Siga

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alimentação saudável é discutida em Workshop

Na manhã desta quarta-feira, 29, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o Workshop Da Horta à Mesa. O evento, realizado no auditório da pasta, discutiu a adoção da alimentação saudável para a prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida.

A nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde, Rosana Gaeta, ministrou a palestra e mostrou que praticando pequenas mudanças na hora de se alimentar é possível ter uma vida mais saudável. “Manter os horários regulares das três principais refeições do dia é o passo mais importante para conquistar a educação alimentar”.

Nutricionista mostra como equilibrar a alimentação no dia-a-dia

Rosana Gaeta frisou também que problemas como ansiedade, falta de auto estima e de atividade física prejudicam as pessoas que desejam ter uma alimentação saudável. A nutricionista dividiu o evento em duas etapas.

A primeira composta de um bate papo com os participantes, instruindo como adequar a alimentação a cada rotina. A segunda na elaboração de cardápios saudáveis balanceando os alimentos entre os grupos dos reguladores, energéticos e os construtores.

Secretário da SMPP em exercício, Edson Correa, entrega certificado aos participantes

Os alimentos reguladores são aqueles que fornecem vitaminas e sais minerais, como frutas, verduras e legumes. Os carboidratos e os lipídeos fazem parte do grupo dos energéticos, já as carnes e as leguminosas integram o grupo dos construtores.

O Workshop Da Horta à Mesa foi organizado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), da SMPP. Após a palestra o público recebeu o certificado de participação.

Confira as fotos do Workshop aqui

  Compartilhe

terça-feira, 28 de junho de 2011

Parada Limpa é sucesso de fiscalização e limpeza

Na manhã desta terça-feira, 28, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, divulgou o balanço da Operação Parada Limpa, que fiscalizou o comércio ilegal e fez a limpeza da região da Avenida Paulista, durante a XV Parada do Orgulho LGBT. O secretário de Participação e Parceria, em exercício, Edson Correa, participou da ação que fez o descarte das bebidas alcoólicas apreendidas no último domingo.

Kassab faz descarte de vinho químico

A apresentação do resultado da Operação aconteceu na Unidade de Tráfego Interno na região da Subprefeitura da Sé. Também compareceram a ação o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras e o subprefeito da Sé.

A Operação Parada Limpa resultou no recolhimento de 79 toneladas de lixo e na apreensão de 1.130 sacos de 100 litros cada. Gilberto Kassab avaliou a ação como positiva e destacou a redução na comercialização de produtos ilegais e nocivos a saúde. “Isso mostra a eficiência da Prefeitura no trabalho de prevenção”, afirmou o prefeito.

Bebidas apreendidas durante a Parada do Orgulho LGBT

A Parada do Orgulho LGBT completou 15 anos em 2011 e reuniu cerca de quatro milhões de pessoas. Na edição deste ano a Secretaria de Participação e Parceria fez uma homenagem ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela ONU. 


Confira as fotos do evento aqui


  Compartilhe

segunda-feira, 27 de junho de 2011

XV Parada reúne cerca de 4 milhões de pessoas na Paulista

Neste domingo, 26, a Avenida Paulista se transformou no palco do orgulho LGBT, durante todo o dia cerca de quatro milhões de pessoas acompanharam os desfiles dos trios elétricos com muita harmonia e descontração. A 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT tinha o objetivo de avaliar a trajetória do evento e reivindicar a aprovação no Congresso um Projeto de Lei que visa criminalizar a homofobia.

A abertura oficial da Parada aconteceu na Fecomércio com a presença de autoridades das três esferas de governo e representantes dos patrocinadores. Dentre as autoridades estavam o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, e o secretário municipal de Participação e Parceria, Uebe Rezeck.

XV Parada agita Avenida Paulista

“Realizar a XV Parada, demonstra que a cidade de São Paulo está preparada para receber grandes eventos. Além disso, com a maior manifestação do orgulho LGBT a capital paulista expõe para o mundo que respeita a diversidade sexual”, afirmou Uebe Rezeck.

Uebe Rezeck destaca a importância do evento para São Paulo

O tema desse ano, “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”, foi inspirado num mandamento bíblico. Segundo o coordenador geral dos Assuntos Diversidade Sexual, Franco Reinaudo, a fé do amor possibilita a consolidação de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

No espaço de convivência da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), localizado ao lado do Masp, teve uma homenagem ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. O ambiente criado pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), da SMPP, exibiu painéis com fotos de pessoas de várias etnias, identidades de gênero e orientações sexuais homenageando os povos afrodescendentes.

