Siga

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Biblioteca e Telecentro incentivam o acesso à cultura no bairro de Água Rasa

O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, o subprefeito do bairro da Mooca, Valdir Suzano e a coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Maria Zenita Monteiro participaram na manhã desta sexta-feira, 21, da cerimônia de reabertura da biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet, localizada no bairro de Água Rasa, zona leste de São Paulo. 

Autoridades visitam as instalações da biblioteca e do Telecentro

 A cerimônia realizada para marcar a entrega das obras de revitalização do acervo cultural, com o objetivo de apresentar para a população local as novas instalações da biblioteca, que homenageia o poeta paulistano Paulo Sérgio Duarte Milliet (1930-1949), inaugurada no ano de 1956, estimulando todas as formas de expressão e criando oportunidades para o incentivo à cultura. Além do acervo com aproximadamente 33 mil exemplares de livros educacionais e de literatura, Atlas, revistas e catálogo on-line, a biblioteca também conta com um Telecentro, que auxilia os usuários nas pesquisas e proporciona o acesso à informação digital.  

O Telecentro da biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet é composto por 19 terminais com acesso a informática, internet e uma impressora. Dentro dos Telecentros, os usuários têm a oportunidade de participar dos cursos e oficinas, além de terem livre acesso à internet e redes sociais. 

 Conheça mais sobre o projeto de Inclusão Digital da SMPP acessando o site:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/participacao_parceria/coordenadorias/inclusao_digital/

Compartilhe

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Coordenadoria da Juventude promove cerimônia de entrega da primeira coletânea Som Jovem

Na tarde desta terça-feira, 18, aconteceu a cerimônia de entrega da primeira coletânea Som Jovem, realizada no auditório da SMPP, situado no Centro de São Paulo.

 O evento reuniu os artistas e as bandas que fazem parte do projeto gerido pela SMPP por meio da Coordenadoria da Juventude, desde o ano de 2008. O projeto tem por objetivo proporcionar aos novos talentos da música, a oportunidade para a divulgação de seus trabalhos, além de entreter a população em horários estratégicos de maior movimento, já que as apresentações são realizadas em terminais de transportes públicos da cidade.

Secretária da SMPP, coordenadora da Juventude e os participantes da coletânea

A coletânea é composta pelas músicas de trabalho de 20 bandas e cantores que participaram do projeto ao longo desses quatro anos. Durante a cerimônia, estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, a coordenadora geral da Coordenadoria da Juventude, Kelli Fernandes, os integrantes das bandas participantes, entre outros colaboradores da SMPP.

 As bandas e cantores que participaram da primeira coletânea Som Jovem foram: Banda Adnab, Literatura Suburbana, Sambafro, Banda Banditt, Banda Erculoidez, Banda Josie, Os Autorais, Renata Perón, Simone Pelissari, Banda H 2SO4, Vinão Alobrasil, Dj Tadeu, Ao Revés, Velaske Brawm, Direct Box, Carpediem, Solano Jacob, Ostak Rocha, Vieira Pato e Nivaldos.

Em breve, a Coordenadoria da Juventude disponibilizará o cd em MP3 no blog da SMPP, para que mais pessoas possam ter a oportunidade de conhecer as músicas dessas novas bandas paulistanas.



Compartilhe

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

SMPP promove encerramento das atividades do Grande Conselho do Idoso em 2012

Na tarde desta quinta-feira, 13 de dezembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria do Idoso, realizou o encerramento das atividades deste ano do Grande Conselho do Idoso, no auditório da SMPP, localizado no Centro da Capital. 

A ação teve como objetivo encerrar oficialmente as atividades dos conselheiros e realizar um balanço de todos os projetos que foram desenvolvidos e realizados em defesa dos direitos da terceira idade. 

O Conselho é composto por 30 representantes da terceira idade, todos eleitos, e mais 15 representantes da Administração Municipal, e é responsável por discutir e propor políticas públicas de assistência aos idosos. 

