Siga

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SMPP promove oficina de sensibilização

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu a oficina de sensibilização “Fortalecer a rede de acolhida visando a garantia de acesso ao público LGBT”, no auditório da Secretaria de Justiça, localizada no centro de São Paulo.

Técnicos da SMADS participam de oficina de sensibilização

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria da Diversidade Sexual (Cads), da SMPP, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A ação, destinada a técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e profissionais da rede de atendimento às pessoas em situação de rua, é uma estratégia de sensibilização do conhecimento sobre o tema LGBT, assim como questões que dizem respeito aos direitos desse segmento, para desconstruir paradigmas geradores de discriminação e violências. Haverá também uma apresentação sobre as ações do Centro de Combate à Homofobia (CCH) e do Centro de Referência da Diversidade (CRD).


Compartilhe

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SMPP firma parceria com empresas coreanas

Nesta quinta-feira, 24, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, firmou união entre a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e o governo coreano para o 1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa que será realizado no dia 7 de dezembro no Hotel Renaissance em São Paulo.


Uebe Rezeck firma união com governo coreano

Estiveram presentes no encontro o Cônsul Coreano, Jeong Hak Park, o Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo, e o coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), Fábio Souto. Juntos, apresentaram suas propostas e confirmaram a realização do evento que será promovido pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

Durante a reunião, Uebe Rezeck ressaltou a importância entre a parceria firmada com o governo coreano: “A disposição das empresas coreanas em participar dos projetos sociais realizados pela nossa Secretaria é de grande interesse para nós, pois trabalhamos com a iniciativa de promover e atender as necessidades de todos, através de recursos e projetos sociais. Essa união é uma maneira positiva de mostrar que o nosso trabalho está no caminho certo”.

Pela primeira vez o governo coreano e o brasileiro se uniram com o objetivo de promover ações que incluam as empresas aos projetos sociais das Coordenadorias da SMPP, a fim de divulgar e estabilizar recursos que visam melhorias para a promoção e divulgação dos projetos realizados pelas empresas, em benefício da sociedade.

O 1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa será realizado no dia 07 de dezembro e contará com a presença de representantes de empresas que fazem parte dos projetos da SMPP e de empresas coreanas.

Serviço:

1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa

Quando: 07 de dezembro
Onde: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233

Compartilhe

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uebe Rezeck participa do III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social em São Paulo

Na manhã desta segunda-feira, 21, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado pelo secretário adjunto, Felipe Spir, participaram da abertura oficial III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social Em São Paulo. O evento aconteceu no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

O congresso, organizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sua Promotoria de Justiça de Fundações da Capital em parceria com suas fundações, teve a finalidade de debater temas de interesse do Terceiro Setor, como gestão e profissionalização de entidades, além de ampliar o conhecimento na área.

Uebe Rezeck participa de Congresso que discute rumos do terceiro setor

O espaço do Memorial da América Latina reuniu autoridades, formadores de opinião, dirigentes e colaboradores de fundações e de entidades de interesse social, bem como ilustres estudiosos para debater temas como: O Papel do Terceiro Setor no Brasil e Perspectivas; A Participação das Instituições do Terceiro Setor nas Ações de Estado; A Qualidade no Serviço Social junto ao Terceiro Setor; A Lei da Filantropia – Debates para Proposta de Alteração Legislativa; As Novas Regras da Contabilidade para o Terceiro Setor; As Fundações de Apoio e Perspectivas de Regulação; O Velamento das Fundações e a Fiscalização das Associações pelo MP; A Gestão e a Profissionalização nas Entidades do Terceiro Setor; As Fundações Partidárias; O Terceiro Setor e o Governo – Perspectivas.

Confira as fotos do evento

Compartilhe

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou nesta última sexta-feira, 18, a cerimônia de posse dos novos integrantes eleitos para os Conselhos Tutelares da capital que aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no Centro de São Paulo.

Uebe Rezeck participa da cerimônia de posse dos conselheiros tutelares

Durante a solenidade, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou os novos conselheiros e ainda falou sobre a necessidade do Conselho Tutelar. “A existência de políticas e programas de atendimento a crianças e adolescentes deste país é de tamanha importância. No momento em que mostramos a estas crianças o caminho certo, estamos fazendo a nossa parte no que diz respeito à Lei que efetivamente zelem e garantam seus direitos.”

A solenidade de posse dos novos conselheiros, contou também com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo Carcan, do chefe de Gabinete, Edson Corrêa, representantes das Subprefeituras da cidade e da sociedade civil, entre outros convidados.