Espaço de convivência da SMPP homenageia afrodescendentes

A Parada do Orgulho LGBT também fez uma homenagem aos 15 anos do evento em São Paulo, e reproduziu uma valsa fazendo a alusão de um baile de debutante.

Confira as fotos da XV Parada aqui

  Compartilhe

quarta-feira, 22 de junho de 2011

SMPP inaugura 53 telecentros na cidade de São Paulo

Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, inauguraram 53 telecentros em uma solenidade no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. As unidades já estavam funcionando em pré-operação e agora passam a fazer parte oficialmente da rede de telecentros da Capital. Espalhados por toda a cidade, os novos telecentros devem incorporar mais de 200 mil novos atendimentos por mês.

São Paulo ganha mais 53 unidades de telecentros 

“Estas unidades vão atender aproximadamente 300 mil pessoas ao longo do ano. As 53 unidades se integram a nossa já bastante ampla deste programa que é um dos principais da Secretaria de Participação e Parceria. Nos telecentros as pessoas podem melhorar sua posição no mercado de trabalho por meio da capacitação. Isso em uma cidade com 11 milhões de pessoas faz a diferença em relação à qualidade de vida das pessoas, a sua auto-estima profissional e até a relação familiar”, destacou Kassab.

O programa é gerenciado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), e consiste em disponibilizar espaços para utilização de computadores com acesso à internet, além de oferecer cursos e oficinas de informática para todas as faixas etárias. Atualmente, o Telecentro é considerado o maior programa do mundo de inclusão digital desenvolvido em uma mesma localidade. Cerca de 2 milhões de pessoas estão cadastradas nas unidades.

Com as inaugurações de hoje, a cidade passa a contar com 353 telecentros que disponibilizam à população 11 cursos e 60 oficinas com diferentes temáticas e ajustáveis de acordo com a demanda local dos usuários. Os cursos com maior procura são “Introdução à informática”, “Digitação” e “Editor de Planilha”.

Uebe Rezeck garante as metas do Programa Telecentro

“São 53 telecentros que funcionavam em caráter de pré-operação e agora passam a fazer parte da rede oficialmente. Estamos caminhando para chegar aos 400 telecentros este ano e aos 500 ano que vem. A inclusão digital é fundamental pela oportunidade que dá aos jovens de preparação para o mercado de trabalho e também ao idoso que costumava ficar sozinho e agora pode se comunicar por meio das redes sociais. Com certeza há ganho na qualidade de vida”, explicou Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria.

Confira as fotos do evento aqui

  Compartilhe

Parada Limpa pretende mandar para o lixo resíduo e a homofobia

Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck e os secretários municipais das pastas de Coordenação das Subprefeituras, Serviços, Segurança Urbana e o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris) anunciaram as ações integradas das pastas para a XV Parada do Orgulho LGBT. O evento, que aconteceu na Sede da Prefeitura, também promoveu a campanha Parada Limpa, que vai fiscalizar o comércio ilegal e garantir a limpeza da Avenida Paulista e arredores.

O prefeito ressaltou o caráter de ações conjuntas das secretarias na realização dos eventos da cidade e acredita que, assim como na Virada Cultural, as iniciativas serão bem sucedidas. "A expectativa é a melhor possível porque vemos o avanço na organização dos eventos da cidade. Temos já experiência da Virada Cultural Limpa que foi muito bem sucedida com as ações integradas de várias secretarias. A Parada LGBT também é um evento importante da cidade que terá ações estratégicas e servirá para mostrar que São Paulo está preparada para receber grandes eventos. Tenho certeza que os resultados serão positivos como na Virada Cultural".

Lixeiras extras serão instaladas na Parada LGBT

As secretarias de Coordenação das Subprefeituras, de Serviços, de Segurança Urbana, de Participação e Parceria e a SPTuris prepararão ações conjuntas e integradas para garantir um bom evento e a limpeza da cidade. "Estamos implantando um trabalho para garantir uma festa limpa e de sucesso. Estamos nos preparando para receber bem as pessoas que vierem a São Paulo para o evento'", assinalou Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria.

Uebe Rezeck também aproveitou para dizer que a Parada Limpa deve servir para jogar o preconceito no lixo. “A ação de limpeza é muito importante para cidade como um todo, mas vamos aproveitar a Parada do Orgulho LGBT para mandar para o lixo a homofobia”.

