Siga

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck participa de Workshop de Atenção às Drogas

Nesta sexta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, esteve presente no workshop “Retorno das propostas da IV COMPAD”, organizado pela Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), que aconteceu no Espaço Cultural nas dependências da Incubadora de Projetos Sociais.

Uebe Rezeck acredita que não importa o tamanho da ajuda, o importante é cooperar nem que seja através de um gesto ou de uma palavra, pois quem está precisando vai reconhecer. “Acredito em qualquer forma de trabalho, mesmo que seja um trabalho de formiga, mas é dessa forma que conseguiremos construir o mundo que almejamos”.

Uebe Rezeck fala da importância de discutir a temática

O encontro teve por objetivo reunir os delegados e representantes das 31 Subprefeituras que participaram da IV Conferência Municipal de Atenção às Drogas, realizada em setembro deste ano, para mostrar o andamento das propostas sugeridas nessa Conferência e ressaltar a importância do trabalho em conjunto durante o decorrer do ano para o combate e prevenção das drogas.


Compartilhe

Uebe Rezeck visita terreno de ampliação do GRAAC e beneficia 36 entidades através do FUMCAD

Na manhã desta sexta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, estiveram presentes na cerimônia de assinatura de 36 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 36 entidades. No total foram repassados mais de 10 milhões de reais para financiar projetos que beneficiarão mais de 16 mil crianças e adolescentes da cidade.

Uebe Rezeck ressalta o crescimento dos atendimentos do Fundo

A celebração dos convênios aconteceu no GRAACC (Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer), no bairro Vila Clementina em São Paulo que está em fase de expansão. O espaço possui cerca de 4 mil m² e servirá para a expansão do Instituto de Oncologia Pediátrica do hospital administrado pela instituição em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A ampliação do espaço é viabilizada a partir de captação de recurso do FUMCAD.

Na oportunidade, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário Uebe Rezeck visitaram as obras de expansão do GRAACC. A cerimônia contou com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo, representantes das instituições beneficiadas, entre outras autoridades.

Durante a solenidade, Uebe Rezeck fez um breve relato das ações de todas as coordenadorias que compõem a secretaria, ressaltando o excelente trabalho realizado pelo governo de gestão do prefeito Gilberto Kassab e destacou o crescimento do Fundo nos últimos anos.“Fico honrado em fazer parte deste governo. O FUMCAD aprovou 834 projetos e o número de atendimentos superou o esperado, atingindo a marca de 1 milhão de crianças e adolescentes atendidos”.

A assinatura dos novos convênios proporciona melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pelas instituições e o FUMCAD é responsável em garantir a realização e desenvolvimento dos projetos aprovados.

O Graacc é referência no tratamento de criança e adolescentes com câncer, ele proporciona a cada paciente de passar por um tratamento dos mais avançados padrões científicos da América Latina, visando à cura com qualidade de vida. O hospital trabalha com diagnóstico e tratamento do câncer infantil, realizando mensalmente cerca de 2.500 atendimentos, entre sessões de quimioterapia, consultas, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes de medula óssea e outros.

As instituições que foram beneficiadas com as assinaturas de hoje são:

Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho
AACC - Associação de Apoio a criança com cancer
Adere Associação para o Desenvolvimento Educação e Recuperação do Excepcional
Adere Associação para o Desenvolvimento Educação e Recuperação do Excepcional
ADID- Associação para o Desenvolvimento Integral do Down
Associação Aliança de Misericórdia
Associação Congregação de Santa Catarina Hospital Geral de Pedreiras
Associação de Apoio ao Projeto Quixote
Associação Maria Helen Drexel
Associação Maria Helen Drexel
Associação Obra do Berço
Casa do Pequeno Cidadão Nossa Senhora Aparecida
Centro de Promoção Social Bororé
Centro Educacional Infantil Luz e Lapis
Centro Social São José
Criança Segura-Safe Kids Brasil
Cruz de Malta - Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta São Paulo
Estrela do Amanhã um ato de amor e educação
Fundação Comunidade da Graça
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Francisca Franco
Fundação Paulista de Assistência a Infância Casa Dom Gastão
Grupo de Apoio ao Adolescente e a criança com Cancer - GRAACC
Instituto de Musica Educação e Cultura Harold Choro Blue
Lar Escola São Francisco
Laramara-Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Liga das Senhoras Católicas de São Paulo
Movimento Comunitário Estrela Nova
Movimento Comunitário Estrela Nova
Núcleo Espiral Pesquisa Assistencia e Prevenção da Violência Contra Crianças e Adolescentes
Obra Filantrópica e Missionária Novo Lar Betania
Programa Comunitario de Reconciliação
Projeto Vida Nova São Paulo
Serviço Social Bom Jesus
Sociedade Benfeitora Jaguaré
Unibes - União Brasileira Israelita do Bem Estar Social


Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cerimônia de abertura da ONG Brasil 2011 reúne autoridades

Na manhã desta quinta-feira, 15, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, esteve presente na cerimônia de abertura da 3ª edição do ONG Brasil - Feira e Congresso de Ongs Brasileiras que aconteceu no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

Uebe Rezeck visita o estande da SMPP

O evento é fruto de uma parceria entre a UBM Brazil, multinacional inglesa líder global em mídias de negócios, e a Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da Secretaria de Participação de Parceria (SMPP). A SMPP trouxe ao evento dois estandes, que expõe os trabalhos realizados por todas as coordenadorias que integram a secretaria.

Durante solenidade, Uebe Rezeck salientou a preocupação da SMPP em trabalhar as problemáticas da sociedade através de parcerias e convênios que, segundo ele, é o caminho mais seguro ao fugir do ambiente fechado que é o gabinete e ir em direção ao contato direto com o próximo. “É com muita satisfação que apoiamos as ações deste grande evento. A Ong Brasil consegue promover a interação entre as Ongs e suas atividades”.

A ONG Brasil é um evento sem fins lucrativos que visa garantir às Ongs participantes um espaço gratuito para a promoção de seu trabalho junto a outras organizações, setor privado e grande público. A feira reúne organizações não governamentais brasileiras ou com atuação no país que investem em ações sociais e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa.

O evento, realizado desde 2009, possibilita às Ongs apresentar seus programas e estreitar parcerias, além de vivenciar experiências e trocar conhecimento. Seu objetivo é reunir empreendedores sociais, ONGs, setor privado e setor público de todo o Brasil para encontrarem, juntos, soluções para uma sociedade mais justa, através da profissionalização e captação das ONGs participantes.

Além da SMPP, atuam como parceiros do evento o Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções, o Centro de Voluntariado de São Paulo, PRNewsWire (United Business Media), entre outras organizações que acreditam nesta ideia.

A 3ª edição da ONG Brasil estará aberta para o público a partir de amanhã, dia 16 de dezembro, e encerra no domingo, 17, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, localizado na Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme.


Compartilhe

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SMPP inaugura novo espaço ao idoso: Sala Bete Míssio

Nesta quarta-feira, 14, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, participou do último evento do ano da Coordenadoria do Idoso (CI), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), no ano de 2011, o “São Paulo para a Longevidade - perspectivas de 2012”.

Durante o evento, o secretário fez o descerramento da placa que inaugurou a Sala Bete Míssio. “É com muita satisfação que inauguramos esse novo espaço dedicado à realização de oficinas de arte, lazer e cultura em homenagem a ex-coordenadora da CI, Dna. Bete Míssio”, declara o secretário Uebe Rezeck.

Uebe Rezeck e a irmã da Bete Míssio inauguram o novo espaço

O evento reuniu diversas entidades ligadas às questões da população idosa e também recebeu a visita de representantes da delegação Chinesa da Província de Zhejiang, que puderam conhecer o espaço da Coordenadoria, suas ações e serviços desenvolvidos.

