Siga

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck participa de Workshop de Atenção às Drogas

Nesta sexta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, esteve presente no workshop “Retorno das propostas da IV COMPAD”, organizado pela Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), que aconteceu no Espaço Cultural nas dependências da Incubadora de Projetos Sociais.

Uebe Rezeck acredita que não importa o tamanho da ajuda, o importante é cooperar nem que seja através de um gesto ou de uma palavra, pois quem está precisando vai reconhecer. “Acredito em qualquer forma de trabalho, mesmo que seja um trabalho de formiga, mas é dessa forma que conseguiremos construir o mundo que almejamos”.

Uebe Rezeck fala da importância de discutir a temática

O encontro teve por objetivo reunir os delegados e representantes das 31 Subprefeituras que participaram da IV Conferência Municipal de Atenção às Drogas, realizada em setembro deste ano, para mostrar o andamento das propostas sugeridas nessa Conferência e ressaltar a importância do trabalho em conjunto durante o decorrer do ano para o combate e prevenção das drogas.


Compartilhe

Uebe Rezeck visita terreno de ampliação do GRAAC e beneficia 36 entidades através do FUMCAD

Na manhã desta sexta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estiveram presentes na cerimônia de assinatura de 36 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 36 entidades. No total foram repassados mais de 10 milhões de reais para financiar projetos que beneficiarão mais de 16 mil crianças e adolescentes da cidade.

Uebe Rezeck ressalta o crescimento dos atendimentos do Fundo

A celebração dos convênios aconteceu no GRAACC (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer), no bairro Vila Clementina em São Paulo que está em fase de expansão. O espaço possui cerca de 4 mil m² e servirá para a expansão do Instituto de Oncologia Pediátrica do hospital administrado pela instituição em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A ampliação do espaço é viabilizada a partir de captação de recurso do FUMCAD.

Na oportunidade, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Uebe Rezeck visitaram as obras de expansão do GRAACC. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo, representantes das instituições beneficiadas, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Uebe Rezeck fez um breve relato das ações de todas as coordenadorias que compõem a secretaria, ressaltando o excelente trabalho realizado pelo governo de gestão do prefeito Gilberto Kassab e destacou o crescimento do Fundo nos últimos anos.“Fico honrado em fazer parte deste governo. O FUMCAD aprovou 834 projetos e o número de atendimentos superou o esperado, atingindo a marca de 1 milhão de crianças e adolescentes atendidos”.

A assinatura dos novos convênios proporciona melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições e o FUMCAD é responsável em garantir a realização e desenvolvimento dos projetos aprovados.

O Graacc é referência no tratamento de criança e adolescentes com câncer, ele proporciona a cada paciente de passar por um tratamento dos mais avançados padrões científicos da América Latina, visando à cura com qualidade de vida. O hospital trabalha com diagnóstico e tratamento do câncer infantil, realizando mensalmente cerca de 2.500 atendimentos, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros.

As instituições que foram beneficiadas com as assinaturas de hoje são:

Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho
AACC - Associação de Apoio a criança com cancer
Adere Associação para o Desenvolvimento Educação e Recuperação do Excepcional
Adere Associação para o Desenvolvimento Educação e Recuperação do Excepcional
ADID- Associação para o Desenvolvimento Integral do Down
Associação Aliança de Misericórdia
Associação Congregação de Santa Catarina Hospital Geral de Pedreiras
Associação de Apoio ao Projeto Quixote
Associação Maria Helen Drexel
Associação Maria Helen Drexel
Associação Obra do Berço
Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida
Centro de Promoção Social Bororé
Centro Educacional Infantil Luz e Lapis
Centro Social São José
Criança Segura-Safe Kids Brasil
Cruz de Malta - Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta São Paulo
Estrela do Amanhã um ato de amor e educação
Fundação Comunidade da Graça
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Francisca Franco
Fundação Paulista de Assistência a Infância Casa Dom Gastão
Grupo de Apoio ao Adolescente e a criança com Cancer - GRAACC
Instituto de Musica Educação e Cultura Harold Choro Blue
Lar Escola São Francisco
Laramara-Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Liga das Senhoras Católicas de São Paulo
Movimento Comunitário Estrela Nova
Movimento Comunitário Estrela Nova
Núcleo Espiral Pesquisa Assistencia e Prevenção da Violência Contra Crianças e Adolescentes
Obra Filantrópica e Missionária Novo Lar Betania
Programa Comunitario de Reconciliação
Projeto Vida Nova São Paulo
Serviço Social Bom Jesus
Sociedade Benfeitora Jaguaré
Unibes - União Brasileira Israelita do Bem Estar Social


Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cerimônia de abertura da ONG Brasil 2011 reúne autoridades

Na manhã desta quinta-feira, 15, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, esteve presente na cerimônia de abertura da 3ª edição do ONG Brasil - Feira e Congresso de Ongs Brasileiras que aconteceu no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Uebe Rezeck visita o estande da SMPP

O evento é fruto de uma parceria entre a UBM Brazil, multinacional inglesa líder global em mídias de negócios, e a Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da Secretaria de Participação de Parceria (SMPP). A SMPP trouxe ao evento dois estandes, que expõe os trabalhos realizados por todas as coordenadorias que integram a secretaria.