Uebe Rezeck destaca a preparação da cidade para receber os participantes da Parada

A Parada do Orgulho LGBT de 2011 tem como tema "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia". A intenção dos organizadores é fazer uma avaliação desses quinze anos de evento e reivindicar a aprovação no Congresso um Projeto de Lei que visa criminalizar a homofobia. O evento paulistano já é considerado o maior do mundo do segmento e a expectativa deste ano é atrair 3 milhões de participantes.

"O ramo do negócio que sempre traz turistas para a cidade se fortaleceu com a indústria de eventos. Queremos 54 grandes eventos na cidade por ano, hoje temos 26. A Parada já é um dos cinco maiores e que proporciona, segundo as pesquisas de 2010, algo em torno de R$ 170 milhões", afirmou o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

Confira as fotos do lançamento aqui

  Compartilhe

Ações para combater o alcoolismo é tema de seminário em São Paulo

A dependência do álcool e as ações para combater o abuso de bebidas foram os principais temas debatidos no Seminário - Alcoolismo e Políticas Públicas, realizado nesta manhã, 21, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. O evento promovido pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) reuniu especialistas e agentes públicos para tratar a temática.

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, que participou da mesa de abertura, alertou para o problema do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Não somos contra a ingestão de álcool, mas sim no consumo exacerbado que existe hoje em dia, principalmente a juventude”, afirmou Rezeck. A mesa de abertura contou também com as presenças do presidente do Conselho Municipal de Drogas e Álcool (COMUDA) e Coordenador de Atenção às Drogas (CDR) José Florentino, do vereador Goulart, e do coordenador estadual de Políticas de Drogas, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

Uebe Rezeck afirma que se deve combater o excesso de consumo de álcool 

O tratamento de alcoolismo disponível em São Paulo, as fiscalizações dos bares da capital, as prevenções nas escolas e as pesquisas sobre beber em dirigir foram os temas debatidos nas mesas que compunham o Seminário.

O Seminário - Alcoolismo e Políticas Públicas foi organizado pelo CDR e COMUDA, da Secretaria de Participação e Parceria pela Coordenadoria Estadual de Políticas de Drogas (COED) e pelo Gabinete do Vereador Goulart, e contou com o apoio do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de São Paulo (CONED), do Centro de Referência Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) e do Resgate Especializado em Álcool e Drogas (READ).

Confira as fotos do Seminário aqui

  Compartilhe

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SMPP promove eleição para Conselho Municipal dos Povos Indígenas

Texto: Soraya Lauand

No dia 09 de junho, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou a eleição do Conselho Municipal dos Povos Indígenas. A plenária, que ocorreu no Auditório São Joaquim da SMPP, definiu os representantes da sociedade civil do novo conselho integrado à Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE).

O processo eleitoral contou com a presença de representantes de cada uma das cinco etnias indígenas residentes na área urbana (Pankararu, Fulni-ô, Pankararé, Kariri, Terena) e aldeiados do Município de São Paulo (Aldeia Guarani Tenondé Porá, Aldeia Guarani Krukutu, Aldeia Guarani Tekoa Pyaú, Aldeia Guarani Tekoa Ytu), além de outros convidados.

As etnias Krenak e Kaingang não participaram do processo eleitoral por não terem representantes no Município de São Paulo, assim como a etnia Terena que preferiu não participar. O Conselho dos Indígenas será formado por 18 membros, sendo 9 do Poder Público Municipal e 9 da população indígena.

Representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Povos Indígenas junto com a coordenadora da CONE

Os representantes do Poder Público deverão ser indicados pelos titulares dos respectivos órgãos, procedendo-se à sua designação, pelo Prefeito de São Paulo, juntamente com a dos representantes dos povos indígenas eleitos em Assembléia Geral.

O Decreto nº 52.146, de 28 de Fevereiro de 2011, criou, na CONE, o Conselho Municipal dos Povos Indígenas a partir do Projeto de Lei nº 15.248, sancionado em 26 de Julho de 2010, que servirá como um mecanismo de reivindicação dos povos indígenas que habitam no território do Município de São Paulo.

Cabe ao Conselho, dentre outras atribuições, sugerir medidas que visem o aprimoramento da qualidade de vida da população indígena e avaliar políticas públicas que busquem assegurar o direito desse segmento a uma existência digna e à preservação de sua cultura.

