Siga

quinta-feira, 31 de maio de 2012

SMPP promove “Ciclo de Palestras: Líderes Africanos”

Na noite desta quarta-feira, 30, o secretário adjunto, Felipe Spir, representando a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, participou do “Ciclo de Palestras: Líderes Africanos”, organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), no auditório da SMPP, localizado no Centro da Capital.

Realizado em comemoração ao dia 25 de maio, Dia da África, o evento teve por objetivo debater as temáticas relacionadas ao movimento negro, como atuações dos líderes africanos, na luta a favor da igualdade, expondo contribuições para que a Lei 10.639/03 de janeiro de 2003, na qual inclui dentro das diretrizes e bases da educação nacional, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Africana”, seja de fato efetivada.

Felipe Spir, secretário adjunto durante o evento


Durante as palestras, as autoridades e especialistas colocaram em prática suas experiências e formularam novas questões para incluir dentro da sociedade civil, novas práticas de inclusão e valorização dos afrodescendentes, principalmente dentro da educação.

A CONE, que faz parte da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), responsável pela realização do evento, tem como finalidade formular, coordenar, acompanhar, sugerir e implementar políticas públicas focadas na população negra, visando a prevenção e o combate a discriminação, defesa dos direitos e inclusão social.

Confira as fotos aqui

  Compartilhe

quarta-feira, 30 de maio de 2012

SMPP inaugura 46 Telecentros na Capital

Nesta quarta-feira, 30, o prefeito Gilberto Kassab e a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, inauguraram 46 Telecentros em uma solenidade no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. As unidades já estavam funcionando em pré-operação e agora passam a fazer parte oficialmente da rede de Telecentros da Capital.

Fizeram parte da solenidade, o ex-secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o secretário das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, José Police Neto, o coordenador de Inclusão Digital, João Francisco Berci, o vereador Eliseu Gabriel, os coordenadores da SMPP e os representantes das instituições que serão sede dos novos Telecentros.


Autoridades durante o descerramento de placa, simbolizando a inauguração oficial dos Telecentros

Em depoimento, o Gilberto Kassab agradeceu as autoridades e organizações que fazem parte do programa Telecentro, e destacou a importância da SMPP dentro desse processo de inclusão digital para a população da cidade: “A Secretaria de Participação e Parceria, é fascinante! Ela é a que melhor conversa com todos os setores e segmentos da sociedade. Por isso, esse processo de inclusão faz parte de todo um projeto realizado desde sua fundação. Parabenizo a todas as autoridades que fizeram parte dessa trajetória e mais uma vez, tenho orgulho de participar dessa cerimônia que é tão importante para o crescimento e avanço das condições de vida da população”.


Gilberto Kassab em depoimento durante a solenidade

O programa é gerenciado pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), e consiste em disponibilizar espaços para utilização de computadores com acesso à internet. Atualmente, o Telecentro é considerado o maior programa do processo de inclusão digital desenvolvido em uma mesma localidade.


“A partir da inauguração dos 46 Telecentros, vale ressaltar que antes de tudo, estamos investindo na população de São Paulo. Participar do processo de inclusão digital das parcelas que ainda não tiveram a oportunidade de fazer parte desse mundo é muito gratificante”, destacou Vera Bussinger.
 
Vera Bussinger em seu depoimento
Com os novos postos, que possuem 20 terminais com impressora, a Prefeitura atinge a marca de 458 unidades entregues, número que deve ser ampliado para 500 até o final do ano.

Distribuídos em todas as regiões da cidade, os novos Telecentro, além de oferecer cursos de qualificação acadêmica e profissional, elaborados de acordo com as necessidades verificadas em cada localidade, também permitem o acesso livre à Internet. Entre outras coisas, é possível fazer pesquisas escolares, verificar e-mails, navegar nas redes sociais, produzir e enviar currículos, fazer declarações de Imposto de Renda e conferir os créditos do Programa Nota Fiscal Paulistana. Todos os postos possuem monitores qualificados para esclarecer dúvidas dos usuários.


Funcionamento

As unidades do Telecentro funcionam de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 16h. Para utilizar o computador ou se inscrever em um dos cursos disponíveis, é necessário apresentar documento de identidade. As atividades de capacitação se dividem em duas formas: cursos com duração de duas semanas e as oficinas com carga horária que varia de 10 a 20 horas. É possível verificar a localização dos postos do programa no site http://www.telecentros.sp.gov.br./