Neste dia, ainda aconteceu apresentações artísticas com o coral do Pólo Cultural José Lewgoy, danças folclóricas e sênior, serestas ao violão, narração de contos e estórias, mostra das oficinas de arte da 3ª idade, exibições de Yoga, sapateado, apresentação com o grupo de coreografia penta-campeã do Jogos Regionais do Idoso (JORI), narração de contos, dinâmica gerontológica cooperativa e vitalizadora, além do baile ao estilo anos 60 com músicas que marcaram a década que promete embalar os participantes encerrando a programação.

Confira as fotos AQUI

Compartilhe

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck ministra palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência

Na tarde desta terça-feira, 13, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, ministrou uma palestra sobre prevenção de gravidez na adolescência que teve como público alvo um grupo de jovens do bairro Cidade Tiradentes. O encontro, organizado pela Coordenadoria da Juventude, aconteceu no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e teve por objetivo conscientizar os adolescentes sobre os riscos e responsabilidades da gravidez na adolescência.

Uebe Rezeck fala sobre os riscos de uma gravidez precoce

Uebe Rezeck, que também é médico ginecologista, abordou vários assuntos relacionados à prevenção, entre eles o uso de métodos contraceptivos, a responsabilidade na constituição de família, a questão da prevenção de doenças como aids, sífilis, hpv, hepatite e principalmente as consequências de uma gravidez de risco para a mãe adolescente e o feto.

A gravidez na adolescência se tornou um problema social e de saúde pública, que precisa ser trabalhado de forma eficiente. Vários fatores podem contribuir direta e indiretamente para a gravidez precoce como, por exemplo, a estrutura familiar, fator psicológico, cultural, econômico e social.

A SMPP visa cooperar para a diminuição da gravidez na adolescência através de projetos voltados a população adolescente e programas educacionais para a juventude de São Paulo.


Compartilhe

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Seminário discute aplicabilidade da Lei Maria da Penha

Entre os dias 25 de novembro e 11 de dezembro acontece a Campanha dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada simultaneamente em 159 países. Por conta disso, a Coordenadoria da Mulher, da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), realizou nesta terça-feira, 07, o Seminário “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha na Cidade de São Paulo”.

Uebe Rezeck fala sobre a importância da mobilização da sociedade frente a temática

As mesas de debate ocorreram ao longo da manhã e início da tarde no auditório do Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. O tema “Avanços e Desafios na efetivação da Lei Maria da Penha na cidade de São Paulo” foi discutido na primeira mesa, mediada pela Assistente Social, Renata Aparecida Ferreira. Na segunda mesa, o tema discutido foi a “Aplicabilidade da Lei Maria da Penha e Políticas Públicas na cidade de São Paulo”, mediado pela ginecologista, Ana Lúcia Cavalcanti.

A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa e do secretário adjunto, Felipe Spir, da Coordenadora da coordenadoria da Mulher, Yolanda Sperli, a coordenadora da Coordenadoria de Assuntos da População Negra, Maria Aparecida de Laia, a vereadora Noemi Nonato, representando a Câmara Municipal e a Juíza da 20ª Vara Criminal de São Paulo, Elaine Cavalcante.

Para o secretário de Participação e Parceria, não se pode admitir que ainda exista violência contra a mulher. Rezeck, que é médico, afirmou durante o discurso que já presenciou relatos revoltantes, segundo ele, de violência doméstica e até mesmo de aborto por causa desse tipo de agressão. “Nossa Secretaria, através da coordenadoria da mulher, tem a missão, portanto, de orientar e preparar estas mulheres para o retorno à sociedade”. Uebe Rezeck, ressaltou que a agressão acontece em todos os níveis sociais e que a Lei Maria da Penha existe para mostrar para estas mulheres que elas não estão sozinhas.

No encerramento do seminário aconteceu um coquetel de lançamento do Caderno “Construindo o 1º Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres da Cidade de São Paulo”, que reúne as resoluções da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de São Paulo deste ano. Foi lançada também a Cartilha para Profissionais de Saúde “Uma outra forma de Atender, experiência do Centro de Atenção a Saúde Sexual e Reprodutiva Maria Auxiliadoras Lara Barcellos Casa SeR”.

O Seminário é uma estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para esse tipo de violência, além de discutir sobre os avanços e desafios na efetivação da Lei Maria da Penha e a aplicabilidade desta Lei e de outras políticas públicas na cidade de São Paulo.

O evento reuniu representantes do poder judiciário de São Paulo, de órgãos públicos que cuidam da assistência e proteção das mulheres, representantes da saúde e da defensoria pública do Estado de São Paulo, entre outros convidados que debateram sobre a temática e trocaram experiências e trabalhos já realizados em defesa da mulher.

A Lei 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006, faz uma homenagem a biofarmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou tetraplégica em função das agressões sofridas pelo marido. Após anos de luta na Justiça, o caso foi encaminhado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA (Organização dos Estados Americanos).

A Lei considera a violência doméstica e familiar contra a mulher, uma violação aos direitos humanos. Ela prevê, além de medidas punitivas aos agressores, proteção à integridade física e assistência jurídica, social e psicológica à vítima.


Compartilhe

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Uebe Rezeck participa da 11ª edição do “Bazar do Bem Possível”

Na manhã desta sexta-feira, 2, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, e do Secretário Adjunto, Felipe Spir, esteve presente na cerimônia de abertura da 11ª Edição do “Bazar do Bem Possível – Construindo Solidariedade” no salão de festas do Esporte Clube Pinheiros.

Uebe Rezeck participa da abertura do Bazar deste ano

Uebe Rezeck, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a Presidente do Departamento de Assistência Social (DAS) do Clube Pinheiro e responsável pelo Bazar, Vera Dutra, por sua dedicação e empenho na realização de mais uma edição do evento e por permitir que a SMPP fosse parceira nesta ação. Agradeceu também a participação das Ongs.

Marcelo Tas e Osmar Santos foram os padrinhos do evento

“Trago do prefeito Gilberto Kassab o carinho e o respeito às ONGs que são o braço direito da administração pública. Nossa obrigação é dar apoio e buscar recursos para que possamos dar continuidade a esse trabalho”, disse Uebe Rezeck.

A edição deste ano do Bazar do Bem Possível, contou com a participação de 112 organizações e teve como padrinhos do evento o apresentador Marcelo Tas e o narrador esportivo Osmar Santos que participaram da abertura do evento nesta sexta-feira.

A Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) participará deste evento que reúne ONGS de todo o Brasil.

Durante o evento, o coordenador da Conpares, Fábio Souto, irá ministrar uma palestra sobre o 3º Setor, assim como o Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA), João Santo, que irá falar sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). A equipe do Conpares também irá promover oficinas de Jardinagem, Artesanato, Recreação Infantil e de Atividade Física.

O Bazar oferece espaço, infraestrutura e patrocínio de empresas para que as entidades exponham e divulguem seus produtos como artesanato, brinquedos, bijuterias, roupas e objetos de decoração.
O objetivo do evento é proporcionar troca de experiências entre as ONGs e divulgar as ações das entidades beneficentes. É uma forma de sensibilização da sociedade para o comprometimento com a responsabilidade social e assim contribuir para a manutenção de ações sociais que favorecem as camadas mais vulneráveis da população.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SMPP promove oficina de sensibilização

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu a oficina de sensibilização “Fortalecer a rede de acolhida visando a garantia de acesso ao público LGBT”, no auditório da Secretaria de Justiça, localizada no centro de São Paulo.