  Compartilhe

terça-feira, 14 de junho de 2011

SMPP assina 20 convênios do Fumcad com investimento de mais de R$ 4,8 milhões

O prefeito, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinaram 20 convênios do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), nesta terça-feira, 14, com dezesseis entidades civis e governamentais. Com as assinaturas, o Fumcad chega a marca de 716 convênios desde o ano de 2006, beneficiando cerca de 600 mil crianças e jovens da cidade de São Paulo. Para o prefeito, os convênios celebram o apoio da Prefeitura e das entidades sociais com a população.

“Se há momentos gratificantes são justamente estes que dizem respeito a uma ação ligada às pessoas que mais precisam do poder público. Hoje nós estamos celebrando convênios que possibilitam estar ao lado de milhares de crianças com ações efetivas, com calor humano, solidariedade, formando o caminho de vida desses jovens brasileiros. Por isso nos esforçamos para aumentar os recursos do Fundo cujos beneficiários não são as instituições, mas aqueles que são atendidos”, afirmou Kassab.

Dentre as 16 entidades beneficiadas com as assinaturas de hoje estão, por exemplo, a Fundação Gol de Letra dos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, o Instituto Tomie Ohtake e a Associação Cidade Escola Aprendiz do jornalista Gilberto Dimenstein. Dos 20 convênios, 18 são novos e dois são renovações. Em abril e maio deste ano, outros 28 convênios foram assinados.

Kassab assina os convênios com as entidades

Uebe Rezeck destacou o crescimento do Fundo nos últimos anos e garantiu a meta de atendimentos desse ano. “Atualmente são mais de 49 mil crianças e adolescentes atendidas diretamente pelos projetos assinados em 2011, nossa intenção é chegar ao número de 100 mil atendimentos”.

Entre 2006 e 2011, o número de beneficiados pelos convênios passou de 1.700 para 600 mil crianças e jovens. O aumento significativo também na arrecadação do Fumcad é resultado de ações de sensibilização junto a empresários e pessoas físicas para que estes direcionem parte do Imposto de Renda para o financiamento de projetos sociais.

Outro fator que contribuiu para o aumento da arrecadação é que, desde 2005, o doador pode escolher o projeto e organização social para quem quer doar. Nos últimos quatros anos foram arrecadados R$ 167 milhões, sendo R$ 54 milhões captados no ano passado.

Rezeck parabeniza representante de entidade pelo projeto

“Os empresários podem acompanhar o desenvolvimento do projeto pelo qual ele optou destinar sua contribuição. Quanto mais empresas se conscientizarem da importância desta doação, mais crianças e jovens poderão ser beneficiados. As doações também podem ser feitas por pessoas físicas, que abatem o valor no Imposto de Renda”, explicou Uebe Rezeck, secretário de Participação e Parceria.

As instituições que foram beneficiadas com as assinaturas de hoje são: Fundação Gol de Letra, Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Tomie Ohtake, Projeto Casulo, Associação Comunitária Casa dos Deficientes de São Miguel Paulista, Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários, Associação Vida Jovem, Fundação São Paulo, Instituto de Reciclagem do Adolescente – Reciclar, Instituto Léo Madeiras, Instituto Prof, Instituto Vivendo Valores, Instituto vida São Paulo, Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, Moradia Ação Civil e Programa Social Gotas de Flor com Amor.

Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.

Confira as fotos da Assinatura de Convênios aqui

  Compartilhe

Terminal Sacomã prestigia bandas do Som Jovem

Na última sexta-feira, 10, o Terminal Sacomã recebeu dois shows de bandas cadastradas no Projeto Som Jovem. Os grupos Exu do Raul e MKN-Mukirana agitaram o final da tarde dos usuários do transporte público da Zona Sul de São Paulo.

Com uma mistura de Candomblé e Umbanda, a banda Exu do Raul, foi a primeira a se apresentar. Originária de um grupo de teatro, o palco se transformou num espetáculo tribal e ritualístico repleto de signos que resgatam e promovem a cultura afro-brasileira. Com esse jeito diferente e original Exu do Raul contagiou os passageiros.


Exu do Raul faz show com rituais da cultura afro-brasileira

O rock da banda MKN – Mukirana encerrou as apresentações no terminal. Inspirada no grupo Tihuanna, a banda fez o público dançar com as canções de própria autoria e interpretações de rock clássico, como os Beatles.

Gerenciado pela Coordenadoria da Juventude, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), o Projeto Som Jovem tem o objetivo de lançar bandas novas e entreter a população que circula nos terminais de ônibus e metrô durante o retorno do trabalho ou da escola.

