Confira mais fotos aqui
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Homenagem ao Servidor Público agita a SMPP
Confira mais fotos aqui
SMPP assina novos convênios
O Fundo
O Fumcad foi criado em 1992, pela lei Municipal 11.247,com o objetivo de proporcionar os meios financeiros complementares às ações necessárias ao desenvolvimento das Políticas Públicas para a Criança e o Adolescente, bem como propiciar o efetivo exercício das competências do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O dinheiro chega através de doações, que podem ser deduzidas do imposto de renda devido. Pessoas físicas podem deduzir até 6% do imposto e empresas até 1%.
O volume maior de recursos provém de empresas, mas as doações de pessoas físicas constituem a maioria das doações e muitas vezes ultrapassam o valor que pode ser deduzido, com valores que variam desde R$ 10,00 até R$ 2 milhões.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Workshop “Semeando cuidados, colhendo saúde” termina em clima de confraternização
O objetivo da oficina era alertar aos participantes que manter hábitos saudáveis, além de ajudar na prevenção de doenças, melhora o bem-estar físico, psíquico e mental.
A fisioterapeuta, Letícia Guerrera Araneo, durante o Workshop apresentou os seguintes temas: Estresse e qualidade de vida; Prevenção de quedas; Hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida. No contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.
O programa foi desenvolvido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares). As aulas foram ministradas uma vez por semana sendo uma aula teórica e a seguinte a prática das atividades físicas.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Baile A Festa Continua agita o Cambuci
“A festa continua” foi o tema do evento realizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), que proporcionou diversão, confraternização, entretenimento e bem-estar entre os idosos. No início das atividades o Coral da Entidade Sangrilá apresentou músicas maravilhosas.
Participantes se divertem no baile
A coordenaria que incentiva atividades que ajuda no fortalecimento social, físico e intelectual, mais uma vez atingiu o objetivo. Além de aumentar a procura da população idosa para participar dos próximos eventos da CI.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
II Fórum discute e propõe ações sobre o ensino da cultura afro e indígena nas escolas
Na parte da manhã da sexta–feira, dia 22, aconteceram diversos debates temáticos sobre as Leis de número 10.639 e 11.645, discutindo a aplicação das respectivas leis no âmbito obrigatório do ensino da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. O professor mestre Derval Gramacho da Universidade 2 de julho de Salvador (Bahia) na palestra sobre os Desafios para Educação Escolar Indígena a partir da Lei Federal 11.645/08 destacou que diferente da população negra, os índios não conseguiram representação na sociedade brasileira, muito em função da grande segmentação entre as tribos e também por ser um sujeito descontextualizado, sobretudo, historicamente.
Sobre a questão da identidade dos índios no Brasil, a professora da Rede Municipal de Ensino, Adriane Costa da Silva, afirma que a população indígena residente em metrópoles e ou em centros urbanos assume estereótipos da cultura para serem identificados como indígenas, mesmo que essas representações não pertençam a sua tribo de origem.
Na tarde da sexta-feira as universidades participantes do II Fórum puderam expor os projetos sobre a temática e trocaram experiências com o público presente. Foram duas baterias de relatos que apontaram as principais ações sobre a aplicação das Leis. O Padre Alberto Marques relatou os projetos desenvolvidos pela Universidade São Camilo entre eles está o trabalho semestral aplicado nas disciplinas de História e Geografia, que exige dos alunos discussões e reflexões sobre a Cultura Africana e indígena.
Outra ação da Universidade é a oficina intitulada “Quem não gosta de cafuné: a influência das línguas africanas no Português brasileiro” que trata da formação da Língua Portuguesa no Brasil e da incorporação de palavras, sons e usos das línguas africanas, esta oficina foi apresentada na prática no último dia do II Fórum.
No sábado além das oficinas, houve a exposição dos pôsteres das universidades. A interatividade das oficinas resultou em um aprendizado sobre as culturas afro e indígena de maneira prazerosa e divertida. A Secretaria Municipal de Educação apresentou a oficina “Mãos que resistem” – A criação de Bonecas Abayomi. A palestrante Sheila Alice Gomes da Silva ensinou os participantes como fazer a boneca e tudo que envolve essa produção no que tange às historias, os cânticos e a comunhão em si. Os únicos materiais necessários foram retalhos de pano preto e de panos coloridos.