Confira a relação dos 46 novos Telecentros


1 - PROPAV - Projeto Paz e Vida Perus
2 - ABCD Burgo - Associação Beneficente Comunitária e Desportiva Burgo Paulista
3 - ABECCA - Associação Beneficente e Comunitária das Crianças e Adolescentes da Zona Sul
4 - Antonia Lúcia Laprano - ABRACCI Ação Brasileira de Assistência e Consientização à Cidadania
5 - Acessa APS - Associação Popular da Saúde
6 - Acessa Jardim Piracuama – Associação dos Moradores do Jardim Piracuama
7 - Acessa Pof – Associação dos Amigos do PROF- Posto de Orientação Familiar da Federação Israelita do Estado de São Paulo
8 - Alexandre Ossani – Associação Alexandre Ossani do Jardim Iporanga
9 - AMAR - Associação Beneficente Amar ABA
10 - Amigos Vila do Sol – Associação de Amigos e Moradores do Bairro Vila do Sol
11 - Anjos da Paz – Associação Anjos da Paz da Vila Santista
12 - Armando e Maria Antonachi –Associação Beneficente Projeto Povo da Periferia
13 - AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência
14 - Benção de Paz – Associação Benção de Paz
15 - Benfeitora Jaguaré – Sociedade Benfetora Jaguaré
16 - Camisa Verde e Branco - Associação Cultural e Social de Samba Mocidade Camisa Verde e Branco
17 - Cáritas Nossa Senhora do Carmo – Cáritas Diocesana de Santo Amaro (Paróquia Nossa Senhora do Carmo)
18 - Casa do Pão – Associação Projeto Casa do Pão
19 - Casa Servus – Casa de Apoio Social Servus
20 - Cidade Nova São Miguel – Sociedade Amigos da Cidade Nova São Miguel
21 - Clube Escola Cambuci - Rubens Pecce Lordello
22 - Crescer Unidos –Associação Beneficente Crescer Unidos Tereza Gomes de Almeida
23 - ECOAR – Associação Ecoar Comunitário Acreditar e Renovar
24 - ECOAR II - Associação Ecoar Comunitário Acreditar e Renovar
25 - Edificar – Ministério Edificar
26 - Espaço Jovem – União de Moradores da Favela Paraisópolis
27 - Fim de Semana –Centro Comunitário Fim de Semana
28 - Genésio e Carminha – Associação Genésio e Carminha
29 - Instituto Cio da Terra – Projeto Cio da Terra
30 - Janga + Ação – Associação beneficente Janga + Ação
31 - Jardim Alpino – Clube da Comunidade Mocidade Ativa Cristã
32 - Jardim Castelo – Associação Message Soul
33 - Jardim Universitário – Clube da Comunidade Mocidade Ativa Cristã
34 - João Maria Caine – Casa de Juventude São Paulo
35 - José Allamano /CCNSA – Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida
36 - José Bonifácio – Clube de Mães Flor do Oriente
37 - Lírios do Vale Associação beneficente Lírios do Vale
38 - Minha Esperança – Instituto Minha esperança
39 - Parque Ipê – Projeto Cio da Terra
40 - Primeiras Teclas Criança Feliz – Associação recreativa e Cultural Criança Feliz
41 - Princesa Isabel – Associação Cultural comunitária Criança Feliz
42 - Vem Viver – Associação Vem Viver
43 - Vencendo os Limites – Instituto Paulista de Educação Moradia e Promoção Social Novos Rumos
44 - Vila Cristália - Associação e Núcleos, Sociedade de Moradores Vila Crstália, São João Climaco e Sacomã
45 - Vila Progresso – Associação Message Soul
46 - Vivendo e Aprendendo –Associação dos Moradores do Bairro Vivendo e Aprendendo


Confira as fotos aqui

Compartilhe

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Visita a Aldeia Tenondé Porã é marcada por inauguração de Telecentro

Na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, acompanhada pelo coordenador de Inclusão Digital (CID), João Francisco Berci, visitaram a Aldeia Tenondé Porã, localizada em Parelheiros, Zona Sul da Capital.

Também estiveram presentes, a secretária de educação, Célia Falótico, a coordenadora regional de saúde da região Sul, representando o secretário de saúde, Dra. Ivanilda Argenau Marques, o secretário do governo municipal, Giovanni Palermo, o secretário municipal das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, a subprefeita de Parelheiros, Cel. Vitória Brasília de Souza Lima, e os caciques líderes das tribos que moram no local.

Autoridades durante a visita ao CECI

Ao decorrer da visita, as autoridades participaram de uma cerimônia realizada pelos índios, conheceram um pouco de seus costumes e tradições e visitaram as instalações do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) e de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ambas implantadas no local pela prefeitura, através da Secretária Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.


Durante a cerimônia, realizada dentro de uma oca, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, saudou os moradores usando o idioma falado pela tribo e falou sobre a importância de instalar a unidade de saúde e de educação no local: “Preservar a cultura e incluir o acesso à saúde e educação para cada integrante dessas tribos é gratificante e faz parte de todo um projeto, realizado entre a prefeitura e as secretarias. Integrar a cultura indígena com a cultura urbana é o nosso dever, me sinto muito alegre em poder fazer parte desse dia, que será um marco para a cidade de São Paulo”.

Após a cerimônia, aconteceu o descerramento de placa de mais uma unidade do programa Telecentro, realizado pela Secretária de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID).