Show de rock agita o Terminal Sacomã

As próximas atrações da agenda do Som Jovem no mês de junho acontecem no Terminal Campo Limpo. Os shows das bandas Coligação Zem e Sambafro acontecem dia 17 de junho a partir das cinco da tarde.

Confira as fotos dos shows aqui

  Compartilhe

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Secretaria de Participação e Parceria amplia Ofício Social

Na manhã desta quarta-feira, 8, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinaram convênios do Programa Ofício Social com 571 oficineiros e 167 Organizações Sociais. Com esse credenciamento a estimativa da SMPP é realizar mais de mil oficinas em 2011.

Desde o seu início, em 2006, o programa já atendeu 133.136 paulistanos, num total de 2.703 oficinas realizadas. As 167 organizações que assinaram convênio com a Prefeitura nesta quarta-feira se juntam a outras 220 ONGs já cadastradas, totalizando 387 entidades do terceiro setor.

“O Programa Ofício Social mostra a preocupação da Prefeitura em gerar empregos e em capacitar as pessoas. Na Cidade moram 11 milhões de brasileiros, sendo que 15 milhões de pessoas convivem diariamente nela. A Administração tem a necessidade de realizar essa capacitação. E esse projeto possui essa finalidade: de atender a demanda da Capital em áreas onde não há pessoas capacitadas“, disse Kassab após assinar o termo no evento, realizado no Auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na Consolação, região central da Cidade.


Kassab ressalta a importância do Programa Ofício Social

“A secretaria é parceira de todos os cidadãos que precisam e querem ser ajudados. Atendemos 42.536 pessoas em 886 oficinas em 2010. Para esse ano, a previsão é a de poderemos atingir uma meta que vai ultrapassar e muito esse número”, concluiu Uebe Rezeck. Durante a assinatura dos convênios, o secretário de Participação e Parceria aproveitou para anunciar a criação de uma portaria que vai facilitar o cadastramento das Organizações no Programa.

Rezeck assina termo de cooperação com Organizações

Após as assinaturas dos termos, o público acompanhou o trabalho desenvolvido em cinco oficinas do Ofício Social. A alegria tomou conta do palco por conta da percussão da bateria da terceira idade, já o encanto foi traduzido em dança pelo Instituto Ballet Shirlei Benevides. “Através das oficinas estamos fazendo a diferença na vida de crianças, idosos e famílias de baixa renda que não teriam esta oportunidade”, afirmou Shirlei Benevides, a presidente do Instituto.

O Ofício Social é um programa para inclusão sócio-humana. Criado há cinco anos, pela portaria 43/06/SEPP, o projeto tem por objetivo realizar parcerias para a viabilização de oficinas com temas de interesse dos grupos vulneráveis como política de fomento às atividades de interesse público.


Instituto Ballet Shirlei Benevides faz apresentação sobre o Brasil


Gerenciado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, o projeto oferece cursos de capacitação nas áreas de Geração de Renda, Artes Cênicas, Dança, Música, Artes Visuais, Artes Plásticas, Cidadania, Atividade Física, Comunicação, Gestão de Cultura e Ciclos de Oficina. 


Confira as fotos da assinatura de convênios aqui

terça-feira, 7 de junho de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados aos alunos do Curso de Qualificação e Formação

Na manhã desta terça-feira, 7, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados aos alunos do Curso de Qualificação e Formação. O evento aconteceu no auditório da SMPP.

Durante a entrega Rezeck aproveitou para parabenizar todos os participantes. “É muito importante quando nos designamos a fazer alguma atividade, nos qualificar da melhor maneira possível. Todos vocês estão de parabéns por buscar esta capacitação, que vem de encontro com o ramo da atividade das organizações”.

Uebe Rezeck entrega certifica a uma das alunos do Curso de Qualificação e Formação

O Qualificação e Formação, dividido em dois módulos, era voltado para gestores de entidades do terceiro setor, ao todo foram 105 alunos que realizaram o curso, sendo 85 no primeiro módulo e 20 no segundo.

Os alunos presentes na entrega dos certificados puderam retirar algumas duvidas com o advogado Paulo Henrique Pereira, que ministrou o curso durante todo o mês de maio.

Paulo Henrique Pereira tira dúvida dos alunos

A Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, idealizadora do curso, teve a intenção de promover uma melhor articulação entre a Prefeitura e o terceiro setor.

Confira as fotos da entrega dos certificados aqui