Técnicos da SMADS participam de oficina de sensibilização

O treinamento é resultado de uma parceria entre a Coordenadoria da Diversidade Sexual (Cads), da SMPP, e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A ação, destinada a técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e profissionais da rede de atendimento às pessoas em situação de rua, é uma estratégia de sensibilização do conhecimento sobre o tema LGBT, assim como questões que dizem respeito aos direitos desse segmento, para desconstruir paradigmas geradores de discriminação e violências. Haverá também uma apresentação sobre as ações do Centro de Combate à Homofobia (CCH) e do Centro de Referência da Diversidade (CRD).


Compartilhe

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SMPP firma parceria com empresas coreanas

Nesta quinta-feira, 24, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, firmou união entre a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e o governo coreano para o 1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa que será realizado no dia 7 de dezembro no Hotel Renaissance em São Paulo.


Uebe Rezeck firma união com governo coreano

Estiveram presentes no encontro o Cônsul Coreano, Jeong Hak Park, o Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo, e o coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), Fábio Souto. Juntos, apresentaram suas propostas e confirmaram a realização do evento que será promovido pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP).

Durante a reunião, Uebe Rezeck ressaltou a importância entre a parceria firmada com o governo coreano: “A disposição das empresas coreanas em participar dos projetos sociais realizados pela nossa Secretaria é de grande interesse para nós, pois trabalhamos com a iniciativa de promover e atender as necessidades de todos, através de recursos e projetos sociais. Essa união é uma maneira positiva de mostrar que o nosso trabalho está no caminho certo”.

Pela primeira vez o governo coreano e o brasileiro se uniram com o objetivo de promover ações que incluam as empresas aos projetos sociais das Coordenadorias da SMPP, a fim de divulgar e estabilizar recursos que visam melhorias para a promoção e divulgação dos projetos realizados pelas empresas, em benefício da sociedade.

O 1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa será realizado no dia 07 de dezembro e contará com a presença de representantes de empresas que fazem parte dos projetos da SMPP e de empresas coreanas.

Serviço:

1º Encontro de Empresas Coreanas Sob Responsabilidade Social Corporativa

Quando: 07 de dezembro
Onde: Hotel Renaissance
Endereço: Alameda Santos, 2233

Compartilhe

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Uebe Rezeck participa do III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social em São Paulo

Na manhã desta segunda-feira, 21, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado pelo secretário adjunto, Felipe Spir, participaram da abertura oficial III Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social Em São Paulo. O evento aconteceu no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

O congresso, organizado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, sua Promotoria de Justiça de Fundações da Capital em parceria com suas fundações, teve a finalidade de debater temas de interesse do Terceiro Setor, como gestão e profissionalização de entidades, além de ampliar o conhecimento na área.

Uebe Rezeck participa de Congresso que discute rumos do terceiro setor

O espaço do Memorial da América Latina reuniu autoridades, formadores de opinião, dirigentes e colaboradores de fundações e de entidades de interesse social, bem como ilustres estudiosos para debater temas como: O Papel do Terceiro Setor no Brasil e Perspectivas; A Participação das Instituições do Terceiro Setor nas Ações de Estado; A Qualidade no Serviço Social junto ao Terceiro Setor; A Lei da Filantropia – Debates para Proposta de Alteração Legislativa; As Novas Regras da Contabilidade para o Terceiro Setor; As Fundações de Apoio e Perspectivas de Regulação; O Velamento das Fundações e a Fiscalização das Associações pelo MP; A Gestão e a Profissionalização nas Entidades do Terceiro Setor; As Fundações Partidárias; O Terceiro Setor e o Governo – Perspectivas.

Confira as fotos do evento

Compartilhe

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em São Paulo

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou nesta última sexta-feira, 18, a cerimônia de posse dos novos integrantes eleitos para os Conselhos Tutelares da capital que aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no Centro de São Paulo.

Uebe Rezeck participa da cerimônia de posse dos conselheiros tutelares

Durante a solenidade, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou os novos conselheiros e ainda falou sobre a necessidade do Conselho Tutelar. “A existência de políticas e programas de atendimento a crianças e adolescentes deste país é de tamanha importância. No momento em que mostramos a estas crianças o caminho certo, estamos fazendo a nossa parte no que diz respeito à Lei que efetivamente zelem e garantam seus direitos.”

A solenidade de posse dos novos conselheiros, contou também com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), João Santo Carcan, do chefe de Gabinete, Edson Corrêa, representantes das Subprefeituras da cidade e da sociedade civil, entre outros convidados.

No total, são 220 novos conselheiros que vão cumprir mandato na gestão 2011/2014 e integrarão os 44 Conselhos Tutelares espalhados por todas as regiões da cidade. O conselheiro tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade e tem a função de acompanhar as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

A eleição foi dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da SMPP, que instituiu uma comissão eleitoral, para este fim, composta por 6 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 02 (dois) suplentes do referido Conselho e 02 (dois) representantes da sociedade civil.


Compartilhe

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Planejamento de Projeto Social é tema de seminário

Na manhã desta quinta-feira , 17, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu um seminário sobre planejamento de projetos sociais. O evento aconteceu no auditório da SMPP, no centro de São Paulo.

Alunos aprendem a elaborar um projetos de interesse social

A palestra, ministrada pelo coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), Fábio Souto, abordou os pontos essenciais para a elaboração de projetos sociais, como plano de marketing, planejamento financeiro, avaliação de resultados, riscos e oportunidades, recursos necessários, visibilidade social e econômica.

Estavam presentes no seminário o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, acompanhado do chefe de gabinete, Edson Corrêa, além de representantes de organizações sociais de várias regiões da cidade.

Durante o encerramento do seminário, Uebe Rezeck aproveitou para agradecer a presença de todos e ressaltou a importância do trabalho realizado pela SMPP. “O trabalho realizado pela Secretaria consegue atingir diretamente o ser humano em suas diversas ações que beneficiam a comunidade e vocês só contribuem para a eficácia do nosso trabalho”.


Compartilhe

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Secretário participa do 1º Seminário sobre a promoção dos direitos LGBT

Na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, esteve na solenidade de abertura do 1º Seminário Sobre a Promoção dos Direitos LGBT para Geração de Trabalho, Emprego e Renda na Cidade de São Paulo. O evento aconteceu no Cine Olido, região Central de São Paulo.

Secretário da SMPP participa do 1º Seminário LGBT

Durante a cerimônia, Uebe Rezeck falou sobre o esforço da secretaria em promover ações de políticas públicas para o segmento LGBT. “Todos nós temos o direito de ser o que somos e a sociedade precisa aceitar e saber conviver com as diferenças. A SMPP tem um papel importante na inserção social da comunidade LGBT e a nossa luta está em almejar mudanças de conceitos e remover a discriminação social, levando toda a sociedade ao respeito mútuo”.

O seminário contou ainda com a presença do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, que falou do papel da secretaria e dos projetos realizados para a inserção da população LGBT no mercado de trabalho.
Franco Reinaudo, coordenador geral da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), apresentou as atividades relacionadas a implementação de políticas públicas e sociais para a população LGBT, realizada pelo município.

O 1º Seminário é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e teve como objetivo mostrar as realizações da Prefeitura de São Paulo no que diz respeito a viabilização de geração de emprego e renda para o público LGBT-Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (Travestis e Transexuais).


Compartilhe

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados aos alunos de mais uma turma do "Frutos da Terra"

Nesta quarta-feira, 9, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados para os alunos do curso “Frutos da Terra: Por uma cidade sustentável”, do Projeto Escola Estufa Lucy Montoro da Casa Verde, Zona Norte de São Paulo.