O Telecentro Tenondé Porã inaugurado no local, tem capacidade para realizar cerca de 171 atendimentos por dia, proporcionando inicialmente aos usuários, campeonatos e oficinas de jogos educativos, além de introdução à informática e internet, aos moradores do local.

Vera Bussinger e Gilberto Kassab no Telecentro Tenondé Porã

No final da visita, as autoridades aproveitaram para visitar o sítio Oyama, que faz parte do projeto “Agricultura Orgânica”, realizado pelas subprefeituras, com o objetivo de promover a produção e venda de produtos livres de agrotóxico, realizada por famílias de agricultores, que têm a oportunidade de comercializá-las em feiras da Capital.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

quarta-feira, 23 de maio de 2012

SMPP promove o “Capacitar SP Prepare-se para a Parada”

Na tarde desta quarta-feira, 23, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, esteve presente no workshop “Capacitar SP Prepare-se para a Parada”, realizado no auditório da São Paulo Convention & Visitors Bureau, no bairro de Bela Vista, localizado no Centro da Capital.

Fizeram parte da palestra, o coordenador da CADS, Franco Reinaudo, o diretor superintendente da São Paulo Convention & Bureau, Toni Sando, o assessor da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, Cássio Rodrigo, o vice-presidente da Associação Brasileira de Turismo GLS, Douglas Magri e o coordenador de projetos turísticos da SPTuris, Paulo Amorim.

Toni Sando, Edson Corrêa e Franco Reinaudo durante o evento

Durante a cerimônia de abertura, Edson Corrêa, ressaltou a importância da realização do workshop: “É importante que seja realizada a capacitação de mão de obra qualificada para atender o público GLS. São Paulo é a cidade que promove a maior Parada do Orgulho LGBT do Mundo e para isso, temos que estar preparados para que os turistas sintam-se bem recebidos e acolhidos”.

O chefe de gabinete também falou sobre promover o interesse dos turistas em conhecer a cidade: “Além de atender os turistas com qualidade, podemos aproveitar esse momento para divulgar os pontos turísticos e históricos de São Paulo, para que eles conheçam essa cidade que abriga uma grande variedade de lazer, gastronomia, compras e diversão”.

O evento, realizado pela Secretaria de Participação e Pareceria, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), em conjunto com a São Paulo Convention & Visitors Bureau, teve por objetivo expor temáticas sobre o público LGBT, com a finalidade de trocar experiências para sensibilização de profissionais que vão lidar com o público do turismo GLS, além de promover treinamento de para melhor atender e receber os turistas e o público alvo durante a Parada LGBT.


Compartilhe

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vera Bussinger é a nova secretária de Participação e Parceria

Na tarde da última quarta-feira, 16, aconteceu a cerimônia de posse da nova secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, no gabinete da SMPP, em São Paulo.

Durante o ato, Vera Bussingir, assinou o termo de posse para substituir Uebe Rezeck, que também esteve presente na ocasião.

Vera Bussinger e Uebe Rezeck durante a assinatura de posse

A nova secretária, escolhida pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab, tem licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Educação Física. Além de professora das redes municipal e estadual de Educação em São Paulo.

Vera também atuou na administração pública na Secretaria Municipal de Educação e nas Secretarias de Estado da Administração, do Menor e de Meio-Ambiente. Na área privada, trabalhou como consultora nos segmentos de logística, transporte, treinamento em recursos humanos e meio-ambiente.

Com seu novo cargo, Vera Bussinger terá por missão coordenar a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), que desenvolve políticas públicas para atender as parcelas vulneráveis da população, promovendo também a interlocução entre a prefeitura e diferentes segmentos da sociedade.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SMPP é parceira do projeto Trilhando Novos Caminhos

Na manhã desta sexta-feira, 18, foi realizada a cerimônia de abertura do projeto “Trilhando
Novos Caminhos”, no auditório da Incubadora de Projetos Sociais da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), localizada no bairro do Cambuci.

Durante a solenidade, estiveram presentes, o chefe de gabinete, representando a secretária de Participação e Parceria, Edson Corrêa, a coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, o presidente do Idort, Elcio Figueiredo, a gerente de projetos públicos do Idort, Andressa Domingues, a chefe de gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte e o coordenador de promoções e parcerias da SPTuris, Bernardo Ignarra.

Autoridades durante a cerimônia

Em depoimento, o chefe de gabinete, Edson Corrêa, falou sobre a importância de incluir os jovens da cidade de São Paulo, dentro de projetos que visam a capacitação profissional: “São Paulo tem vocação para ser sede de grandes eventos. Para isso, precisamos ter mão de obra qualificada para atender os turistas que geram um aumento positivo para economia e divulgação da cidade. A SMPP que é parceira do Idort, há anos, através do projeto Telecentro, tem orgulho de participar desse processo de qualificação e inclusão dos jovens, proporcionando uma carreira profissional a eles e ao mesmo tempo, garantindo o bom atendimento aos turistas que visitam o nosso município”.