Durante solenidade, Uebe Rezeck salientou a preocupação da SMPP em trabalhar as problemáticas da sociedade através de parcerias e convênios que, segundo ele, é o caminho mais seguro ao fugir do ambiente fechado que é o gabinete e ir em direção ao contato direto com o próximo. “É com muita satisfação que apoiamos as ações deste grande evento. A Ong Brasil consegue promover a interação entre as Ongs e suas atividades”.

A ONG Brasil é um evento sem fins lucrativos que visa garantir às Ongs participantes um espaço gratuito para a promoção de seu trabalho junto a outras organizações, setor privado e grande público. A feira reúne organizações não governamentais brasileiras ou com atuação no país que investem em ações sociais e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa.

O evento, realizado desde 2009, possibilita às Ongs apresentar seus programas e estreitar parcerias, além de vivenciar experiências e trocar conhecimento. Seu objetivo é reunir empreendedores sociais, ONGs, setor privado e setor público de todo o Brasil para encontrarem, juntos, soluções para uma sociedade mais justa, através da profissionalização e captação das ONGs participantes.

Além da SMPP, atuam como parceiros do evento o Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções, o Centro de Voluntariado de São Paulo, PRNewsWire (United Business Media), entre outras organizações que acreditam nesta ideia.

A 3ª edição da ONG Brasil estará aberta para o público a partir de amanhã, dia 16 de dezembro, e encerra no domingo, 17, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme.


Compartilhe

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SMPP inaugura novo espaço ao idoso: Sala Bete Míssio

Nesta quarta-feira, 14, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, participou do último evento do ano da Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), no ano de 2011, o “São Paulo para a Longevidade - perspectivas de 2012”.

Durante o evento, o secretário fez o descerramento da placa que inaugurou a Sala Bete Míssio. “É com muita satisfação que inauguramos esse novo espaço dedicado à realização de oficinas de arte, lazer e cultura em homenagem a ex-coordenadora da CI, Dna. Bete Míssio”, declara o secretário Uebe Rezeck.

Uebe Rezeck e a irmã da Bete Míssio inauguram o novo espaço

O evento reuniu diversas entidades ligadas às questões da população idosa e também recebeu a visita de representantes da delegação Chinesa da Província de Zhejiang, que puderam conhecer o espaço da Coordenadoria, suas ações e serviços desenvolvidos.

Neste dia, ainda aconteceu apresentações artísticas com o coral do Pólo Cultural José Lewgoy, danças folclóricas e sênior, serestas ao violão, narração de contos e estórias, mostra das oficinas de arte da 3ª idade, exibições de Yoga, sapateado, apresentação com o grupo de coreografia penta-campeã do Jogos Regionais do Idoso (JORI), narração de contos, dinâmica gerontológica cooperativa e vitalizadora, além do baile ao estilo anos 60 com músicas que marcaram a década que promete embalar os participantes encerrando a programação.

Confira as fotos AQUI

Compartilhe

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck ministra palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência

Na tarde desta terça-feira, 13, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, ministrou uma palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência que teve como público alvo um grupo de jovens do bairro Cidade Tiradentes. O encontro, organizado pela Coordenadoria da Juventude, aconteceu no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e teve por objetivo conscientizar os adolescentes sobre os riscos e responsabilidades da gravidez na adolescência.

Uebe Rezeck fala sobre os riscos de uma gravidez precoce

Uebe Rezeck, que também é médico ginecologista, abordou vários assuntos relacionados à prevenção, entre eles o uso de métodos contraceptivos, a responsabilidade na constituição de família, a questão da prevenção de doenças como aids, sífilis, hpv, hepatite e principalmente as consequências de uma gravidez de risco para a mãe adolescente e o feto.

A gravidez na adolescência se tornou um problema social e de saúde pública, que precisa ser trabalhado de forma eficiente. Vários fatores podem contribuir direta e indiretamente para a gravidez precoce como, por exemplo, a estrutura familiar, fator psicológico, cultural, econômico e social.

A SMPP visa cooperar para a diminuição da gravidez na adolescência através de projetos voltados a população adolescente e programas educacionais para a juventude de São Paulo.


Compartilhe

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Seminário discute aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro acontece a Campanha dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada simultaneamente em 159 países. Por conta disso, a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizou nesta terça-feira, 07, o Seminário “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha na Cidade de São Paulo”.

