefício da população feminina de São Paulo.

Campanha 16 Dias de Ativismo

 No dia 25 de novembro de 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu como o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em homenagem as três irmãs ativistas políticas latinoamaericans: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1961 pela ditadura de Leônidas Trujili (1930-1961), na República Domenicana. A data abre o calendário oficial da Campanha dos 16 Dias de Ativismo que prevê ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

Confira as fotos aqui 

Compartilhe  

Um comentário:

  1. Participei do Seminário e saí muito satisfeita, com o conteúdo bem diversificado com as palestrantes muito bem preparadas e de grande afinidade com o assunto violência.
    Me senti parte da luta do enfrentamento contra violência as mulheres.
    Foi muito gratificante, edificante estar junto de mulheres inteligentes e lutadoras.
    Parabenizo a SMPP e a todos que colaboraram com este maravihoso evento.
    Débora Rosana Da Silva
    CCMCS - Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro

    ResponderExcluir