O projeto realizado através pelo Instituto de Organização Racional do Trabalho (Idort), com o apoio da Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Incubadora de Projetos Sociais, Centro Paula Souza e SPTuris, tem por objetivo incluir os jovens em situação de vulnerabilidade em cursos que capacitam a formação de profissionais na área do Turismo, Hotelaria e Gastronomia, visando a capacitação de mão de obra qualificada durante os grandes eventos que acontecerão no país.

Além das aulas de formação em gastronomia, garçons, garçonetes, governança hoteleira e agente de viagens, o curso também disponibiliza aulas complementares de inglês, ética e cidadania, direitos do trabalho, qualidade de vida, comunicação e atendimento, marketing pessoal e turismo e mercado local.

Cada participante recebe material didático e ajuda de custo para transporte e alimentação durante o período do curso. Os alunos também participam de passeios e eventos, tendo apoio das equipes que participam do projeto para inserção no mercado de trabalho.



Compartilhe

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Começou a 16ª edição do JORI 2012

Na tarde desta quinta-feira, 17, aconteceu a abertura dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), no Ginásio do Ibirapuera. Essa etapa reunirá 54 delegações representantes de bairros da capital.

Dentre as autoridades presentes na cerimônia de abertura, estivam a secretária de Participação e Parceria, Lúcia Bussinger, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Alda Marco Antônio, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, o secretário do Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes, o ex-secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o coordenador Municipal do Idoso, Hélio Oliveira, o deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, a presidente Municipal do Conselho do Idoso, Marly Augusta Feitosa, entre outras autoridades.

Atletas ascendem a pira olímpica, marcando a abertura dos JORI 2012

Durante a abertura, as delegações participantes desfilaram, foi acesa a Pira Olímpica, os atletas fizeram o juramento e a banda musical do Exército Brasileiro, junto com o Coral das crianças da LBV, que se apresentaram cantando o hino nacional. Após a cerimônia de abertura, foi dado início às competições de coreografias. As demais disputas de atletismo, bocha, buraco, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez, continuaram durante todo o final de semana. 

O JORI 2012 é uma realização da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em conjunto com a Coordenadoria do Idoso (CI), da SMPP. O primeiro colocado de cada uma das modalidades participará dos Jogos Regionais do Idoso (JEI) que acontece no mês de Julho na cidade de Osvaldo Cruz. 


  Compartilhe

SMPP inaugura a primeira Casa de Moradia Assistida Feminina

Na manhã desta quinta-feira, 17, a secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, acompanhada pelo chefe de gabinete, Edson Corrêa e pelo secretário adjunto, Felipe Spir, participou da inauguração da Casa de Moradia Assistida feminina, situada no bairro de Capela do Socorro, Zona Sul da Capital.

A inauguração foi marcada pela presença do ex-secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, do coordenador municipal de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino, do subprefeito do bairro Capela do Socorro, Cel. Marco Antonio Augusto, do responsável pela Pró Saúde, Carlos José Massarente e do fundador da instituição Padre Haroldo, Haroldo Rahm.

Durante o lançamento, os profissionais que acompanham os pacientes em fase de recuperação de estreitamento e inserção na sociedade, chamados de Tutores de Caso, fizeram uma apresentação sobre os principais objetivos do projeto, para especificar as ações que serão promovidas, durante a permanência dos moradores, dentro das Moradias Assistidas.


Uebe Rezeck e Lúcia Bussinger durante o descerramento de placa

A primeira Casa de Moradia Assistida já tem uma moradora. Renata aproveitou para apresentar as instalações da casa e contar sobre o avanço de seu tratamento.

“Comecei o meu tratamento contra a dependência química há sete meses, dentro do projeto Ação Integrada Centro Legal. Devo parte de minha recuperação, aos trabalhos realizados pela ação e pelos projetos realizados pela Instituição Padre Haroldo. Estou a uma semana dentro dessa minha nova residência, já fiz meu currículo e comecei a fazer ginástica e me matriculei em um curso e começo semana que vem. Com a minha força de vontade e com a ajuda dos Tutores de Caso, tenho certeza que a minha vida será um novo remeço e em breve estarei de volta a sociedade, longe de meus vícios, que agora fazem parte de um passado, pelo qual não quero mais voltar”.


A secretária de Participação e Parceria, Vera Bussinger, agradeceu a presença de todos que fazem parte do projeto, inclusive do ex-secretario Uebe Rezeck: “Tenho orgulho em estar presente nessa cerimônia em que meu antecessor foi um, dentre os profissionais que fazem parte dessa grande realização. É importante ressaltar as ações realizadas pela sociedade civil, e aproveito para parabenizar a Instituição do Padre Haroldo, pelo trabalho em acolher e aconselhar os pacientes, nessa fase tão importante que é a de recuperação”.


