Siga

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SMPP inaugura Escola Estufa em São Miguel

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou hoje mais uma unidade da Escola Estufa Lucy Montoro. A nova escola fica no distrito da Subprefeitura de São Miguel, durante a cerimônia de descerramento da placa foi anunciado que o curso Frutos da Terra: por uma cidade sustentável, terá início na unidade no dia 9 de fevereiro.

O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, que é gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo (Conpares), é um espaço de vivência, educação, exercício e organização para a difusão da horticultura, produção de mudas de árvores nativas, espécies para paisagismo e atividades agrícolas e silvicultura. De acordo com o coordenador da Conpares já foram formados mais de 500 agentes multiplicadores nas outras cinco unidades da cidade.

São Paulo ganha mais uma unidade da Escola Estufa Lucy Montoro

O secretário da SMPP destacou o crescimento do programa que faz parte da Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo. “A Escola Estufa de São Miguel já é a sexta unidade da cidade, nossa intenção é inaugurar mais dez este ano para chegarmos na meta de 31 escolas em 2012”. O Programa Escola Estufa Lucy Montoro é um convênio entre a Secretaria com Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural (INDESC).

Os interessados em participar do curso Frutos da Terra em São Miguel ou nas outras unidades Mooca, Sé, Casa Verde, Parelheiros e Vila Prudente devem fazer a inscrição pelo telefone, 3113-9629 ou 9683.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SMPP inaugura mais uma Escola Estufa em São Paulo

Texto: Thaís Cordon


Nesta sexta-feira, 28, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) inaugurou a quinta Escola Estufa Lucy Montoro, na subprefeitura da Mooca. O evento contou com a presença do secretário de Participação e Parceria, subprefeito da Mooca e vereadores de São Paulo.


O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, gerido pela coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), foi criado em 2008 com a meta de estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, e de retomar o conceito de hortas comunitárias.


O secretário conta que o projeto está fazendo bastante sucesso com crianças e adolescentes.“Temos um caso em que participantes do curso criaram uma horta em uma escola da rede municipal e os alunos passaram a comer vegetais, pois se conscientizaram sobre a importância de uma boa alimentação”.


O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, gerido pela coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), foi criado em 2008 com a meta de estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, e de retomar o conceito de hortas comunitárias.



5ª Escola Estufa - Subprefeitura da Mooca

No início do evento, foi realizada uma cerimônia e o primeiro aluno formado, Edgar Moreno, recebeu uma apostila das mãos do secretário. Em seguida, o Padre Erivan fez uma oração para comemorar os benefícios que a Escola vai trazer para a sociedade e depois os participantes visitaram a horta.


Somente hoje, 100 pessoas já se inscreveram para o Curso Frutos da Terra – por uma cidade sustentável. As aulas da primeira turma serão realizadas a partir do dia 8 de fevereiro, com duração de três meses, ministradas três vezes por semana.


O curso permite a capacitação de agentes multiplicadores, com técnicas de bom senso de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, com o objetivo de possibilitar o aumento de renda e melhora na alimentação, a reeducação alimentar.


Para finalizar o evento, moradores de rua que fazem parte do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, realizaram uma apresentação de capoeira. O público se surpreendeu com o talento e movimentos rápidos do grupo São Martinho de Lima.

Na próxima semana serão inauguradas mais Escolas. No dia 31, em São Miguel, 1, em Pirituba e por fim, 2, na Capela do Socorro. Os eventos acontecerão no mesmo horário, às 10h.


Os interessados em participar do curso, também podem procurar outras unidades: Casa Verde, Parelheiros, Vila Prudente e Sé, e se inscreverem por telefone, nos números 3113-9629 ou 9683.


Confira as fotos da inauguração da Escola Estufa aqui

Endereço:


Escola Estufa Casa Verde – Av. Bras Leme, altura do nº 1.200 / Rua Tibaes


Escola Estufa Parelheiros – Av. Sadamu Inoue, nº 5.252


Escola Estufa Vila Prudente – Av. do Oratório, nº 172


Escola Estufa Sé – Rua Otto de Alencar, nº 270


Escola Estufa Mooca - Praça Alfredo Di Cunto , altura do nº 2.200 da Radia Leste c/ Bresser


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SMPP está com inscrições abertas para o Ofício Social

Texto: Thaís Cordon

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) começou ontem, 26, as inscrições para o Programa Ofício Social em 2011. O credenciamento continua hoje e amanhã em dois horários, das 09 às 12h e das 13 às 16h.

Os interessados devem levar as documentações solicitadas no edital, no auditório da SMPP, localizado no Centro de São Paulo. Acesse aqui o edital de chamamento do Programa Ofício Social.

Podem participar aqueles que comprovem conhecimento e experiência nas áreas de interesse mencionadas no item 1.3 do Edital e que estão relacionadas ao programa, tais como, atividades culturais, esportivas, ambientais e sociais.




Os profissionais atuarão em diversas áreas como: arte, artesanato, esporte, culinária, dança, canto, coral, ginástica, jogos, teatro, xadrez, corte e costura, yoga, entre outras atividades que giram em torno dos interesses dos grupos contemplados pelas Coordenadorias da SMPP.

A Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo (Conpares), que gerencia o programa, também está com as inscrições abertas para as Organizações Sociais participarem do Ofício Social. Acesse aqui o edital de chamamento das ONG’s.

Após a seleção dos oficineiros, o resultado será publicado no Diário Oficial da Cidade e no site da prefeitura, a partir de 23 de fevereiro.

O Ofício Social foi criado em 2006 e tem por objetivo realizar parcerias para a viabilização de oficinas com temas de interesse de grupos vulneráveis. Atualmente o projeto tem cerca de 450 oficinas e já atendeu mais de 76 mil paulistanos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

IV Vale da Participação e Parceria contagia paulistanos no Anhangabaú

O Vale do Anhangabaú foi tomado ontem, 25, por milhares de pessoas para comemorar os 457 anos de São Paulo. O IV Vale da Participação e Parceria reuniu diversas atrações que entreteu o público das 9h às 19 horas. A festa organizada pela Secretaria de Participação e Parceria também teve orientação sobre os principais serviços da SMPP e arrecadação de alimentos e materiais de limpeza para as vítimas das enchentes no país

Na Tenda Cultural, o Baile do Idoso reuniu mais de mil, que tomaram conta da pista de dança e aproveitaram as duas horas de música. Mais tarde, no mesmo espaço foram organizados os bailes de Black Music com os DJ’s Phell, Jé Picadilha, Du Picadilha e Lord C.Lecter.

Vale da Participação e Parceria reúne 40 mil pessoas

No palco principal, o público de 40 mil pessoas pode acompanhar os diferentes gêneros musicais. Na parte da manhã o pop rock ficou por conta da banda Ponto Zero, mais tarde foi a vez do forró com João Pedro e Banda – Fruto do Meu Suor. No início da tarde, o grupo Chimarruts contagiou os presentes com as músicas próprias e grandes sucessos do reggae. Depois o pagode tomou conta do palco com os grupos Samprazer e Turma do Pagode. Para encerrar as festividades o cantor sertanejo Michel Teló subiu ao palco e animou o público, que ainda lotava o Vale do Anhangabaú.