Além da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a realização do II Fórum do Ensino Superior contou com o apoio das Universidades: PUC-SP; UNIDERP; Belas Artes; Unicastelo; FAMOSP; UNISA; Zumbi dos Palmares; UNIFESP; UNASP; São Camilo; UniSant’Anna; Faculdade Anhanguera; UNIBAN; FESPSP; Faculdade Santa Izildinha. Também participam as editoras Summus, Selo Negro, Paulus, Peirópolis, Quilombhoje, Mazza, o Núcleo de Estudos NEINB e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/PR.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Idosos participam de encontro
Abertura do II Fórum de Ensino Superior sobre História, Cultura Africana e Indígena
A SMPP, em conjunto com o Núcleo Étnico–Cultural da Secretaria Municipal de Educação, promove o II Fórum de Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena no auditório da Universidade Mackenzie entre os dias 21, 22 e 23 de outubro.
A abertura do II Fórum de Ensino Superior sobre os desafios para o ensino de História e Cultura Africana e Indígena contou com a presença do secretário da SMPP, Francisco Buonafina; Alexandre Alves Schineider - Secretário Municipal de Educação; Gustavo Húngaro - Secretário Adjunto da Secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; Ministro Eloi Ferreira de Araújo - Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Roseli de Oliveira - Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena; Maria Aparecida de Laia - Coordenadora da CONE/SMPP; Prof. Lindberg Clemente de Morais – Escola Superior de Teologia - Universidade Mackenzie, Conselho Estadual dos povos Indígenas, educadores de ensino superior, pedagogos, alunos e representantes da sociedade civil.
Serviço:
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
SMPP na Mídia: Rádio Capital AM 11/10/2010
Repórter: Carla Mota
A Secretaria de Participação e Parceria realiza entre os dias 15 e 30, as ações de combate do uso de álcool por crianças e adolescentes. A fiscalização ocorrerá nos bairros das Subprefeituras da Vila Prudente, Vila Mariana, Cidade Tiradentes e Vila Maria. Os comerciantes serão orientados a não vender esses produtos para os jovens.
Rádio Capital - Comandos.wmv - The best home videos are here
Último workshop do ano reúne temas sobre alimentação saudável
A nutricionista, Rosana Gaeta, durante a sua palestra alertou cuidados primordiais na hora de se alimentar como: fazer no mínimo três refeições em horários regulares diariamente, incluir uma fruta no café da manhã, evitar o consumo excessivo de sal e açúcar e frituras. “Criando uma consciência alimentar saudável nas pessoas, podemos melhorar toda nossa estrutura de vida, pois alguns hábitos do dia-a-dia podem afetar essa estrutura”, afirmou Rosana.
Para complementar a experiência, os participantes receberam brindes, caderno de receitas, folders explicativos de cada um dos temas, folheto com as receitas utilizadas na palestra e manual de boas práticas de manipulação de alimentos.
Os participantes do workshop gostaram da dinâmica implementada durante a palestra e afirmaram que as dúvidas sobre hipoglicemia, pirâmides alimentares e alimentos orgânicos foram esclarecidas. Ao final todos receberam certificado de participação.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
SMPP na Mídia: Jornal da Tarde dia 19/10/2010
Curso discute a alimentação saúde na alimentação
terça-feira, 19 de outubro de 2010
II Rota Gastronômica do Cambuci termina em grande estilo
Cachaça, doces, sorvete, bolos e outras iguarias feitas a base do fruto cambuci estavam expostas no mezanino do Mercadão pelas cidades participantes do evento. Porém o ponto alto do encerramento da II Rota foram as aulas degustativas e a entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade, promovido pelo Instituto Florestal, um dos apoiadores do projeto. No Espaço Gourmet, o público itinerante do Mercado Municipal pode aprender como preparar um pescado, um frango ou sobremesas com o cambuci.
As aulas degustativas foram ministradas pelos chefes de cozinha Alex Caputo, Luciano Antonello e Priscilla de Herrera. Alex Caputo preparou um pescado com molho de cambuci e uma sobremesa da fruta. “Como o cambuci tem um gosto muito forte e que predomina sobre os alimentos, a ideia é fazer um prato onde o molho prevaleça sobre a carne, por isso, o ideal é escolher peixes mais neutros como a pescada-cambucu, pescada amarela e o robalo”, comenta Caputo.
A coordenadora geral da Incubadora de Projetos Sociais fez o encerramento oficial do evento. “É com muito orgulho que encerro oficialmente a II Rota Gastronômica do Cambuci. E queria aproveitar a presença de todos para comunicar que a III Rota já está prevista e deve ter início em março de 2011”.
A edição da Rota Gastronômica do Cambuci, capitaneada pela Incubadora de Projetos Sociais, contou com o apoio do Governo do Estado, Instituto Florestal, Ahpce, Sítio do Belo, Cartoon Formaturas, Banana Verde e a Reserva da Biosfera do Cinturão do Verde da cidade de São Paulo. O encerramento da II Rota foi realização da SMPP, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento – ABAST e o Mercado Municipal Paulistano.
