Na manhã dessa segunda-feira, 27, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, participou da mesa de abertura do workshop de capacitação dos representantes do Fórum Intersecretarial de Desenvolvimento Econômico para os Afrodescendentes do Município de São Paulo, realizado no prédio do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (SENTRACOS).
Chefe de gabinete da SMPP fala da importância do Fórum
A cerimônia de abertura do workshop também contou com a presença da coordenadora dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia, o Presidente do SENTRACOS, Ricardo Patah e a diretora do Departamento Social e da Diversidade do Sindicato dos Comerciários, Cleonice Caetano Souza, além de representantes de instituições, ONGS e da sociedade civil.
Durante a solenidade, Edson Corrêa, ressaltou a importância de combater a discriminação e da existência de um decreto que apoia o cidadão afrodescendente.“Através do Fórum, instituído pelo decreto que o prefeito de São Paulo assinou, será possível o surgimento de propostas e soluções, além de parcerias com todos os setores da sociedade civil, a fim de incluir os afrodescendentes em melhores oportunidades de trabalho, visando igualdade e oportunidade, e o fim de qualquer tipo de descriminação.”
Maria Aparecida de Laia, em depoimento, agradeceu a presença de todos e falou sobre a necessidade de discutir propostas e encaminhamentos para a inclusão do negro em mais oportunidades de trabalho. “A partir do seminário, temos como primeiro objetivo entender e igualar todos os conceitos sobre o que é desenvolvimento econômico para afrodescendentes e definir as áreas para a atuação do Fórum visando ações concretas para a cidade de São Paulo, que é a cidade mais negra do país”.
O presidente do SENTRACOS, Ricardo Patah, acompanhado da Diretora do Departamento Social, Cleonice Caetano Souza, fizeram uma apresentação da entidade e das ações que ela desenvolve há seis anos. O dirigente ressaltou o interesse da instituição em incorporar as idéias de cidadania, ética e inovação, e através de parcerias com grandes empresas desenvolver políticas públicas que tragam melhorias de condições de trabalho, vida e de inclusão do negro.
A partir do tema “Definição das áreas de atuação do Fórum Intersecretarial de Desenvolvimento Econômico para Afrodescedentes do Município de São Paulo”, o workshop teve como objetivo definir as áreas prioritárias para a atuação do Fórum do período de 2012 a 2016, além de preparar condições para o planejamento e implementação de ações e contribuir para integração dos participantes.
As palestras foram ministradas pelo Professor Dr. Hélio Santos, do Instituto Brasileiro da Diversidade (IDB) e pelas Professoras Eliane da Conceição e Fernanda Silva, do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (FGV).
Compartilhe