Durante a entrega dos certificados, Uebe Rezeck, parabenizou os alunos e passou uma mensagem de apoio e incentivo. “As pequenas atividades podem levar o nosso país ao crescimento. Ao participar deste curso você adquire não só condições melhores para uma vida saudável, mas também podem ser reprodutores de alimentos orgânicos e comercializa-los gerando renda. Nós estamos no caminho certo”, concluiu Uebe Rezeck.

O curso, administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), da SMPP, ensina técnicas de cultivo de hortaliças e plantas, compostagens, receitas úteis, reeducação alimentar e comercialização dos produtos visando a formação de agentes multiplicadores.

Alunos recebem certificado de conclusão do curso "Frutos da Terra"

Ana Letícia participou do curso e se tornou uma multiplicadora de conhecimento. Ela levou a prática para escola onde trabalha e está aplicando para os alunos tudo aquilo que aprendeu no curso. A aluna Maria Regina Moraes montou no jardim da sua casa o cultivo orgânico, e dele tem se alimentado juntamente com sua família.

O Sr. Francisco Barbosa antes de concluir o curso conseguiu um emprego no Mercado Municipal do Tucuruvi. Ele já tem experiência no plantio tradicional, porém ao mostrar um bom desempenho e interesse no aprendizado do curso conseguiu uma nova oportunidade profissional para por em prática suas habilidades no manejo do cultivo orgânico.

Outro exemplo é o sr. Reinaldo Schmidt, proprietário de uma loja de cultivo orgânico na zona norte de São Paulo que tem um sítio no qual cultiva a agricultura orgânica. Além de manter uma alimentação saudável ainda consegue gerar renda com o que produz.

O Projeto Escola Estufa Lucy Montoro, criado em 2008, tem como objetivo formar multiplicadores do sistema para manejar hortas comunitárias, estimular a produção de hortaliças e vegetais, plantas aromáticas e espécie para paisagismo. Este tipo de ação tem como benefício a diminuição dos custos de produção, do impacto ambiental e enriquecimento do solo.


Compartilhe

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Uebe Rezeck faz lançamento do Centro de Referência On-line

Na manhã desta terça-feira, 8, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o coordenador da Diversidade Sexual (CADS), Franco Reinaudo, a coordenadora dos Assuntos da População Negra (CONE), Maria Aparecida de Laia e João Franscico Berci, coordenador da Inclusão Digital (CID) fizeram o lançamento do Centro de Referência on-line para o registro denúncias de combate a homofobia e crimes de racismo. A cerimônia aconteceu no auditório da Sede da Prefeitura de São Paulo.

Cerimônia de lançamento do Centro de Referência On-line na sede da Prefeitura

Uebe Rezeck ressaltou o caráter de ações conjuntas entre as três coordenadorias na realização de iniciativas que beneficiam o cidadão brasileiro. Ele acredita que com essa nova ferramenta é possível dar condições ao ser humano de ter dignidade e respeito independente de suas escolhas. “Estamos dando um passo adiante no sentido de facilitar a busca da cidadania e o respeito que todo cidadão merece”.

As denúncias deverão ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no site da SMPP e em todas as unidades de Telecentros de São Paulo.

A nova ferramenta visa facilitar o atendimento à população, para que assim o Poder Público possa agir coibindo atos discriminatórios contra a população negra e a população LGBT e também elaborar políticas públicas de proteção a esses grupos.

Ao fazer a denúncia, é preciso que especifique detalhes dos fatos ocorridos como: local, horário, pessoas envolvidas, o tipo de discriminação sofrida e outras informações que julgar relevantes. Todas as informações encaminhadas são sigilosas, nos termos da lei.

Confira aqui as fotos do lançamento

Compartilhe

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Uebe Rezeck assina convênios com entidades ligadas a questões raciais

Nesta sexta-feira, 4, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou convênios com 5 entidades civis sem fins lucrativos que receberão recurso para estruturar e realizar projetos e ações em prol da população negra, como forma de comemoração do Dia
Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial que se comemora dia 21 de março.

Secretário da SMPP assina convênio com entidades civis

A Comissão Avaliadora, da Coordenadoria de Assuntos da População Negra (CONE), selecionou as propostas das 26 entidades inscritas pelo Edital de Chamamento Nº 02/SMPP/CONE/2011 e apenas 5 atendeu todas as exigências deste Edital.

A representante da entidade Imagem da vida, Dirce da Silva, conta que o projeto “Viver Diversidade” visa trabalhar a temática do preconceito racial dentro das escolas, valorizando a personalidade negra dentro da comunidade.

Maria Aparecida Mirando, do Instituto AMMA, acredita ser de grande importância a realização de uma parceria com a prefeitura a fim de fortalecer as ações da entidade. O projeto do Centro de Educação, estudos e pesquisas (CEEP) quer mostrar a importância que os tambores africanos assumem nas tradições musicais negro-africano, além da questão da religiosidade.

Dessa forma a SMPP reafirma os objetivos de promover a construção de uma sociedade mais justa, proporcionando igualdade de condições e o respeito à diversidade.

As entidades beneficiadas pelo convênio são: Soweto Organização Negra, Centro de Educação, estudos e pesquisas, Imagem de Vida, Instituto AMMA- Psique e Negritude e a Associação Frida Kahlo.

Confira as fotos

Compartilhe

SMPP assina mais de 11 convênios com entidades do FUMCAD

Nesta sexta-feira, 4, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinou mais 11 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 11 entidades civis e não governamentais. No total serão repassados mais de 1 milhão e 700 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes da cidade.

Uebe Rezeck e o presidente do Fumcad na assinatura de convênios

Com as novas assinaturas, a SMPP chega ao número de 798 convênios assinados desde 2006. Apenas no ano de 2011 já foram celebrados outros 131 convênios na cidade. As assinaturas beneficiam mais de 600 mil crianças em São Paulo.

As instituições que serão beneficiadas com as assinaturas de hoje foram: UNAS-União de Núcleos Sociedades e Associações de Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, Sociedade Beneficente Israelita Brasileira - Hospital Albert Einstein, Goti-Grupo de Organização dos Trabalhadores Independentes, AVIB Associação de Voluntários Integrados no Brasil, Aldeia do Futuro Associação para a Melhoria da Condição da População Carente, Obra Social Dom Bosco, ACTC - Associação de Assistência a Criança Cardíaca e Transplantada do Coração, Lace-Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade, Centro Social Santa Cruz de Vila Ré, Instituto Tomie Ohtake e Associação Comunitária Despertar.

Como doar


O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.

Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uebe Rezeck visita Telecentro no Itaim Paulista

Nesta quinta-feira, 27, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, visitou o Telecentro Sampav, localizado na Subprefeitura do Itaim Paulista, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital (CID) e pelo chefe de gabinete, Edson Correa.

O secretário da SMPP e toda sua equipe foram recepcionados pelo Presidente da Associação Sociedade Amigos do Parque Veredas, Antonio Carlos Cazuza e pelo Supervisor técnico da região, Eloisio Dantas Junior.

Secretário da SMPP e equipe visitam Telecentro Sampav

A unidade foi inaugurada em novembro de 2009 após um convênio assinado entre a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) e a Sociedade Amigos do Parque Veredas.

O Telecentro Sampav que possui atualmente 1775 usuários cadastrados disponibiliza cursos técnicos e oficinas gratuitas e profissionalizantes que visam à inclusão social dos usuários através do acesso aos computadores.

Durante a visita, Uebe Rezeck visitou as instalações da unidade, pode ver o trabalho realizado pela associação que busca sempre trazer melhorias para comunidade e ainda conversou com funcionários e usuários do Sampav.


Compartilhe

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados para a turma do curso Frutos da Terra

Na manhã desta quarta-feira, 26, a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoveu o Workshop Bem Viver Alimentação Saudável. O evento, realizado no auditório da pasta, discutiu a adoção da alimentação saudável para a prevenção de doenças e na melhora da qualidade de vida.

Alunos do Frutos da Terra assistem palestra sobre alimentação saudável

O evento reuniu também os alunos das regiões de Parelheiros, Mooca, Sé, Vila Prudente, Capela do Socorro, São Miguel e Taipas, que participaram do curso Frutos da Terra : Por uma sociedade sustentável, do Projeto Escola Estufa Lucy Montoro, gerido pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), da SMPP.

A nutricionista, Rosana Magalhães Gaeta, ministrou a palestra e mostrou como manter uma vida saudável através de uma boa alimentação rica em frutas, legumes, verduras e líquidos. Falou também sobre a necessidade da busca constante pelo equilíbrio alimentar. “A alimentação é a base para a manutenção da saúde e do bem estar”.

Rosana Gaeta explicou que muitas doenças são causadas devido a uma má alimentação e que, portanto, é preciso estar atento aos tipos de alimentos ingeridos e ressaltou a importância do sono para a colaboração do funcionamento do corpo e do organismo. Os participantes puderam tirar dúvidas, esclarecer mitos sobre alimentos e ainda compartilhar experiências e idéias.

Ao final da palestra, o Coordenador do Conpares, Fábio Souto e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fizeram a entrega dos certificados aos alunos do curso. O chefe de gabinete, Edson Correa e o Secretário Adjunto, Felipe Spir também participaram do evento.


Compartilhe

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uebe Rezeck entrega certificados para a última turma do Curso de Qualificação e Formação

Nesta terça-feira, 25, o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez a entrega dos certificados para os alunos da última turma do Curso de Qualificação e Formação de Entidades do Terceiro Setor. O evento aconteceu no auditório da SMPP, no centro de São Paulo.

Alunos da última turma do "Ong passo a passo" recebem certificado

Durante a entrega dos certificados o secretário parabenizou os participantes. “A parceria é algo fundamental para a SMPP, quando trabalhamos em parceria, estamos somando e a soma faz de todos nós ganhadores”.

O curso foi dividido em três módulos e ministrados pelo coordenador da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), Fábio Souto, e pelo oficineiro Flávio Melo Monteiro, que abordou estratégias e orientações organizacionais para o bom desempenho de entidades do Terceiro Setor.

O superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, participou no último dia de aula abordando questões referentes às ações do instituto e à proteção do consumidor em sua relação de consumo.

O projeto é administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES) e tem como objetivo promover uma melhor articulação entre a Prefeitura e o Terceiro Setor, promovendo a capacitação dos participantes para um maior aproveitamento de suas atividades sociais.

Confira as fotos aqui

Compartilhe

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SMPP assinou 29 convênios para a abertura de novos Telecentros

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, assinou na manhã desta sexta-feira, 21, convênios com entidades e organizações sociais para a construção de 29 novos Telecentros na cidade de São Paulo. A assinatura aconteceu no auditório da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), na Rua Líbero Badaró, 119.

Uebe Rezeck firmou convênio com 29 entidades

Para compor a mesa da cerimônia, estavam presentes o coordenador geral da Inclusão Digital (CID), João Franscisco Berci, o Chefe de Gabinete, Edson Correa, os coordenadores da CID, Alan Rachas Ribeiro e Elaine Cristina de Souza, e o representante da parceira IDORT, empresa responsável pelos telecentros, Wagner Fernandes.

Uebe Rezeck, enalteceu a oportunidade que o Programa Telecentro oferece a população da cidade de São Paulo, não só de inclusão digital mas de interação de toda a sociedade. “A parceria firmada hoje transforma o perfil da cidade, integrando a comunidade e preparando o ser humano para dias melhores”.

O coordenador da CID, João Berci, pontuou alguns projetos, ações, metas a cumprir e novos serviços da Coordenadoria que se mostra preocupada em avançar os limites da inclusão digital, como por exemplo com o projeto “Papo Comuda” que visa debater o assunto drogas através de um bate papo on line com especialistas. Berci aproveitou para agradecer a dedicação do secretário da SMPP e parabenizou também toda sua equipe de trabalho.

Os convênios firmados, garantem às entidades recursos para a instalação de equipamentos que possibilitem à população o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores.

As organizações sociais devem disponibilizar uma área correspondente a 60 m2, capaz de abrigar 20 computadores, sanitários e acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.

A Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), gestora do Programa Telecentro, garante após aprovação das documentações, a realização das obras para adequações dos espaços para que entrem em funcionamento em até 45 dias, além de verba para os gastos com água, luz, internet, telefone e seguro dos computadores, mediante prestações de contas.

O Programa Telecentros visa democratizar a inclusão da população em oportunidades de acesso à informática e internet, através de projetos para a qualificação acadêmica e profissional, promovendo a inclusão digital das parcelas mais vulneráveis da população.

Confira a relação das Organizações Sociais conveniadas :

1. Associação Popular de Saúde- APS-
2. Associação Alexandre Ossani do Jardim Iporanga.
3. Associação de Amigos Voluntários do Projeto Pinderê (AAVPP).
4. Casa de Cultura e Educação São Luiz –CCESL-
5. Associação Beneficente Projeto Povo da Periferia.
6. Associação Pro Melhoramentos de Vila Prel.
7. Instituto Cio da Terra.
8. Via Cultural – Instituto de Pesquisa e Ação pela Cultura.
9. Centro de Integração Social Macedônia.
10. Associação Beneficente e Comunitária das Crianças e Adolescentes
da Zona Sul- ABECCA-
11. Associação Beneficente e Comunitária das Crianças e Adolescentes
da Zona Sul –ABECCA-
12. Associação Comunitária dos Moradores da Cidade Kemel.
13. Associação Anjos da Paz de Vila Santista.
14. Associação Beneficente AMAR – ABA.
15. Associação Cultural e Recreativa Criança Feliz.
16. Associação de Jovens do Jardim Castro Alves.
17. ABRACCI – Ação Brasileira de Assistência e Conscientização da Cidadania.
18. Associação Cultural e Social Escola de Samba Mocidade Camisa Verde e Branca.
19. Associação Acezos.
20. Associação Benção de Paz.
21. Associação Genésio e Carminha.
22. Associação Pro Moradia Parque Fernanda.
23. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Vila Progresso)
24. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Jardim Castelo)
25. Associação Message Soul (Substituição Telecentro Vila Mara)
26. Instituto Ouvir Meyer Nigri
27. Organização Social Santa Terezinha (Substituição Telecentro Santa Terezinha)
28. MOCA - Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente
29. Associação Beneficente Comunitária Cultural Esportiva Elite do Estado de São Paulo (Substituição Telecentro Gráficos)


Compartilhe

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

É inaugurado o “Espaço Cultural Cambuci”

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez na manhã desta quinta-feira, 20, o descerramento da placa que inaugurou o “Espaço Cultural Cambuci” nas dependências da Incubadora de Projetos Sociais.

Uebe Rezeck participa da inauguração do Espaço Cultural Cambuci

A cerimônia de inauguração contou com a presença da coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, Eliana Peixe, do chefe de gabinete, Edson Correa, do vereador Dalton Silvano, servidores públicos, residentes da região, entre outros convidados.

Durante a solenidade, a coordenadora da Incubadora, Eliana Peixe, falou emocionada da importância deste novo espaço para os munícipes e ainda agradeceu todos os envolvidos em mais essa conquista. Agradeceu também o apoio do secretário, Uebe Rezeck, e da própria SMPP que sempre contribui para as realizações da Incubadora.

Na ocasião, Uebe Rezeck, mostrou-se orgulhoso em poder entregar para a população um espaço de convivência e de aprendizado. Parabenizou, também em nome do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o esforço da Incubadora que sempre procura atender todas as solicitações da população. “Está entregue a vocês este espaço, que não é da Secretaria, nem da Incubadora e sim da comunidade”, finaliza o secretário.

Participou também, desta manhã de festa e comemoração, o coral do Pólo Cultural do Idoso, cantando um repertório de música popular brasileira. O Camerata Futurong, um grupo de música instrumental e erudita formado por jovens e adolescente em situação de risco social, também se apresentou.

A nova instalação será um espaço multiuso, constituído de auditório e área gourmet (equipada com cozinha industrial), que será usada para eventos, seminários, cursos e também para a capacitação gastronômica.

Com essa inauguração a Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, visa atender com mais qualidade e conforto toda a população que participa dos eventos realizados pela coordenadoria.


Compartilhe

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novos Conselheiros Tutelares foram eleitos em São Paulo

No último domingo, 16, foi realizada a eleição do Conselho Tutelar para a gestão 2011/2014 que elegeu os 44 novos conselheiros tutelares da capital paulista. Mil e nove candidatos concorreram às 220 vagas existentes ao cargo de conselheiro (cinco por Conselho de cada região). No total, 138 mil eleitores participaram da eleição.

Uebe Rezeck acompanha Kassab na eleição do CMDCA

A votação ocorreu em urnas eletrônicas para garantir transparência ao processo, facilitando uma participação maior da comunidade e haverá colégios eleitorais em todos os bairros concentrando as seções adjacentes.

A posse dos novos conselheiros acontecerá no dia 18 de novembro no Salão nobre da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a partir das 19h. Após o dia da posse, os novos conselheiros deverão participar de uma série de cursos de formação afim de melhor prepará-los para o cargo a ser desempenhado.

A eleição foi dirigida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), que instituiu uma comissão eleitoral, para este fim, composta por 6 representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, 02 (dois) suplentes do referido Conselho e 02 (dois) representantes da sociedade civil.

Puderam votar todas as pessoas maiores de 16 anos que possuírem título de eleitor. Os eleitores podiam votar uma única vez e em apenas um candidato para o Conselho Tutelar de uma das 44 regiões de acordo com a listagem dos locais de votação e seções.

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei nº 8.096, de 13 de julho de 1990. Esta lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Este órgão municipal tem a função de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, acompanhado do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, participou da votação neste domingo na Biblioteca Álvaro Guerra, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.

Veja a apuração dos votos

Serviço:

Posse dos candidatos

Quando: 18 de novembro
Local: Faculdade de Direito – Largo São Franscisco, 95
Horário: 19h às 21h


Compartilhe

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Telecentro no Cambuci tem cerimônia de descerramento de placa

O secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, fez na manhã desta quinta-feira, 06, o descerramento da placa do Telecentro Clube Escola Cambuci – Rubens Pecce Lordello, localizado no bairro do Cambuci.

Secretário da SMPP faz descerramento de placa de novo Telecentro

A inauguração da unidade de inclusão digital é uma parceria entre a Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP) e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação Clube Escola Cambuci Rubens Pecce Lordello, que cedeu o espaço.

Uebe Rezeck, acompanhado por João Francisco Berci, coordenador de Inclusão Digital, e o vereador Dalton Silvano, visitou as instalações do telecentro e pode acompanhar de perto o trabalho realizado pela equipe da inclusão digital.

Durante a cerimônia, o secretário se mostrou honrado em poder prestigiar mais uma inauguração. Ressaltou a grandeza que é o Programa Telecentro para o processo de inclusão digital da população e o desenvolvimento da sociedade de um modo geral. “Muito me satisfaz ver todo o trabalho desenvolvido para comunidade junto com Poder Executivo, o Legislativo e duas secretarias”.

Os usuários terão acesso à 20 terminais e uma impressora

Rezeck destacou também, a contribuição dos Telecentros na vida da comunidade. “Com os Telecentros é possível capacitar a população profissionalmente e prepará-los para o mercado de trabalho”.

O programa Telecentro, gerido pela CID, disponibiliza espaços públicos para a utilização de computadores e acesso à internet e tem como objetivo reduzir a exclusão digital. Os usuários terão acesso à 20 terminais e uma impressora. Este novo equipamento tem capacidade para atender mais de 6 mil usuários por mês e 209 usuários por dia.

É oferecido aos usuários cursos e oficinas que variam de acordo com a demanda local. Os mais procurados são: Introdução à Informática; Digitação; Editor de Planilha; Desenvolvimento de Sites; Apresentação e Marketing Pessoal; Mercado de Trabalho; Desenvolvimento de Web; Introdução à Arte Digital; Criação e Edição de Imagens; BLOG – Criação e Manutenção; Alfabetização Digital para Crianças e para a Terceira Idade.


Compartilhe

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SMPP promoveu lançamento de Livro

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), realizou ontem, 04 de outubro, o lançamento do livro “A Universidade e a Formação para o Ensino da História e Cultura Africana e Indígena”, no auditório da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp).

A cerimônia de lançamento contou com a presença da Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, que fez uma breve apresentação dos resultados do II Fórum de Ensino Superior, realizado em 2010, assim como as ações da coordenadoria e sobre a intenção do lançamento do livro.

Livro reúne discussões do II Fórum de Ensino Superior

Participaram também o Prof. Dr. Antonio Jonas Dias Filho, da UniSantana, da Profª Dra Marina Gusmão de Mendonça,da UNESP, da Profª Ms Adriane Costa da Silva, especialista nas questões indígenas, que estiveram no II Fórum discutindo e propondo ações para a implementação do ensino da cultura Africana e Indígena nas instituições de ensino.

A Profª Dra Vera Cristina de Souza, da Faculdade Zumbi dos Palmares e UNISA, o Prof Dr Luiz Antonio Dias, também da UNISA, a Profª Reimy Solange Chagas, da UNIESP e PUC-SP e Antonio Carlos Arruda, da Coordenadoria de Políticas para a população negra e indígena, da Secretaria de Justiça, que tiveram textos publicados nesta edição, também marcaram presença neste dia. Cada um dos docentes apresentou o conteúdo trabalhado ao longo dos textos.

O evento ainda reuniu alunos, escritores e interessados em literatura e questões relacionadas à cultura afrodescendente. A intenção do lançamento foi a de ressaltar a importância de se conhecer a história e cultura da população negra e indígena, assim como incentivar as universidades a implementar a temática dentro da sala de aula e fortalecer o mercado da literatura negra.

Compartilhe

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dois shows no Terminal Mercado encerram a agenda do Som Jovem em setembro

Na última sexta-feira, 30, o Terminal Mercado recebeu a banda K2 e a cantora Simone Pelissari que agitaram o final da tarde dos usuários do transporte público no centro da cidade de São Paulo, encerrando a programação do mês de setembro do Projeto Som Jovem.

Show de rock da Banda K2 agita o Terminal Mercado

Ao longo do mês, os Terminais da Lapa e Jabaquara também tiveram apresentações musicais, com a banda Gooks e cantor de Reggae Music e MPB, Enah-Há que propõe iniciativas sustentáveis através de suas músicas.

Enah-Há traz ao Terminal Lapa o ritmo do Reggae Music e MPB

Os shows do Projeto Som Jovem são gerenciados pela Coordenadoria da Juventude, da SMPP, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da São Paulo Transporte (SPTRANS) que sedem os espaços para as apresentações.

Compartilhe

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

III Rota Gastronômica do Cambuci termina em clima de comemoração

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou neste final de semana, 01 e 02, o encerramento da III Rota Gastronômica do Cambuci. Depois de percorrer cidades próximas da Serra do Mar, como Santo André/Vila de Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Paraibuna e Mogi das Cruzes, a Rota voltou à capital em clima de comemoração. O local escolhido para o evento foi o Espaço Gourmet do Mercado Municipal.

Produtos feitos com cambuci são expostos no mezanino do Mercadão

Cachaça, doces, sorvete, bolos e outras iguarias feitas a base com cambuci foram expostas no mezanino do Mercadão pelas cidades participantes do evento. Houve também degustação e comercialização de produtos à base de Cambuci.

No domingo a tarde aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Cambuci de Sustentabilidade e o de Melhor Receita da Rota, entre doces, salgados e bebidas que foi eleita por um júri técnico composto por Chefs de cozinha, confeiteiro, bartender e convidados especializados.

A festa de encerramento contou com a presença do Prefeito Gilberto Kassab e do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, que prestigiaram o desempenho dos participantes e de suas receitas com o uso do cambuci.

A III Rota Gastronômica do Cambuci tem o intuito de resgatar e incentivar o consumo do cambuci, promovendo o desenvolvimento sócio-ambiental e econômico sustentável, além de apresentar a diversidade da gastronomia de cada região e proporcionar a interação de munícipes e turistas de toda a cidade de São Paulo.

A terceira edição da Rota Gastronômica do Cambuci, capitaneada pela Incubadora de Projetos Sociais, contou com o apoio do Governo do Estado, Instituto Florestal e a Associação Holística de Participação Comunitária Ecológica (AHPCE).

Confira as fotos aqui

Compartilhe

SMPP beneficia 27 entidades e repassa mais de 5,3 milhões do Fumcad

Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito, Gilberto Kassab, e o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, assinaram 29 convênios do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD) com 27 entidades. No total foram repassados mais de 5 milhões e 300 mil reais para financiar projetos que beneficiam crianças e adolescentes da cidade.

Gilberto Kassab assina convênios com entidades

A celebração dos convênios aconteceu na Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, local em que o Instituto Verdescola, uma das organizações beneficiadas, realiza ações de educação ambiental.

Para o prefeito, os convênios celebram o apoio da Prefeitura e das entidades sociais com a população. Na ocasião, agradeceu o trabalho das entidades e envolvidos no projeto. “É uma satisfação em poder prestigiar estas novas assinaturas. Que possamos contribuir com o trabalho de vocês e ampliar cada vez a parceria”.

Uebe Rezeck, ressaltou o quanto o trabalho da Prefeitura em conjunto com a sociedades organizada é importante para dar a São Paulo a oportunidade de uma demonstração de respeito pelas nossas crianças. “Já retiramos das ruas 105 mil crianças e jovens que foram atendidos pelos projetos assinados, nossa intenção é sensibilizar ainda mais os empresário para que possamos continuar esse grande trabalho”.


Uebe Rezeck fala da importância do Projeto

No mês de setembro foram repassados R$ 7.538.719,44 para 31 projetos das organizações sociais. Com estas novas assinaturas, a SMPP chega ao número de 787 convênios assinados desde 2006.

As instituições que foram beneficiadas com as assinaturas de hoje são: SALUS – Associação p/ a Saúde Núcleo Salus Paulista, Associação Programa Educa, Fundação Julita, Projeto Vida Nova São Paulo, Instituto Barrichello Kanaa, Comunidade Educacional de Base Sitio Pinheirinho, Instituto Patricia Medrado, Fundação Fé e Alegria do Brasil - São Paulo, Moradia Associação Civil, Associação Alfabetização Solidária – ALFASOL, Obra Social Dom Bosco, Instituto Verdescola, Instituto de Ação Social Presidente Juscelino, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Centro de Assistencia Social Nossa Senhora da Piedade, Associação Cedro do Libano de Proteção a Infância, Fundação São Paulo, Instituto Movere de Ações Comunitárias, Camp Pinheiros - Centro de Aprendizagem e Monitoramento, Associação Arte Despertar, Imagemagica, Associação de Amigos Excepcionais do Brooklin, Lar Mãe do Divino Amor, Congregação de Santa Cruz, Associação Cultural e Recreativa Esportiva Bloco do Beco, Fundação Orsa, Associação Meninos do Morumbi.

Como doar

O Fumcad foi criado em 1992, pela Lei Municipal 11.247, com o objetivo de criar meios financeiros complementares para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.
Podem doar pessoas físicas e jurídicas por meio de abatimento no total pago à Receita Federal no Imposto de Renda – e que varia de 1% no caso das empresas a 6% para pessoas físicas. A doação também pode ser feita pelo site do Fumcad (http://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/) por meio de boleto bancário.


Compartilhe

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Seminário “Cambuci, uma estratégia sustentável para a Serra do Mar paulista”

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na manhã desta quinta-feira, 29, o primeiro dia do Seminário “Cambuci, uma estratégia sustentável para a Serra do Mar paulista: políticas públicas, comercialização e produção”, no Espaço Gourmet do Mercado Municipal de São Paulo.

Uebe Rezeck participa do 1º dia de Seminário

Durante a abertura, a coordenadora da Incubadora de Projetos Sociais, da SMPP, Eliana Peixe, agradeceu a presença e a colaboração de todos os envolvidos para que a realização do terceiro ano da Rota fosse possível.

Fizeram parte da mesa de abertura o secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck, o supervisor geral de Abastecimento , José Roberto Graziano, o presidente da AHPCE, Gabriel Menezes e o vereador Dalton Silvano.

Na ocasião, Uebe Rezeck, parabenizou a organização do projeto e ressaltou os valores que permeiam a Rota Gastronômica. “O projeto permitiu aos munícipes perceber que o Cambuci não é apenas uma árvore, mas que ele possui um valor nutritivo, econômico e de geração de riqueza”. O secretário finaliza dizendo que estes encontros unem os municípios em torno de um mesmo ideal e que a população só tem a ganhar com isso.

Este seminário teve como objetivo integrar e divulgar os conhecimentos existentes a respeito do Cambuci e sua espécie Campomanesia phaea, já que o fruto é desconhecido e pouco degustado pela população apesar de seu grande potencial culinário.

O evento será composto por cinco mesas temáticas: I – Políticas Públicas; II – Perspectivas para comercialização; III- Cultivo da Campomanesia phaea; IV- Produtos Processados e V- A legislação e seus gargalos.

Ainda neste dia, os participantes receberam o livro “Cambuci: o Fruto, o Bairro, a Rota”, produzido pela AHPCE, que será lançado oficialmente no sábado, 1º de outubro, no Festival de Encerramento da III Rota Gastronômica do Cambuci.



Compartilhe

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Baile da Primavera agita Clube Atlético Juventus

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realizou na tarde desta terça-feira, 27, o Baile da Primavera, no Clube Atlético Juventus, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo.

A ação da Coordenadoria do Idoso (CI), da SMPP, em parceria com a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de São Paulo (ABCMI) foi uma homenagem à Semana do Idoso e ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

O secretário da SMPP, Uebe Rezeck, participou da abertura do evento e pode acompanhar a confraternização que reuniu um grande público da terceira idade. Rezeck parabenizou a organização da festa e salientou o quanto é importante ter disposição em comemorar a vida, ter momentos de alegrias e recordar os velhos tempos. “O baile representa não só um momento de confraternização, mas fortalece os laços de amizade e melhora a qualidade de vida”, ressalta o secretário.

Estavam presentes também o coordenador da CI, Hélio de Oliveira, a presidente da ABCMI, Walquiria Jorge e a vice-presidente da AMCMI, Odete Moralez.