São eleitos Miss e Mister Estadual da melhor idade
Trinta e três cidades do interior mais a capital paulista participaram do concurso que elegeu os três casais da terceira idade mais belos do Estado de São Paulo. A senhora Hilda Neves Roteri, natural de São Bernardo do Campo foi escolhida como a 18ª Miss Melhor Idade, já o candidato de São Paulo, o senhor Everton Roland, foi eleito Mister Melhor Idade. Os dois candidatos vão participar do Concurso Nacional a ser realizado em Maio de 2011 em Cuiabá.
Na segunda e terceira colocação foram escolhidos os representantes dos municípios de Ribeirão Preto e de Guarulhos. Outras cidades participantes foram: Santo André, Itu, Limeira, Bauru, Cubatão, Osasco, Diadema, São José dos Campos.
A ABCMI é uma associação sem fins lucrativos, que busca contribuir para a valorização e melhoria da qualidade de vida dos idosos, assim como lhes proporcionar oportunidades de lazer, turismo e cultura.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
SMPP promove Encontro Regional com Idosos em Paraisópolis
O Encontro Regional, que é organizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), faz parte dos projetos de políticas pública, visando efetivar a ações voltadas para inclusão social das pessoas idosas.
O Encontro Regional com Idosos é marcado por atividades físicas, debates e palestras com temáticas específicas e são ministradas por especialistas da área. O encontro especificamente, iniciou-se com uma palestra do coordenador da CI, falando sobre os projetos e eventos que fazem parte das ações da Coordenadoria do Idoso.
Em seguida os idosos participaram de uma dinâmica de grupo com o objetivo de desenvolver a atenção, coordenação motora, visual e auditiva. E por fim os idosos participaram de uma palestra com o tema voltado a terceira idade, tratando da questão do envelhecimento.
A comunidade de Paraisópolis tem em média 100 mil habitantes e é localizada em uma das regiões mais ricas da cidade de São Paulo. Investir na população idosa é cada vez mais uma das prioridades da Secretaria de Participação e Parceria que visa não só aplicar políticas públicas, mas sensibilizar toda a sociedade, bem como mobilizá-la no que diz respeito a necessidade em promover saúde, segurança, bem-estar todos os idosos.
Reunião Internacional traça paralelo entre drogas e a lei
Durante a reunião foi abordado o tema Justiça Terapêutica, desenvolvido nos Estados Unidos, para a recuperação de delatores que foram condenados por infrações menores e são usuários de drogas ou álcool. O programa americano consiste em um conjunto de medidas voltadas para que recebam tratamento de terapia para evitar a aplicação de pena privativa de liberdade e possibilitar a melhor reeducação e reintegração do infrator.
O sistema judicial brasileiro não tem punição acompanhada de tratamento para dependentes químicos como acontece com os americanos. Porém o sistema de saúde prevê o acompanhamento médico, assistência social e suporte especializado ao dependente.
A prova de que a terapia judiciária funciona são os dados são os dados obtidos: de oito em cada dez das pessoas viciadas se recuperam e conseguem se manter longe das drogas e do álcool e não cometem mais crimes.
“Os dependentes tem que entender que aquilo vai fazer mal para eles, acima de tudo a iniciativa de se tratar vem da pessoa. No tribunal não obrigamos ninguém a seguir o programa. Mas se conseguirem entender que é necessário para a vida, eles conseguem se recuperar. Eu já presenciei uma situação curiosa, em que um dos participantes agradeceu o juiz por ter mandado ele para terapia”, conta Kahn.
O tribunal além de tratar, oferece ensino básico a nível médio e cursos de capacitação profissional para que o indivíduo possa voltar à sociedade com maiores chances de conseguir um emprego e não cometer delitos. A ficha policial depois de constatada a recuperação total é apagada, retirando todos os antecedentes criminais que existiam.
Outras duas palestras marcaram o encontro, o Doutor Luiz Alberto Chaves de Oliveira, Médico, Especialista em Dependência Química e Coordenador de Atenção às Drogas da Cidade de São Paulo, falou sobre a legalização de drogas. Já a juíza de Direito da 3º Vara Criminal da comarca de Ribeirão Pires, Doutora Isabel Cardoso da Cunha Lopes Enei, abordou o tema da Justiça Terapêutica no Brasil.