O secretário da SMPP ressaltou a diversidade no IV Vale da Participação e Parceria. “Teve um pouco de cada raiz de São Paulo, um pouco de cada gênero musical para agradar o povo paulistano nesse aniversário de São Paulo”.

Michel Teló agradeceu por participar da festa dos 457 anos de São Paulo. “Eu me sinto honrado em ser convidado para fazer parte dessa festa tão maravilhosa em São Paulo”.

No final da festa foram arrecadados 300 quilos de alimentos não perecíveis, 68 litros de água mineral e 50 produtos de limpeza. Todos os donativos serão destinados a Defesa Civil de São Paulo que vai distribuir para as vítimas das enchentes.

Confira as fotos aqui

Programa de Inclusão Digital de SP se destaca em feira de tecnologia

Texto: Natália Keri

Na última semana, São Paulo recebeu um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A Campus Party reuniu no Centro de Exposições Imigrantes, mais de seis mil pessoas interessadas em trocar conhecimento e experiências nas áreas de informática e internet. Em meio a tantos especialistas, a Prefeitura de São Paulo mostrou que sabe o caminho da inclusão da maior parcela da população à vida digital, criando oportunidades de trabalho e de educação.

Por meio da Secretaria de Participação e Parceria, a administração municipal promove o maior programa de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade: os Telecentros. O estande montado no evento reproduziu uma das 320 salas de computadores existentes na Cidade, com 20 computadores disponíveis ao público. Durante todos os dias, foram oferecidas 33 oficinas gratuitas baseadas em cursos promovidos pelos Telecentros.

Estande da Prefeitura na Campus Party 2011

As salas estiveram cheias para as três opções de atividades: Tratamento de Imagem, História em Quadrinhos e Animação de Imagens. Um dos objetivos das oficinas foi divulgar o trabalho dos telecentros e convidando as pessoas a conhecer as unidades nos bairros, onde há tanto uma programação de informática básica, como capacitação para usuários mais avançados, visando a inserção no
mercado de trabalho.

BATISMO

Orientar e ensinar o uso da internet é o objetivo do Batismo Digital, também promovido pela organização da Campus Party em parceria com a Prefeitura. No total foram feitos quatro mil batismo, somente da rede municipal de ensino, mais de 1.500 crianças passaram por uma oficina de 40 minutos sobre a rede mundial de computadores. A garotada fez um passeio monitorado pela feira, para conhecer as novidades tecnológicas.

Cerca de 4.000 pessoas participaram do Batismo Digital

A cobertura completa do evento foi feita por 200 alunos da rede municipal, integrantes do projeto Nas Ondas do Rádio, da Imprensa Jovem. O estande da prefeitura tornou-se a redação dos repórteres-mirins, cujas notícias estão publicadas no blog e no twitter em @nasondasdoradio e em @alunoreporter.

REMANUFATURA DE COMPUTADORES

Na área da feira destinada a discutir questões ambientais, a Prefeitura apresentou o projeto Remanufatura de Computadores, que alia inclusão digital e social, somada à preocupação redução do lixo eletrônico. Em cursos de seis meses, jovens de baixa renda são capacitados em manutenção de computadores e aprendem a reaproveitar peças usadas na montagem de novos equipamentos.

Criado em 2008, atende a 120 jovens por semestre. Ao fim do curso de capacitação, todos são encaminhados ao mercado de trabalho.

Palestra sobre o curso de Remanufatura de Computadores

“Cada computador remanufaturado custa em média R$ 200, então é um equipamento acessível a famílias de baixa-renda”, explica o coordenador do curso, Arthur Roberto da Silva. Ele conta que os alunos têm aulas de língua portuguesa e matemática, para auxiliar na formação básica.

Em seguida, passam ao módulo de informática básica, em que aprendem a operar sistemas operacionais e programas como editores de texto ou planilhas. Passam então a aulas teóricas e práticas de montagem e manutenção de computadores, quando têm contato com todas as peças e equipamentos.

O dia a dia profissional é aprendido na linha de montagem, onde os alunos praticam por 200 horas diferentes postos de trabalho, com orientações sobre as ferramentas e sobre os cuidados de segurança. Além disso, os jovens participam
de atividades de orientação profissional, educação sexual e conscientização sobre drogas, todas com o apoio de psicólogos. Os participantes recebem mensalmente 260 reais por meio da Bolsa-Trabalho, benefício concedido pela secretaria de Trabalho a jovens de 16 a 20 anos, pertencentes a famílias cuja renda seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, que estejam matriculados ou tenham concluído o Ensino Médio.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Palestra sobre a relação do Complexo do Alemão e as mídias digitais

Nesta quinta-feira, 20, aconteceu a palestra “A nova voz do povo“, que abordou a polêmica ocupação policial do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro e, a relação do fato com as redes sociais, que serviram como fonte de informações para jornalistas, policiais, entre outros.

O mediador Pedro Markun, ativista hacker e autor do livro “Livre”, foi o responsável pelo debate com os palestrantes: Rene Silva, morador do Complexo do Alemão, que fez uma cobertura em tempo real da invasão vista de dentro da favela através do perfil no twitter e do jornal A Voz da Comunidade; Fábio Gusmão, editor do caderno Cidades e Polícia do jornal Extra, do Rio de Janeiro; Dirceu Viana, coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança do RJ e responsável pela estratégia das redes sociais na instituição; e Fernando Barreto, sócio-diretor da empresa WebCitizen e um dos criadores do Votenaweb, um site de engajamento cívico com reconhecimento internacional da ONU.

Debate sobre ocupação policial no Complexo do Alemão

Rene, 17, iniciou a palestra contando que o seu objetivo não era o de autoridades “seguí-lo” na internet, e sim para os seus amigos saberem como ele estava, diante da operação e invasão do Complexo. “Meus colegas se preocupavam e queriam que eu me escondesse debaixo da cama e no final das contas pessoas como Luciano Huck e Glória Perez acompanharam o que eu escrevia”.

“A onda de boatos é muito grande. O lado positivo são as informações em pouco tempo, mas nem tudo que circula é verdade, por isso demanda muita energia para o jornalista apurar fatos como esse”, conta Fábio Gusmão.

Dirceu diz que notícias com essa repercussão exige muita cautela e algo mal colocado e fora do tom, pode gerar mais problema. Fernando concorda com o coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança: “estamos em uma revolução pacífica e informações incorretas geram desconforto, complicando a resolução dos conflitos”.

Para Markun, mesmo que o jovem Rene represente a sociedade civil, mais pessoas devem fazer o mesmo, repassar fatos e não boatos. “O interessante é aumentar o número de vozes e a inclusão digital em locais como o Complexo, aumentando a quantidade de colaboradores verdadeiros”.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reunião para discutir a Semana de Cultura do Hip Hop da cidade de São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu um encontro com os representantes da cultura Hip Hop nesta última quarta-feira, 19. A reunião promovida pela Coordenadoria da Juventude com o apoio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE) discutiu a realização da Semana de Cultura do Hip Hop da cidade de São Paulo em 2011.