Durante o encontro estiveram presentes a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o coordenador geral do Idoso, Hélio de Oliveira, os conselheiros que compõem o Grande Conselho do Idoso, entre outras autoridades. 

Secretária da SMPP em discurso na abertura do evento

Na abertura da cerimônia, Vera Bussinger destacou a importância do trabalho da Coordenadoria e do Grande Conselho do Idoso e ressaltou que é preciso garantir a continuidade das ações desenvolvidas por ambos. 

O evento contou com uma retrospectiva, que exibiu desde a posse dos conselheiros aos programas e projetos formulados em prol das necessidades dos idosos ao decorrer do ano. 

Ao final da tarde, foram exibidas duas apresentações de dança árabe e, em seguida, um café de confraternização, marcando o encerramento das atividades do Grande Conselho do Idoso neste ano. 

Compartilhe

CADS apóia 32ª da Casa de Criadores

No dia 12 de dezembro, aconteceu o terceiro dia de desfiles da 32ª edição da Casa de Criadores, projeto que surgiu em 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu promover um evento para lançar suas coleções, com o objetivo de criar um espaço que permitisse aos novos estilistas, uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. 

 Nesta edição, os desfiles aconteceram no espaço Grand Metrópole, situado no Centro de São Paulo. As universidades, faculdades e escolas de moda tiveram a oportunidade de apresentar por meio dos futuros estilistas, as novas tendências e criações que farão parte da coleção de inverno de 2013. As instituições participantes dos primeiros desfiles da noite foram: Anhembi-Morumbi, Belas Artes, Estácio de Sá, IED, Santa Marcelina, Senac, Senai – Cetiqt e USP.

Modelos desfilam as criações dos futuros estilistas

 Na platéia, estiveram prestigiando o evento o jornalista e fundador da Casa de Criadores, André Hidalgo, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger e as celebridades Sabrina Sato, Falcão, Elke Maravilha, Rafinha Bastos e Valeska Popozuda. 

 O estilista Walério Araújo foi o destaque do desfile. Suas criações brilharam na passarela com muita ousadia, através das roupas de vinil, bodies, decotes profundos, mangas volumosas e também com modelos discretos ousando da cor nude em suas peças e detalhes românticos com tules que lembram figurinos de balé. 

 A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) apóia as edições do evento, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), promovendo o concurso “Homofobia Fora de Moda”, realizado anualmente em parceria com a Casa de Criadores e com a Assessoria de Gêneros e Etnias da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. 

 O concurso elege as criações das estampas das camisetas mais criativas, que com base a um tema, exemplifica e questiona os assuntos que envolvem o preconceito e a homofobia. 

 As camisetas vencedoras do concurso realizado em junho deste ano compõe a exposição “Homofobia Fora de Moda”, que circula por diversas cidades do Estado de São Paulo durante as atividades direcionadas para a diversidade sexual, em parceria com prefeituras e organizações não-governamentais.

 A CADS é o órgão municipal responsável por desenvolver ações sociais de inclusão e proteção à cidadania, formulando também políticas públicas contra a discriminação e igualdade de gênero.

Compartilhe 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Telecentro da biblioteca José Paulo Paes faz parte da reforma e revitalização do Centro Cultural da Penha

Na manhã desta quarta-feira, 12 de dezembro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o secretário de Cultura, Carlos Alberto Calil, entre outras autoridades, participaram da cerimônia de entrega das obras de revitalização do Centro de Cultura da Penha, localizado na Zona Leste da capital.

Composto pelo teatro Martins Pena, pela biblioteca José Paulo Paes, pelo espaço Cultural Mario Zan e por um telecentro, o Centro de Cultura da Penha tem por objetivo proporcionar mais acesso à cultura e entretenimento, promovendo também a inclusão digital dos usuários.


Autoridades visitam o Telecentro

O Telecentro do Centro Cultural disponibiliza 19 terminais com acesso a informática, internet e uma impressora, facilitando o acesso a informação, cultura e conhecimento para a população local.