O ex-secretário, Uebe Rezeck, também parabenizou o prefeito Gilberto Kassab, que disponibilizou recursos para que a Moradia fosse inaugurada e a Instituição Padre Haroldo, pelas ações promovidas em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Atenção às Drogas (CDR) e com a Pró Saúde.

“O trabalho feito pelos Tutores de Caso e todos os responsáveis é muito importante. Se conseguirmos trazer os pacientes de volta para suas famílias e sociedade, será uma missão realizada. Se cada um souber e fizer o seu papel na sociedade, teremos uma nova cidade com ótimas perspectivas”.

A Moradia Assistida Feminina Capela do Socorro tem capacidade para atender 12 mulheres e a hospedagem dura cerca de seis meses. Durante a permanência, as moradoras são acompanhadas pelos Tutores de Caso, que as atendem de forma social e psicológica, durante o processo de integração e inserção na sociedade. O espaço proporciona interatividade e vivência de um ambiente familiar, além de garantir autonomia para cada integrante poder criar o seu novo relacionamento, dentro de um novo convívio social.

Confira as fotos aqui

  Compartilhe

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SMPP promove lançamento do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos

Na manhã desta quarta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado pelo chefe de gabinete, Edson Corrêa e do Secretário Adjunto, Felipe Spir, participou da cerimônia de lançamento do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos, no auditório da SMPP, no centro da Capital.


Durante a cerimônia, estiveram presentes, o coordenador municipal de Atenção às Drogas (CDR), José Florentino, a vice-prefeita e secretária de assistência social, Alda Marco Antonio, o coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira e o responsável pela Pró Saúde, Carlos José Massarente.

O Encontro teve por objetivo ser uma apresentação do projeto Moradias Assistidas e Tutores de Casos, elaborado há três anos, a partir das atuações promovidas pela Ação Integrada Centro Legal. A primeira unidade, destinada a mulheres, que será inaugurada no dia 17, quinta-feira, no bairro de Capela do Socorro, Zona Sul de São Paulo.

Autoridades e profissionais que fazem parte do projeto

As autoridades ressaltaram as trajetórias e obstáculos que enfrentaram para que o projeto fosse concluído, demonstrando orgulho e gratidão a todos os que fizeram parte das equipes, durante os anos de trabalho.

Em depoimento, José Florentino, coordenador da CDR, agradeceu a todos os colaboradores e com emoção, citou que a realização do projeto é o sonho para qualquer gestor que promove políticas públicas em combate e prevenção ao uso de álcool e substâncias químicas.

Em seguida, o coordenador de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo, Luiz Alberto Chaves de Oliveira e a vice-prefeita, Alda Marco Antonio, também relataram a trajetória dos órgãos do governo na luta ao combate e acolhimento dos dependentes químicos em situação de rua, durante esses anos de trabalhos e agradeceram a todas as autoridades presentes pelos projetos realizados em parceria.

Uebe Rezeck, falou sobre a importância da inauguração das Moradias Assistidas, que serão unidades de tratamento e acolhimento, aos dependentes químicos que querem ser inseridos novamente na sociedade: “Este é o meu último dia de trabalho aqui na SMPP e tenho a honra de estar entregando um projeto de grande importância como esse. Ver esse projeto florescendo é uma alegria enorme. Fazer as pessoas acreditarem que podem voltar a ter uma vida digna, buscar um futuro melhor, é um sonho coletivo realizado. Agradeço a todos pela colaboração e pelo trabalho, sozinho eu não teria conseguido. Muito obrigado”.

Uebe Rezeck durante seu depoimento

O projeto Casa de Moradias Assistidas e Tutores de Casos é realizado em parceria com a Pró Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) e tem por objetivo o resgate da dignidade, autonomia e reconstrução de laços para 12 moradoras em um período de até 6 meses. O projeto possibilita atividades educacionais, culturais, sociais, de lazer, capacitação profissional, empreendedorismo, tendo acompanhamento constante das atividades, desde a chegada do paciente, até a reinserção na sociedade.


Dentro de cada Moradia Assistida trabalham 20 Tutores de Casos, que atuam nas Comunidades Terapêuticas conveniadas pela Prefeitura de São Paulo. Esses profissionais são psicólogos  especializados em dependência química e especificamente treinados para atuarem no projeto, acompanhando o tratamento, providenciando estreitamento de laços com familiares e andamentos em documentos necessários a presença cidadã do individuo na sociedade, além de identificar o perfil mais preparado para a vivência nas Moradias Assistidas.


  Compartilhe

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Edson Corrêa participa da cerimônia de abertura do seminário “Turismo Afro-brasileiro: Desafios e Oportunidades”

Na manhã desta sexta-feira, 11, o secretário de Participação e Parceria em exercício, Edson Corrêa, participou do seminário “Turismo Afro-brasileiro: Desafios e Oportunidades”, organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), no auditório XI de Agosto, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, situado no Largo São Francisco, Centro da Capital.