Reunião discuti semana do Hip Hop em São Paulo

No encontro foram discutidas as propostas para desenvolver o tema da comemoração desse ano, que está prevista para a semana do dia 14 a 21 de março.

A idéia inicial é que aconteçam eventos simultaneamente nas cinco regiões da cidade, com apenas um tema norteador durante todo o dia. Após a reunião ficou acertado novos encontros para definir o local de abertura do evento.


Palestra sobre Redes Sociais Verticais na Campus Party

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

Nesta manhã, 20, aconteceu a palestra sobre Redes Sociais Verticais, abordando sites como o Linkedin, Playfire, Vostu, Kactoos, Lastfm, Facebook. O membro da MMA (Mobile Marketing Association), Vilmo Luiz de Freitas, foi quem ministrou a palestra.

No início, Vilmo explicou como diferenciar as redes sociais verticais de outras redes. As principais características, são: segmentação, lógica, relevância, customização, linguagem direta, diferenciação e quebra de paradigma.

“Temos a sensação de que quase tudo foi feito, mas a realidade é que o novo nós temos hoje, amanhã ele vai se tornar normal”, afirma o palestrante.

Para Vilmo, não existe nada que conquiste sucesso sozinho. A troca de informações é essencial

O que as pessoas procuram nas redes são as semelhanças, grupos, reconhecimento e a troca de informações. Sites como o Kactoos, servem para a sociedade realizar compras em grupos, compartilhando os gostos em comum.

Linkedin e Lastfm são úteis e possuem foco, por isso essas redes fazem sucesso e ganham a confiança dos internautas. O compromisso em realizar serviço proposto e preservar os dados das pessoas, é outro motivo que aumenta o número de usuários das redes.

As empresas que realizam um serviço bacana, de acordo com o que o usuário deseja receber e estão dispostas a receberem sugestões e críticas, são aquelas que conquistaram o público e, geralmente estão há anos no mercado.

Ousadia é a palavra chave do sucesso. O empresário das redes deve realizar projetos novos, quebrar paradigmas e não ter medo de arriscar. Os usuários procuram dinâmica no conteúdo dos sites, e quando a encontram, conectam-se frequentemente.


SMPP promove oficinas que agitam a Campus Party

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e Campus Party deram continuidade ao Batismo Digital, um portal de entrada para o mundo da tecnologia e informação, por meio da internet, para pessoas que nunca tiveram oportunidade.

Centenas de crianças e jovens receberam um curso de 40 minutos de Internet básica e dicas sobre a rede mundial de computadores. Após o curso,os monitores acompanharam o grupo e fizeram um passeio por toda a feira. Além de receber instruções em todas as áreas e estandes. Para concluir o Batismo, os participantes foram ao Telecentro e ganharam um certificado no estande da Prefeitura de São Paulo.

Crianças e adolescentes fazem o Batismo Digital

Ao final do Batismo, aconteceu a oficina de material reciclável, onde as crianças aprenderam a confeccionar um palhaçinho com tampinhas de garrafas Pet's, embalagem de iogurte e retalhos de tuli. Mães também estiveram presentes no local e acompanharam a alegria dos pequenos. As monitoras fizeram questão de ressaltar a importância da reutilização de materiais recicláveis para o meio ambiente.

Crianças fazem oficina de bonecos

As atividades e oficinas não pararam no estande da Prefeitura de São Paulo. Diversas pessoas também se interessaram nos cursos, como : tratamento e animação de imagens e história de quadrinhos.


Campus Party discute a democratização de dados públicos

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

O terceiro dia de Campus Party foi recheado de muitas atrações. Na tarde desta quarta-feira, 19, os campuseiros e presentes puderam assistir o painel Hackeando Dados – Democratizando os dados públicos na área das Mídias Sociais do evento.

Para debater o assunto foram convidados Daniel Filho, Pedro Valente, Daniela Silva e Martha Gabriel. A discussão foi mediada pelo diretor de Inteligência de Mercado do Terra, Marcelo Coutinho.

Coutinho introduziu o debate com a afirmação do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, presente na Campus Party Brasil 2011. Ele afirma que a internet precisa ser defendida e protegida de todas as maneiras, principalmente do controle dos governos.

Debatedores falam sobre o conteúdo na internet

Outra importante questão levantada por Coutinho foi se é saudável que a sociedade tenha acesso a todo tipo de informação, dados e registros do setor público. Daniela Silva, diretora da Esfera, acredita que boa parte das informações que circulam na internet são restritas e cabe ao governo garantir o acesso a esses dados. Porém só essa medida não é suficiente, para ela, as relações entre cidadão e governo devem mudar, pois as pessoas precisar querer usar as informações disponíveis na rede.

Martha Gabriel, autora de livros sobre marketing digital, alerta para alguns perigos que a divulgação de dados pode trazer. Para a escritora, os ambientes digitais são muitas vezes utilizados sem conhecimento dos usuários. “Ingenuamente, as pessoas disponibilizam informações que não deveriam ser disponibilizadas”. Martha também apontou o problema da utilização de dados para usuários que não lêem Termos de Uso ao fazer cadastro em uma rede social.

“Caiu na Internet, não tem mais dono”. A afirmação é de Daniel Filho, desenvolvedor web e programador, que não vê nenhum reflexo negativo o acesso a bancos de dados pelos usuários, mas salienta a necessidade de tornar este acesso fácil ao público.


Palestra sobre Remanufatura de Computadores na Campus Party

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

Na tarde desta quarta-feira, 19, aconteceu na Campus Party a palestra sobre Remanufatura de Computadores um curso ministrado pela Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia, Educação e Comunicação (Fundetec) na Incubadora de Projetos Sociais, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP). O curso conta ainda com as parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Economico e Trabalho e das empresas Microsoft, Apse Consultoria, Banco do Brasil e Instituto Clips Pensamento.

O palestrante Artur Roberto é coordenador do programa da Fundetec. Ele afirma que o principal objetivo é o desafio da conscientização da sociedade. "Queremos livrar o meio ambiente do lixo eletrônico".

Segundo as pesquisas, cerca de 4 milhões de computadores são descartados de forma incorreta. De contra partida com os números registrados, Artur alega: "O seu lixo eletrônico é o nosso material de trabalho".

Coordenador da Remanufatura de Computadores explica os principais conceitos do curso

O coordenador afirma que o projeto ultrapassou o objetivo principal. Além da tentativa de conscientizar os brasileiros, a proposta é promover a sustentabilidade e ajudar as classes sociais menos favorecidas. "Aquele que não sabe mexer na internet, não consegue qualificações para arrumar emprego”.

O curso é semestral e voltado para os jovens de 16 a 20 anos com Ensino Médio completo ou cursando. Cada aluno recebe uma bolsa auxílio para ajudar nas despesas. Os alunos aprendem em quatro etapas: nivelamento da língua portuguesa e matemática, informática básica ( sistema operacional e office), aulas teóricas e práticas de montagem e manutenção de computadores e por fim, o trabalho efetivo na linha de montagem.


Peças utilizadas na Remanufatura de Computadores

Também fazem parte da programação atividades extras, como: roda dos tambores e musicoterapia, que serve para o jovem aprender como liderar e trabalhar em equipe, palestras sobre sexo, drogas, entre outros temas abordados, que acontecem uma vez por mês e show de talentos, onde os alunos aprendem a falar em público.