Dentro dos Telecentros, os usuários têm a oportunidade de participar dos cursos e oficinas, além de terem livre acesso à internet e redes sociais.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital, é a responsável por implementar e gerenciar os Telecentros, programa de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo, que tem por missão proporcionar aos munícipes o acesso a novas tecnologias da informação.

Compartilhe

CONE realiza reunião de avaliação sobre projeto Africanidades

Na manhã desta quarta-feira, 12, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) por meio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), promoveu a reunião de avaliação do projeto “Africanidades em Todos os Cantos”, no auditório da SMPP, localizado no Centro da cidade. 

O projeto Africanidades tem como objetivo levar a cultura negra e a temática racial para os Centros Educacionais Unificados (CEU’S) da capital, disseminando a história e a cultura afro-brasileira e africana na área da educação. A iniciativa acontece por meio de oficinas culturais e sócio-educativas, apresentações teatrais, contadores de histórias, saraus, apresentações culturais, dentre outras atividades realizadas nos CEU’S. 

Durante a reunião de avaliação do projeto estiveram presentes a coordenadora geral da CONE, Maria Aparecida de Laia, a assistente da CONE, Anair Aparecida Novaes, os representantes dos CEU’S, entre outras autoridades. 

Coordenadora da CONE preside o encontro

 Todas as unidades dos CEU’S que promovem o curso foram convidadas para participar da reunião. Entre os presentes, destacam-se os representantes dos CEU’S de: Capão Redondo, Inácio Monteiro, Perus, Uirapuru, Aricanduva, Navegantes, Água Azul, Butantã, Rosa da China, Três Pontes, Azul da Cor do Mar, Formosa e Caminho do Mar. 

O encontro teve como intuito discutir e avaliar o projeto. Os representantes dos CEU’S destacaram quais foram suas impressões durante toda a realização do Africanidades e deram sugestões de como abordar a temática racial de diversas formas durante as atividades. No final da reunião, os representantes expressaram ainda seu parecer positivo sobre a iniciativa e demonstraram grande interesse na continuidade do projeto. 

Compartilhe

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Show Agito Cultural encerra a Semana Jovem em São Paulo

Encerrando a Semana Jovem, no último sábado, 08 de dezembro, aconteceu o show Agito Cultural, promovido pela Secretaria de Participação e Parceria, (SMPP), por meio da Coordenadoria da Juventude, em parceria com o programa PopStilo, da Just TV. 

 O show realizado no parque do Ibirapuera reuniu cerca de 3 mil pessoas que puderam prestigiar as apresentações das bandas Rancore, Haikaiss, Rapadura, Summer, Maneva, Mahalo, Mc Pentágono, Mc Danado, Dj Shine x Dj Fagner Backer e Kush Crew. 

 O evento foi idealizado para celebrar o encerramento da Semana Jovem, que aconteceu em São Paulo durante o período de 01 a 08 de dezembro de 2012. 

 A Semana Jovem é um projeto elaborado pela Coordenadoria da Juventude, realizado em diferentes regiões da cidade. A ação inclui os jovens em atividades direcionadas para a implementação de políticas públicas, proporcionando também entretenimento, lazer e cultura para os participantes. 

Apresentação do grupo Haikaiss agita o público durante o show

 A secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, a coordenadora responsável pela Coordenadoria da Juventude, Kelli Fernandes e o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Osvaldo Lemos, estiveram presentes durante o dia de atividades direcionadas para a juventude paulistana. 

 Em depoimento, Vera Bussinger desejou paz para o público durante o evento. “Eu sei que vocês querem música, então vou desejar paz, muita paz a todos os presentes nessa festa maravilhosa”.

 A Coordenadoria da Juventude é o órgão municipal responsável por assegurar políticas públicas municipais que envolvem a juventude, de forma transversal e integrada, respeitando a diversidade dos jovens com o objetivo de desenvolver sua identidade e autonomia.