Uebe Rezeck fala sobre a importância da mobilização da sociedade frente a temática

As mesas de debate ocorreram ao longo da manhã e início da tarde no auditório do Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O tema “Avanços e Desafios na efetivação da Lei Maria da Penha na cidade de São Paulo” foi discutido na primeira mesa, mediada pela Assistente Social, Renata Aparecida Ferreira. Na segunda mesa, o tema discutido foi a “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha e Políticas Públicas na cidade de São Paulo”, mediado pela ginecologista, Ana Lúcia Cavalcanti.

A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa e do secretário adjunto, Felipe Spir, da Coordenadora da coordenadoria da Mulher, Yolanda Sperli, a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos da População Negra, Maria Aparecida de Laia, a vereadora Noemi Nonato, representando a Câmara Municipal e a Juíza da 20ª Vara Criminal de São Paulo, Elaine Cavalcante.

Para o secretário de Participação e Parceria, não se pode admitir que ainda exista violência contra a mulher. Rezeck, que é médico, afirmou durante o discurso que já presenciou relatos revoltantes, segundo ele, de violência doméstica e até mesmo de aborto por causa desse tipo de agressão. “Nossa Secretaria, através da coordenadoria da mulher, tem a missão, portanto, de orientar e preparar estas mulheres para o retorno à sociedade”. Uebe Rezeck, ressaltou que a agressão acontece em todos os níveis sociais e que a Lei Maria da Penha existe para mostrar para estas mulheres que elas não estão sozinhas.

No encerramento do seminário aconteceu um coquetel de lançamento do Caderno “Construindo o 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Cidade de São Paulo”, que reúne as resoluções da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Paulo deste ano. Foi lançada também a Cartilha para Profissionais de Saúde “Uma outra forma de Atender, experiência do Centro de Atenção a Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadoras Lara Barcellos Casa SeR”.

O Seminário é uma estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para esse tipo de violência, além de discutir sobre os avanços e desafios na efetivação da Lei Maria da Penha e a aplicabilidade desta Lei e de outras políticas públicas na cidade de São Paulo.

O evento reuniu representantes do poder judiciário de São Paulo, de órgãos públicos que cuidam da assistência e proteção das mulheres, representantes da saúde e da defensoria pública do Estado de São Paulo, entre outros convidados que debateram sobre a temática e trocaram experiências e trabalhos já realizados em defesa da mulher.

A Lei 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, faz uma homenagem a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou tetraplégica em função das agressões sofridas pelo marido. Após anos de luta na Justiça, o caso foi encaminhado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A Lei considera a violência doméstica e familiar contra a mulher, uma violação aos direitos humanos. Ela prevê, além de medidas punitivas aos agressores, proteção à integridade física e assistência jurídica, social e psicológica à vítima.


Compartilhe

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck participa da 11ª edição do “Bazar do Bem Possível”

Na manhã desta sexta-feira, 2, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, e do Secretário Adjunto, Felipe Spir, esteve presente na cerimônia de abertura da 11ª Edição do “Bazar do Bem Possível – Construindo Solidariedade” no salão de festas do Esporte Clube Pinheiros.

Uebe Rezeck participa da abertura do Bazar deste ano

Uebe Rezeck, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a Presidente do Departamento de Assistência Social (DAS) do Clube Pinheiro e responsável pelo Bazar, Vera Dutra, por sua dedicação e empenho na realização de mais uma edição do evento e por permitir que a SMPP fosse parceira nesta ação. Agradeceu também a participação das Ongs.

Marcelo Tas e Osmar Santos foram os padrinhos do evento

“Trago do prefeito Gilberto Kassab o carinho e o respeito às ONGs que são o braço direito da administração pública. Nossa obrigação é dar apoio e buscar recursos para que possamos dar continuidade a esse trabalho”, disse Uebe Rezeck.

A edição deste ano do Bazar do Bem Possível, contou com a participação de 112 organizações e teve como padrinhos do evento o apresentador Marcelo Tas e o narrador esportivo Osmar Santos que participaram da abertura do evento nesta sexta-feira.

A Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) participará deste evento que reúne ONGS de todo o Brasil.

Durante o evento, o coordenador da Conpares, Fábio Souto, irá ministrar uma palestra sobre o 3º Setor, assim como o Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), João Santo, que irá falar sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). A equipe do Conpares também irá promover oficinas de Jardinagem, Artesanato, Recreação Infantil e de Atividade Física.

O Bazar oferece espaço, infraestrutura e patrocínio de empresas para que as entidades exponham e divulguem seus produtos como artesanato, brinquedos, bijuterias, roupas e objetos de decoração.
O objetivo do evento é proporcionar troca de experiências entre as ONGs e divulgar as ações das entidades beneficentes. É uma forma de sensibilização da sociedade para o comprometimento com a responsabilidade social e assim contribuir para a manutenção de ações sociais que favorecem as camadas mais vulneráveis da população.

Confira as fotos aqui

Compartilhe