O palestrante fez um comparativo de um computador novo e um remanufaturado. O primeiro tem um custo de R$900,00 ,já o segundo, R$200. Além de economizar o dinheiro na compra do remanufaturado, pode ser revertido na aquisição de um serviço de banda larga ou outro produto e, haver o benefício em diversos aspectos, como exemplo são as placas antigas, que possuem qualidade bem melhor ao compararmos com os modelos atuais.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Oficina de tratamento e animação de imagens na Campus Party 2011

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

Na manhã desta terça-feira, 19, a Coordenadoria de Inclusão Digital (CID) da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou as oficinas de tratamento e animação de imagens no estande da Prefeitura de São Paulo. Os cursos tiveram duração de uma hora, com início às 11 horas.

Todos os computadores estiveram ocupados, devido ao sucesso e interesse do público em aprender a modificar as fotos. Os monitores ministraram as aulas e acompanharam o passo a passo através de um monitor disponível no local.

Na primeira parte da aula os presentes aprenderam a manipular a foto da atriz americana, Sharon Stone. Os participantes também mudaram as feições e cor dos olhos da atriz. Janderson de Sales, 24, estudante de Rondônia, achou incrível o projeto do Telecentro. “O que mais me interessou na Campus foram as palestras e oficinas”.

Participantes aprendem a fazer tratamento de imagem

Em Rondônia, Janderson participa de um projeto de técnicas de informática. “Nunca vi nada parecido com o Telecentro. Quero implantar esse mesmo modelo de oficinas na minha cidade”.

Em seguida, no segundo curso – de Animação de Imagens – os instrutores ensinaram como animar uma imagem de uma mão que segurava um coração e fazê-lo pulsar.

Danye de Andrade, 17, já frequentou uma das unidades do Telecentro localizado na Zona Leste. A participante afirma que teve contato com o programa de tratamento de imagens, mas é a primeira vez que aprendeu realmente como utilizar as ferramentas.

Armando Gonçalves, 67, já tem a inscrição em um dos 20 Telecentros da região da Subprefeitura da Capela do Socorro, e afirmou depois das oficinas que pretende realizar cursos para aperfeiçoar a digitação. “Não pretendo ser um profissional, mas sou curioso e gostei bastante das oficinas”.

Para os interessados em participar dessas ou as demais oficinas no Telecentro da Campus Party, acesse aqui a programação.


Literatura e Redes Sociais na Campus Party 2011

Texto: Soraya Lauand e Thaís Cordon

Na tarde desta terça-feira, 18, os campuseiros e presentes assistiram à palestra Literatura e Redes Sociais, no Palco Mídias Sociais do espaço da Campus Party 2011. O debate ficou lotado, e a maioria permaneceu à todo momento na internet, fazendo comentários nas redes socias.

Jornalistas e escritores fizeram parte da banca que discutiu como as redes sociais estão afetando a literatura nacional, a questão da digitalização de livros, como autores divulgam seus trabalhos de forma independente, como editoras encontram novos talentos, além de mudanças e tendências nesse panorama.

Para esclarecer essas dúvidas, os participantes contaram com a presença de Eduardo Spohr, jornalista atuante na internet e escritor, autor do romance “A Batalha do Apocalipse”, também participante do Nerdcast (podcast do site Jovem Nerd) e Verena Petitinga, arquiteta da informação e CEO de O Livreiro, rede social para leitores.

João Paulo Cuenca, uma das maiores revelações da literatura brasileira nos últimos anos e autor de três livros: “Corpo Presente”, “O dia Mastroianni” e “O único final feliz para uma história de amor é um acidente”e Paulo Tadeu , dono da Editora Matriz e colaborador do blog Éramos 6 e Fabio Herz , que faz parte da diretoria da Livraria Cultura e, atualmente diretor de marketing e relacionamento da empresa, também formaram o grupo de palestrantes.

Fábio Herz, diretor de marketing e relacionamento da Livraria Cultura, abriu a palestra propondo o seguinte questionamento: Quanto essa hiper-conectividade que as Redes Sociais nos proporcionam nos conecta ou desconecta? Quanta dessa informação virtual conseguimos absorver? Ele acredita que estamos diante de uma fase chamada “Síndrome da Síntese”, na qual temos um volume muito grande de informação e talvez pouco seja absorvido de forma efetiva. Eduardo Spohr, jornalista atuante na internet e autor do romance “A Batalha do Apocalipse” afirma que a internet trouxe a possibilidade de conectar pessoas e ao mesmo tempo aproximá-las.

Para Paulo, a web também é responsável pelo surgimento de novos talentos. O dono da editora Matrix conta que após descobrir um blog - de duas garotas - que abordava assuntos sobre a mãe moderna, ele transformou em um livro.

Debate sobre Literatura e Redes Sociais

Um dos tópicos principais foi sobre o e-book, um novo formato de livro. Os palestrantes acreditam que o produto eletrônico não vai acabar com o livro em papel. Pesquisas mostram que as pessoas ainda continuam lendo em papel e que isso provém de uma questão cultural do brasileiro que aprendeu a gostar do livro físico. Logo, essa nova experiência não vai “matar” o livro, é só um novo meio de comunicação.

Verena diz: " O grande desafio da rede é como o autor consegue chegar no leitor, justamente da maneira que o mercado não divulga".

Um dos benefícios do e-book é a possibilidade de ler livros em outros idiomas com a facilidade de um tradutor e fazer a leitura em viagens, de referência com a praticidade a rapidez com que as informações são encontradas. O e-book está abrindo caminhos, ampliando a ação de mercado e da leitura, portanto, nunca será uma experiência central de uma obra literária, apenas outra mídia que possibilita a interação do leitor e uma vasta experiência sensorial (som e imagem).

Pós o debate os palestrantes conversaram sobre livros na rede, onde o foco da discussão foi como alcançar visibilidade e como divulgar o trabalho na internet.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governador de São Paulo visita a Campus Party

Governador de São Paulo visita o espaço Expo Institucional

O governador de São Paulo visitou hoje a principal feira de tecnologia do país. O chefe do executivo paulista percorreu por diversos estandes da Campus Party e aproveitou para ver o espaço Expo Institucional, onde fica o estande da Prefeitura de São Paulo. O governador pode ver as inovações e investimentos da Secretaria de Participação e Parceria na questão da inclusão digital.

SMPP faz Batismo Digital na Campus Party

A SMPP em parceria com a Campus Party realizou a segunda edição do Batismo Digital, um portal de entrada para o mundo da tecnologia e informação, por meio da internet, para pessoas que nunca tiveram oportunidade e possibilidade de conhecer como essa ferramenta funciona.

Crianças e adolescentes fazem Batismo Digital

As crianças e jovens receberam um curso de 40 minutos de Internet básica e dicas sobre a rede mundial de computadores. Após o curso,os monitores acompanharam o grupo e fizeram um passeio por toda a feira. Além de receber instruções em todas as áreas e estandes. Para concluir o Batismo e receber o certificado, os participantes vão ao Telecentro, no estande da Prefeitura de São Paulo, e lá utilizam as técnicas apreendidas.