Durante o seminário, os profissionais convidados tiveram a oportunidade de debater sobre a implementação do turismo cultural e expor temáticas sobre a questão afrodescendente na cidade de São Paulo.

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia, pelo secretário Municipal de Reparação de Salvador, Ailton dos Santos Ferreira, pela secretária de Turismo do Estado de Alagoas, Claudia Paiva e pela diretora geral do Centro Acadêmico XI de Agosto, Júlia Cruz.

Autoridades durante o seminário

Em depoimento, Edson Corrêa agradeceu a presença de todos os participantes, inclusive dos representantes do turismo brasileiro que vieram dos estados da Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro.

Corrêa também falou sobre a implementação do turismo afro-brasileiro na cidade de São Paulo: “O lançamento do Roteiro Afro-brasileiro Luiz Gama, é muito mais do que mostrar os pontos turísticos da Capital e sim apresentar para toda a população, os locais onde os representantes do movimento negro vivenciaram sua luta a favor dos direitos humanos e igualdade racial. Esse lançamento proporcionará para a nossa cidade, uma parceria entre o turismo paulistano e o turismo brasileiro, em homenagem a esse grande homem, que foi Luiz Gama”.

Seminário, realizado em comemoração ao dia 13 de maio, com base na Lei 14.280/07, que instituí o “Dia do Turismo Étnico Brasileiro”, também serviu para o lançamento do Roteiro Afro-brasileiro Luiz Gama, em parceria com a SpTuris.

Segundo Fernanda Askar, gerente de turismo da SpTuris, roteiro estará disponível para download no site www.spturis.com e mostrará aos turistas e paulistanos, a cultura e influência da população negra, além dos principais atrativos e personagens que fizeram parte da cultura afrodescendente em São Paulo.

Confira as fotos aqui

 Compartilhe

Edson Corrêa recebe visita do secretário adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Na manhã de quinta-feira, 10, o secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa, recebeu a visita do secretário adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Fabiano Marques de Paula, em seu gabinete, localizado no Centro da Capital.


No momento da visita, também estiveram presentes todos os responsáveis pelas coordenadorias que fazem parte da SMPP, apresentando os projetos e trabalhos realizados pela secretaria, com o objetivo de firmarem parcerias em benefício da população de São Paulo.

Edson Corrêa e Fabiano Marques de Paula durante a visita à SMPP


Fabiano Marques de Paula, falou sobre a importância do trabalho realizado em conjunto entre o município e estado e as autoridades puderam conversar e propor novos projetos para serem realizados em conjunto entre ambas secretarias.

A SMPP, uma entre as secretarias do Governo Municipal de São Paulo, tem por missão formular e implementar políticas públicas para as parcelas mais vulneráveis da população.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Edson Corrêa participa da cerimônia “Implementação dos Núcleos de Direitos Humanos nas 31 Subprefeituras e Seminário Núcleo de Direitos Humanos, Meta 42"

Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Participação e Parceria (SMPP) em exercício, Edson Corrêa, esteve presente na Cerimônia “Implementação dos Núcleos de Direitos Humanos nas 31 Subprefeituras e Seminário Núcleo de Direitos Humanos, Meta 42”, no auditório do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.

Fizeram parte da cerimônia de abertura, o prefeito da cidade Gilberto Kassab, o secretário especial de Direitos Humanos, José Gregori, a subprefeita e secretária de Assistência Social, Alda Marco Antônio, o secretário municipal da coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo e os presidentes da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM), Nelson Hervery Costa e Lobbe Neto.

Durante o evento, o prefeito Gilberto Kassab, assinou o decreto de formalização dos Núcleos de Direitos Humanos nas Subprefeituras. O decreto tem como base a Meta 42, que consiste implantar a obrigatoriedade de órgãos de direitos humanos em todas as 31 Subprefeituras, com o intuito de mobilizar e ampliar o controle e fiscalização de políticas públicas e defesa dos direitos humanos, perante a população.

O prefeito Gilberto Kassab e demais autoridades, após assinar o decreto

Giberto Kassab, em depoimento, falou sobre a importância da implementação dos núcleos em todas as subprefeituras da capital e também sobre o momento especial para a cidade de São Paulo, que a partir desse decreto, possibilitará aos servidores, ferramentas para que as ações do governo sejam multiplicadas em benefício aos direitos humanos.

José Gregori, que há anos desenvolve projetos a partir da preservação dos Direitos Humanos, ressaltou a ação de promover políticas públicas voltadas para os Direitos Humanos na cidade, e finalizou seu discurso dizendo: “São Paulo precisava, o Brasil exige, porque o desenvolvimento dos Direitos Humanos é  a melhor forma para aprimorarmos a democracia dentro de nosso país”.