Para acompanhar e saber mais sobre a Justiça Terapêutica e como ele deve ser aplicada, acesse:
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Prefeito inaugura o 360º Telecentro em São Paulo
A inauguração da mais nova unidade contou com a presença do prefeito de São Paulo, do secretário de Participação e Parceria, dos padres da Paróquia de San Gennaro, Pasqualle Priolo e Claudiomiro Bispo, bem como os principais responsáveis pela organização e gestão dos Telecentros em toda a cidade de São Paulo.
Informação, comunicação, conhecimento, qualificação profissional, novas tecnologias, cultura, interação e ensino aprendizado é o que toda a comunidade encontrará no ambiente do espaço telecentro. Não é em vão que este projeto é considerado o maior programa de inclusão digital em uma mesma localidade no mundo. Com isso a SMPP fomenta cada vez mais a questão da cidadania digital através da informatização na Cidade de São Paulo.
Serviço:
Telecentro San Gennaro
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h e aos sábados das 9h às 16h.
Endereço: Rua da Mooca, 940 – Zona Leste
sábado, 9 de outubro de 2010
SMPP na Mídia: TV Câmara dia 06/10/2010
Reportagem: Cuca Martins
Em 2001 teve início o Projeto de implantação do Centro de Referência em Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de São Paulo. A iniciativa é da Subprefeitura do Butantã, a Secretaria de Assistência Social e uma ONG. Atualmente o projeto é administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. No local são oferecidos vários cursos e serviços, entre eles o acesso a um telecentro.
SMPP na Mídia: TV Câmara dia 06/10/2010 - The best home videos are here
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Projeto Som Jovem agita estação Santa Cecília de metrô
A vocalista participa do Som Jovem desde o ano passado e essa foi a sua terceira apresentação. Para Ludmila, o caminho de um artista independente é longo e com o projeto ela tem oportunidade de mostrar o seu talento. “Não tem sensação melhor que o reconhecimento do público”, afirma.
O show é uma realização do Projeto Som Jovem, gerido pela Coordenadoria da Juventude, que disponibiliza espaços para talentos ainda desconhecidos na cidade de São Paulo. A iniciativa criada em 2008 além de lançar bandas novas, também tem o objetivo de entreter a população durante o retorno do trabalho ou da escola.
Ludmila afirma que ficou surpresa com a animação dos passageiros, justamente por ser num horário de pico, quando as pessoas estão indo para a faculdade, voltando do trabalho, entre outros. “O público ficou bastante animado quando cantei um pout-porri do Tim Maia”, declara.
“Após o show, uma criança de 12 anos pediu um autógrafo e uma senhora de 62 anos, queria comprar o meu cd. É muito bom receber esse carinho”.
SMPP Na Mídia: TV Globo Dia 06/10/2010
Reportagem: Walace Lara
A zona leste de São Paulo ganhou uma nova unidade do programa Escola Estufa. O programa funciona como geração de renda e ensina as crianças a criar hortas comunitárias nas escolas. O prefeito Gilberto Kassab foi conhecer a unidade em Sapopemba. Ele afirma que o projeto é uma oportunidade da prefeitura chegar mais próximo das pessoas que necessitam. A unidade vai oferecer cursos de cultivo de plantas.
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
SMPP faz aula inaugural para Curso de Capacitação em fontes de dados
O tema “Processo de construção de indicadores de raça e etnia a nível”, foi ministrado por Mário Theodoro, professor, mestre e doutor em economia e diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
“É necessário fazer a coleta, porque qualquer tipo de política pública precisa de dados, que indicarão o que devemos fazer, o que aplicar e como agir, nos permitindo atuar com políticas de ação afirmativas melhores”, diz Theodoro.
A pesquisa aplicada é usada como ferramenta principal de um projeto. Ela permite direcionar os objetivos aos quais deseja- se alcançar. As próximas aulas, darão continuidade e vão mostrar como é possível, melhorar a política de ações afirmativas para os negros, colocando- as em debate.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Oficina Telecriança desenvolve muito lazer e conhecimento para a garotada
Todos os Telecentros da capital estão desenvolvendo atividades especiais para comemorar o dia das crianças. A Oficina Telecriança acontece entre os dias 4 e 15 de outubro para o público de sete a 10 anos.
São várias as atividades programadas, como: jogos interativos e educativos no computador, dobraduras, campeonatos. A Internet será utilizada também para pesquisar sobre a oficina promovida na unidade.
Procure uma unidade dos Telecentros e participe das atividades!