  Compartilhe 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Evento “São Paulo para a longevidade e as perspectivas para 2013” encerra as ações da Coordenadoria do Idoso de 2012

Na tarde desta sexta-feira, 07, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria do Idoso, promoveu o evento “São Paulo para a longevidade e as perspectivas para 2013”, que foi realizado no Pólo Cultural do Idoso, situado no bairro do Cambuci.

 O evento, idealizado para encerrar oficialmente as atividades desenvolvidas pela Coordenadoria do Idoso, reuniu os participantes das oficinas do Pólo Cultura Idoso, expondo também os projetos elaborados por eles durante todo o ano.

 Entre as oficinas realizadas no Pólo durante 2012, destacam-se: oficina de idiomas, de aromoterapia, de tricô, de artesanato, de bordado e pedraria, de massagem, de yoga, de dança e movimento, de cabelereiro e o curso Horta Escola, promovido Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP.

Autoridades e colaboradores durante o evento


 A novidade dos projetos foi a oficina ‘Guia de Turismo’, que capacita os idosos para prestarem serviços de turismo e hotelaria durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

 “A terceira idade está acostumada com a hospitalidade e cordialidade, por isso, durante as aulas ensinamos apenas as técnicas de prestação de serviço para o turismo, o resto eles já sabem, pois são muito cultos e prestativos”, ressaltou a professora da oficina, Cida Lopes.

 A secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, o coordenador da Coordenadoria do Idoso, Hélio de Oliveira, a advogada da OAB de São Paulo, Adriana Zoube, a presidente do Grande Conselho do Idoso, Marly Augusta Feitosa da Silva, entre outros membros da coordenadoria e do conselho participaram da abertura oficial do evento.

 Durante seu depoimento na abertura, Vera Bussinger parabenizou os idosos participantes das ações geridas pela coordenadoria.

 “Eu quero chegar a idade de vocês, como vocês. Eu nunca vi ninguém desanimado por aqui. Vocês estão sempre dispostos, cuidam de suas tarefas, de suas saúde e ainda têm tempo para participar das oficinas. Admiro a garra e a força que vocês têm para viver a vida. São Paulo tem todo capacidade para ser uma cidade mais amiga dos idosos e estamos caminhando para isso. Parabéns a vocês que fazem desse lugar mais bonito, mais vivo e mais festivo.”

 O coordenador Hélio de Oliveira agradeceu a participação dos idosos durante os projetos realizados em 2012 e enfatizou sobre o funcionamento do Pólo.

“Agradeço a todos os idosos que participaram das ações promovidas pela coordenadoria. Estamos finalizando os projetos nessa celebração, mas o Pólo Cultural do Idoso está à disposição de todos em todos os dias e horários de funcionamento”.

 Os idosos participantes das oficinas finalizaram o evento com apresentações de danças, animando ainda mais a tarde de celebrações.

 O Pólo Cultural do Idoso fica localizado na Rua Teixeira Mendes, 262 e funciona de segunda à sexta-feira, durante o horário das 8h às 19h.

Confira as fotos aqui

  Compartilhe 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Seminário “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher: Políticas Públicas” marca os 16 Dias de Ativismo em São Paulo

Por Amanda Ivanov


Na manhã desta terça-feira, 04 de dezembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria da Mulher, promoveu o seminário “Enfrentamento Contra a Mulher: Políticas Públicas”, que foi realizado no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, situado no centro da cidade.

O seminário idealizado para instituir ações afirmativas direcionadas para o público feminino, marcou o período da campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, com o objetivo de promover a reflexão sobre a construção sociocultural das desigualdades de violência e de gênero, contribuindo para o fortalecimento dos serviços da rede de atenção ao desenvolvimento de ações preventivas e assistências das mulheres em situação de violência.

O evento reuniu especialistas e ativistas que abordaram os principais casos de violência de gênero, psicológico e sexual cometidos contra as mulheres, sensibilizando os participantes sobre como agir diante desses casos. Os tópicos sobre a Lei Maria da Penha, formulada em benefício à proteção das mulheres, também foram expostos durante as atividades.