Edson Corrêa participa da cerimônia 

Em depoimento, o secretário de Participação e Parceria em exercício, Edson Corrêa, falou como o novo decreto pode contribuir para os trabalhos realizados pela SMPP: “A SMPP, desenvolve projetos em prol dos direitos humanos de idosos, mulheres, crianças e adolescentes, população negra, diversidade sexual, juventude, entre outras parcelas da população. Com a implementação dos núcleos em cada subprefeitura, ficará mais fácil para concluirmos os nossos trabalhos, em defesa aos direitos de todas as classes da população, em parceria com outros setores do governo municipal. A iniciativa de todas as secretarias e instituições que fazem da implementação desse decreto é com certeza, gratificante para todos nós”.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), desenvolve projetos com o objetivo de implementar políticas públicas e promover a interlocução da Prefeitura com os diferentes segmentos da sociedade.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

terça-feira, 8 de maio de 2012

SMPP participa da 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

O secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa, esteve presente nesta terça-feira, 8, na 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo que aconteceu no auditório Simón Bolívar, situado no Memorial da América Latina.

O evento, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), teve por objetivo elaborar um amplo debate junto à iniciativa privada, administração pública, terceiro setor, instituições de ensino, associações e sociedade civil organizada sobre experiências e a prática da sustentabilidade.

Prefeito Gilberto Kassab e  autoridades que fizeram parte da cerimônia de abertura

O prefeito, Gilberto Kassab fez parte da mesa de abertura da conferência, junto com toda a sua equipe de secretários municipais e subprefeitos. Estiveram presentes também, o vereador autor da resolução de implementação da conferência, Gilberto Natalini, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, o coordenador da OAB, Carlos Maluf Sanseverino, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Vieira Muniz, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, foi assinado um termo de cooperação para a sustentabilidade entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Câmara Municipal de São Paulo e OAB. O termo consiste em ser um acordo para contribuição à reeducação ambiental, visando a implementação de políticas públicas para a mudança de hábitos da população.

Autoridades entregam o prêmio a José Gondemberg


No evento, também foi entregue a José Gondemberg, o primeiro Prêmio de Responsabilidade Social, por seus projetos e trabalhos realizados em benefício a um meio ambiente sustentável.

O principal objetivo da edição da 11ª conferência foi o de discutir propostas em conjunto com a sociedade civil, para antecipar os debates do Rio+20, evento mundial organizado pelas Nações Unidas que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro.

Estande da SMPP

Ao lado de fora do Memorial da América Latina, instituições não governamentais mostraram os projetos realizados em colaboração ao meio ambiente durante o evento.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) esteve presente, por meio de um estande da Coordenadoria do Idoso (CI), onde foram expostos alguns projetos elaborados em benefício a sustentabilidade e saúde dos idosos.

O coordenador responsável por esta coordenadoria, Hélio de Oliveira, falou sobre como os idosos podem contribuir em preservar o meio ambiente e cuidar da própria saúde ao mesmo tempo: “Alguns objetos utilizados no dia a dia podem servir como terapia ocupacional para os idosos. A utilização de jornais, revistas, tampinhas de alumínio e garrafas pet, podem ser aproveitadas para confeccionar artesanatos e até utensílios domésticos. Desta maneira, os idosos contribuem com a reciclagens e ao mesmo exercitam a mente”.

Edson Corrêa junto com o coordenador Hélio de Oliveira no estande da SMPP


Hélio de Oliveira também falou sobre a participação da coordenadoria no evento: “Aqui no nosso estande, estamos divulgando como o cultivo e como a reciclagem pode contribuir para a saúde dos mais velhos e no progresso da sustentabilidade. Essas hortas fazem parte do nosso projeto, que é o de cultivar  flores e hortaliças. As hortas feitas em cima da telha, são práticas para as pessoas que não tem espaço para plantar. Já as suspensas podem ser utilizadas por quem mora em apartamento. O cultivo de plantas, flores e hortaliças também ajuda na preservação do meio ambiente, além de ser um hábito que pode ser passado de geração em geração”.


A Coordenadoria do Idoso é uma das abas da SMPP, que tem por missão incluir e desenvolver projetos para as pessoas de mais idade, garantindo autonomia, participação e integração perante toda a sociedade.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Novos conselheiros do G.C.M.I são empossados

Nesta segunda-feira, 7, o secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa, participou da cerimônia de posse dos 45 conselheiros eleitos em cada uma das 5 regiões de São Paulo para compor o Grande Conselho Municipal do Idoso, do biênio 2012/2013.

A solenidade que aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal, contou com a presença do coordenador da Coordenadoria do Idoso (CI), Hélio Oliveira, dos vereadores, Cláudio Fonseca, Gilberto Natalini e Jamil Murad, do presidente da Comissão Extraordinária Permanente do Idoso e de Assistência Social, Cláudio Prado e do ex presidente da Secretaria Executiva do G.G.M.I, Marcel Tomé.