Uebe Rezeck entrega prêmio de sorteio

A Bateria da terceira idade e o Trio Los Angeles animou ainda mais o baile, levando os idosos a cantarem e dançarem o tempo inteiro. O Grupo Movimento & Dança do Pólo Cultural do Cambuci apresentou uma coreografia country e um casal do Centro de Referência e Cidadania do Idoso “Creci” dançaram Tango. Houve ainda sorteio de prêmios aos participantes.


Compartilhe

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

2ª turma do Curso de Qualificação e Formação do Ipem-SP recebe certificado

Na manhã desta quinta-feira, 22, foram entregues os certificados aos alunos da 2ª turma do Curso de Qualificação e Formação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). O evento aconteceu no auditório da SMPP.

O chefe de gabinete, Edson Corrêa, representando o secretário de participação e parceria, Uebe Rezeck, parabenizou os formandos e ressaltou a importância da parceria entre o Ipem e a SMPP que qualifica os servidores e os informa sobre o trabalho realizado pelo Instituto. Edson acredita que uma participação ativa de cada consumidor pode estimular a defesa dos direitos e da cidadania.

Chefe de gabinete da SMPP faz entrega de certificados

O curso foi ministrado pelo Superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, que apresentou aos participantes a atuação do Instituto e sua relação com o Código de Defesa do Consumidor.

O evento, administrado pela Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (CONPARES), teve como público alvo Coordenadorias e Conselhos de Direito da SMPP, além de Servidores públicos municipais. Todos receberam ao final do encontro um certificado de participação.

O Ipem-SP tem como missão promover a execução da política metrológica e da qualidade de produtos e serviços, visando à proteção do consumidor, a orientação para o consumo e a leal concorrência, garantindo o respeito à sociedade e o direito à cidadania.


Compartilhe

SMPP na Mídia: Jornal Rapidix

Eleições para Conselheiros Tutelares: CMDCA divulga pontos de votação

O jornal Rapidix, desta quarta-feira, 21/09, publicou em sua coluna Atualidades os pontos de votação para a eleição que definirá os novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).


Clique aqui e confira a matéria na íntegra





Compartilhe

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Abertura da 4ª Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas reúne autoridades

Na manhã desta quarta-feira, 21, o secretário de Participação e Parceria esteve na mesa de abertura da 4ª Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas, realizada pela Coordenadoria de Atenção às Drogas (CDR), da Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), em conjunto com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool (COMUDA).

Secretário da SMPP participa da mesa de abertura da Conferência

O encontro aconteceu no auditório da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), também chamada de Polícia Científica de São Paulo, localizada no Butantã, e reuniu representantes do governo federal, servidores públicos, profissionais da saúde, entidades, liderança política, associações, representantes da área jurídica e de Ong’s.

Durante a solenidade de abertura, Uebe Rezeck, frisou a importância da Conferência, tendo em vista, que o combate ao uso de drogas não envolve apenas o usuário, mas toda a sociedade. Indagou também sobre a necessidade de modificar algumas leis para transformar o cenário atual de mortes e acidentes pelo uso de drogas, tanto lícitas como ilícitas. “Precisamos buscar caminhos que levem a recuperação não só dos usuários, mas também da sociedade e acabar com este problema que destrói a estrutura familiar e social”, finaliza o secretário.

Na sequência, José Florentino dos Santos Filho, presidente do COMUDA e coordenador da CDR, agradeceu a participação e o envolvimento de todos para que a conferência fosse realizada.
O coordenador apresentou também os eixos temáticos deste primeiro dia e deu início a mesa “Prevenção nas escolas, empresas e comunidades” que contou com a presença do Conselheiro do COMUDA, Profº Nivaldo Leal e José Carlos de Oliveira, da pesquisadora da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (UNIAD), a Dra. Neliana Figlie, e da Comandante Geral do PROERD, a Tem. Cel. Lílian Cristina da Silva.

A intenção da Conferência que termina nesta sexta-feira, 23, é ampliar a discussão sobre o combate às drogas no município de São Paulo, traçar planos de ação, políticas públicas e, acima de tudo, conscientizar a população sobre essa questão.


Compartilhe

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Uebe Rezeck participa da 2ª Conferência Municipal de Juventude

No último sábado, 17, a Secretaria Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria da Juventude e o Conselho Municipal de Juventude, realizou a 2ª Conferência Municipal de Juventude. A solenidade de abertura foi realizada no Clube Escola Mooca, localizado na Subprefeitura da Mooca, e contou com a presença do secretário de Participação e Parceria, Uebe Rezeck.

Uebe Rezeck fala de suas expectativas para a Conferência

Além do secretário, estiveram presentes o coordenador geral da coordenadoria da Juventude, Devanir Cavalcante Lima, da coordenadora dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Kênia Ferreira Lázaro, do Vereador Alfredinho, representando a Câmara Municipal de São Paulo, Andreia Quércia, coordenadora estadual da Juventude, entre outras autoridades, alunos, representantes de movimento organizado juvenil, entidades, associações e organizações não governamentais.

Na ocasião, Uebe Rezeck, demonstrou seu interesse e empenho em descobrir os anseios da juventude paulista. “O jovem de São Paulo sonha e reivindica. Cabe ao poder público atender e ouvir essas reivindicações”. Rezeck acredita que a Conferência seja uma experiência que garante aos jovens o direito de cobrar e exigir suas vontades. “Este é o momento da juventude falar, este é o caminho para que possamos colocar em prática o que desejam”, afirma o secretário.

Os trabalhos desta 2ª Conferência Municipal de Juventude foram realizados na Universidade São Judas Tadeu, a partir do tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”, com o objetivo de contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Juventude.

Uma comissão organizadora, nomeada pelo secretário de Participação e Parceria, composta por representantes do Poder Público Municipal, Poder Legislativo Municipal e Sociedade Civil também foram responsáveis pela organização das atividades neste dia de Conferência.

O debate foi divido em 15 eixos: I -Desafio do fortalecimento institucional; II – Juventude e educação; III – Juventude e trabalho; IV – Juventude e cultura; V – Juventude e comunicação; VI – Juventude e a cidadania; VII – Juventude e o transporte público; VIII – Juventude e o meio-ambiente; IX – Juventude e os povos tradicionais; X – Juventude e saúde; XI – Juventude, esporte e lazer; XII – Juventude e tempo livre; XIII – Juventude e segurança; XIV – Juventude e respeito à diversidade e direitos humanos e XV – Direito à participação.

A Conferência é um espaço em que os jovens poderão colocar em debate seus anseios, discutir soluções para problemas da juventude paulistana e pensar em políticas públicas de juventude para o município.

Confira aqui as fotos da Conferência

Compartilhe

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Secretário Uebe Rezeck, participa da inauguração do relógio que fará contagem para a Copa

Nesta sexta-feira, 16, o secretário de Participação e Parceria Uebe Rezeck, participou no Estádio “Itaquerão”, sede indicada para abertura da Copa do Mundo de 2014, da inauguração do megarrelógio de 13 metros de altura que iniciará a contagem regressiva dos 1000 dias para a realização do Mundial no Brasil.

Uebe Rezeck visita o "Itaquerão"

A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Gilberto Kassab, secretário Gilmar Tadeu Ribeiro Alves da Secopa, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, secretários municipais, parlamentares, membros do comitê organizador da copa e jogadores de futebol.

Para reforçar o clima de Copa, foram chamados oito ex-atletas, campeões mundiais pela Seleção Brasileira. Todos foram homenageados com uma placa. O ex-atacante Ronaldo, que encerrou a carreira este ano jogando pelo Corinthians, foi o grande destaque da cerimônia.

Confira as fotos da Inauguração aqui

Compartilhe