No total, são 220 novos conselheiros que vão cumprir mandato na gestão 2011/2014 e integrarão os 44 Conselhos Tutelares espalhados por todas as regiões da cidade. O conselheiro tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade e tem a função de acompanhar as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

A eleição foi dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da SMPP, que instituiu uma comissão eleitoral, para este fim, composta por 6 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 02 (dois) suplentes do referido Conselho e 02 (dois) representantes da sociedade civil.


Compartilhe

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Planejamento de Projeto Social é tema de seminário

Na manhã desta quinta-feira , 17, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu um seminário sobre planejamento de projetos sociais. O evento aconteceu no auditório da SMPP, no centro de São Paulo.

Alunos aprendem a elaborar um projetos de interesse social

A palestra, ministrada pelo coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), Fábio Souto, abordou os pontos essenciais para a elaboração de projetos sociais, como plano de marketing, planejamento financeiro, avaliação de resultados, riscos e oportunidades, recursos necessários, visibilidade social e econômica.

Estavam presentes no seminário o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, além de representantes de organizações sociais de várias regiões da cidade.

Durante o encerramento do seminário, Uebe Rezeck aproveitou para agradecer a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho realizado pela SMPP. “O trabalho realizado pela Secretaria consegue atingir diretamente o ser humano em suas diversas ações que beneficiam a comunidade e vocês só contribuem para a eficácia do nosso trabalho”.


Compartilhe

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Secretário participa do 1º Seminário sobre a promoção dos direitos LGBT

Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, esteve na solenidade de abertura do 1º Seminário Sobre a Promoção dos Direitos LGBT para Geração de Trabalho, Emprego e Renda na Cidade de São Paulo. O evento aconteceu no Cine Olido, região Central de São Paulo.

Secretário da SMPP participa do 1º Seminário LGBT

Durante a cerimônia, Uebe Rezeck falou sobre o esforço da secretaria em promover ações de políticas públicas para o segmento LGBT. “Todos nós temos o direito de ser o que somos e a sociedade precisa aceitar e saber conviver com as diferenças. A SMPP tem um papel importante na inserção social da comunidade LGBT e a nossa luta está em almejar mudanças de conceitos e remover a discriminação social, levando toda a sociedade ao respeito mútuo”.

O seminário contou ainda com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, que falou do papel da secretaria e dos projetos realizados para a inserção da população LGBT no mercado de trabalho.
Franco Reinaudo, coordenador geral da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), apresentou as atividades relacionadas a implementação de políticas públicas e sociais para a população LGBT, realizada pelo município.

O 1º Seminário é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e teve como objetivo mostrar as realizações da Prefeitura de São Paulo no que diz respeito a viabilização de geração de emprego e renda para o público LGBT-Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (Travestis e Transexuais).


Compartilhe

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados aos alunos de mais uma turma do "Frutos da Terra"

Nesta quarta-feira, 9, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados para os alunos do curso “Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável”, do Projeto Escola Estufa Lucy Montoro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo.

Durante a entrega dos certificados, Uebe Rezeck, parabenizou os alunos e passou uma mensagem de apoio e incentivo. “As pequenas atividades podem levar o nosso país ao crescimento. Ao participar deste curso você adquire não só condições melhores para uma vida saudável, mas também podem ser reprodutores de alimentos orgânicos e comercializa-los gerando renda. Nós estamos no caminho certo”, concluiu Uebe Rezeck.

O curso, administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, ensina técnicas de cultivo de hortaliças e plantas, compostagens, receitas úteis, reeducação alimentar e comercialização dos produtos visando a formação de agentes multiplicadores.

Alunos recebem certificado de conclusão do curso "Frutos da Terra"

Ana Letícia participou do curso e se tornou uma multiplicadora de conhecimento. Ela levou a prática para escola onde trabalha e está aplicando para os alunos tudo aquilo que aprendeu no curso. A aluna Maria Regina Moraes montou no jardim da sua casa o cultivo orgânico, e dele tem se alimentado juntamente com sua família.

O Sr. Francisco Barbosa antes de concluir o curso conseguiu um emprego no Mercado Municipal do Tucuruvi. Ele já tem experiência no plantio tradicional, porém ao mostrar um bom desempenho e interesse no aprendizado do curso conseguiu uma nova oportunidade profissional para por em prática suas habilidades no manejo do cultivo orgânico.

Outro exemplo é o sr. Reinaldo Schmidt, proprietário de uma loja de cultivo orgânico na zona norte de São Paulo que tem um sítio no qual cultiva a agricultura orgânica. Além de manter uma alimentação saudável ainda consegue gerar renda com o que produz.