 A Secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, a coordenadora da Mulher, Yara Tenório da Motta, a chefe de gabinete da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), Rose Mary dos Santos Gottardo e o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, fizeram parte da mesa de abertura do seminário.

 Em depoimento, a secretária Vera Bussinger relatou a importância do ativismo das mulheres, na luta pela igualdade de gênero.

“As representantes deste movimento são mulheres que defendem seus trabalhos e suas ideias. Sabemos o quanto falta para ser feito em benefício das mulheres de São Paulo, mas parabenizo todos os aqui presentes na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

A coordenadora Yara Tenório da Motta durante a mesa de abertura, falou um pouco sobre a situação de violência atual sofrida pelas  mulheres e ressaltou o objetivo dos serviços desenvolvidos para as pessoas do gênero feminino, através da Coordenadoria da Mulher.

“A SMPP desenvolve um trabalho junto à Coordenadoria da Mulher, para as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência, através dos serviços, das casas de proteção e dos centros de cidadania, com o intuito de combater a violência que ainda existe entre nós, sensibilizando a sociedade sobre a desigualdade de gênero”.

Após a mesa de abertura, a Dra. Ana Lúcia Cavalcanti, as psicólogas Nalu Faria e Ana Maria Fonseca Zampieri, a socióloga e coordenadora do CEDIP, da SMPP, Roseli de Oliveira e a coordenadora da Juventude, Kelli Aleksandra Fernandes dos Santos, fizeram parte da primeira mesa do seminário, apresentando para o público os temas sobre violência de gênero, relações de gênero na construção da violência, violência contra mulheres negras, violência doméstica e sexual contra jovens e abuso sexual feminino.

Durante a cerimônia, a secretária Vera Bussinger, a coordenadora Yara Tenório da Motta, a chefe de gabinete da SEMPLA, Rose Mary dos Santos Gottardo, entre outras autoridades, receberam uma placa de homenagem pelo trabalho realizado em benefício da população feminina de São Paulo.

Campanha 16 Dias de Ativismo

 No dia 25 de novembro de 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu como o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, em homenagem as três irmãs ativistas políticas latinoamaericans: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1961 pela ditadura de Leônidas Trujili (1930-1961), na República Domenicana. A data abre o calendário oficial da Campanha dos 16 Dias de Ativismo que prevê ações de enfrentamento da violência contra a mulher.

Confira as fotos aqui 

Compartilhe  

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CONE celebra o Dia Nacional do Samba

Por Amanda Ivanov

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé”, foi no ritmo dessa música de Dorival Caymmi que a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), em parceria com a Assessoria para Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria Estadual de Cultura, promoveu o show em celebração ao Dia Nacional do Samba, realizado no dia 02 de dezembro, domingo, no Boulevard São João, situado no centro de São Paulo.

O evento organizado para celebrar a data instituída através da Lei Municipal nº 12.684/98, teve por objetivo ser um encontro de renomados sambistas e de novos grupos, para divulgar aos membros da sociedade civil, um pouco mais sobre as causas históricas e culturais que incluem os negros como parte fundamental da cultura e história de nosso país.


Garoto e sambistas durante a celebração

Durante o evento, inúmeras pessoas e autoridades estiveram prestigiando os sambistas que se apresentaram no palco, entre elas, destacam-se a secretária de Participação e Parceria, Vera Lúcia de Lucena Bussinger, a coordenadora dos Assuntos da População Negra, Maria Aparecida de Laia e o assessor da ACGE, Cássio Rodrigo.

O samba é uma das manifestações mais importantes na cultura brasileira, reconhecida mundialmente pela alegria e pelo ritmo inconfundível de sua batida. A Lei foi instituída em homenagem ao sambista Ary Barroso para celebrar o dia em que o sambista conheceu a Bahia.

A CONE é o órgão municipal responsável por implementar políticas públicas direcionadas para a população negra, incluindo e divulgando para a sociedade, a história e cultura dos afrodescendentes, promovendo a inclusão social e combatendo todas as formas de preconceito.

Confira as fotos aqui 

  Compartilhe