Participante do Batismo Digital exibe certificado e material do curso

Confira as fotos do Batismo aqui

Palestra sobre Software Livre – Linux na Campus Party 2011

Nesta terça-feira, 18, segundo dia de Campus Party, os participantes do maior evento de tecnologia, inovação e entretenimento do país puderam acompanhar uma palestra sobre as mudanças e características do Sistema Operacional Saber-Linux, no Palco Software Livre.


Telecentros em São Paulo utilizam software livre

A equipe de desenvolvimento do sistema, composta por Maciel Junior, Roney dos Santos e Daniel Bastos, explica que o Software livre por ser um programa de computador que pode ser copiado, usado e distribuído não gera altos níveis de custos para a sua utilização. Esse tipo de sistema operacional é agregado ao Programa Telecentro, iniciado na cidade de São Paulo e que atualmente conta com 360 unidades inauguradas.

O Programa Telecentro, que é gerido pela Coordenadoria de Inclusão Digital, faz parte de uma política de inclusão digital promovido pela Prefeitura, e vem demonstrando ser uma importante ferramenta para a qualificação profissional, a revitalização dos espaços públicos e a democratização do acesso aos computadores e à internet. O Tecelecentro é considerado o maior projeto de inclusão digital do mundo em uma mesma localidade.


Cobertura da Campus Party 2011

Segundo dia da Campus Party 2011

Acompanhe aqui no blog da SMPP os principais eventos da 4ª Edição da Campus Party, o maior evento de tecnologia, inovação e entretenimento do país. Aproveite para visitar o evento que vai até o dia 23 de janeiro no pavilhão do Centro de Exposições Imigrantes, Zona Sul de São Paulo. A entrada é gratuita! Conheça também as principais ações da Secretaria de Participação e Parceria sobre inclusão digital, software livre e remanufatura de computadores.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SMPP assume a administração do Pólo Cultural da Terceira Idade

No dia 05 de janeiro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) recebeu a autorização do prefeito municipal de São Paulo para tomar posse do Pólo Cultural da Terceira Idade. O local, que pertencia a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, passa a ser gerido pela Coordenadoria do Idoso (CI) da SMPP que tem sede no próprio Pólo Cultural.

O Pólo foi criado em de 11 de setembro de 2000 e teve a confirmação da transferência através do decreto nº52. 070 publicado no dia 6 de janeiro no Diário Oficial do Município.


Prefeito transfere administração do Pólo Cultural do Idoso para a SMPP


A CI vai iniciar o cadastro dos munícipes que irão frequentar o Pólo em suas diversas oficinas, a partir da próxima quinta-feira, 20.

Os interessados devem comparecer na sede da Coordenadoria, localizada na Rua Teixeira Mendes, 262, com as cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz ou telefone), e 2 fotos 2x2. Após o cadastramento, eles recebem o crachá de identificação.

A Coordenadoria já possui diversos eventos programados para ativar a vida cultural, social e esportiva do bairro Cambuci, e também convida todos os moradores pessoas das adjacências para prestigiarem estes eventos.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Programação da Campus Party 2011

Fique por dentro das atividades do maior evento de tecnologia, inovação e entretenimento do país, a Campus Party. A quarta edição acontece entre os dias 17 e 23 de janeiro, no pavilhão do Centro de Exposições Imigrantes, Zona Sul de São Paulo.

17/01
11h Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
12h Abertura dos portões
13h Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
15h Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
17h Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
19h Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
22h Apresentação Something Better
23h30 Cerimônia de Inauguração Campus Party 2011

18/01
00h00 Show dos Seminovos!
09h30 Atividades autogestionadas
09h30 Oficina: Desenvolvimento de Jogos com Lua
09h30 Oficina: Documentação colaborativa em foto e vídeo
09h30 Palestra Startup: Capitalistas sociais
09h30 Palestra: Redes em Malha, o que são e o quê muda com elas?
10h00 Palestra: O que é modding?
10h00 Oficina: Robótica Livre
10h00 Oficinas: Simuladores variados
10h00 Apresentação: Game Jam
10h15 Oficina: Softwares em música
10h30 Palestra: Sistema operacional Saber - Linux - Prefeitura de São Paulo
11h Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
11h00 Campeonato: Urban Terror - Eliminatórias
11h00 Oficina: O céu no seu computador
11h15 Palestra Startup
11h15 Mesa redonda: Empreendedorismo digital
11h30 Palestra: Gerenciando projetos ágeis usando SCRUM, TFS, ALM, Testes e integração continua
11h30 Palestra: Pentaho - Inteligência de Negócios utilizando Software Livre
11h45 Palestra: Design Interativo e Eletrônica
13h Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
13h00 Momento Telefônica: Al Gore
14h00 Oficinas: Simuladores variados
14h10 Oficina: Direito e Internet
14h15 Palestra: Remixando a internet
14h15 Mesa-Redonda: Labs e Centros de Fomento à Cultura Digital
14h30 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
14h30 Oficina: Pentaho - Inteligência de Negócios utilizando Software Livre na prática
14h30 Oficina: Scratch: imaginando, programando e compartilhando histórias, jogos, música e arte
14h30 Palestra: Dimensionando corretamente coolers e fans
14h30 Oficina: Meu Primeiro Foguete
14h30 Palestra: Como criar e lançar um e-commerce em 42 minutos
14h30 Oficina: Chip Music
14h30 Palestra: Pentest em aplicações web
14h30 Palestra: Jingle Nodes - Uma introdução a liberdade nas comunicações
14h30 Quiz Games
15h Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
15h00 Palestra: Linha do Tempo - Flight Simulator
15h10 Painel: Redes sociais e a eleição de 2010
15h20 Agenda Digital Global
15h30 Oficina: Gambiologia (Geek Toy Art)
15h30 Pocket show: Chippanzé
15h30 Palestra: Interfaces tangíveis através da computação visual
15h45 Oficina: Reciclagem- Robótica
16h00 Oficina: Simuladores variados
16h00 Debate: Literatura & redes sociais
16h00 Palestra: De olho no Sol
16h00 Palestra: Introdução ao Node.JS
16h00 Oficina: Análise Forense
16h30 Oficina: Ableton Live para Dj's
16h30 Palestra: Modelagem de cenário e personagens de games com Blender 3D
16h30 Palestra: Android - explorando a plataforma
17h Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
17h00 Oficina: Modificações em laptops
17h30 Debate: Redes sociais na Educação
17h30 Lançamento do Concurso: Astrofotografando
17h30 Palestra: MongoDB - um banco de dados orientado a documento, fácil e divertido
17h30 Lançamento do Desafio Análise Forense
17h30 Palestra: Demoiselle 2.0: Produtividade com Java EE6 no framework Open Source Brasileiro
18h00 Aquiris Game Experience
18h00 PAK FA – O Caça Invisível da Rússia
19h Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
19h00 Momento Telefônica - NASA
20h00 Oficinas: Voos livres em aviões militares da Segunda Guerra
20h15 Palestra: Tracktor x Virtual DJ
20h15 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
20h15 Debate: YouPix - Trendings Topics, o poder do coletivo!
20h15 Palestra: Grandes telescópios - onde estão?
20h15 Palestra: Uso do GPS para fazer música
20h30 Palestra: Reaproveitando Disquetes
20h30 Contribua com seu primeiro projeto de Software Livre - HnToolEspaço colaboração para as distribuições Gnu/Linux
20h30 Oficina: P2P VoIP - Uma alternative aberta ao Skype
20h30 Palestra: Trilhando o Caminho PHP
20h30 Palestra: A Evolução dos Games e Jogo Justo
20h30 Palestra: Butiá: Plataforma robótica genérica para la enseñanza de la informática
20h30 Palestra: Lousa Interativa com software livre
21h30 Mini-curso: Praticando Astronomia: 1º encontro
21h30 Palestra: A TV do Futuro - o que gigantes como Google, Apple e o mundo Open Source planejam.
21h30 Palestra: O projeto KDE: software e comunidade
22h00 Campeonato: Combat Arms
22h00 Palestra: Psicologia nos jogos
22h00 Palestra: Psicologia nos jogos
22h00 Concurso IWW: Pior dos piores
23h00 Observação do Céu

19/01
09h30 Atividades autogestionadas
09h30 Oficina: Arduino: construindo robôs com software e hardware livres!
09h30 Oficina: Liberte seu roteador sem fio
09h30 Oficina: UniversalSubtitles.org - Legendagem colaborativa para vídeos online
09h30 Palestra Startup: Startup talk: jovens da web x grandes sucessos digitais
09h30 Palestra: Consumidores designers
09h30 Palestra: OpenData-br, como extrair informações dos portais do governo brasileiro?
10h00 Palestra: Green computing
10h00 Oficina: Robótica Livre
10h00 Oficina: Robótica Livre com sucatas e arduino
10h00 Oficinas: Simuladores variados
10h00 Palestra: Telefônica
10h15 Oficina: Softwares em música
10h30 Palestra: Centro de Excelência em Software Livre da BrOffice.org - Um caminho de sustentabilidade para o software livre
10h45 Mesa-Redonda: Redes Culturais
11h00 Oficina: Tratamento de Imagem – Prefeitura de São Paulo
11h00 Campeonato: Super Street Fighter 4 - Eliminatória masculina
11h00 Palestra: Astrofotografando o Céu - parte 1
11h15 Palestra Startup: As não-lições do Silicon Valley
11h15 Debate: Confiabilidade da informação nas redes sociais
11h30 Palestra: Criando aplicações .Net com software gratuito
11h30 Palestra: IPv6 a internet precisa dele pra continuar crescendo
11h30 Palestra: Cloud Computing
11h45 Keynote
12h00 Oficina: Introdução ao Gimp
13h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
13h00 Momento Telefônica - Jon Maddog Hall
14h00 Oficinas: Simuladores variados
14h15 Oficina: VideoMapping
14h15 Oficina: CUBASE
14h15 Oficina: SEO - Search Engine Optimization & SMO - Social Media Optimization
14h30 Oficina: Arduino: construindo robôs com software e hardware livres!
14h30 Oficina: Criando micromundos com Squeak/Etoys
14h30 Oficina: P2P VoIP - Uma alternative aberta ao Skype
14h30 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
14h30 Debate: A internet está sob ataque?
14h30 Palestra: Worklog - Como fazer a documentação de seu projeto
14h30 Oficina: Traga seu telescópio e aprenda a montá-lo e usá-lo.
14h30 Palestra: Desenvolvendo um site completo com ASP.NET
14h30 Palestra: Introdução ao desenvolvimento de jogos
14h30 Palestra: Hora certa via internet - a importância e funcionamento do NTP
14h30 Palestra: Grid compuing: conceitos e arquitetura
15h00 Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
15h00 Palestra: “Os caças fizeram a fama, nós fizemos a história...”
15h30 Debate: Hackeando Dados - Democratizando os dados públicos
15h30 Palestra: Uma Visão do Mundo Ruby
16h00 Oficinas: Simuladores variados
16h00 Campeonato: Urban Terror - Finais
16h00 Oficina: O Céu no seu bolso - Programas de Astronomia para Celulares
16h00 Palestra: Flash Mobile
16h00 Palestra: Segurança em redes sem fio
16h30 Oficina: VJing
16h30 Palestra: Computação voluntária - O processamento inativo de dados para fins filantópicos
16h45 Painel: Geração interativa: quem é e o que esperamos dela?
16h45 Palestra: Infografia
17h00 Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
17h00 Oficina: Primeiros passos em Eletrônica
17h15 Debate: Redes Sociais e a Convergência Midiática
17h30 Palestra: Satélites e Aplicações
17h30 Palestra: Green Computing
17h30 Palestra: Criando jogos para iPhone/iPad utilizando XNA (com o XNATouch)
17h30 Palestra: Criando jogos para iPhone/iPad utilizando XNA (com o XNATouch)
17h30 Palestra: Ferramenta de Robótica Livre para Modelagem Geométrica de Robôs
17h30 Palestra: Brasil o Rei do Spam?
17h30 Palestra: Realidade Aumentada na plataforma Linux
18h00 Campeonato: SSF4 - Finais do masculino
18h00 Oficina: Simuladores variados
18h00 Oficina: Coding Dojo
19h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
19h00 Momento Telefônica - Tatiana Rappoport
20h00 Oficinas: Voos livres em aviões militares da Segunda Guerra
20h15 Oficina: Gambiologia (Geek Toy Art)
20h15 Oficina: BCDJ
20h15 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
20h15 Oficina: Ruídos na Fotografia
20h15 Debate: YouPix - As redes sociais são a nova Las Vegas?
20h15 Palestra: Astrofotos com webcam
20h30 Mesa redonda - Lei do acesso a informação
20h30 Palestra: Controle Arcade
20h30 Oficina: Cloud Computing
20h30 Oficina: Video Blog com software livres
20h30 Palestra: Frameworks PHP
20h30 Palestra: Social games e Advertising games
20h30 Palestra: Uso de honeypots no auxílio à detecção de ataques
20h30 Palestra: VRlivrestúdio
21h30 Mini-curso: Praticando Astronomia: 2º encontro
21h30 Palestra: Selecionando, baixando e avaliando milhares de projetos de software livre
22h00 Campeonato: Combat Arms
22h00 Palestra: Simbolismo nos jogos
22h00 Concurso IWW: Pior dos piores
23h00 Observação do Céu

20/01
08h30 Oficina: básica de edição de áudio em Linux
09h00 Oficina Gambiologia (Geek Toy Art)
09h00 Palestra: Técnicas de modelagens para games com blander game engine
09h30 Atividades autogestionadas
09h30 Oficina: Privacidade e Segurança em Desktops Ubuntu
09h30 Oficina: Crie seu tipo
09h30 Palestra Startup: O que realmente é uma startup e até onde o investidor é benéfico?
09h30 Palestra: Software livre e a extinção dos dinossauros
10h00 Palestra: Aprendendo com os melhores modders
10h00 Oficina: Robótica Livre
10h00 Oficina: Robótica Livre com sucatas e arduino
10h00 Oficinas: Simuladores variados
10h00 Palestra: Futuro da Web, HTML5 e W3C
10h00 Palestra: Formação, mercado e desenvolvimento de games
10h00 Palestra: Verticais nas Redes Sociais
10h15 Oficina: Softwares em música
10h30 Palestra: JavaScript: agora é sério
11h00 Oficina: Tratamento de Imagem – Prefeitura de São Paulo
11h00 Campeonato: CODMW2 - Eliminatórias
11h00 Palesta: Afinal, o que é um Planeta?
11h00 Palestra: O Desenvolvimento da Cognição em Ambientes de Robótica Educacional: saberes vividos são compartilhados
11h15 Debate: Brasil - Tecnologia e Infraestrutura
11h15 Debate: Videologs e livestreamings
11h15 Workshop1 - Introdução ao modelo de negócios e como ganhar dinheiro com aplicações para celulares
11h30 Palestra: Como funciona a internet brasileira?
11h30 Palestra: Noosfero: como montar redes sociais com software livre
11h45 Palestra: Plugins do Gimp
13h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
13h00 Momento Telefônica - Steve Croker
14h00 Oficinas: Simuladores variados
14h15 Oficina: Faça sua emissora de TV a partir de um video cassete
14h15 Mesa Redonda: Mercado digital
14h15 Oficina: Design para canais sociais
14h30 Oficina: Robótica Livre com sucatas e arduino
14h30 Oficina: Aprenda a programar direito com o Coding Dojo
14h30 Oficina: Noosfero: como montar a sua rede social
14h30 Oficina: P2P VoIP - Uma alternative aberta ao Skype
14h30 Debate: A nova voz do povo
14h30 Palestra: Parece impossível, mas não é – Educação e diversão podem andar juntas.
14h30 Palestra: Astrofotografando o céu - parte 2
14h30 Palestra: Como ganhar dinheiro criando jogos
14h30 Palestra: Parece impossível, mas não é - Educação e Diversão podem andar juntas.
14h30 Palestra: TI Verde na prática - Thineco, do papelão ao computador
14h30 Palestra: Internet, pragas e segurança
14h30 Palestra: Desenvolvendo aplicações multimídia com Python e o framework Gstreamer
15h00 Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
15h00 Palestra: Aprendizagem real, no mundo virtual de Second Life
15h30 Oficina: Otimização de Wordpress
15h30 Oficina: Thineco e o Projeto Thinstation - Como utilizar computadores obsoletos
15h30 Palestra: Beleza de código
16h00 Oficinas: Simuladores variados
16h00 Campeonato: Fifa 11 - Eliminatória
16h00 Palestra: Novos Horizontes
16h00 Palestra: Dicas práticas para trilhar uma carreira de sucesso na área de TI
16h30 Oficina: Produção e Gravação Musical em Casa
16h30 Palestra: Nuvens livres nos céus das escolas
16h45 Mesa redonda: Experiências de educação e cultura digital
17h00 Palestra: Cortes Incriveis - Mr Shinji
17h00 Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
17h15 VJ na Campus: "Mixando personas"
17h15 Debate: Eleições na web
17h30 Palestra: Foguetes Amadores
17h30 Palestra: Jogos para Windows Phone 7
17h30 Palestra: Cenário brasileiro de fraudes na internet
17h30 Atividades autogestionadas
18h00 Oficina: Game design
18h00 Oficina:Simuladores variados
19h00 Momento Telefônica
19h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
20h00 Oficinas: Voos livres em aviões militares da Segunda Guerra
20h15 Oficina: A arte do Mash up
20h15 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
20h15 Documentação Colaborativa em Foto e Vídeo
20h15 Debate: YouPix - Criatividade Digital
20h15 Palestra: Astrofotografia
20h30 Debate: Toda informação deve ser livre?
20h30 Oficina: Sleeving cable
20h30 Oficina: Avalie um código fonte aqui!
20h30 Oficina: Mozilla Jetpack - Criando extensões para o Firefox
20h30 Palestra: Unreal Engine
20h30 Palestra: O mercado de games
20h30 Palestra: Qualidade da banda larga no Brasil
20h30 Palestra: Customização VRlivre para Educação
21h30 Mini-curso: Praticando Astronomia: 3º encontro
22h00 Palestra: O Jogo da Vida
22h00 Campeonato: Combat Arms - finais
22h00 Concurso IWW: Pior dos piores
22h15 Oficina: Conhecendo o Drupal
23h00 Observação do Céu
23h00 Cosplay - Finais

21/01
09h00 Palestrante: Desenvolvimento de jogos educativos com XNA
09h30 Atividades autogestionadas
09h30 Oficina: Coding Dojo de extensões de Inkscape
09h30 Oficina: Django: o framework MVC do Python
09h30 Oficina: Seu desenho vai virar código, e agora?
09h30 Painel: Software livre e a educação participativa e de qualidade
09h30 Campus Startup - O empreendedorismo tecnológico no Brasil
10h00 Oficina: Desktop modd
10h00 Oficina: Robótica Livre
10h00 Oficinas: Simuladores variados
10h00 Palestra: Realidade Aumentada ultilizando Processing com Ny ART ToolKil
10h00 Palestra: Vulnerabilidades e segurança de aplicações web
10h15 Palestra: "O Passado é agora" - Podcast reinventando Música
10h30 Palestra: Criando jogos para iPhone/iPad utilizando XNA (com o XNATouch)
11h00 Campeonato: Rock Band – Eliminatórias
11h00 Oficina: Tratamento de Imagem – Prefeitura de São Paulo
11h00 Oficina: Meu Primeiro Foguete
11h15 Campus Startup: Capital de risco para Startups brasileiras
11h15 Oficina: Podcast
11h15 Workshop2 - Tutorial: Desenvolver e publicar plataforma móvel para desenvolvedores de aplicativos
11h30 Painel: Explorando o futuro dos tablets
11h30 Palestra: Tratamento de incidentes
11h30 Palestra: TV Digital - Compartilhamento Livre de Conteúdo Interativo com Ginga-NCL
11h45 Palestra: Social Interface Design
13h00 Momento Telefônica: Jovem Nerd
13h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
14h00 Oficinas: Simuladores variados
14h15 Oficina: Desbravando Fireworks, CSS3 e HTML5
14h15 Gravadoras tradicionais ou net labels?
14h15 Palestra Startup: Seja um empreendedor tenha start up, mas não seja um aplicativo.
14h15 Oficina: Como profissionalizar seu blog
14h30 Oficina: Como executar sua aplicação paralela em uma grade computacional peer-to-peer
14h30 Oficina: TV Digital: Ginga-NCL Hands-on - Instalação e primeiras aplicações
14h30 Oficina: Construindo um PC multimedia
14h30 Palestra: Evolução Estelar
14h30 Palestra: Microsoft Kinect
14h30 Palestra: Desenvolvimento de games
14h30 Palestra: Veículo inteligentes: Apertem o cinto, o piloto sumiu!
14h30 Palestra: CANRIC - Aspectos de Segurança do Sistema de Emissão do Novo Registro Único de Identidade Civil – RIC
14h30 Palestra: Grid Computing: Clusters para aplicações gráficas
15h00 Palestra: “Uso de simuladores de voo e tráfego aéreo virtual em pesquisas de desenvolvimento e certificação de veículos aéreos não tripulados (VANTs ou UAVs) no Brasil
15h00 Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
15h00 Palestra: Remanufatura de Computadores
15h30 Debate: Podcasts
15h30 Palestra: Empreendendo uma comunidade de sucesso
16h00 Oficinas: Simuladores variados
16h00 Debate: O fim de internet
16h00 Palestra: Astrofotografando o céu - parte 3
16h00 Palestra: HTML 5
16h00 Palestra: Desenvolvimento de games online em Flash
16h00 Palestra: A robótica de baixo custo
16h00 Palestra: Segurança em Passaportes Eletrônicos
16h30 Sustentabilidade e SWU
16h30 Palestra: Tecnologia e cultura - Produção, difusão e acesso.
16h30 Palestra: Sustentabilidade e SWU
16h30 Palestra: Python ágil
17h00 Oficina: Tratamento de Imagem - Prefeitura de São Paulo
17h00 Palestra: PS3 - Now has games
17h00 Palestra: Desenvolvendo games e simuladores Unity
17h15 Debate: Identidade e mobilização
17h30 Palestra: Erros Astronômicos (Hoax em Astronomia)
17h30 Palestra: HTML 5 - Hands On
17h30 Oficina: Manipulação de exemplos de robótica de baixo custo para o ensino
17h30 Mesa Redonda: Crimes Digitais
17h45 Campus Debate: Inclusão Digital
18h00 Campeonato: Fifa 11 - Finais
18h00 Oficinas: Simuladores variados
19h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
19h00 Momento Telefônica - Kul Wadhwa
20h00 Palestra: Jogo ou simulação
20h15 Oficina: Tendências para a Pista - Video-Discotecagem
20h15 Oficina: Robótica Livre Utilizando a Porta Paralela
20h15 Debate: YouPix - Na cultura digital, tudo se re-cria?
20h15 Palestra: Observação Noturna
20h15 Palestra: Uma introdução ao game design
20h30 Oficina: Como construir um aquecedor USB
20h30 Oficina: Quem quer usar software livre na escola levante a mão!
20h30 Oficina: Empacotamento debian no Ubuntu
20h30 Palestra: Introdução à Plataforma Android
20h30 Palestra: Unreal Engine
20h30 Palestra: Privacidade de dados online
20h30 Palestra: HTML 5 e o futuro da web
21h30 Festa no Second life com Fiteiro Cultural
21h30 Oficina: Design de interação além do lápis e papel
21h30 Palestra: O Programa Espacial Brasileiro
21h30 Palestra: Um projeto contra a pornografia infantil
21h30 Palestra: GNOME - GNOMESHell e as novidades para o Desktop livre
22h00 Campeonato: Starcraft 2 - Eliminatórias
22h00 Palestra: Desenvolvimento Android
22h00 Concurso IWW: Pior dos piores
23h00 Observação do Céu

22/01
09h30 Atividades autogestionadas
09h30 Oficina: Criptografia para todos
09h30 Oficina: Introdução à Programação em PureData
09h30 Palestra: Firefox 4 and Internet Gaming Freedom
10h00 Oficina: Experimentação da Robótica com a plataforma Robótica Livre robolivre.org
10h00 Oficinas: Simuladores variados
10h00 Mesa redonda: Desmistificando o desenvolvimento de jogos no Brasil
10h00 Palestra: Teste seu sítio web.br
10h00 Palestra: O twitter e o poder do usuário
10h15 Campus Debate: Lan House 1
10h30 Palestra: Sexo, Drogas e Software: Filosofando nas Trincheiras entre o Bem e o Mal
11h00 Campeonato: Starcraft 2 – Finais
11h00 Oficina: Tratamento de Imagem – Prefeitura de São Paulo
11h00 Pré-lançamento: ABC da Astronomia
11h00 Palestra: Poluição luminosa
11h15 Debate: Usos corporativos das redes sociais
11h15 Workshop3 - Empreendedorismo em aplicações móveis
11h30 Palestra: Oportunidades para desenvolvedores com a TV Digital
11h30 Palestra: Zend Framework: Desenvolvimento padronizado e produtivo em PHP
11h45 Palestra: Zappiens.br
13h00 Momento Telefônica: Ben Hammersley
13h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
14h00 Oficinas: Simuladores variados
14h15 Oficina: Rádio e TV Fora do Eixo
14h15 Oficina: Desconstrução de templates
14h15 Campus Debate: Lan house 2
14h15 Oficina: Social Media Marketing
14h30 Oficina: Como participar de um projeto de Software Livre
14h30 Oficina: Experimentação da Robótica com a plataforma Robótica Livre robolivre.org
14h30 Oficina: DNSSec: o que é e por que precisamos
14h30 Palestra: Refrigeração líquida e a ar
14h30 Oficina: Free Hacking Space
14h30 Palestra: Criando universos - parte 1
14h30 Palestra: Primeiros passos na programação para iOS
14h30 Campeonato: CODMW2 - Finais
15h00 PAK FA – O Caça invisível da Rússia
15h00 Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo
15h30 Debate: Geolocalização
15h30 Campus Debate: Raio/Sebrae
15h30 Palestra: Sim, Eu sou um pirata e você?
16h00 Oficinas: Simuladores variados
16h00 Palestra: Criando universos - parte 2
16h00 Oficina: Desenvolvendo para iOS 4.0
16h15 Palestra: Adaptando sites para dispositivos móveis
16h30 Concursos de Software Livre
16h30 Palestra: Demonizando Monopólios Intelectuais: ao Povo o que é do Povo
16h45 Debate: Plano Nacional de Banda Larga: novos desafios
17h00 Competição: Overlocking extremo
17h00 Oficina: Tratamento de Imagem - Prefeitura de São Paulo
17h15 Debate: RP x Publicidade: Mídias sociais, de quem é esse osso?
17h15 Palestra: Toques do Brasil
17h15 Palestra: Arquiteturas de processamento em "tempo real"
17h30 Palestra: Poluição Luminosa
17h30 Oficina: Desafios de desenvolvimento ágil (Coding Dojo)
17h30 Palestra: Produção musical com Software Livre
18h00 Campeonato: Rock Band - Finais
18h00 Encerramento: Game Jam
18h00 Competição: Melhores modds
19h00 Momento Telefônica: Steve Wozniak
19h00 Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
20h15 Danceteria Virtual
20h15 Debate: YouPix - Mancadas digitais, como evitá-las?
20h15 Palestra: O céu digital dos índios brasileiros
20h15 Mesa Redonda: Quadrinhos e o design
20h30 Oficina: Otimizando o seu PC para jogos
20h30 Premiação: overclocking e melhores modds
20h30 Palestra: Segurança aérea e simulação
21h30 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal
22h00 Entrega de prêmios no Palco Principal


23/01
11h Oficina: Tratamento de Imagens – Prefeitura de São Paulo
13h Oficina: História em Quadrinhos – Prefeitura de São Paulo
15h Oficina: Animação de Imagens – Prefeitura de São Paulo