Autoridades durante a cerimônia de posse

Em depoimento, Edson Corrêa falou sobre a importância dos projetos realizados pela Coordenadoria do Idoso e pelo G.C.M.I: “É importante trabalharmos em conjunto sobre questões relacionadas aos idosos. Desenvolver políticas públicas para essa aba da população é fundamental, e temos como missão incluir e desenvolver projetos que visam o benefício, proteção e valorização dos mais velhos perante a sociedade”.

Durante a cerimônia, foram empossados também os conselheiros eleitos para os cargos da Secretaria Executiva do Conselho, que atuarão nas seguintes funções: presidente, Marly Augusta Feitosa da Silva, vice presidente, Maria Rosária Paolone, primeira secretária, Justina Victória Dulcídio Ferraz, segundo secretário, Antonio Santos Almeida, e vogal, Nilda Abdo Gorayb Flório.

O Conselho existe para defender a causa dos idosos de forma abrangente, entre outros, nos campos de Governo, Habitação, Saúde, Transporte, Assistência Social, Segurança e da Cultura, recebendo sugestões e recomendações quanto ao funcionamento de asilos e casas especializadas em abrigar idosos, orientando a população idosa sobre seus direitos e procurando restabelecer a história dos idosos no País e no Mundo.

O trabalho dos conselheiros é voluntário e o mandato é de dois anos. A competência dos conselheiros é: Fazer o diálogo entre a sociedade civil e o poder público por meio das Comissões de Trabalho do Conselho que são compostas por conselheiros e representantes do governo.

Compartilhe

Gilberto Kassab visita o espaço da SMPP na Virada Cultural 2012

Neste domingo, 06, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria da Diversidade Sexual (CADS), realizou o projeto “Diversidade na Virada”, que fez parte de uma das tendas  do Mercado Mundo Mix, durante a Virada Cultural 2012, no Elevado Costa e Silva, situado no Centro da Capital.

O projeto, realizado em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde, teve por objetivo divulgar para o público, as ações que a prefeitura promove através das secretarias, como a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e políticas públicas para a população LGBT.

Edson Corrêa, Gilberto Kassab e Franco Reinaudo no Mundo Mix

O prefeito da Cidade, Gilberto Kassab, o secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa e o coordenador da CADS, Franco Reinaudo,  estiveram presentes durante as ações promovidas pelo projeto.

Franco Reinaudo, em depoimento, ressaltou a importância da tenda, dentro da Virada Cultural: “A participação conjunta entre a CADS e o Programa Municipal de DST/AIDS no mercado Mundo Mix, levando informações sobre prevenção e direitos humanos, faz parte de uma estratégia para potencializar as ações da Prefeitura voltadas a população LGBT de São Paulo”.


O Esquadrão das Drags também fez parte do evento

Durante o projeto, foram distribuídos cerca de 50 mil preservativos e materiais educativos, falando sobre a rede de proteção deste segmento. Também participaram do evento, o Esquadrão das Drags, que de forma lúdica abordaram os visitantes, divulgando os projetos realizados por essas Secretarias.


Compartilhe

Edson Corrêa participa da 21ª Edição do Encontro de Corais da Melhor Idade

No último sábado, 5, o secretário em exercício de Participação e Parceria, Edson Corrêa, prestigiou a 21ª Edição do Encontro de Corais da Melhor Idade organizada pela Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), junto com a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI). A edição deste ano aconteceu na Estação Brás.

O Coral Clube Escola Jardim São Paulo foi o primeiro a se apresentar

Durante o Encontro Musical, o público pode assistir a sete apresentações de corais associados da ABCMI. Cada grupo tem cerca de 20 pessoas, e os integrantes cantaram músicas conhecidas, entre elas Dó Ré Mi, Ave Maria e Aquarela do Brasil. O evento também contou com a colaboração da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que forneceu o local para ser realizada as apresentações.

Edson Corrêa, em depoimento, agradeceu a participação de todos os grupos e falou sobre a importância do trabalho realizado pela SMPP, por meio da Coordenadoria do Idoso: “A Coordenadoria do Idoso, trabalha com o intuito de desenvolver projetos para estimular e promover benefícios a essa classe da população. O Pólo Cultural do Idoso, que faz parte desses projetos, está de portas abertas para receber a todos vocês. Parabenizo e agradeço a presença de todos”.

Edson Corrêa  durante as apresentações

Os grupos de corais participantes desta edição foram: Coral Clube Escola Jardim São João, Coral MCI – Bem Viver, Coral MCI – Bom Jesus, Coral Arca da Vitória, Coral Pólo Cultural, Coral MCI – Girassol, Coral Renovação.

O objetivo da CI é promover a confraternização musical, interação e autoestima na vida dos idosos. Além disso, a intenção é estimular os participantes dos corais “novatos” ao assistirem e participarem do Encontro.
No término do evento, os corais cantaram juntos a música, É Preciso Saber Viver e também houve entrega de prêmios aos grupos participantes.

Confira as fotos aqui


Compartilhe