Site: www.telecentros.sp.gov.br
terça-feira, 5 de outubro de 2010
São Paulo ganha mais uma unidade da Escola Estufa Lucy Montoro
O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, gerido pela coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), foi criado em 2008 com a meta de estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas, espécies para paisagismo, além de retomar o conceito de hortas comunitárias. “Esse é um dos projetos mais importantes voltados para a cidadania. O Programa Escola Estufa Lucy Montoro, ao lado da criação de viveiros, é a oportunidade que a Prefeitura tem de humanizar a cidade. Além disso, podemos florir as praças e incentivar a criação de hortas comunitárias nas escolas”, ressaltou o prefeito.
Além de estimular a produção de alimentos saudáveis e de reeducação alimentar, o programa também tem a função de ser uma alternativa para geração de renda. “A importância da estufa não está somente em ensinar a população a cuidar da terra e das hortaliças, mas está também em incentivar a criação de hortas comunitárias. Temos um caso em que participantes do curso criaram uma horta em uma escola da rede municipal e os alunos passaram a comer vegetais, pois se conscientizaram sobre a importância de uma boa alimentação. Até 2012, as 31 subprefeituras terão uma escola estufa”, afirmou o secretário da SMPP.
Para o coordenador do Conpares a Escola Estufa Lucy Montoro permite a capacitação de agentes multiplicadores, com técnicas de bom senso de cultivo de hortaliças e várias outras plantas, com o objetivo de possibilitar o aumento de renda e melhora na alimentação, a reeducação alimentar.
Para capacitar as pessoas o novo espaço da Subprefeitura de Vila Prudente/ Sapopemba já está com inscrições abertas para o Curso Frutos da Terra – por uma cidade sustentável. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 3113-9710 e informar o RG, um telefone para contato e um e-mail opcional. O curso tem duração de três meses e 50 vagas disponíveis.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Encerramento da Semana do Idoso no Cambuci atrai mais de 400 pessoas
A Secretaria de Participação e Parceria, (SMPP) realizou na tarde de ontem, 30, o Grande Baile. O evento organizado pela Coordenadoria do Idoso (CI), marcou o encerramento da Semana do Idoso no Cambuci, que aconteceu entre os dias 20 a 28 de setembro.
O evento contou com as apresentações do Coral Transmontano, Coral AMI, Coral do Pólo Cultural, Oficina de Movimento & Dança e também do tecladista Orlando que agitou os cerca de 400 presentes no baile.
A CI também fez uma homenagem a primeira cantora a se apresentar na televisão brasileira, Wilma Bentivegna, que foi condecorada ao som de “Hino ao Amor”, um grande sucesso de sua carreira.
Para agradecer a homenagem e presentear os participantes do Grande Baile, Wilma cantou duas canções de seu repertório. O baile também era uma homenagem ao Dia Internacional do Idoso, celebrado na data de hoje, 1 de outubro.
Confira as fotos do Grande Baile aqui
SMPP assina convênios com entidades sociais para repasse do FUMCAD
O secretário da SMPP destacou a importância das doações ao Fundo. “A cidade de São Paulo tem um potencial de mais de 700 milhões de reais de doações por ano, sendo que 60% desse montante seriam de pessoas físicas”.
Dentre as entidades beneficiadas está o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) que apresentou como projeto o “Programa de Família Participante”.
Outra organização conveniada é a Liga das Senhoras Católicas que levou um grupo de meninas que se apresentaram com uma coreografia de Ballet.
No total foram repassados R$ 7.182.517,93 às Entidades no mês de Setembro.
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob a gestão da SMPP, contabiliza 626 convênios já assinados, sendo que mais de 500 mil crianças e adolescente são beneficiados em projetos sociais dos mais variados gêneros.
Entidade e Projetos
AACD - Cirurgias para Crianças e Adolescentes
AACD - Reabilitação para Pacientes da AACD
Ação Educativa Asses. Pesq. E Informação - Plano de Educação do Mun. De São Paulo
Assoc. Aliança de Misericórdia- Fortalecendo Laços
Assoc. Amigos em Cristo -Teclado o Futuro
Assoc. Criança Brasil - Ações de Capacitação Profissional
Assoc. Santo Agostinho - Pão da Casa
Assoc. Solidariedade em Marcha - Centro Solidário Nossa Senhora Aparecida
Centro de Promoção Social Bororé - Desabrigamento de Reitegração
Conj. Assist. N. Senhora da Conceição Aparecida - Outra História
Fund. Dorina Nowill - Prod. E Distrib. De Livros Braille
Fund. Paulista de Assistência à Infância - Casa Dom Gastão-Creche Restaurada Salva Criança
GRAACC - Programa de Familia Participante
Instituto Criar de TV e Cinema - Luz, Câmera e Ação Social
Liga das Senhoras Católicas-Construindo Caminhos
Veja as fotos do evento aqui