O Projeto Escola Estufa Lucy Montoro, criado em 2008, tem como objetivo formar multiplicadores do sistema para manejar hortas comunitárias, estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas e espécie para paisagismo. Este tipo de ação tem como benefício a diminuição dos custos de produção, do impacto ambiental e enriquecimento do solo.


Compartilhe

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Uebe Rezeck faz lançamento do Centro de Referência On-line

Na manhã desta terça-feira, 8, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o coordenador da Diversidade Sexual (CADS), Franco Reinaudo, a coordenadora dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia e João Franscico Berci, coordenador da Inclusão Digital (CID) fizeram o lançamento do Centro de Referência on-line para o registro denúncias de combate a homofobia e crimes de racismo. A cerimônia aconteceu no auditório da Sede da Prefeitura de São Paulo.

Cerimônia de lançamento do Centro de Referência On-line na sede da Prefeitura

Uebe Rezeck ressaltou o caráter de ações conjuntas entre as três coordenadorias na realização de iniciativas que beneficiam o cidadão brasileiro. Ele acredita que com essa nova ferramenta é possível dar condições ao ser humano de ter dignidade e respeito independente de suas escolhas. “Estamos dando um passo adiante no sentido de facilitar a busca da cidadania e o respeito que todo cidadão merece”.

As denúncias deverão ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no site da SMPP e em todas as unidades de Telecentros de São Paulo.

A nova ferramenta visa facilitar o atendimento à população, para que assim o Poder Público possa agir coibindo atos discriminatórios contra a população negra e a população LGBT e também elaborar políticas públicas de proteção a esses grupos.

Ao fazer a denúncia, é preciso que especifique detalhes dos fatos ocorridos como: local, horário, pessoas envolvidas, o tipo de discriminação sofrida e outras informações que julgar relevantes. Todas as informações encaminhadas são sigilosas, nos termos da lei.

Confira aqui as fotos do lançamento

Compartilhe

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Uebe Rezeck assina convênios com entidades ligadas a questões raciais

Nesta sexta-feira, 4, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou convênios com 5 entidades civis sem fins lucrativos que receberão recurso para estruturar e realizar projetos e ações em prol da população negra, como forma de comemoração do Dia
Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial que se comemora dia 21 de março.

Secretário da SMPP assina convênio com entidades civis

A Comissão Avaliadora, da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE), selecionou as propostas das 26 entidades inscritas pelo Edital de Chamamento Nº 02/SMPP/CONE/2011 e apenas 5 atendeu todas as exigências deste Edital.

A representante da entidade Imagem da vida, Dirce da Silva, conta que o projeto “Viver Diversidade” visa trabalhar a temática do preconceito racial dentro das escolas, valorizando a personalidade negra dentro da comunidade.

Maria Aparecida Mirando, do Instituto AMMA, acredita ser de grande importância a realização de uma parceria com a prefeitura a fim de fortalecer as ações da entidade. O projeto do Centro de Educação, estudos e pesquisas (CEEP) quer mostrar a importância que os tambores africanos assumem nas tradições musicais negro-africano, além da questão da religiosidade.

Dessa forma a SMPP reafirma os objetivos de promover a construção de uma sociedade mais justa, proporcionando igualdade de condições e o respeito à diversidade.

As entidades beneficiadas pelo convênio são: Soweto Organização Negra, Centro de Educação, estudos e pesquisas, Imagem de Vida, Instituto AMMA- Psique e Negritude e a Associação Frida Kahlo.

Confira as fotos

Compartilhe

SMPP assina mais de 11 convênios com entidades do FUMCAD

Nesta sexta-feira, 4, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou mais 11 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 11 entidades civis e não governamentais. No total serão repassados mais de 1 milhão e 700 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes da cidade.

Uebe Rezeck e o presidente do Fumcad na assinatura de convênios

Com as novas assinaturas, a SMPP chega ao número de 798 convênios assinados desde 2006. Apenas no ano de 2011 já foram celebrados outros 131 convênios na cidade. As assinaturas beneficiam mais de 600 mil crianças em São Paulo.

As instituições que serão beneficiadas com as assinaturas de hoje foram: UNAS-União de Núcleos Sociedades e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Albert Einstein, Goti-Grupo de Organização dos Trabalhadores Independentes, AVIB Associação de Voluntários Integrados no Brasil, Aldeia do Futuro Associação para a Melhoria da Condição da População Carente, Obra Social Dom Bosco, ACTC - Associação de Assistência a Criança Cardíaca e Transplantada do Coração, Lace-Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade, Centro Social Santa Cruz de Vila Ré, Instituto Tomie Ohtake e Associação Comunitária Despertar.

Como doar


O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe